Áreas de Serviço para Autocaravanas VS Parques de Campismo

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Áreas de Serviço para Autocaravanas VS Parques de Campismo

Mensagempor fj2011 » segunda abr 13, 2015 5:22 pm

Boa tarde,

resolvi abrir novo Tópico para não continuar a escrever no tópico já existente "AS de Porto Covo" viewtopic.php?f=22&t=7439 pois pode ser interpretado como estar contra esta AS de Porto Covo e não é disso que se trata. Só dando sugestões como resolver este tipo de maus comportamentos, podemos ir mais longe.
Sendo assim, nada melhor que aproveitar o excelente post do "Danibeja" de modo a podermos dar continuidade às sugestões por ele pedidas/mencionadas.
Deixo no post seguinte tudo o que o "Danibeja" escreveu, penso que para bem de todos, principalmente os que defendem que ser Autocaravanista não é sinónimo de ser AutoCampista.
Editado pela última vez por fj2011 em segunda abr 13, 2015 10:57 pm, num total de 1 vez.
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Áreas de Serviço para Autocaravanas VS Parques de Campis

Mensagempor fj2011 » segunda abr 13, 2015 5:22 pm

danibeja Escreveu:Bom dia,

Tocou em quase todos os pontos que gosto de ver debatidos, pois por vezes o problema reside na falta de informação, ou informação mal prestada....

Por exemplo, existem áreas de serviço para autocaravanas legais e não legais ( privadas ou públicas ), que permitem a abertura de toldos, etc..., e outras não, então??? como ficamos??? para uns é permitido e para outros não???

Por exemplo, existem Clubes que têm autorização por escrito das entidades competentes para nos seus eventos poderem utilizar os espaços exteriores das ACs (acampamentos ocasionais), no entanto as mesmas ( e outras) Câmaras Municipais, nos locais assinalados para o estacionamento de autocaravanas autorizam esse tipo de comportamentos.... logo mesmo que a GNR lavre os autos, chega ao órgão competente e é automaticamente arquivado..... Como é que um autocaravanista ( responsável ou não ) vai saber se naquele concelho é permitido ou não, esticar o toldo, etc... ???????

Como devem estar a perceber, não tenho qualquer tipo de aversão a uns e a outros, apenas defendo que deveria existir lei que regule totalmente estas situações, e também muitas outras, como eu sempre disse, para praticamente todos os veículos especiais existe uma portaria ou decreto lei que regula aquela actividade, para o autocaravanismo não existe absolutamente nada!!!!!! Nem no decreto lei que proíbe a realização de acampamentos, diz em alguma parte que se destina ( ou destina também) a veículos automóveis, ou a veículos automóveis do tipo especial autocaravana.

Esta ANARQUIA só favorece os parques de campismo, pois erradamente, as pessoas que nos vêm, conotam-nos como campistas - SEMPRE...... pois em legislação os únicos sitios onde se refere a palavra autocaravana é em regulamentos e portarias derivadas do campismo.....

O caso de Porto Covo é lamentável, sim é muito lamentável, mais cedo ou mais tarde vamos ter muitos problemas, tal como tivemos no passado, e podemos utilizar este caso para fazer uma analogia com muitos outros espalhados pelo país, agora resta decidir que acções tomar, como resolver este problema, e a História responde-nos, vamos ser proibidos de estacionar em Porto Covo e noutros locais onde existem os mesmo problemas e continuaremos sempre a ser assim tratados, os que se comportam bem serão sempre tratados como os que se portam mal, infelizmente em qualquer sociedade sempre assim será...

Como tenho vindo a observar ao longo destes 6 anos que estou no autocaravanismo, as politicas utilizadas são sempre em favor dos parques de campismo ( e seus relacionados ), e por muito que esperneiem que fizeram isto ou aquilo, o único propósito que conseguiram foi andarem a pavonear-se, eu fiz isto e fiz aquilo, como se de grandes filantropos se tratassem, no entanto NUNCA SE REFLECTIU NUMA MELHORIA NA ACTIVIDADE TURÍSTICA ITINERANTE EM AUTOCARAVANA.

Se não existem regras iguais para todos, ou se existe uma quase total ausência de regras, como é que poderemos resolver estes problemas ???? Gostava de sugestões ????

Grande abraço,

Danibeja
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Áreas de Serviço para Autocaravanas VS Parques de Campis

Mensagempor fj2011 » segunda abr 13, 2015 5:45 pm

danibeja Escreveu:Bom dia,

Tocou em quase todos os pontos que gosto de ver debatidos, pois por vezes o problema reside na falta de informação, ou informação mal prestada....

Por exemplo, existem áreas de serviço para autocaravanas legais e não legais ( privadas ou públicas ), que permitem a abertura de toldos, etc..., e outras não, então??? como ficamos??? para uns é permitido e para outros não???

(...)

Se não existem regras iguais para todos, ou se existe uma quase total ausência de regras, como é que poderemos resolver estes problemas ???? Gostava de sugestões ????

Grande abraço,

Danibeja


Boa tarde,

Eu tenho uma opinião formada sobre como deveriam ser as AS publicas (digo públicas) e para o que estariam destinadas. Em termos de comparação poderia dar o exemplo da recente AS do Jumbo da Figueira da Foz.
Em minha opinião deveria de existir 2 tipos de AS:

1º - AS públicas gratuitas, pagas pelas respectivas autarquias ou outra entidades, com sinalização adequada e mencionando os custos do não cumprimento, assente em regras da própria autarquia ou dessa entidade. Estas AS serviria apenas e só para trocas de águas de modo a poder preservar o ambiente, evitando assim que se fizessem despejos na via pública ou em propriedades privadas, mas onde não fosse permitida qualquer acção de autocampista, sob pena do prevaricador ser autuado pelas autoridades ou qualquer entidade municipal que o possam exercer.

2º- AS pagas pelos clubes ou organizações que poderiam ao mesmo tempo ser financiadas pelas respectivas autarquias e aí sim, com taxas de estacionamento, electricidade, mudanças de água, etc, podendo assim satisfazer quem quer usar e abusar do privilégio de ser Autocampista.


Pois perante a maioria ou quase todos dos que têm Autocaravana, já praticaram campismo, no meu caso NUNCA o fiz nem nunca entrei no interior de um parque de campismo, não faço a mínima ideia como é o convívio dentro do Parque e as respectivas regras…julgo que existem.

Mas ao ver as acções de alguns autocaravanistas nas ditas AS que já frequentei ou até mesmo em espaços públicos, estas só são comparáveis com os ciganos…. Ou então atendendo ao facto de possuírem/terem autocaravana, comparo-os igualmente ao artistas de circo (sem menosprezo por esta categoria profissional), mas onde pernoita uma "caravana" de elementos do circo tudo fica inundado de lixo
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Áreas de Serviço para Autocaravanas VS Parques de Campis

Mensagempor danibeja » quarta abr 15, 2015 8:32 pm

Caros companheiros,

É preciso muito Altruísmo para fazer uma coisa destas, e depois é por essas e por outras que os campistas vão conseguir levar a deles a avante.....

Acredito piamente que eu vou no caminho certo, mas infelizmente parece-me que será em vão, as ideias e os ideais que são seguidos são sempre os campistas, e as palavras dos mesmos nunca são postas em causa, e em sentido contrário, tudo o que é proferido pela vertente itinerante é sempre posto em causa, preciso provar e comprovar, como se fossemos nós os maus da fita......

Aqui não à capangas, eu não tenho Facebook, o único sitio onde eu posto alguma coisa relativa ao autocaravanismo é neste forum, e aqui fiz algumas amizades, como o Sr. David Estrela e o Sr. Mário Prista, e por muito os prezar, fiz questão de ver o que tinham para apresentar, e este é um símbolo de amizade, e não da divisão que o senhor das Léguas passa a vida a fomentar.

Sinto-me capaz de fazer muito pelo autocaravanismo na forma Itinerante, pois o campista está devidamente e legitimamente defendido...

Tal como comecei, sejam altruístas, façam como eu, não esperem que os outros consigam tudo por vocês, ajudem-nos a alcançar o sucesso, é preciso muito mais poder para que o turismo itinerante em autocaravana consiga prosperar....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Áreas de Serviço para Autocaravanas VS Parques de Campis

Mensagempor cfilipe » quarta abr 15, 2015 10:14 pm

Boa noite

Como todos sabem (ou quase), não tenho autocaravana mas tenho olhos na cara e a minha massa cinzenta não é propriamente cimento. O que eu vejo é que a maior parte dos autocaravanistas comprem com "as regras de ouro" e os que são considerados "ciganos" e "circences" são uma minoria. O que eu também vejo é que parece que interessa mais empurrar os autocaravanistas para os parques de campismo em vez de criar LEIS especificas para estes tipos de veículos poderem comprir com a função para que foram criados. Se fosse para ir para parques só havia tendas e caravanas. Mais uma vez digo, que se crie uma lei justa, que se multe os que não cumprem e que se deixe em paz de vez os que cumprem.

Um abraço
Imagem
Director de Alugueres do Clube Autocaravanista da Abeceira

A namorar uma AC desde 2012.
"A viagem da descoberta consiste não em achar novas paisagens, mas em ver com novos olhos."
Avatar do Utilizador
cfilipe
 
Mensagens: 364
Registado: segunda Oct 21, 2013 10:55 am
Localização: Carvalhal/Bombarral

Re: Áreas de Serviço para Autocaravanas VS Parques de Campis

Mensagempor spedy » quarta abr 15, 2015 10:23 pm

Penso que ao escreverem não se apercebem, mas, tal como os autocaravanistas não são todos iguais, nem todos os ciganos vivem acampados e nem todos os circos inundam de lixo as localidades por onde passam. Como tal parece me leviano e até discriminatório estar sempre a citar estes povos... :roll:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Áreas de Serviço para Autocaravanas VS Parques de Campis

Mensagempor cfilipe » quinta abr 16, 2015 8:20 am

Bom dia

spedy Escreveu:Penso que ao escreverem não se apercebem, mas, tal como os autocaravanistas não são todos iguais, nem todos os ciganos vivem acampados e nem todos os circos inundam de lixo as localidades por onde passam. Como tal parece me leviano e até discriminatório estar sempre a citar estes povos... :roll:


Concordo plenamente, daí eu ter colocado essas expressões entre aspas por terem sido referidas anteriormente como maus exemplos. Em todas etnias, profissões, religiões, povos, clubes, partidos, terras, etc há e haverá sempre bons e maus exemplos. O grande problema é sempre generalizarmos, pois por norma basta um mau exemplo para servir de bitola para todos.

Um abraço
Imagem
Director de Alugueres do Clube Autocaravanista da Abeceira

A namorar uma AC desde 2012.
"A viagem da descoberta consiste não em achar novas paisagens, mas em ver com novos olhos."
Avatar do Utilizador
cfilipe
 
Mensagens: 364
Registado: segunda Oct 21, 2013 10:55 am
Localização: Carvalhal/Bombarral

Re: Áreas de Serviço para Autocaravanas VS Parques de Campis

Mensagempor zeze_tony » quinta abr 16, 2015 9:43 am

A meu ver penso que o problema é a dispersão dos autocaravanistas e o excesso de grupos, fóruns e principalmente paginas de Facebook por essa internet que faz com que não exista um união que penso ser necessária para que a situação do auto caravanismo se defina.

Deixo-vos o exemplo do próximo fim de semana prolongado (1 de maio) que seria o ideal para um grande encontro mas haverá muitos pequenos encontros sem qualquer visibilidade.

Sei que contra mim falo pois também administro um desses fóruns que por aí andam, mas reconheço que a união faria a força.
Peugeot Pilote Galaxy MX 76
Avatar do Utilizador
zeze_tony
 
Mensagens: 36
Registado: sábado ago 15, 2009 5:03 pm
Localização: Pinhal Novo

Re: Áreas de Serviço para Autocaravanas VS Parques de Campis

Mensagempor Manel » quinta abr 16, 2015 6:28 pm

Companheiros

Deixo aqui só 2 ou 3 linhas, tentando ajudar a focalizar o problema.

Há por aqui muito boa gente, muito competente na matéria a falar com conhecimentos e propriedade sobre autocaravanismo.

Na minha opinião dispersam-se muito e gastam muitas energias a atacarem-se e defenderem-se uns dos outros, perdendo aqui e ali o foco do problema.

.... É este que "está feito com os Parques de Campismo... é aquele porque só quer é protagonismo, etc. etc. ...

É a minha opinião (vale o que vale!):
O principal problema do AUTOCARAVANISMO é o que fazem aqueles que, normalmente por aqui, se designam como "donos de Autocaravanas".

Aqueles que lá porque têm uma Ac, acham que podem fazer (e fazem!) o que lhes apetece.

É desses que muitos de nós fugimos e são esse que servem de desculpa para as "barras de delimitação de altura" e todo o tipo de proibições.

As autoridades, creio que bem podiam dar um precioso auxilio, mas nós (Federações, Associações, Clubes, Fóruns, etc.) também ajudaremos se nos focarmos naquilo que é o essencial.

Fiquem bem
Eugenio Reis
Manel
 
Mensagens: 251
Registado: quarta Oct 25, 2006 4:31 pm
Localização: Torres Novas

Re: Áreas de Serviço para Autocaravanas VS Parques de Campis

Mensagempor fj2011 » quarta mar 02, 2016 1:48 am

spedy Escreveu:Penso que ao escreverem não se apercebem, mas, tal como os autocaravanistas não são todos iguais, nem todos os ciganos vivem acampados e nem todos os circos inundam de lixo as localidades por onde passam. Como tal parece me leviano e até discriminatório estar sempre a citar estes povos... :roll:


Meu(s) caro(s)
não há qualquer acto discriminatório.
(...)
se se referem ao que escrevi, apercebi-me horas depois, de que faltava acrescentar algo, mas já não foi possivel fazer a respectiva alteração e depois como não voltei no imediato, NUNCA mais "acrescentei"....
ora bem esclareço:
quando me referi a ciganos, sim! queria mesmo referir-me a ciganos que vivem isolados ou em comunidade enquanto acampados e no que deixam para trás ou que mantêm enquanto acampam em espaços públicos, isto sem que as respectivas autoridades locais possam fazer algo para contrariar o mau comportamento da maioria deste povo nómada. Claro, nem todos estes membros são iguais, também tenho amigos ciganos, mas esses felizmente não participam neste tipo de acampamentos e comportam-se bem melhor que alguns autocaravanistas* (possuidores de autocaravanas).

Quanto aos "circos" , também sei que nem todos os circos são iguais, mas mais uma vez reafirmo que apenas uma minoria cumpre as regras...obviamente quando se fazem analogias são sempre em relação a uma maioria cujos hábitos são usados por uma comunidade ou população.

Receio que um dia destes também seja comparado a um tipo de "autocaravanistas" que apenas defendem os seus interesses e de uma minoria de Autocampistas...esquecendo-se que não podem exigir direitos como tal sobrepondo-se aos demais.
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Áreas de Serviço para Autocaravanas VS Parques de Campis

Mensagempor fj2011 » quarta mar 02, 2016 1:55 am

(...)

Não se pode exigir gratuitamente nas respectivas AS , para além do necessário e obrigatório/exigente "despejos de aguas" para bem do ambiente, também espaços de estacionamento de tempo ilimitado para pernoitas com todas as comodidades de um Parque de campismo...com Luz, água potável, e... Até já li aqui algures no fórum alguém a referir-se a estes locais (AS) que poderiam ter lavagem de roupas...já agora (acrescento) com vista para o mar e se possivel e impedindo os outros de estacionarem por uns minutos/horas para descansar, enfim!
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Áreas de Serviço para Autocaravanas VS Parques de Campis

Mensagempor fj2011 » quinta mar 24, 2016 11:50 pm

conteúdo eliminado deste post pois contêm um link com um possível vírus

( se um dos administradores pudesse eliminar de vez este post e também o seguinte agradecia)
Editado pela última vez por fj2011 em segunda ago 29, 2016 2:25 pm, num total de 3 vezes.
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Áreas de Serviço para Autocaravanas VS Parques de Campis

Mensagempor João Morgado » sábado mar 26, 2016 2:26 pm

fj2011 Escreveu:deve haver aqui alguma imagem postada POR ALGUÉM que ao abrir este TÓPICO do fórum activa-me de imediato o anti-virus ...SEMPRE!

URL: http://alojaimagens.com/images/oc4pww7t ... 9f7ua.png|{gzip}
Infeção: JS:ScriptIP-inf [Trj]

Companheiro, o alojaimagens deixou de estar activo, pelo menos gratuitamente.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Áreas de Serviço para Autocaravanas VS Parques de Campis

Mensagempor Napoleão e Josefina » quinta mar 31, 2016 5:58 pm

Ficar nos Parques de Campismo garante maior segurança, espaço e apoio logístico. Não sou contra pernoitar junto das áreas de serviço,em escala, visita da cidade,vila ou aldeia, mas para ficar uns dias prefiro os Parques de Campismo. Os pagamentos não são assim tão elevados que sejam proibitivos. E meus senhores e senhoras sabem que o auto caravanismo não é propriamente uma itenerância barata! Quanto deram pela vossa casinha rolante ? 25.000, 35.000, 40.000 ou mais ? Vamos lá Áreas de Serviço e Parques de Campismo completam-se. Visitem o Parque de auto caravanas do Parque Biológico de Gaia e depois digam se vale ou não vale a pena ficar naquelas condições e pelo preço de 16 €/ dia em qualquer época do ano, 2 pessoas, 2 cães, electricidade, água potável, despejos e entradas no parque com percurso pedestre de 2.800 m. Em 2009 fiz uma viagem até Itália(não vou deter-me em pormenorizar percurso) e só em combustível e algumas portagens inevitáveis gastei aproximadamente 600,00 €.Por isso acho que aqui o dinheiro só conta um bocadinho. Para mim o que conta é a viagem, o partir sem fim à vista, com o apoio das AS e dos PC.
Avatar do Utilizador
Napoleão e Josefina
 
Mensagens: 62
Registado: quarta jan 27, 2010 3:23 pm
Localização: Lisboa

Re: Áreas de Serviço para Autocaravanas VS Parques de Campis

Mensagempor Napoleão e Josefina » quinta mar 31, 2016 5:58 pm

Ficar nos Parques de Campismo garante maior segurança, espaço e apoio logístico. Não sou contra pernoitar junto das áreas de serviço,em escala, visita da cidade,vila ou aldeia, mas para ficar uns dias prefiro os Parques de Campismo. Os pagamentos não são assim tão elevados que sejam proibitivos. E meus senhores e senhoras sabem que o auto caravanismo não é propriamente uma itenerância barata! Quanto deram pela vossa casinha rolante ? 25.000, 35.000, 40.000 ou mais ? Vamos lá Áreas de Serviço e Parques de Campismo completam-se. Visitem o Parque de auto caravanas do Parque Biológico de Gaia e depois digam se vale ou não vale a pena ficar naquelas condições e pelo preço de 16 €/ dia em qualquer época do ano, 2 pessoas, 2 cães, electricidade, água potável, despejos e entradas no parque com percurso pedestre de 2.800 m. Em 2009 fiz uma viagem até Itália(não vou deter-me em pormenorizar percurso) e só em combustível e algumas portagens inevitáveis gastei aproximadamente 600,00 €.Por isso acho que aqui o dinheiro só conta um bocadinho. Para mim o que conta é a viagem, o partir sem fim à vista, com o apoio das AS e dos PC.
Avatar do Utilizador
Napoleão e Josefina
 
Mensagens: 62
Registado: quarta jan 27, 2010 3:23 pm
Localização: Lisboa

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes