Mercedes vito campervan

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Mercedes vito campervan

Mensagempor skynight » terça ago 25, 2015 1:56 pm

Ora bem, desde o ano passado que ando com ideias de fazer uma camperVan para mim e para a maria.
viewtopic.php?f=9&t=6991 . Desde este post tenho vindo a acompanhar o forum, em ideias, muito youtube e outros sites de construção DIY de campervans. Originalmente queria uma coisa baratinha, mas estiquei-me no orçamento e comprei uma Mercedes Vito de 2002 2.2 CDI com AC Imagem


Agora vem a parte de pôr mãos à obra e começar a mexer-me.
Para pessoal que queira fazer algo do género e tenha dúvidas quanto à legalidade da coisa, passo a explicar o que me explicaram a mim. Fui à GNR e perguntei sobre o tipo de construção que pretendia fazer ao que me disseram que , passo a citar, "tem que ser tudo desmontável, de tirar e por". Desta forma não há chatices na estrada. quanto ao IPO, fui la perguntar e começaram logo com invenções que tinha que passar o registo para autocaravana e etc mas depois de algum debate lá me disseram (como é obvio) que já que é de tirar e por, para ir à inspeção tenho que tirar tudo de lá de dentro.

Ando agora a trabalhar no revestimento da caixa de carga. amanha já vou comprar material isolante para lá e estou a pensar forrar aquilo com pavimento tipo isto http://www.aki.pt/madeiras-e-construcao/pavimentos-laminado-e-parquet/pavimento-laminado/pavimento-imitacao-madeira/PavimentoLaminadoFlutuanteLOFTFaia-P16790.aspx#.VdxzWvZViko

Vamos la ver o que é que vai sair daqui :P

Entretanto também ja mandei vir do ebay, sensores de estacionamento e uma câmara de marcha atrás, um inversor de corrente e ando agora a ver uns tutoriais de como instalar uma bateria auxiliar para fazer funcionar o frigorífico, luzes e o inversor na parte de trás da carrinha.

Dicas aceitam-se! bem haja a esta comunidade que já me ajudou imenso só em ideias e projetos.
Grande abraço


edit (12OUT15):
bem vamos la colocar umas fotos com os desenvolvimentos até agora.
1º antes de tudo mais retirei tudo o que consegui para dar uma limpeza geral na carrinha. todo o interior tanto da frente como da caixa foi limpo com produtos anti-gorduras e afins para tirar o maximo de poeiras e sujidade que pudesse remover.
Imagem
Imagem
Imagem
2º - remover os paineis de contraplacado da caixa para poder começar o processo de isolamento
Imagem
Imagem
Imagem

Depois aqui começa a dar que pensar. depois de alguma pesquisa em sites blogs e muito youtube vi que a maioria das pessoas usava este tipo de isolamento (ou algo similar. atenção que nao tenho comissao nenhuma :P). Basicamente é uma folha de aluminio e depois espuma. Isto é suposto ser colado à chapa da carrinha em todas as partes possiveis. Para além de isolamento térmico faz isolamento também sonoro.
Imagem
isto para ser colocado o mais fácil é usar spray cola. Aplica-se o spray nas duas partes (chapa e espuma) e espera-se uns minutos e dps é fazer pressao da espuma contra a chapa para colar e já esta. Atenção que estes sprays devem ter muitos produtos nocivos à pele e aos pulmões e mucosas e etc, pelo que é melhor sempre usar equipamentos de proteção individual para evitar qualquer problema.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Entretanto ja tenho quase o interior da carrinha forrado com isto. faz uma diferença BRUTAL quando a carrinha está ao sol. no tejadilho, ponho a mao na chapa e ponho a mao na espuma e a temperatura nao tem naaaaada a ver. Entretanto ponho mais umas fotos com o revestimento que tenho andado a fazer. o tempo nao é muito (só fim de semana quando é) e a meteorologia também não tem permitido também grandes desenvolvimentos.

proximo edit será sobre a colocação dos sensores de estacionamento e da camera de marcha a trás!

Isto aos poucos e poucos vai lá!
Abraço


edit: 28OUT15

como prometido ficam aqui algumas imagens da instalação dos sensores de estacionamento e da camara de marcha-atras.
Fica aqui o link do kit que comprei: http://www.banggood.com/Wholesale-Double-CPU-4-Car-Parking-System-Kit-Sensors-with-Crescent-Shaped-LED-Display-p-67163.html embora hajam muitos outros em sites similares e ebay. eu escolhi este porque tem avisador sonoro e também um display led q indica a proximidade ao obstáculo em metros.

Bem, primeiro tive que tirar o párachoques. aproveitei para o pintar (estou quase pró a pintar a spray :P entretanto com o meu pai já começámos a pintar à pistola com o compressor...fica um bocadinho melhor :P)
Imagem
Imagem

Entretanto os sensores já vêm com tudo para a instalação, incluindo uma broca especifica do tamanho proprio para colocar os sensores
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

É preciso juntar os fios todos para que passem para dentro da carrinha para ligar à caixa do cpu.
Imagem

OK, e agora como se liga isto? Portanto, o esquema é o seguinte. Sempre que se aciona a marcha atrás acendem as luzes de marcha-atrás. Fiz uma derivação do fio positivo e do fio negativo do farol esquerdo para alimentar também os sensores. Assim sempre que se aciona a marcha atras ligam os faróis e os sensores (e também a câmera já agora)
Imagem
Imagem

Convém isolar mais ou menos estas ligações..
Imagem

Agora é esticar fio até à cabine do condutor e colocar o display onde for mais conveniente.
Imagem

Sensores de estacionamento ----------> READY

Agora a câmera. Comprei este kit que já traz tudo o que é preciso para a instalação a um preço bastante bom http://www.banggood.com/4_3Inch-TFT-LCD-Car-Rear-View-MonitorNight-Vision-Reverse-Camera-p-967029.html. Esta câmera nao é infravermelha ou seja, de noite nao se vê nada de jeito. Fica só a dica ;)
Imagem
Imagem

Tive que fazer uma extensão aos fios porque eram curtos para as voltas que dei. Porque quis pôr a câmera perto da matricula. Assim sendo o fio teve que passa toda a porta traseira até ao teto depois descer até junto à cava da roda, que é onde está o CPU dos sensores de estacionamento e foi aqui que fui buscar a alimentação para por a câmera a funcionar (assim a câmera funciona sempre que funcionam os sensores que era esse o objetivo).

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Bom agora é esticar fio até à cabine do condutor e colocar o display lcd onde der mais jeito.
Et voilá!
Imagem

De dia a imagem é razoavelmente boa e ajuda bastante com a manobra uma vez que vou tapar o vidro da porta da bagageira.


Próximo edit será com a colocação da 2ª bateria para ter sempre energia na carrinha sem necessitar de recorrer à bateria principal. Ficar atascado sem bateria a meio de uma viagem é que NAO!


Isto aos poucos e poucos vai lá!
Abraço

edit: 04Jan16

Entretanto já coloquei a bateria secundária ( bateria auxiliar, bateria de lazer). A bateria auxiliar é necessária para que a bateria de arranque fique sempre salvaguardada. todo o consumo que se faça na parte de tras da carrinha deve ser sobre a bateria auxiliar.
Fui a um eletricista auto e comprei cabo de 25mm para ligar duas bateria em paralalelo (positivo com positivo e negativo com negativo). Aqui a secção do cabo depende da potência da bateria, como a minha era de 100Ah optei por comprar este cabo (aguenta 110A). Comprei também isto Imagem
Imagem
isto basicamente é um interruptor inteligente. Se ele vê que a tensão da bateria de arranque começa a ficar baixa ele desliga a ligação entre as duas baterias. A partir daqui todo o consumo que se possa fazer com a carrinha na parte de tras será sobre a bateria auxiliar. Este equipamento fica entre a ligação dos 2 positivos das baterias.
Imagem
este equipamento tem um fio preto fininho que é para ser ligado ao ground da carrinha, basicamente à chapa ou a um dos terminais negativos de uma das baterias. no meu caso liguei ao terminal negativo da bateria auxiliar porque estava relativamente perto.

Ligação do positivo ao terminal positivo da bateria de arranque:
Imagem

Ligação à bateria auxiliar (estes cabos e todas as ligações foram devidamente isoladas )
Imagem

Fiz os cabos passar por este tubo para que não fossem danificados. Para proteção basicamente.
Imagem

Depois para fixar o equipamento à carrinha optei por fazer uma estrutura de madeira para servir de isolador entre o equipamento e a chapa (isto ficou tudo colocado debaixo do assento do passagueiro)
Imagem
Imagem
Imagem

Para fixar a bateria auxiliar fiz com um bocado de uma barra de aluminio que tinha aqui por casa uma "cinta" que está a apertar a bateria contra o chão da carrinha
Imagem
Imagem
Imagem

edit: 20/02/2016

Agora é a vez de começar a trabalhar o interior.
o interior já esta todo isolado agora vou colocar o tecto. Fui a uma fabrica de paineis de madeira ( é em Tomar na Zona industrial, têm de tudo desde MDF, platex, madeira mesmo etc etc) e comprei uma placa de 3.0mm de MDF branco.
primeiro medi as dimensões do tecto da carrinha certinhas para ver como ia fazer a coisa, mas depois vi que aquilo nao ia dar bom resultado então decidi fazer um molde em cartão que tinha aqui para casa.
Imagem

Apertei com parafusos a placa contra as zonas de suporte do tecto ~
Imagem
Imagem
Imagem

Luzes no tecto

Comprei esta fita de leds http://www.banggood.com/5M-RGB-5050-SMD-Non-waterproof-300-LED-Lights-Strip-DC-12V-p-922529.html para fazer a iluminação. tem 5 metros de leds RGB, vem com comando à distância e tem uma saida máxima de corrente de 6A. Com o comando pode-se escolher as cores bem como efeitos e diminuir ou aumentar a luminosidade.
Imagem
Fiz em 2 filas basicamente com cerca de 2,30m cada uma (o comprimento da caixa da carrinha). Estas fitas de leds trazem inscrito o sitio onde é possivel serem cortadas. é bastante simples. Depois de cortada tem que se limar ligeiramente o sitio do corte para voltar a soldar porque as fitas trazem um género de verniz. se se soldar por cima disto nao fica bem soldado.
Imagem
Imagem

no meu caso a minha rita era RGB (tem todas as cores) por isso comprei cabo RGB (pode ser cabo normal só que nao é tao pratico vá la).
http://www.banggood.com/4-Pin-Extension-Wire-Connector-Cable-for-RGB-LED-Strip-Lights-p-967848.html

Imagem

uni as duas filas com o cabo que comprei
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Entretanto também comprei uma caixa de fusiveis para ligar os diversos aparelhos que pretendo ter na caixa de carga.
http://www.banggood.com/Car-6-Way-Circuit-63mm-Terminals-Standard-Blade-Fuse-Box-Holder-p-932154.html
Imagem
agora ainda parece um pouco desorganizado mas mais para a frente quando tiver que ligar as restantes coisas, organizo os fios aqui como deve ser com braçadeiras de eletricista.
Imagem

depois coloquei a placa do tecto já com as fitas meio coladas no sitio. São 2 placas porque nao dava para fazer tudo de uma vez obviamente.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Está espetacular! bem melhor do que tinha pensado que ia ficar!
Imagem

Entretanto também ja comprei os paineis para as laterais mas agora ando meio ocupado e ao fim de semana também fica dificil dedicar-me à causa. talvez nas mini-ferias da Páscoa volte a atacar.


edit: 08/05/2016

Bem, as férias da Páscoa já foram há algum tempo e não fiz o post que queria..
Mas não deixei de trabalhar na Vito Camper Van.
Desta fez debrucei-me sobre o interior e como iriam ficar os móveis. Comecei por desenhar o layout de como iria ficar exposto o interior.
Imagem
Imagem
Imagem

Do lado esquerdo vai ficar o Baú/sofa que ha-de ser uma estrutura extensível que faça de cama também.
Em frente (encostado à divisão da caixa de carga) ha-de ser um móvel estreito (150cm * 15cm) para guardar chapéus de praia cadeiras, toalhas de praia e essas coisas.
Do lado direito ha-de ser o móvel de "cozinha" onde ficará o lava loiças, depósitos de àgua, fogao, frigorífico e vários arrumos também.
Para começar tive que arranjar alguma coisa que me facilita-se montar e desmontar todos os móveis da carrinha visto isto nao ser uma montagem permanente. Inicialmente pensei em fazer furos na chapa e depois soldar porcas lá mas depois fui a um bate-chapas e o senhor arranjou-me estas porcas que ele usa:
Imagem

Isto basicamente faz-se um furo na chapa da carrinha e introduz-se la a porca, depois com um parafuso vai-se apertando aquilo até a base da porca encostar à chapa da carrinha e aquilo fica preso ( não consigo explicar melhor). É um sistema espectacular e poupou-me muito trabalhinho.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Comecei por fazer o baú/sofa. As dimensões 2D desta estrutura ja tinha visto quando desenhei no chao com os moldes em cartão agora tive de ver da altura. calculei uma altura de 40cm. A esta altura permite-me estar sentado confortavelmente sem ter que estar dobrado para nao bater no teto. assim comecei por fazer a estrutura.
Imagem
Imagem

Não me vou por para aqui a dar dimensões dos móveis porque acho que não é preciso. E também isto foi uma coisa "go with the flow". Tirei algumas medidas que precisava mas de resto foi-se fazendo aos poucos... A madeira para a estrutura comprei no AKI e o contraplacado lacado a branco também. A sorte é que o meu pai tem algum material para cortar madeira:
Imagem
Imagem
Depois de ja ter a coisa mais ou menos montada é que me lembrei: " Entao e a sanita portátil?!". Esqueci-me de contar com a altura da sanita. Fui a correr ver na net num site de uma loja de artigos para autocaravanas perto de leiria e la encontrei esta que tinham e que por sorte cabia na altura que eu tinha determinado
Imagem

Entretanto a coisa ficou assim
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Depois foi fazer os tampos para o baú. decidi dividir aquilo mais ou menos em 3 partes, daí 3 tampos.
Imagem

Usei esta fita para depois rematar os cortes da madeira
Imagem

Acho que ficou até mais ou menos.
Imagem
Imagem

A parte mais à direta vai levar uma porta e é onde vai estar a sanita portátil.
Depois passei para a construção do móvel da "Cozinha". aqui decidi fazer uma coisa diferente. dividi o móvel em 3. uma parte para o lava loiças e depósitos de agua, outra para o fogao e arrumos e outra para o frigorifico. Assim ficam estruturas mais leves e posso pôr e tirar da carrinha com muito mais facilidade. o Baú/sofa-cama ficou um bocado para o pesado para apenas uma pessoa manobrar daí ter-me lembrado de fazer este agora assim.

Comecei pela parte do lava-loiças. Aqui tinha de ter em atençao o seguinte, na minha construção a largura do corredor tem q ser exatamente igual à largura do bau que é onde vai levar uma estrutura para quando se abrir servir de cama (ainda nao fiz mas está na cabeça xD). daí a largura/espaço que sobrar é para o movel da "cozinha". E não é que foi mesmo à conta para um lava-loiças pequenino caber la perfeitamente? maravilha...
Vamos lá ver como isto fica..
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Esta porta que se abre para tirar e pôr os depósitos também vai servir para cozinhar na rua. vou mais tarde colocar uma prateleira basculante ali de forma a que consiga colocar o fogão portátil lá em cima e fazer a comidinha para não estar a encher a carrinha de fumos e cheiros.

Depois foi a vez do móvel do frigorífico.
Imagem
Imagem
Imagem

Por baixo do frigorifico ficou espaço também para uns arrumos. dá sempre jeito.
O frigorífico liga por trás ao painel de fusíveis que pus anteriormente.

Ambas as estruturas dos móveis estão presas com aquelas mesmas porcas que falei que seguravam o baú/sofa-cama. Nunca mais saem do sitio...

Por fim e como nos ultimos dias tem estado um sol porreiro, fiz os pára-sol para todos os vidros. fui a uma loja dos chineses e arranjei 1 grande (que deu para o vidro de trás) e 2 pequenos que utilizei para os vidros laterais. o pára-brisas fiz com o mesmo material isolante que ainda tinha de isolar a caixa da carrinha, também não ficou mau, ora vejam:

Primeiro fiz moldes dos vidros laterais
Imagem
Depois cortei à medida e fiz uns ajustes finais
Imagem
Imagem
Imagem

o vidro da frente foi mais complicado por ser maior, mas também se fez. socorri-me de fita cola para fazer o molde e depois foi só cortar à medida.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

O vidro traseiro decidi deixar uma janelinha caso queira deixar entrar a luz e ver o que se passa sem tirar o revestimento todo
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Depois fui comprar uns ilhóses grandes e apliquei nos melhores sitios para segurar os pára-sol. Comprei também umas BOAS ventosas para segurar isto. Não vale a pena comprar ventosas baratuchas e fracas porque isso nunca vai segurar nada e vão passar a vida a colar aquilo ao vidro.

No final acho que o resultado ficou bom:

Imagem
Imagem

Depois peço à minha tia para fazer uma costura nas bordas com um tecido preto só para não se ver tanto os cortes e fica quase que profissional! Este trabalho de uma tarde poupou-me 70€ que é o que custa um kit destes para a Mercedes vito http://campinet.pt/product.php?id_product=3241

edit: 15/05/2016

Entretanto também já temos o móvel para o fogão com algumas gavetas e tudo.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem´
Imagem

edit: 17/07/2016

Já há algum tempo que não posto novidades da construção mas as coisas têm-se vindo a fazer. Não há fim-de-semana que vá a casa e que não pegue na carrinha. Há sempre qualquer coisa para fazer. Entretanto houveram progressos:

Imagem
Imagem
Imagem

Aqui vai ser uma zona de arrumos a granel (sapatilhas, chapéu de sol, tralhas etc)

Imagem
Imagem
Imagem

Os móveis estão semi-prontos. Agora é forrar...

Imagem


Decidi forrar também a divisória com carpete preta. Bem aqui fica um conselho, a carpete à venda no AKI e afins não presta para este serviço!!! Deve haver uma alcatifa própria para este fim de forrar interiores. Enfim, com muita luta lá foi. Não ficou excelente mas dá para o gasto.
Algum material que usei:

Imagem

Esta cola é própria para alcatifa e depois de seca aderiu muito bem ao metal. Limpei primeiro para retirar sujidade e gordura.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

A namorada deu uma ajudinha a forrar os móveis e a coisa foi-se dando...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Forrar a carrinha por dentro com as placas de platex que comprei já no inicio da construção foi um trabalho muito importante a 2. Eu e o meu PAI a quem muito tenho a agradecer sempre por tudo, e todo o apoio que me deu ao longo deste trabalho.
Primeiro foi preciso fazer um molde para depois cortar as placas certinhas:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Do lado direito (onde ficam os móveis de "cozinha" optei por pôr algumas ligações para facilitar a vida no dia-a-dia. É um dispositivo que têm uma ligação 12V de isqueiro normal, um voltímetro (para saber sempre como está a bateria secundária) e 2 ligações USB para carregar telemóveis, câmara fotográfica, tablet por ai.

Imagem
Imagem

Têm também no fundo uma ligação de isqueiro de 12V para ligar o frigorífico.

Imagem

Imagem

Eletricidade

Como expliquei, a bateria principal do carro está ligada por meio de um relé sensível a uma bateria secundária. Todo o gasto feito na carrinha quando parada é feito à custa dessa bateria secundária. Dessa bateria sai um fio condutor até à caixa de fusíveis que dimensionei de acordo com as necessidades.

Imagem

Atenção! Como estes sistemas são feitos para 12V é preciso ter atenção à corrente que atravessa os condutores. Não pode ser usado um fio qualquer à toa. Por exemplo, o fio que vai desde a bateria até aos fusíveis convém que seja mais grosso por exemplo 4mm2 que já aguenta 30A de corrente e dimensionar o fusível geral para por exemplo 30A ou 40A por forma a termos a instalação sempre protegida. Não convém que nada pegue fogo. A minha bitola eram os 30A por forma a conseguir ligar qualquer coisa que use 300W à ficha de isqueiro. (potência = tensão * intensidade de corrente)

Cada fusível é pertence a uma só aplicação:
- Geral
- Torneira e bomba água do lava-loiças
- Frigorífico
- Isqueiro
- Voltímetro e USB
- Luzes LED

Aplicações em corrente contínua têm sempre um positivo (+) e um negativo (-). Assim sendo, o condutor positivo da bateria liga ao fusível geral de 30A. Deste fusível partem 5 fios (+) para cada um dos outros fusíveis menores. Desses fusíveis seguem para as diferentes aplicações.
Os condutores negativos podem ser todos unidos num único ponto usando por exemplo isto
Imagem

Ligação da torneira elétrica
Este é um trabalho bastante comum nas campervans que é adicionar uma torneira uma bomba e um deposito para termos água corrente dentro da carrinha.
Desta forma tem que se pensar na torneira como um interruptor que liga e desliga a bomba que está submersa no depósito de água.

Imagem
Imagem
Imagem

Infelizmente a bomba era maior em diâmetro do que a abertura dos depósitos que já tinha. Assim, com uma broca craneana e um berbequim fiz um bocado certinho para a bomba entrar.

Imagem

Selei as duas partes com silicone que tinha usado antes para fixar o lava-loiças ao móvel e parece que ficou firme e não deixa sair ou entrar nada.
Imagem

Montagem da "cama"
Bem, depois de algumas considerações e visualização de outros (muitos) projetos online decidi fazer a coisa assim.

Imagem

o baú é tripartido daí também as divisórias que se viram para formar a cama também o são. Desta forma posso aceder ao interior do baú sem ter que estar a levantar a plataforma toda. Epá na minha cabeça fazia sentido fazer assim LOL

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

As partes são viradas por uma fita de dobradiça simples:

Imagem

Imagem
Imagem

As partes são suportadas por uns apoios no móvel da "cozinha". Desenhei estes apoios em 3D e depois imprimi na impressora 3D de um amigo meu ;)
Leva umas madeiras para suportar melhor o peso, que depois se arrumam, mas já dormi lá sem usar as madeiras e os apoios aguentam bem por si só.
Imagem
Imagem
Imagem

Também levou uma tira quadrada em madeira no baú por forma a que quando as partes são viradas fiquem tanto apoiadas do lado do baú como do lado do móvel de cozinha.

Imagem

Bem, até agora foram essas as alterações que tenho feito. Entretanto já comprei espuma de alta densidade e tecido para fazer as almofadas para o sofa/cama. Não vou postar nada da construção porque esta parte não fui eu que fiz. A minha tia deu um jeitinha na costura e está a fazer neste momento esse trabalho. Assim que tiver isso pronto já está a mais um passo do final esta minha construção.

edit: 22/09/2016

O verão já passou e passou muito bem! tive 12 dias pela Andaluzia mais uns no Algarve e mais uns dias aqui e ali, sempre a usar a Vito CamperVan como "casa" :D
Algumas modificações e ultimas acho eu.

O sofá ficou porreiro. Agradecimentos à minha tia Nanda que fez as capas das almofadas:

Imagem
Imagem
Imagem

Adicionei a estrutura para poder cozinhar na rua:

Imagem
Imagem
Imagem
Os suportes são removíveis e o tampo ao baixar fica plano com a porta. fechando a porta não se vê nada nem ocupa espaço a mais.

Produzi uma "mesa" destacável que não ocupa espaço nenhum pois fica escondida dentro do móvel:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

A "mesa" são duas tábuas finas unidas ao centro com uma dobradiça. dobrando-se fica pequena o suficiente para entrar na zona dos depósitos de água e assim nao ocupa espaço a mais ;)


No final das férias mudei o revestimento todo dos móveis. Papel de parede não presta para isto. fica sujo, é dificil de limpar, depois de limpo fica manchado, enfim... Papel autocolante plástico!! É o melhor e muuuuuito mais barato. para forrar isto tudo bastaram 10€.

Imagem

Forrei também a zona do baú dos tampos com alcatifa. As almofadas do sofá têm penos quadrados de velcro que as fixam para não sairem do sítio!

Imagem
Imagem

Também coloquei um suporte, digamos, entre as placas de madeira do teto e laterais para fica um pouco mais estético. o resultado ficou bom acho eu.

Imagem
Imagem

Durante a viagem à Andaluzia que foi quando pude testar bem a carrinha, reparei que o frigorífico fazia pouco frio. Estes frigoríficos com células termoelétricas produzem bastante calor. calor esse que tem que ser dissipado. para isso coloquei uma abertura no móvel do frigorífico para ele ventilar melhor. Coloquei também um interruptor para puder ligar e desligar o frigorífico sem ter que estar a puxa-lo para fora do móvel (ele tem o switch on/off por trás).

Imagem

E pronto. ESTÀ FEITO!
Um ano de volta disto! agora é fazer render o peixe! Keep on rollin' baby!
Editado pela última vez por skynight em quinta set 22, 2016 1:31 pm, num total de 16 vezes.
Avatar do Utilizador
skynight
 
Mensagens: 38
Registado: quarta jun 04, 2014 9:04 pm
Localização: Tomar

Re: Mercedes vito campervan

Mensagempor Paulo » terça ago 25, 2015 10:46 pm

Viva!

Muitos parabéns. Vá dando notícias sobre o andamento dos trabalhos e vá colocando as suas questões, pois temos aqui participantes muito entendidos nas várias matérias. Não esqueça a vantagem de prever um painel solar, que lhe dará muita autonomia energética.

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: Mercedes vito campervan

Mensagempor siroco » quarta ago 26, 2015 8:42 am

Boa sorte para o projeto!

Recomendo, caso ainda não conheças, que também visites o seguinte fórum, mais especializado em furgões e bricolage:

http://www.furgovw.org/index.php
Avatar do Utilizador
siroco
 
Mensagens: 307
Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am
Localização: Sintra

Re: Mercedes vito campervan

Mensagempor skynight » quinta set 24, 2015 5:30 pm

mais uma "achega" quanto ao tópico da legalidade da coisa. esta citação vem de um outro site de caravanismo
cito:
"Acabei de ir ao gabinete de apoio ao cidadão e eles disseram que posso muito bem viver numa carrinha desde que os moveis nao estejam fixos à carrinha nem altere a estrutura da carrinha. Posso pendurar os moveis em ganchos ou prede-los com cintas e dentro da caixa da carrinha posso transportar o que eu quiser, incluindo bilhas de gás, uma sanita portatil, fogao, etc. Posso por um painel solar emcima da carrinha desde que esteja parada. Quer dizer que quando andar com ela tenho de tirar o painel lá de cima. Posso estacioná-la em qualquer lado desde que nao esteja no mesmo lugar por mais de 24h. Desde que o peso da carrinha com os moveis nao seja superior a 3500kg e a carga nao esteja fixa, a bofia ate pode saber que vivo nela mas nao podem fazer nada!"

o mesmo que me disseram na GNR.
Avatar do Utilizador
skynight
 
Mensagens: 38
Registado: quarta jun 04, 2014 9:04 pm
Localização: Tomar

Re: Mercedes vito campervan

Mensagempor Camper » terça Oct 06, 2015 11:35 pm

pergunto só uma coisa, de cada vez que se move vai ter de fazer uma guia de transporte de tudo o que vier na carrinha?
Camper
 
Mensagens: 4
Registado: terça ago 11, 2015 7:24 am
Localização: Porto

Re: Mercedes vito campervan

Mensagempor fluis » quarta Oct 07, 2015 10:09 am

Bom dia,

Se a carrinha está em nome do próprio e não de uma empresa, e as faturas do mobiliario estão no mesmo nome, não creio que sejam necessárias guias de transporte.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Mercedes vito campervan

Mensagempor Camper » quarta Oct 07, 2015 6:21 pm

Pois isto para mim é uma resposta essencial.
Alguém tem a certeza desta situação?

E se assim for teremos de andar com as facturas de tudo o que transportamos?
Sempre é melhor do que andar a fazer guias...
Camper
 
Mensagens: 4
Registado: terça ago 11, 2015 7:24 am
Localização: Porto

Re: Mercedes vito campervan

Mensagempor skynight » segunda Oct 12, 2015 10:04 pm

pelo sim pelo nao eu estou a guardar as faturas todas do material que vou comprando...
Avatar do Utilizador
skynight
 
Mensagens: 38
Registado: quarta jun 04, 2014 9:04 pm
Localização: Tomar

Re: Mercedes vito campervan

Mensagempor skynight » quinta Oct 29, 2015 8:50 am

Edit com aplicação da camera de marcha atrás e sensores de estacionamento
Avatar do Utilizador
skynight
 
Mensagens: 38
Registado: quarta jun 04, 2014 9:04 pm
Localização: Tomar

Re: Mercedes vito campervan

Mensagempor tiago fernandes » quarta nov 25, 2015 12:33 am

Bom projecto...

Já agora só uma duvida que trago a muito e vem a calhar...

No dia a dia uso um carro comercial, tenho de trazer guias de tudo o que transporto, mesmo sendo minha a carrinha e não esteja ligada a nenhuma empresa?
Avatar do Utilizador
tiago fernandes
 
Mensagens: 40
Registado: quinta nov 12, 2015 3:51 am
Localização: Tábua

Re: Mercedes vito campervan

Mensagempor skynight » terça dez 29, 2015 11:44 pm

eu nao trago nada. quando me mandarem parar e pedirem alguma coisa eu digo-te. Mas epá se é particular e nao de empresa acho que nao têm q pedir nada. eu tenho um carro comercial que uso para o dia a dia e nunca me pediram para mostrar faturas nem perguntaram o que trazia na mala.
Avatar do Utilizador
skynight
 
Mensagens: 38
Registado: quarta jun 04, 2014 9:04 pm
Localização: Tomar

Re: Mercedes vito campervan

Mensagempor tiago fernandes » domingo jan 03, 2016 11:16 pm

skynight Escreveu:eu nao trago nada. quando me mandarem parar e pedirem alguma coisa eu digo-te. Mas epá se é particular e nao de empresa acho que nao têm q pedir nada. eu tenho um carro comercial que uso para o dia a dia e nunca me pediram para mostrar faturas nem perguntaram o que trazia na mala.


Olhe que ainda a dias um empregado de uma empresa de reboques me disse que até os particulares tem de passar guias de tudo o que transportam em carros comercias, se é verdade ou não não sei...
Avatar do Utilizador
tiago fernandes
 
Mensagens: 40
Registado: quinta nov 12, 2015 3:51 am
Localização: Tábua

Re: Mercedes vito campervan

Mensagempor skynight » quarta fev 10, 2016 12:10 am

Eu tenho um Peugeot 206 comercial e sempre que fui mandado parar não me pediram nada. Mas mais vale prevenir que remediar e ter as coisinhas certas e à mão para não implicarem com nada...
Avatar do Utilizador
skynight
 
Mensagens: 38
Registado: quarta jun 04, 2014 9:04 pm
Localização: Tomar

Re: Mercedes vito campervan

Mensagempor skynight » sábado fev 20, 2016 2:08 pm

update com tecto e luzes led no tecto
Avatar do Utilizador
skynight
 
Mensagens: 38
Registado: quarta jun 04, 2014 9:04 pm
Localização: Tomar

Re: Mercedes vito campervan

Mensagempor fluis » terça fev 23, 2016 2:49 pm

Boa tarde,

Muito bem, aos poucos vai avançando o projeto.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes