Inspecção AC

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Re: Inspecção AC

Mensagempor João Morgado » segunda Oct 27, 2014 12:04 pm

Bom dia

Confirmei com o IMT e a inspecção é ao fim de 4 anos tal como qualquer outro veículo ligeiro de passageiros. (categoria europeia M1).
Contactei também o centro de inspecções da Controlauto de Azeitão e também confirmaram o mesmo.

Abraços
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Inspecção AC

Mensagempor Luis Agostinho » segunda Oct 27, 2014 12:17 pm

Bom dia,

João Morgado Escreveu:Bom dia

Confirmei com o IMT e a inspecção é ao fim de 4 anos tal como qualquer outro veículo ligeiro de passageiros. (categoria europeia M1).
Contactei também o centro de inspecções da Controlauto de Azeitão e também confirmaram o mesmo.

Abraços


O João dá cabo de tudo... :mrgreen: :mrgreen: Já vinha eu preparado para dizer que os serviços juridicos do clube após o meu pedido de esclarecimento e uma bateria de bons advogados tinham tratado de se informar sobre a realidade para impressionar o Duarte e o Spedy... :twisted: :twisted: ...o meu "serviço Juridico" antecipou-se... :oops: :oops:

Duarte Escreveu:Companheiro Luis Agostinho

A minha Ac fez 6 anos em Agosto e tinha que ir todos os anos com ela á inspecção, da ultima vez que lá fui deram dois anos desta forma só la vou quando tiver 8 anos ou seja em 2016.
Fui á controlauto da Guia - Albufeira.

Duarte


spedy Escreveu:É simples companheiro Luis Agostinho, vais a outro centro de inspeções...

Curiosamente o site do imtt continua a dar dois anos no simulador...


Agradeço-vos as respostas e principalmente ao meu serviço juridico (João Morgado :wink: ) a disponibilidade dele em me ter ajudado de uma forma tão célere.

E são estes os Centros de Inspecção que temos...só para vos dar uma ideia...quando mostrei aquele papel...a 1ª pergunta do funcionário...-"Mas quem é que escreveu isto...?!?!" :roll: :roll: :evil:
É esta mentalidade que me irrita nos IPO's...que ali dentro são uns Doutores...e o ónus da prova está sempre do nosso lado...e que os proprietários dos automóveis não são pessoas de bem...!!! :evil: :evil:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Inspecção AC

Mensagempor spedy » segunda Oct 27, 2014 12:23 pm

Luis Agostinho Escreveu:Bom dia,

...e que os proprietários dos automóveis não são pessoas de bem...!!! :evil: :evil:

Um abraço,


Tecer essa consideração depende de alguns fatores, por exemplo, junto do livrete costumas te esquecer de uma nota de 50 ou de 100 ??? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Inspecção AC

Mensagempor Euroviajante » segunda Oct 27, 2014 9:03 pm

spedy Escreveu:
Luis Agostinho Escreveu:Bom dia,

...e que os proprietários dos automóveis não são pessoas de bem...!!! :evil: :evil:

Um abraço,


Tecer essa consideração depende de alguns fatores, por exemplo, junto do livrete costumas te esquecer de uma nota de 50 ou de 100 ??? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:



:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Este pessoal (Spedy) anda mesmo distraído, em Portugal isto não acontece, só em países corruptos do 3º mundo. Spedy anda a ver muitos filmes e confunde as coisas. :mrgreen:

Cumprimentos, não dou abraços

Manuel Pereira
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: Inspecção AC

Mensagempor João Morgado » terça Oct 28, 2014 11:06 am

Continuando...

A página do IMT http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues ... gosto.aspx

Cliquem no Decreto-Lei nº 144/2012 e vejam o Anexo I Ponto 6 e também a nota logo a seguir.
Bem sei que no simulador não bate a bota com a perdigota, mas o que conta é o DL.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Inspecção AC

Mensagempor Luis Agostinho » terça Oct 28, 2014 12:06 pm

Bom dia,

Querem saber a melhor...nem a Controlauto Serviços Centrais...

Controlauto - Controlo Técnico Automóvel SA
Endereço: Rua Alfredo Lopes Vilaverde 15B Sala 7, 2770-009 Paço d’Arcos
Telemóvel:21 441 8376
Horário: Aberto hoje · 09:00 - 18:30

me sabem responder a uma pergunta tão simples. Porquê o Centro de Azeitão informa que a 1ª inspecção após a 1ª matricula é 4 anos e o Centro do Alto da Pampilheira em Cascais diz que é ao fim de 2 anos após a 1ª matricula...

Simpáticamente o Sr. que me atendeu pediu para me ligar mais tarde porque neste momento não tem uma resposta para me dar...básicamente porquê é que cada Centro da Controlauto diz uma coisa que é diferente...e aqui refiro a disponibilidade da pessoa que me atendeu, que não me despachou em grande velocidade...

Telefonem para lá e façam a mesma pergunta que fiz, porque existe esta disparidade em Centros da mesma Empresa...e ouçam a resposta.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Inspecção AC

Mensagempor Luis Agostinho » terça Oct 28, 2014 12:24 pm

Boa tarde,

Um conselho que vos dou, cinjam-se a este documento porque neste momento telefonei para os Serviços centrais da Controlauto e falei com a mesma pessoa, e chamei-lhe a atenção para esta circular enviada para eles...garantiu-me que mais tarde me ia dar uma resposta...isto ou um gajo se mexe ou então está quinado!!! :roll: :mrgreen:

João Morgado Escreveu:
Calita Escreveu:Objetivo-inspecao ser efetuada de 2 em 2 anos.


Mas isso já acontece. Veja-se a circular ITVA 7/2014 do IMT para a Controlauto.

Imagem


Agradeço também ao meu "Serviço Juridico" que tem sido incansável para me ajudar...não só a mim mas a muitos de nós. :wink:

Traduzindo: Obrigado João Morgado. :wink:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Inspecção AC

Mensagempor Euroviajante » terça Oct 28, 2014 2:37 pm

Pois já que no Bar não faz nada, tenho de fazer tudo a menina, passou a ser jurídico, este João Morgado é um homem polivalente. :mrgreen:
Querem ver que ainda vai dar para outro lado?
:mrgreen:

Cumprimentos, abraços fica muito perto

Manel IV
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: Inspecção AC

Mensagempor forum_admin » terça Oct 28, 2014 3:53 pm

Boa tarde,

Pedimos aos companheiros para que se mantenham dentro do tema do tópico em questão, ou seja, Inspecção AC, as outras questões devem ser colocadas noutros tópicos adequados, e a boa disposição tem o seu lugar evidentemente, mas na sala de convívio.

Obrigado pela compreensão.
A Equipa CampingCar Portugal
http://www.campingcarportugal.com
Avatar do Utilizador
forum_admin
Site Admin
 
Mensagens: 406
Registado: terça Oct 18, 2005 9:37 pm

Re: Inspecção AC

Mensagempor danibeja » terça Oct 28, 2014 5:44 pm

Boa tarde,

Já confirmei através de pessoas conhecidas que o procedimento actual é o mesmo que para ligeiros de passageiros, o ponto 6 do anexo que o Companheiro João Morgado menciona.

No entanto, parece-me que vamos ter problemas com isto ( com o pagamento do IUC, considerando que passa a ligeiro de passageiros ).

Eu prefiro continuar a ser um veiculo especial, como o previsto na legislação e nas inspecções ser considerado como tal... reparem que todos os veículos especiais estão no ponto 8 do anexo ( ambulâncias, carros funerários, transporte de crianças, correios, etc... ), que é onde eu afirmo que deveríamos estar....... mas como eu não mando nada, é o IMT, eles é que decidem qual a periodicidade de inspecção das ACS...

Queria dizer muito mais, mas não quero aqui lembrar outras situações que nos podem prejudicar, senão o nosso Desgoverno aproveita logo este nicho de mercado.....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Inspecção AC

Mensagempor Luis Agostinho » quarta Oct 29, 2014 11:13 am

Bom dia,

Confirmadinho pelos Serviços Centrais da Controlauto: após a 1ª matricula 4 anos, depois aos 6 e aos 8 e depois anualmente. Depois disseram que eu já não precisava de ir a Azeitão porque o centro de Cascais ia ser avisado da alteração e não dar informações erradas (iam levar umas orelhadas!!!) (foi a parte que eu gostei mais de ouvir :mrgreen: )...

Já tinha tudo prontinho para ir receber a garrafita de moscatel do João Morgado, que ele fazia muito gosto em oferecer, assim népia...!!! :wink:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Inspecção AC

Mensagempor Euroviajante » quinta Oct 30, 2014 7:29 pm

Boa tarde companheiros.

Hoje fui ao Carregado fazer a inspeção ao cento do Pedro Lamy, a de uma das minhas viaturas e questionei sobre a alteração da obrigatoriedade de 2 anos para as autocaravanas.
O funcionário diz eu há muita confusão, mas que o melhor é fazer ao fim de 2 anos, não deixar a o prazo, pois posso ser multado. No meu caso como ainda falta mais de 6 meses espero que este assunto esteja realmente esclarecido.
Como é natural no nosso país cada cabeça sua sentença. Desculpem o meu desabafo, mas é aqui que julgo que um Clube/ Federação poderia intervir questionado diretamente o IMP, mas deixo a sugestão.

Cumprimentos

Manuel Pereira
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: Inspecção AC

Mensagempor Luis Agostinho » quinta Oct 30, 2014 7:38 pm

Euroviajante Escreveu:O funcionário diz eu há muita confusão, mas que o melhor é fazer ao fim de 2 anos, não deixar a o prazo, pois posso ser multado. No meu caso como ainda falta mais de 6 meses espero que este assunto esteja realmente esclarecido.


:roll: :roll: :roll:
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Inspecção AC

Mensagempor João Morgado » quinta Oct 30, 2014 9:01 pm

Euroviajante Escreveu:No meu caso como ainda falta mais de 6 meses espero que este assunto esteja realmente esclarecido.
Como é natural no nosso país cada cabeça sua sentença.

Companheiro Euroviajante, mas o assunto já está esclarecido. Há uma informação do IMT e a confirmação da Controlauto. Quanto mais mexem no assunto pior. Se quiser imprima a circular ITVA 7/2014 para quando fôr à inspecção espetar com ela na cara de quem lhe disser que não sabe de nada.
Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Inspecção AC

Mensagempor Oliventino » quinta Oct 30, 2014 10:22 pm

Euroviajante Escreveu:Boa tarde companheiros.
No meu caso como ainda falta mais de 6 meses espero que este assunto esteja realmente esclarecido.
Cumprimentos

Manuel Pereira


Ó companheiro euroviajante, isto está mais que esclarecido, Portugal já não manda nada, é tudo europeu, espreite o que vigora na Europa.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Anterior

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes