Autocaravanismo - as raposas e o galinheiro

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Re: Autocaravanismo - as raposas e o galinheiro

Mensagempor danibeja » quarta dez 03, 2014 6:03 pm

Boa tarde,

Companheiro Euroviajante, apesar de se dirigir ao companheiro Henrique, permita-me que meta o "bedelho"...

Uma federação sem clubes não faz qualquer sentido... agora ponha-se no lugar de um sócio de um desses clubes, que tanto trabalharam para alcançar objectivos, e agora via sócios da Federação com os mesmos direito e regalias dentro da sua federação... depois questionava-se, porquê ser sócio do clube A quando pode pagar o mesmo ou menos, e ser sócio da federação???

É que esta medida poderia acabar com os clubes !!! Daí ter que ser amplamente debatida, e principalmente encontrar o tal mecanismo "para atribuir a esses eventuais sócios alguma representatividade que contrabalance o poder de voto dos clubes federados"

Quando fala em Assembleias Gerais dos Clubes, o exemplo que deu não é o melhor, pois é da competência directa da direcção de um clube, já assuntos como relatórios de contas e assuntos impostos por estatutos ou regulamentos internos , já tem que passar obrigatoriamente por uma Assembleia Geral, que é o pilar principal de qualquer instituição democrática.


Como autocaravanista só vejo interesse numa representação se ela for reconhecida pelas entidades competentes, para que possa zelar pelas condições de apoio, pelas normas de estacionamento e circulação, auditar periodicamente sobre os espaços de parqueamento e emissão dos respetivos pareceres


Caros companheiros que pensam desta forma, faço o apelo para que se associem, pois sem sócios não é possível um clube ou federação corresponder aos vossos anseios, até porque é necessário muito trabalho e pessoas para conseguir por em prática, já para não falar que teríamos de deixar o "amadorismo" de parte e passar a ser verdadeiros profissionais ( que é a minha ambição ), no entanto neste momento seria uma tarefa hercúlea...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Autocaravanismo - as raposas e o galinheiro

Mensagempor Henrique Fernandes » quarta dez 03, 2014 6:42 pm

Subscrevo a 100% o que disse o danibeja!
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: Autocaravanismo - as raposas e o galinheiro

Mensagempor jfneves » quinta dez 04, 2014 12:25 am

Boa noite,

Companheiro Henrique Fernandes, felicito-o pela frontalidade da sua resposta a este auditório, tipo de resposta essa que se percebe que só poderá ser dada por quem tem, como o companheiro o demonstra, argumentos irrefutáveis, saídos do “corpo”, do fundo da alma e da carteira.

Penitencio-me pelo meu comodismo de poltrona e foi somente a sua atitude frontal, que me fez levantar do sofá e me sentir obrigado a dizer, no mínimo, o que penso sobre toda esta problemática da representatividade dos autocaravanistas e deveres e direitos dos mesmos.

Sendo autocaravanista desde 1991, e com uma idade que me permite já ter uma razoável experiência de vida, embora tendo “vivido” completamente à margem de todo e qualquer associativismo, desconhecendo por completo as pessoas que dirigem essas organizações, e, sempre que de quando em vez me cruzo com algumas delas, mais vontade me dá de assim continuar.

É através deste portal, que me tenho ligado e tomado contacto e algum conhecimento com determinados assuntos do autocaravanismo, pelo que desde já agradeço sinceramente aos seus administradores a disponibilização deste espaço, que, tanto quanto julgo saber tem custos - não existem “almoços grátis” - quanto mais não seja pela utilização do servidor, pelo que me disponibilizo a participar nos mesmos, sem pretender qualquer contrapartida (a possibilidade de utilizar este espaço já me basta), inclusivé me proponho a contribuir duma forma completamente anónima.

Quanto à representação dos autocaravanistas, essencialmente perante as autoridades oficiais, é por demais evidente que estas só aceitam reunir, discutir e acolher sugestões, com quem tenha uma estrutura organizada, e que seja representativa dos praticantes do autocaravanismo.

Tanto quanto julgo saber, o autocaravanismo tem sido representado na maior parte das situações, perante a Administração Pública, pela FCMP (Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal). Nada tendo contra a FCMP, no entanto, creio que esta organização não será certamente a que melhor poderá representar e salvaguardar os interesses dos autocaravanistas, começando logo pelo nome .

Será suficiente ler os seus estatutos para se perceber de imediato que o autocaravanismo não é o seu objecto principal, embora tendo nas suas modalidades instituída uma comissão de autocaravanismo (CA).

Aliás, entendo perfeitamente que, dada a enorme quantidade – largas dezenas - de filiadas desta associação, que só por si obriga a uma gestão complexa, a maioria delas ligadas essencialmente a actividades desportivas e de competição, que o autocaravanismo se dilua por completo, no meio das suas inúmeras prioridades.

Da recolha de informação no site da FCMP, como autocaravanista realço os seguintes aspectos:

Separador História:

No ano de 2003, é aprovada em Assembleia-Geral uma nova nomenclatura e a Federação Portuguesa de Campismo e Caravanismo, passa a ser denominada de Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal”
Certamente que para um autocaravanista, há uma certa perplexidade ao ser representado por uma organização em que nem o caravanismo, figura na sua designação, quanto mais o autocaravanismo.

Separador Missão:

Promover, regulamentar, disciplinar e dirigir a nível nacional, a prática do campismo e montanhismo, incluindo as suas várias disciplinas, inclusive as de competição, de que se destacam o caravanismo, o autocaravanismo, o alpinismo, a escalada em rocha, a escalada em gelo e a escalada de competição, nas suas diversas vertentes, o esqui-montanhismo, o canyoning, o pedestrianismo e outras actividades de ar livre;

Nota: O sublinhado é de minha autoria.

Até ao momento não participei em qualquer competição com a minha autocaravana e no futuro também não tenho intenções de o fazer. Aliás, não costumo utilizar capacete na cabeça, quando conduzo a minha AC.

Tendo seguido as opiniões há pouco tempo expressas noutros tópicos deste espaço, de quem supostamente está ligado ao CA da FCMP, fiquei profundamente desiludido com as mesmas, pelo carácter narcisista que deixa transparecer, pelos ataques que promove, quando se pretende e necessita de um espírito conciliador e agregador de todas as vontades, pelas realizações que pretende ter conseguido em prol do autocaravanismo, quando efectivamente a “montanha” nem um simples ratinho conseguiu parir, enfim …. deste tipo de posicionamento, não tenho a mais pequena dúvida em afirmar que o autocaravanismo não precisa.

Não conhecendo verdadeiramente a FPA ou o CPA, muito menos os seus corpos directivos, bem como as actividades desenvolvidas até ao momento em prol do autocaravanismo, têm pelo menos a virtualidade de ter uma designação que interessa aos autocaravanistas.

Quando nos apresentarmos perante entidades públicas, estas sabem de imediato que estão na presença de organizações que representam autocaravanistas em vez duma outra que à primeira leitura representa campistas, sem qualquer elitismo ou sentido depreciativo para quem pratica esta actividade salutar.

Quanto à legislação existente sobre autocaravanismo, não creio que seja satisfatória, mas em abono da verdade, devo dizer que me preocupa de sobremaneira qualquer iniciativa neste sentido, dado recear que a elaboração de nova legislação, traga aspectos ainda mais restritivos e limitadores da nossa actividade.

Devo informar que não sou jurista, mas a minha actividade profissional tem-me obrigado a consultar frequentemente legislação, com a necessidade da sua interpretação. Exporei de uma forma muitíssimo sucinta, o que penso sobre a legislação existente.

Antes de qualquer legislação, o autocaravanista terá de demonstrar perante todos os outros um comportamento cívico em todas as circunstâncias, e tal bastará para a maior parte das situações. Depois surgirá a necessidade de regulamentar alguns procedimentos específicos, tais como o estacionamento e a utilização de equipamentos colectivos.

Da legislação existente sobre o autocaravanismo, D.L. nº228/2009 de 14/09 e principalmente a Portaria 1320/2008 de 17/11, sou de opinião que é muito simplista, não conferindo ao autocaravanismo a merecida importância que se impunha.

Falta no meu entendimento, primeiramente uma separação clara entre Áreas de Serviço que sejam de iniciativa privada ou que sejam de iniciativa pública, dado que os objectivos de umas são completamente diversos do das outras.

A actual legislação limitará a iniciativa privada, com prejuízo de todos, podendo dar como exemplo, uma AS dentro de uma quinta, ao impor uma limitação de tempo à permanência das ACs.

Ao passo que, nas AS promovidas pelas entidades públicas, deverão essas sim, ser regulamentadas, concretamente pelas câmaras municipais, em função dos seus interesses que são em principio, os interesses das comunidades.

Como exemplo direi que, quando visito uma grande cidade ou ponto de interesse turístico reconhecido, não poderei “abancar” por uma semana, dado limitar o direito ao acesso a outros companheiros que o queiram fazer. É o que se observa na maior parte dos países europeus, uma permanência na maior parte das vezes suficiente para a visita, de 48 ou 72 horas.

No que ao estacionamento dentro de aglomerados populacionais diz respeito, o princípio que defendo e penso que não deverá haver outro posicionamento, é que não poderá existir discriminação seja de que tipo for, entre um qualquer veículo da mesma classe e uma autocaravana, desde que esta não proceda a qualquer ocupação do espaço para além do seu perímetro, ou seja, as dimensões em ordem de marcha. Os direitos e as restrições, deverão ser rigorosamente os mesmos, sem qualquer distinção.

Este é o aspecto crucial que se tem que conseguir que seja a prática corrente, na actuação das autoridades ligadas à problemática rodoviária, bem como por parte de todas as autarquias portuguesas.

Ainda não consegui perceber, embora já tenha lido variadíssimas opiniões, mas nenhuma delas conclusiva, se as autarquias têm o poder de colocar sinalização com a representação de uma autocaravana, sinal inexistente no código da estrada, e qual as consequências pelo facto de não respeitar essa pretensa legislação.

Sei certamente que o caso poderá acabar em tribunal, com as consequências conhecidas de perda de tempo e dinheiro se a “infracção” se verificar longe da nossa residência. No entanto, estaria quase tentado a levar uma situação dessas até ás últimas consequências num município perto da minha morada, “investindo” no esclarecimento duma situação destas.

Quanto ao autocaravanismo ser uma actividade cara ou económica, direi só que ninguém é obrigado a praticá-la, bem como existem opções para todos os bolsos e cada um sabe de si.

Muito mais haveria para dizer, no entanto já estou a imitar situações indesejáveis.

Um abraço,
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: Autocaravanismo - as raposas e o galinheiro

Mensagempor Paulo MB » quinta dez 04, 2014 1:25 am

Boa noite,

Um pequeno esclarecimento se impõe sobre o teor do ponto 2 do artigo 3º dos estatutos da FCMP que é citado por jfneves.
Na página oficial desta federação pode ler-se "Promover, regulamentar, disciplinar e dirigir a nível nacional, a prática do campismo e montanhismo, bem como outras modalidades associadas, de que se destacam: o caravanismo, o autocaravanismo, o alpinismo, a escalada nas suas diversas vertentes, o esqui-montanhismo, o canyoning, o pedestrianismo, o skyrunning e outras atividades de montanha e de ar livre, incluindo as de competição".

Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Avatar do Utilizador
Paulo MB
 
Mensagens: 343
Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm
Localização: Porto

Re: Autocaravanismo - as raposas e o galinheiro

Mensagempor Henrique Fernandes » quinta dez 04, 2014 8:52 am

Caro Paulo MB:
Grato pelo esclarecimento. Mas a verdade é que são muitos "gatos no mesmo saco"...
Já agora, porque não também o rafting, o kite surf, o parapente, o aeromodelismo, o hipismo, a caça, a pesca, etc., etc.?
É que são tudo atividades de ar livre e algumas até são de montanha.
Sempre achei que na especialização é que está o ganho. A única razão para a FCMP querer "abocanhar" o autocaravanismo consiste na tentação de, pelas vias legais, de preferência a cavalo de uma legitimação decorrente da natureza de alguns clubes nela filiados, "impedir" ou "dificultar" a autonomização do autocaravanismo itinerante em relação a um campismo algo "forçado". Foi por isso mesmo que tentou impugnar o aparecimento da FPA, com o silêncio cúmplice de um desses clubes, felizmente com os resultados que se viram e que não foram menos do que humilhantes. Haja Deus!
É por isso que não há volta a dar a esta dialética...
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: Autocaravanismo - as raposas e o galinheiro

Mensagempor fluis » quinta dez 04, 2014 11:25 am

Bom dia,
Companheiros jfneves e Paulo MB, ajudando a clarificar a questão colocada e a correção.
É verdade que nos estatutos está escrito do modo como o Paulo MB coloca, mas no separador missão está escrito exatamente como refere o companheiro jfneves:

Link para a página na federação: http://www.fcmportugal.com/Missao.aspx

Imagem


Coloco ainda outra imagem que contem um texto com o qual discordo e, do meu ponto de vista, não me parece aceitável vindo de uma entidade que quer representar o autocaravanismo (reparem principalmente nos retângulos vermelhos que coloquei):

Link para a página na federação: http://www.fcmportugal.com/Autocaravanismo.aspx

Imagem

Penso que a troca de opiniões e pontos de vista está interessante, mas volto a chamar a atenção que não transformem este tópico em ajuste de contas, falemos do que interessa a todos os autocaravanistas, e atenção que as instituições autocaravanistas são todas para ser respeitadas, quer se trata da FPA, do CPA, do CAS, do CAI, do CGA, etc.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Autocaravanismo - as raposas e o galinheiro

Mensagempor Luis Agostinho » quinta dez 04, 2014 12:12 pm

Bom dia,

jfneves Escreveu:Separador História:

“No ano de 2003, é aprovada em Assembleia-Geral uma nova nomenclatura e a Federação Portuguesa de Campismo e Caravanismo, passa a ser denominada de Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal”


Corrijam-me se estiver errado sff...a sigla FCMP veio substituir a sigla FPC (Federação de Campismo e Caravanismo) sendo exactamente a mesma Federação só alterando a designação?!

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Autocaravanismo - as raposas e o galinheiro

Mensagempor fluis » quinta dez 04, 2014 12:14 pm

Boa tarde,

Para facilitar a análise, deixo também aqui a imagem da página dos estatutos referida pelo Paulo MB:

Link para a página na federação: http://www.fcmportugal.com/files/regula ... o_FCMP.pdf

Imagem
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Autocaravanismo - as raposas e o galinheiro

Mensagempor Paulo MB » quinta dez 04, 2014 4:28 pm

Boa tarde,

Reparo que os intervenientes neste debate estão a repescar alguns textos publicados pela FCMP sem terem tido o cuidado de perceber que após a última alteração dos seus estatutos é necessário adotar alguma literatura ao novo teor dos mesmos. Parece não quererem compreender que as estruturas devem ser analisadas pela sua evolução no tempo e não por alguns textos que ainda não refletem os atuais preceitos estatutários. Compreendo que há, e sempre haverá, quem não se queira ver representado pelos clubes filiados na FCMP. Se assim é, porque se preocupam com a sua designação e atividades?
Enquanto dirigente do CPA prevejo um alargamento da ação da FCMP na defesa do autocaravanismo. Se assim não fosse para que estaria aqui a dar a minha opinião?

Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Avatar do Utilizador
Paulo MB
 
Mensagens: 343
Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm
Localização: Porto

Re: Autocaravanismo - as raposas e o galinheiro

Mensagempor Henrique Fernandes » quinta dez 04, 2014 6:17 pm

Caro Paulo MB:
Não tendo sido eu a repescar os tais textos da FCMP, permitir-me-á ainda assim que responda à questão que o companheiro colocou acerca da preocupação de alguns com a "designação e atividades" da FCMP.
Com o maior respeito pelos objetivos prosseguidos pela FCMP, que aliás considero inteiramente legítimos, recordo ao companheiro que foi esta federação quem se preocupou em primeiro lugar com a "designação e atividades" de outros organismos. Certamente recordará que foi a FCMP quem chegou ao ponto de, sem qualquer tentativa de contacto prévio com a FPA, optar, felizmente em vão, pela via judicial, por tentar "arrasar" com o "recém-nascido"...
Tendo a FCMP feito tal coisa, e auto promovendo-se para além disso a referida entidade e/ou clubes filiados como representante(s) de todos os tipos de autocaravanismo (!), é inteiramente legítimo e até recomendável que nos preocupemos, a bem do autocaravanismo itinerante, com o que a FCMP anda por aí a querer fazer em nosso nome!
Quanto à sua crença no "alargamento da ação da FCMP na defesa do autocaravanismo", tiro-lhe o chapéu e confesso-lhe que só posso admirá-lo pela sua fé. Eu, pelo contrário, não acredito em nada, mas mesmo em nada que venha da FCMP relativamente ao autocaravanismo itinerante. E mesmo que por acidente venha alguma coisa, só chega porque as uvas estão verdes. Como diz o ditado, se não podes vencê-los...
Acredito tanto na sinceridade da FCMP em relação ao autocaravanismo itinerante como na vontade de a igreja ser um dia destes a favor do casamento dos padres e do divórcio civil.
É que ainda está por descobrir uma forma de misturar naturalmente a água e o azeite...
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: Autocaravanismo - as raposas e o galinheiro

Mensagempor ECosta » quinta dez 04, 2014 8:50 pm

Companheiros, em primeiro lugar, envio os meus parabéns a todas as intervenções neste tema. “O Autocaravanismo -as raposas e o galinheiro”, em minha opinião, todos os comentários têm sido de um esclarecimento mútuo mais ou menos bem fundamentado, cada um a sua maneira, mas acima de tudo de elevado nível cívico e respeito, mais uma vez parabéns e façam o favor de continuar.

Companheiros, ontem após o comentário/opinião do companheiro “Danibeja”, que subescrevo totalmente, tentei emitir a minha opinião mas foi-me impossível devido a um vírus que momentaneamente se instalou no meu computador impossibilitando-me de enviar qualquer escrito, não os vou fazer agora porque seria repetir o que outros companheiros já aqui escreveram, mas julgo ainda ser útil escrever alguns dos parágrafos para reflexão de alguns companheiros que ainda não estão necessariamente informados.

Uma federação é feita de clubes, os clubes são feitos de sócios. Uma federação é o espelho dos clubes e os clubes são o espelho dos seus sócios. Sem autocaravanistas sócios, não haverá clubes nem federação, não haverá quem coordene as nossas ideias, anseios e interesses coletivos, não haverá quem nos represente ou seja nosso interlocutor junto o puder legislativo e/ou fiscalizador. Companheiros não perguntem o que um clube pode fazer por nós, pelo contrário, digam o que podem fazer pelo clube, divulguem a vossa opinião, o vosso pensamento, critiquem o que pensam estar mal, o que nos afeta, e em vossa opinião como pensam que poderá ser resolvido.

As opiniões e ideias pessoais de cada um e a de todos nós que queiram opinar certamente se transformarão em ideia e opinião coletiva, juntos teremos a força necessária para sermos ouvidos e respeitados, todas as opiniões são válidas.

Nesta quadra natalícia que se avizinha, desejo a todos os autocaravanistas, boas festas feliz Natal, para todos.
PAZ UNIÃO SOLIDARIEDADE COMPANHEIRISMO FRATERNIDADE

Cumprimentos Pincos
ECosta
 
Mensagens: 67
Registado: segunda fev 14, 2011 3:56 pm
Localização: MINHO VIANA DO CASTELO

Re: Autocaravanismo - as raposas e o galinheiro

Mensagempor jfneves » quinta dez 04, 2014 11:15 pm

Boa noite,

Paulo MB Escreveu:Reparo que os intervenientes neste debate estão a repescar alguns textos publicados pela FCMP sem terem tido o cuidado de perceber que após a última alteração dos seus estatutos é necessário adotar alguma literatura ao novo teor dos mesmos. Parece não quererem compreender que as estruturas devem ser analisadas pela sua evolução no tempo e não por alguns textos que ainda não refletem os atuais preceitos estatutários. Compreendo que há, e sempre haverá, quem não se queira ver representado pelos clubes filiados na FCMP. Se assim é, porque se preocupam com a sua designação e atividades?


Companheiro Paulo MB, quero que saiba que da minha parte, pura e simplesmente acedi ao site da FCMP para justificar as considerações que ontem formulei. Se a informação aí disponibilizada não está devidamente actualizada, e o companheiro está inserido na referida organização, por via do clube de que é dirigente, então terá que pedir responsabilidades a quem por indevida informação é responsável.

Devo-o informar que estive quase tentado a postar o link que o companheiro fluis acabou por fazer, pela simples razão de que os moderadores no início deste tópico, solicitaram e bem, contenção nas posições a tomar, a fim de não se criarem demasiadas clivagens entre os participantes, já que do que necessitamos é essencialmente de moderação nas posições. Não pretendia apresentar aspectos negativos em demasia, tendo escolhido somente os dois que assumi.

Mas compreenderá que, qualquer pessoa com um mínimo de coerência, considerará que os conceitos plasmados naquele documento, são completamente inaceitáveis para um autocaravanista.

Após a polémica gerada noutro tópico, com as posições narcisistas, que na minha intervenção anterior já referi, vindas de um dirigente da secção de autocaravanismo da FCMP, com uma forma completamente desajustada, o que me fez pesquisar informação sobre as organizações aí referidas, quer as que ele atacava, quer a que defendia acérrimamente, pelo que me inteirei de quem era quem, que até esse momento desconhecia por completo.

Acabei por ler os estatutos de todas elas, bem como vários documentos elaborados e colocados à disposição pública, por acesso aos respectivos sites, e com especial atenção, os estatutos da FCMP.

Em toda a matéria que li da FCMP, é notório o forte espírito campista exalado de todos esses documentos, que de forma alguma contesto, mas que não aceito que me queiram aplicar como autocaravanista.

Especialmente no artigo 3º, ponto 2 dos seus estatutos, define claramente os seus fins, isto é, a prática do campismo e montanhismo, depreendendo-se daí facilmente que o autocaravanismo, juntamente com outras modalidades associadas, é de carácter secundário, ou seja, uma actividade subsidiária ou agregada à prática do campismo.

O único código de conduta que publica, é mais uma vez o "Código Campista", porque toda a estrutura está completamente impregnada até aos ossos do espírito campista, a que nada tenho que objectar.

O que não posso de forma alguma aceitar, ou sequer sentir-me representado por uma organização, que, sendo eu um praticante de autocaravanismo, queira que eu seja primeiro que tudo, um campista e só depois um autocaravanista.

Isto é, o autocaravanismo é uma modalidade do campismo, a ele associado, que é o mesmo que dizer, que o autocaravanista é um campista que trocou a tenda, dentro de parques de campismo, por uma autocaravana.


Circula e foi subscrito por algumas entidades, para além da FCMP, um documento denominado "Plataforma de Unidade" ou "Declaração de Princípios", de que desconheço por completo a paternidade do mesmo.

Não discordando no geral dos princípios nele plasmados, embora considere determinados conceitos demasiado abrangentes e limitadores, daí o receio forte que já evidenciei por diversas vezes, quando ouço falar na necessidade de se produzir legislação, para além da já existente, que enquadre a prática do autocaravanismo.

Quero chamar a atenção para a forma como foi elaborado o referido documento, sendo dirigido ao autocaravanismo, evidencia no meu entendimento, o espírito que não deverá ser marcante.

O primeiro conceito que define é, ACAMPAR. Quando no meu entendimento, antes de tudo o mais, seria definir ESTACIONAR/PERNOITAR, ou seja, os dois primeiros pontos deveriam ser os últimos e o 3º e 4º pontos os primeiros.

É esta postura de campista que deveremos todos começar por combater, libertando-nos definitivamente deste jugo, conseguindo pois a nossa ansiada emancipação.

Para que se possam defender os legítimos interesses dos autocaravanistas, estes deverão estar enquadrados por uma organização que se dedique única e exclusivamente ao autocaravanismo e que tenha na sua denominação social, como termo principal, a palavra AUTOCARAVANISMO.

O grande conceito moderno na actualidade, é o mundo da estrita especialização e não o da generalização.


ECosta Escreveu: ..... Uma federação é feita de clubes, os clubes são feitos de sócios. Uma federação é o espelho dos clubes e os clubes são o espelho dos seus sócios. Sem autocaravanistas sócios, não haverá clubes nem federação, não haverá quem coordene as nossas ideias, anseios e interesses coletivos, não haverá quem nos represente ou seja nosso interlocutor junto o puder legislativo e/ou fiscalizador.


Este é o conceito que subscrevo integralmente, e que deve estar presente em todos os que queiram praticar o autocaravanismo.

Em função deste conceito, penso inscrever-me num clube autocaravanista, logo que disponha de informação suficiente para tal, com o simples objectivo de me quotizar, e dessa maneira poder contribuir monetariamente, já que sem recursos nada se consegue fazer, e ir dando o meu modesto contributo, se para tal for solicitado.

Quero que saibam que, pessoalmente não me move qualquer interesse, nem pretendo exercer algum cargo, seja a que título for, seja em que organização for. Nada mais do que simples associado.

O que me fez participar neste debate, foi única e exclusivamente um dever que senti de tentar contribuir modestamente para um agitar das consciências, no sentido de se alcançar no futuro melhores condições para a prática do autocaravanismo, com o contributo de todas as ideias expressas.

Faço votos para que se promovam encontros directos com os vários participantes, sem paternalismos, disponibilizando-me eu próprio desde já, que será a forma mais fácil de se conseguir pacificamente aplanar divergências e alcançar progressos.


Um abraço,
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: Autocaravanismo - as raposas e o galinheiro

Mensagempor Paulo MB » sexta dez 05, 2014 1:13 am

Boa noite,

Debate interessante este.
Para facilitar a sua continuação declaro, desde já, que não conheço pessoalmente os meus interlocutores, com a exceção do dirigente Eduardo Costa.
Como apoiante da unidade e não da unicidade (faço-o desde 1975), nunca apoiei a via judicial que os ex-dirigentes da FCMP tomaram contra a organização formada por três clubes autocaravanistas. O respeito pela liberdade de associação deve ser um princípio básico de uma sociedade democrática. As organizações são aquilo que os seus associados queiram que elas sejam. Por isso há eleições regulares que permitem a continuidade, ou não, do rumo a traçar. Mas há também alguns pormenores que fazem que umas organizações sejam melhor compreendidas do que outras: limitação do número de mandatos, publicação dos planos de atividades e respetivos orçamentos, assim como os relatórios e contas anuais, entre outras. A esta prática chama-se transparência, sem a qual não é possível vir para a praça pública defender princípios que, por muito generosos que sejam, não têm qualquer credibilidade.
Acreditando neste princípio, a maioria dos clubes portugueses que têm associados que praticam o autocaravanismo (itinerante ou não) está filiada na FCMP. Fizeram-no livremente e representam a grande maioria dos autocaravanistas filiados. Mas como não há verdades absolutas, muitos há que estão fora do movimento associativo e outros que se associaram em clubes independentes ou agrupados noutra organização. É a democracia a funcionar.
Compreendo a apreensão que pode causar o facto de ainda haver documentos publicados no portal da FCMP que já não correspondem ao rumo traçado pelos atuais dirigentes e vou aceitar a sugestão que Fernando Neves me enviou, e que agradeço.
Mas já não posso estar de acordo com a ideia de que o autocaravanismo é uma modalidade de campismo. Basta estar atento às recentes tomadas de posição dos dirigentes que se reveem na FCMP para não cairmos nessa conclusão. A criação da comissão de autocaravanismo no seio da FCMP é a prova de que o munda gira e as organizações evoluem. Pessoalmente não concordo com um mundo virado para a especialização. E aqui está toda a diferença.

Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Avatar do Utilizador
Paulo MB
 
Mensagens: 343
Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm
Localização: Porto

Re: Autocaravanismo - as raposas e o galinheiro

Mensagempor Oliventino » sexta dez 05, 2014 1:50 am

Paulo MB Escreveu:
Pessoalmente não concordo com um mundo virado para a especialização. E aqui está toda a diferença.



É pena, porque será ? Podia melhorar o resultado.
Editado pela última vez por Oliventino em sexta dez 05, 2014 12:03 pm, num total de 2 vezes.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Autocaravanismo - as raposas e o galinheiro

Mensagempor Paulo MB » sexta dez 05, 2014 11:10 am

Bom dia,

Estando de acordo com a regra "Sejam feitos com elevação, e que as criticas sejam fundamentadas e reportando-se diretamente aos fatos/ações e não diretamente à instituição em si." abstenho-me de comentar o último posto.

Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Avatar do Utilizador
Paulo MB
 
Mensagens: 343
Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes