TRANCOSO

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

TRANCOSO

Mensagempor Manel » terça nov 04, 2014 9:41 pm

Olá

Tinha ideia que havia uma Area Serviço em Trancoso..... mas não encontro nenhuma refª

Alguem me confirma, ou tem ideia onde por ali se pode pernoitar?

Obrigado
Eugenio Reis
Manel
 
Mensagens: 251
Registado: quarta Oct 25, 2006 4:31 pm
Localização: Torres Novas

Re: TRANCOSO

Mensagempor Henrique Fernandes » quarta nov 05, 2014 3:47 pm

Companheiro:
Pode pernoitar junto às muralhas, num grande espaço aberto anexo ao pavilhão multiusos (junto às bombas da GALP), onde habitualmente se realiza a feira semanal das 6.ªs feiras.

Coordenadas:
N 40º 46` 31``
W 07º 21` 02``

Quanto à AS (ou ESA como alguns gostam de dizer...), ficou "encravada".
A história pode resumir-se em poucas palavras: o CGA, com o apoio da FPA e do CAS, conseguiu motivar a autarquia para a construção de uma AS com parqueamento e controlo de acesso incluídos.
Foi efetuada a 1.ª parte da obra, estando já instalados uma dezena de alvéolos, muito perto da zona histórica.
Faltando apenas a plataforma de manutenção/abastecimento (preparada igualmente para o serviço de autocarros), introduziram-se pelo meio as eleições autárquicas...
A partir daí, tanto quanto sei, estalou um conflito entre o empreiteiro e a autarquia por causa de contas atrasadas que nem sequer se reportam à obra em causa.
É caso para se dizer que pagou o justo pelo pecador...
Estamos a tentar desbloquear a situação e assim que ocorrerem factos positivos, deles darei conhecimento aqui no Fórum.
Saudações gardingas
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: TRANCOSO

Mensagempor Manel » quarta nov 05, 2014 3:58 pm

Olá

Muito obrigado companheiro Henrique, pela sua disponibilidade e partiha.

Fiquei elucidado!

Grande abraço

Eugenio Reis
Manel
 
Mensagens: 251
Registado: quarta Oct 25, 2006 4:31 pm
Localização: Torres Novas

Re: TRANCOSO

Mensagempor Paulo MB » quinta nov 06, 2014 11:57 am

Bom dia Caro Henrique Fernendes,

Para esclarer a questão que coloca quando escreve "Quanto à AS (ou ESA como alguns gostam de dizer...)" transcrevo os artigos da Portaria n.º 1320/2008 de 17 de novembro que define uma e outra:
Artigo 27.º
Estações de serviço

1 — Os parques que admitam caravanas e autocaravanas devem dispor de estações de serviço na proporção de uma para cada 30 unidades, localizadas em zona do parque de fácil acessibilidade.
2 — As estações de serviço devem estar revestidas com materiais impermeabilizados e dispor de equipamento próprio para:
a) Escoamento de águas residuais;
b) Esvaziamento de WC químico/sistema de lavagem
e despejo de cassetes sanitárias;
c) Abastecimento de água potável;
d) Despejo de resíduos sólidos urbanos.

Artigo 29.º
Áreas de serviço

1 – São áreas de serviço os espaços sinalizados que integrem uma ou mais estações de serviço, equipadas nos termos do artigo 27º, destinados exclusivamente ao estacionamento e pernoita de autocaravanas por período não superior a setenta e duas horas.

Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Avatar do Utilizador
Paulo MB
 
Mensagens: 343
Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm
Localização: Porto

Re: TRANCOSO

Mensagempor danibeja » quinta nov 06, 2014 12:42 pm

Boa tarde,

Esqueceu-se de copiar da portaria a parte a que se referem as secçoes e subsecçoes, que e a mesma coisa que ponto final e ponto final paragrafo...

Estaçoes de serviço sao para caravanas e autocaravanas, areas de serviço apenas admitem autocaravanas, tal como a portaria afirma no artigo 29°, assim como, o artigo 29° afirma que as areas de serviço podem estar equipadas com uma ou mais estaçoes de serviço, nos termos do artigo 27°, o que por si so sera diferenciador.


Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: TRANCOSO

Mensagempor jgomes » quinta nov 06, 2014 1:03 pm

Boa tarde.

Isto anda lindo por aqui, anda................

Cumprimentos
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: TRANCOSO

Mensagempor Henrique Fernandes » quinta nov 06, 2014 1:41 pm

Caro Paulo MB:
Muito agradeço os esclarecimentos prestados, pese embora não fosse minha intenção obtê-los quando fiz a alusão às "AS versus ESA".
É que também eu há muito tropecei na legislação que referiu ...
O meu "aparte" pretendeu apenas satirizar na passada a preocupação extrema que algumas pessoas ainda demonstram acerca das denominações formais das coisas.
Quero eu dizer que há por aí muita gente a preocupar-se demasiado com a forma que as coisas tomam, em vez de se ocuparem sobretudo do conteúdo que elas têm...
Isto é como a história do chamado café-expresso. Se for às portarias e regulamentos aplicáveis (nomeadamente da ASAE e de outros universos relacionados) é de café-expresso que falamos. Mas se for a Lisboa, dir-lhe-ão que é uma "bica", enquanto no Porto falam-lhe em "cimbalino" ou coisa do género.
A mim, o que me interessa é que se pedir um, seja qual for o termo usado, mo sirvam!
Por isso vou continuar a falar de AS, simplesmente porque sei que, fazendo-o, toda a gente me entende.
Em todo o caso fico muito sensibilizado pela sua atenção ao pormenor.
Cordiais saudações gardingas.
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: TRANCOSO

Mensagempor Paulo » quinta nov 06, 2014 3:06 pm

Caros amigos,

Dando mais alguma informação referente a Trancoso, este local é realmente muito central, pois efetuei aqui uma paragem diurna durante este Verão e gostei.

Imagem

Há mais opções de paragem nas ruas envolventes, no entanto não consigo confirmar a tranquilidade nocturna, pois esse factor para alguns é importante.

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: TRANCOSO

Mensagempor Henrique Fernandes » quinta nov 06, 2014 3:20 pm

Caro Paulo:
O local da fotografia que teve a amabilidade de juntar, que é aquele que referenciei nas coordenadas GPS que forneci, é para mim o mais tranquilo, até porque há espaço para colocar a AC suficientemente longe da estrada de passagem, mas ainda assim visível de todos os lados, o que reforça a sensação de segurança.
N/ recomendo é que tentem aparcar dentro das muralhas, até porque o acesso é muito estreito para a maioria das ACs e o estacionamento no interior pode ser muito problemático.
Abraço
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: TRANCOSO

Mensagempor Manel » quinta nov 06, 2014 7:57 pm

Olá

Obrigado companheiro Henrique!

Obrigado companheiro Paulo... Com foto e tudo!

Tudo isto está dentro do meu actual espirito.... potenciar o que de bom ainda temos, neste caso o que a Net pode dar e sobretudo cultivar a solideriedade.

Melhor ainda é termos companheiros "disponiveis" para partilhar! Bem hajam! e o meu obrigado.

Amanhã lá estarei para uma vista de olhos à feira das castanhas.

Irei aprofundar o meu conhecimento das "Terras do Demo" Penedono... Marialva.... por aí.

Fiquem bem
Abraço
Eugenio Reis
Manel
 
Mensagens: 251
Registado: quarta Oct 25, 2006 4:31 pm
Localização: Torres Novas

Re: TRANCOSO

Mensagempor Henrique Fernandes » sexta nov 07, 2014 12:03 am

Atenção, companheiro Manel, que amanhã (6.ª feira) é dia de feira semanal em Trancoso...
Só vai arranjar espaço no local da fotografia depois da hora de almoço, quando os feirantes começarem a abandonar a zona.
Até essa hora a confusão vai ser mais do que muita.
Ainda assim, boa estadia!
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: TRANCOSO

Mensagempor Manel » sexta nov 07, 2014 8:42 pm

Olá

Obrigado companheiro Henrique

Já cá estou (cheguei já à noite) e o mercado já se foi embora.

Sitio muito espaçoso e muito bem iluminado.

Vamos ver se amanhã não chove para "andar por aí!

Abraço
Eugenio Reis
Manel
 
Mensagens: 251
Registado: quarta Oct 25, 2006 4:31 pm
Localização: Torres Novas


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes