Mais uma vitória legal da FPA contra a federação campista!

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Mais uma vitória legal da FPA contra a federação campista!

Mensagempor Henrique Fernandes » sexta dez 16, 2016 11:42 pm

Companheiros:

Mais uma estrondosa derrota do lóbi campista e, como não podia deixar de ser, novamente às mãos da FPA!

A história conta-se em poucas palavras: depois da derrota judicial de 2011, quando a FCMP tentou em vão anular a criação jurídica da FPA, o lóbi campista sentiu-se forçado a voltar à carga.

Não tendo podido liquidar a FPA pela raiz, tentou pelo menos impedi-la de usar a denominação de "Federação".

Veio agora a tutela (Registo Nacional de Pessoas Colectivas) dar-nos razão e considerar que "carece de base legal" a pretensão da federação campista (a decisão completa pode ser consultada na página da FPA).

Ou seja, a FPA continuará a existir com a denominação atual e sem qualquer corrosão das suas funções estatutárias.

Na hora de mais esta vitória do autocaravanismo anti "campismo-obrigacionista" (outras se aproximam a passos largos...), realço que esta nova derrota da FCMP não foi alcançada com o apoio daqueles que na altura a integravam e que - note-se - não levantaram um dedo sequer contra esta perniciosa iniciativa contra a nossa liberdade...

Nem foi alcançada com a ajuda dos companheiros que, por muitos méritos opinativos ou outros que tenham, insistem em manter-se fora do movimento associativo.

Esta simbólica vitória da FPA tem duas consequências fundamentais:

Em primeiro lugar prova a todos, clubes grandes e pequenos, que não são os números que vencem as guerras. São a razão, a inteligência e a determinação.

Em segundo lugar, ao esmagar definitivamente as absurdas pretensões representativas da federação campista em relação ao autocaravanismo e ao reconhecer de forma incontornável o papel da FPA (o que alguns ainda não fizeram...), suscita a responsabilidade de cada um de nós na determinação do nosso destino.

De facto, do ponto de vista jurídico, consolidou-se em Portugal o quadro legal de base que autonomiza definitivamente e sem quaisquer equívocos o autocaravanismo em relação ao campismo, concedendo à FPA um papel central.

A partir daqui a responsabilidade de conduzir o nosso destino comum está nas mãos de todos os autocaravanistas.

Numa altura em que, soubemo-lo há pouco, por iniciativa originalmente desencadeada pelo lóbi campista, está a ser preparada legislação que irá afetar o nosso futuro, e em que alguns ainda defendem que como está está bem e outros defendem que o assunto nem lhes interessa, recordo aqui as palavras de Steve Jobs, um homem que tinha a capacidade de interpretar muito melhor o futuro do que a maioria de nós interpreta o presente:

"A inovação é o que distingue um líder de um seguidor".

Que cada um faça por isso a tempo as suas escolhas...

Cordiais saudações para todos!
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: Mais uma vitória legal da FPA contra a federação campist

Mensagempor Paulo » terça dez 20, 2016 11:54 am

Obrigado, Henrique!

É realmente triste que na penumbra se cozinhe legislação à medida dos interesses campistas, em que o Autocaravanismo Itinerante é envolvido e previsivelmente lesado.

Acho que todos vão perder com esta estratégia da Federação Campista, mas infelizmente o autocaravnismo não se tem organizado/articulado devidamente para travar esta situação e a FCMP aproveita-se do seu estatuto para fazer pender a Lei a seu favor.

É pena...
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes