por jfneves » quarta ago 24, 2016 11:46 pm
Boa noite,
Tenho efectuado amiudadas vezes travessias de ferry , para o UK, Dinamarca, Alemanha, Suécia e Noruega e a regra geral é que as garrafas de gás devem obrigatoriamente fazerem a travessia sempre com as respectivas torneiras fechadas.
Não é habitual os funcionários das companhias procederem a qualquer vistoria, no entanto existem normalmente cartazes muito explícitos e colocados em pontos estratégicos a informarem para o fecho das garrafas de gás. Na travessia de Hirtshals (Dinamarca) para Kristiansand (Noruega), em ferry de alta velocidade, obrigaram mesmo a colocar um dístico por eles fornecido com a indicação de gás, na portinhola das garrafas, para melhor indicação da localização do gás.
È evidente que se acontecer um sinistro provocado por uma fuga de gás numa dada autocaravana que faz uma travessia com o passador das garrafas aberto, posteriormente a situação será facilmente detectada e nem será bom pensar no montante da indemnização. Certamente que não chegará o valor da AC + casa + carro + cão......etc.
Já fiz a travessia de Veneza para Igoumenitsa na Grécia, cerca de 36h de ferry, mas nesse caso concreto forneciam electricidade em 230V, designavam por "camping on board", com dormida na AC, tanto a Stena Lines (ida) como a Minoan Lines (regresso).
Relativamente à travessia para a Córsega, que já fiz há cerca de 10 anos, esta questão não se colocava mas efectivamente as AC´s nessa ilha não são nada benvindas, antes pelo contrário, a hostilização infelizmente é mais do que evidente e generalizada porque a ilha vale mesmo uma visita.
Um abraço,