AS Municipal de Silves

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

AS Municipal de Silves

Mensagempor Duarte » segunda nov 17, 2014 11:19 pm

A Câmara Municipal de Silves está a construir um área de serviço junto á Fissul. Esta área era um objectivo de longa data do CampingCar Portugal (desde 2008 que o CCP mantinha reuniões com executivo da Autarquia ), que finalmente viu a luz do dia depois de vários anos de reuniões do CCP, com a Câmara Municipal de Silves
Obrigado Srª Presidente Rosa Palma

Imagem

Imagem



fica aqui uma foto tirada pelo companheiro Mário Prista da construção da AS
Imagem
Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Re: AS Municipal de Silves

Mensagempor time_out » segunda nov 17, 2014 11:39 pm

Boa noite.
Boas notícias.
Seria interessante saber o valor da obra.
Abraço
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: AS Municipal de Silves

Mensagempor Duarte » sexta nov 21, 2014 11:16 pm

Aqui vão novas fotos da obra tiradas pelo companheiro José Conceição


Imagem

Imagem

Imagem

as obras seguem a todo o vapor

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Re: AS Municipal de Silves

Mensagempor ASantos » sábado nov 22, 2014 12:11 am

Boa noite,

Gostaria de agradecer a quem ao longo do tempo não desistiu de acreditar que seria possivel concretizar esta AS. Obviamente tambem o meu agradecimento a quem na C M Silves acredita no retorno que uma AS pode representar.

Cps
ASantos
ASantos
 
Mensagens: 52
Registado: quarta jun 24, 2009 7:18 pm
Localização: Merceana

Re: AS Municipal de Silves

Mensagempor Paulo » segunda jan 05, 2015 10:13 pm

Boa noite,

As obras da nova AS Municipal de Silves estão a decorrer a muito bom ritmo, pelo que, com base em fonte fidedigna, podemos avançar que é objectivo do município inaugurar este espaço no final deste mês de Janeiro.

Imagem

Imagem


Paralelamente, e com base na mesma fonte, sabemos que é igualmente objectivo da CM Silves colocar regras de ocupação na zona envolvente da AS (parque ribeirinho), pois havendo condições epecíficas criadas para o estacionamento das ACs, deixa de se justificar que estas ocupem todo este espaço, em estacionamento transversal, em que cada AC ocupa pelo menos 5 lugares de estacionamento. Adicionalmente, podemos verificar que mesmo que a AC deixe o seu lugar, o "seu" espaço fica "reservado", o que é totalmente intolerável na via pública.

Foto de 4/Jan/2015:
Imagem

É claro que as vozes que muitas vezes falam (mas algumas pouco mais fazem...) no "Não à discriminação negativa" vão agora dizer que a CM deveria continuar a tolerar esta situação. Pela minha parte, considero que deve haver regras bem claras, e havendo condições e alternativas, os municípios devem gerir o espaço público, de modo que a sã convivência entre turistas e utilizadores locais floresça em ambiente agradável, pois ambos são interessados nessa situação. Uns porque gostam de visitar e permanecer e os outros porque são beneficiados com a visita, dado que a dinâmica dada ao comércio local é inegável e faz a diferença.

Não deve haver discriminação negativa, é um facto que certamente é defendido por todos nós, mas não podemos aceitar que as regras não existam e que esse facto leve normalmente à ruptura e às interdições totais ao estacionamento das ACs, especialmente nas zonas de grande procura.

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: AS Municipal de Silves

Mensagempor jaimemgon » segunda jan 05, 2015 11:17 pm

Já estive várias vezes em Silves e a sua última foto ilustra bem a vergonha que por lá se passa :oops: . Ocupar lugar com cadeiras é inadmissível no espaço público.(depois não gostam de autocaravanistas...normal!) Mais um reparo, as regras no estrangeiro são são severas e aqui pode-se fazer tudo... Não tenho nada contra autocaravanistas estrangeiros, pelo contrário até dinamizam a economia local, mas em Silves, as matrículas são quase 90% estrangeiras e as situações mais caricatas são de AC estrangeiras...
Agora a Câmara deve ser elogiada pela sua iniciativa até porque mesmo a 100metros existe uma área de serviço privada. (um pouco cara mas com bastante qualidade).
jaimemgon
Membro Inativo
 
Mensagens: 103
Registado: sexta mar 23, 2012 10:00 pm
Localização: Por aí...

Re: AS Municipal de Silves

Mensagempor Oliventino » terça jan 06, 2015 1:02 pm

jaimemgon Escreveu:...a sua última foto ilustra bem a vergonha que por lá se passa :oops: . Ocupar lugar com cadeiras é inadmissível no espaço público.(depois não gostam de autocaravanistas...normal!) Mais um reparo, as regras no estrangeiro são são severas e aqui pode-se fazer tudo... Não tenho nada contra autocaravanistas estrangeiros,
Agora a Câmara deve ser elogiada pela sua iniciativa


Bom dia.
A Câmara criou condições, a polícia ou GNR deveriam fazer o seu dever para o sucesso se expandir e consolidar.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: AS Municipal de Silves

Mensagempor jfneves » terça jan 06, 2015 5:38 pm

Boa tarde,

Primeiramente quero felicitar a Câmara Municipal de Silves pela excelente iniciativa levada a cabo e congratular-me com a sua breve inauguração.

Quanto à situação exposta pela última foto do companheiro Paulo, pelo facto de ser tão aberrante, nem merece qualquer outro comentário.

No entanto, quero expressar a minha opinião quanto à aplicação do denominado princípio da “não descriminação negativa”, aproveitando este caso em concreto.

Terá apenas o valor de uma mera opinião e modesto contributo, o valor de um simples voto numa hipotética votação associativa, a reafirmação de uma posição e nada mais para além disso.

Após a conclusão desta AS Municipal, não concordo que seja interditado o estacionamento a ACs naquele local, embora esteja convicto de que será quase certo o que vai acontecer.

Para que o estacionamento de qualquer AC, de igual modo como para qualquer outro tipo veículo, pudesse ser consentido, deveriam ser escrupulosamente respeitadas as condições demarcadas no local, ou seja: veículo parqueado perpendicularmente às guias do jardim e dentro dos limites demarcados. Existindo sinalização de estacionamento limitado no tempo para todos os veículos, dada a grande procura do local, óbvio que seria mais uma condicionante a respeitar.

Quanto aos limites marcados no pavimento, quero clarificar a minha opinião com um pequeno exemplo: o local dispondo de estacionamento com cerca de 5.00m de profundidade, e possuindo eu uma AC com cerca de 6.00m de comprimento e um outro companheiro uma AC com cerca de 4.80m, eu estaria impedido de estacionar a minha AC naquele local, enquanto que o meu companheiro teria todo o direito de o fazer, para além de não se extravasar os limites do veículo, com janelas abertas, et., etc..... Para mim estas são as regras elementares, uma questão de bom senso.

As condições anteriormente expressas não sendo respeitadas, as autoridades que actuem rápido e sem contemplações.

Não sendo especialista em legislação rodoviária, devo descrever uma situação presenciada num estacionamento similar no Porto, junto a minha casa, para conhecimento geral:

O local é exactamente idêntico ao da fotografia, com uma simples diferença (grande diferença) de que não dispõe de marcação no pavimento, embora seja intuitivo para toa a gente que o estacionamento é perpendicular à guia do passeio. Há-de aparecer sempre um “chico-esperto”, que tendo uma pequena camioneta com cerca de 9.00m de comprimento, logo não cabendo nos 5.00m de profundidade do estacionamento em causa, resolve estacionar o veículo, por vários dias, paralelamente à guia do passeio, ocupando de imediato 5 lugares. Chamada a polícia pelos moradores, decisão dos agentes – não existindo marcação no pavimento ou sinalização vertical indicativa do modo de estacionamento, este veículo é considerado bem estacionado !!!!!!!!!!!!!!!!! Só para que conste…. Pergunto: será que os agentes cumpriram a lei?

Um abraço,
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: AS Municipal de Silves

Mensagempor Euroviajante » terça jan 06, 2015 7:15 pm

Boa noite.

Estive em Silves de 01 para 02 Janeiro, estacionado no parque privado, 6,5€ com direito a abastecimento, Luz e despejos ( não considero nada caro), estava completo. Cá fora, amontoavam-se autocaravanas, entre cadeiras, mesas e fogareiros, além dos veículos, desde carros a bicicletas e atrelados. Percebo que a autarquia deixe esta situação, pois o acréscimo de população, permite, em parte, haver um acréscimo de consumo, logo poderá beneficiar o comercio local. Digo em parte, porque muitos não consomem assim tanto, vão as compras ao continente e/ou trazem dispensas cheias abastecidas no país respetivo.
A AS ainda não está pronta, os cabocos demostram que vai te uma cancela na entrada, uma recepção , logo deve ter um custo de pernoita, o que se compreende, derivado do investimento, além disso, considero que os munícipes não tem de suportar os despejos e consumos de agua dos outros, quando eles tem de pagar os seus.
Cumprimentos

Manuel Pereira
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: AS Municipal de Silves

Mensagempor Paulo » terça jan 06, 2015 9:01 pm

Caro jfneves,

Estamos a sensibilizar os nosso interlocutores para que fique, de alguma forma, previsto o estacionamento de ACs para os que estão de passagem e pretendam fazer paragens breves ou sem prenoita (por exemplo), sem a obrigatoriedade de entrar nos espaços reservados para ACs. Der qualquer modo, quando se instala a anarquia é difícil depois repor a normalidade, pois os maus hábitos estão criados.

Pela nossa parte iremos tentar sensibilizar no sentido de que a solução de bom-senso seja a adoptada, mas compreendemos que esta situação será sempre melindrosa, pois há autocaravanistas que insistem em não querer compreender o que não devem fazer no espaço público.

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: AS Municipal de Silves

Mensagempor jaimemgon » terça jan 06, 2015 10:30 pm

Euroviajante Escreveu:Boa noite.
Estive em Silves de 01 para 02 Janeiro, estacionado no parque privado, 6,5€ com direito a abastecimento, Luz e despejos ( não considero nada caro), estava completo.

Manuel, referi que era caro , isso comparando com áreas de serviço de tutela Municipal/Junta de Freguesia. Estas são bem mais em conta...rondam os 4.5€
A que voltar a referir que as condições da referida área privada são muito boas para não dizer excelentes!
jaimemgon
Membro Inativo
 
Mensagens: 103
Registado: sexta mar 23, 2012 10:00 pm
Localização: Por aí...

Re: AS Municipal de Silves

Mensagempor jfneves » quarta jan 07, 2015 12:13 pm

Bom dia companheiro Paulo,

Espero que tenham pleno êxito nas vossas iniciativas de sensibilização.

A questão da não descriminação negativa das ACs, é meramente uma questão de princípio.

Devo esclarecer que não tenho pessoal interesse em que o estacionamento seja mantido, dado que na situação concreta, se chegado a Silves tivesse a possibilidade de estacionar em ambos os locais, optaria de imediato e sem qualquer tipo de hesitação pela AS, em função das comodidades que me proporcionaria com custo reduzido.

Temos que convir que quem não estiver disponível para pagar 6.5€/dia/2pax (preço de referência da AS privada), com os serviços prestados, é preferível nem sair de casa. Em Setembro/2013 estive entre os dias 10 e 20 no Motorhome Park da Falésia, pagando 8€/dia/2pax, e disse-lhes frontalmente que o preço praticado era excelente para os autocaravanistas. Não estou minimamente interessado em que as empresas pratiquem preços demasiado baixos e fechem posteriormente pelos custos serem incomportáveis.

Eu entenderei sem qualquer tipo de dificuldade, que caso a autarquia de Silves interdite aquele estacionamento às ACs, e analisando o assunto sob o estrito ponto de vista deles, que perante uma situação anacrónica como aquela que a sua fotografia documenta e se verifica frequentemente, que em qualquer país que se queira dito civilizado, é inaceitável a todos os títulos, tiveram a iniciativa, assumindo todos os custos a tal inerentes, de criarem condições ideais para a prática do autocaravanismo, tenham a vontade de proceder à dita interdição. Ao mesmo tempo, não se podem dar ao “luxo” de nada cobrarem pelo consumo de água e o tratamento dos esgotos, de todos os autocaravanistas e em especial aos milhares de estrangeiros que passam grande parte do ano no Algarve. Então para estes últimos, que dispõem de um nível de vida muitíssimo mais elevado que o dos portugueses, os valores anteriormente referidos, cobrados nas AS, nem trocos chegam a ser.

Cumprimentos,
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: AS Municipal de Silves

Mensagempor Euroviajante » quarta jan 07, 2015 6:06 pm

jaimemgon Escreveu:
Euroviajante Escreveu:Boa noite.
Estive em Silves de 01 para 02 Janeiro, estacionado no parque privado, 6,5€ com direito a abastecimento, Luz e despejos ( não considero nada caro), estava completo.

Manuel, referi que era caro , isso comparando com áreas de serviço de tutela Municipal/Junta de Freguesia. Estas são bem mais em conta...rondam os 4.5€
A que voltar a referir que as condições da referida área privada são muito boas para não dizer excelentes!


Companheiro tudo bem, percebi o contexto.
Um abraço

Manuel Pereira
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: AS Municipal de Silves

Mensagempor Lealbino » quinta jan 08, 2015 11:49 am

8)

Excelentes noticias, venham mais exemplos destes e multipliquem-se AS's com qualidade e que garantam condições de manutenção, pernoita e parqueamento.

Incluo-me no grupo que vê com olhos "normais" a cobrança destes serviços/locais, quanto a mim é somente normal que o façam proporcionando desta forma comodidades que de outra forma lá se andaria a tentar obter de forma menos correta ou então mesmo ilegal.

Se em qualquer lugar que se visite é normal no mínimo haver uma cobrança de 25€ ao alugar um quarto para um casal passar a noite, parece-me que pagar um valor bem abaixo disto para podermos usufruir do prazer de nos podermos deslocar sem deixar de estar na nossa "casa" com plenas condições é elevar a qualidade de vida. :wink:


Abraços
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: AS Municipal de Silves

Mensagempor fluis » quinta jun 04, 2015 8:44 am

Bom dia,

Sobre a A.S. de Silves, saiu esta noticia no correio da manhã:

http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/deta ... vanas.html

Provavelmente devido às diretivas da CCDR Algarve, guarda, cancelas, horários, folgas dos funcionários, etc., a Câmara resolveu simplificar e fazer o concurso de exploração para entregar a privados.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes

cron