Inspecção AC

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Re: Inspecção AC

Mensagempor danibeja » segunda jun 23, 2014 6:21 pm

Boa tarde,

Acredito que o IMT tenha cometido mais uma gafe... pois as autocaravanas não são um veiculo ligeiro de passageiros, no artigo 106º do CE englobam-se no nº 3 e não no nº 1 e 2... logo, não podem ser englobadas no ponto 6 do anexo I... mas sim no ponto 8.

No entanto, como disse, eles é que tem competência para organizar e deliberar em relação aos centros de inspecção, e poderão ter alterado as regras do "jogo"... o que não acredito, pois seria contrário à lei, no entanto irei tentar saber se aqui na região se se processam as inspecções das autocaravanas como um veiculo ligeiro de passageiros.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Inspecção AC

Mensagempor Calita » segunda jun 23, 2014 8:01 pm

Paulo MB Escreveu:Boa tarde,

Respondendo ao Carlos Martins, remeto-o para os dois documentos que publiquei e que são da autoria de responsáveis do IMT.
Retomo-os.
Inspeções periódicas - (refere-se a autocaravanas até 3 500 kg)

- As periodicidades das inspeções encontram-se definidas no Anexo I do DL
144/2012, com as alterações da Declaração de Retificação n.º 44/2012;

- No referido Anexo, encontram-se identificados diversos grupos de veículos e
respetivas periodicidades, contudo não se encontram diretamente identificadas as
autocaravanas, o que poderá estar na origem das referidas dúvidas;

- Contudo, na Declaração de Retificação n.º 44/2012 consta uma Nota adicional: “No
caso de dúvidas em integrar um veículo num dos grupos indicados no presente
anexo, aplica-se a classificação europeia identificada em parênteses”;

- Assim, tratando-se as autocaravanas de veículos de passageiros com lotação até 9
lugares classificam-se como veículos da categoria europeia M1, pelo que se aplica a
periodicidade prevista na linha 6 do referido Anexo: “Automóveis ligeiros de
passageiros (M1) –Quatro anos após a data da primeira matrícula e, em seguida, de
dois em dois anos, até perfazerem oito anos, e, depois, anualmente.”

- Mais se informa que foi enviado aos centros de inspeção, em Março de 2014, a
Circular ITVA 7/2014, que se anexa, a esclarecer a periodicidade das autocaravanas
categoria europeia M1 com peso bruto superior a 3500kg.


Com os melhores cumprimentos

José Pereira Martins

Departamento de Inspeção Veículos Rodoviários
Direção de Serviços de Regulação Técnica e de Segurança
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P.
Av. das Forças Armadas , 40 1649-022 Lisboa
Telef. + 351 21 794 91 28 | Fax + 351 21 794 9226 | imtt@imtt.pt | http://www.imtt.pt


Circular ITVA 7 / 2014 - (refere-se a autocaravanas com mais de 3 500 kg)

Este documento foi já publicado por vários intervenientes deste fórum.

Ambos classificam as autocaravanas (o 1º para as que têm menos de 3 500 kg e o 2º para as que têm mais de 3 500 kg) como veículos inseridos na categoria M1 e apontam para quatro anos após a data da primeira matrícula e, em seguida, de dois em dois anos, até perfazerem oito anos, e, depois, anualmente.

Um abraço,


Companheiro Paulo
Grato por o esclarecimento, assim estão desfeitas as minhas dúvidas, e percebo o porque de terem dado validade de 1ano à minha AC,pois tem mais de 8 anos.

Cumprimentos
Carlos Martins

Imagem
Diretor de Eventos do Clube de Autocaravanismo da Abeceira
Calita
 
Mensagens: 862
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra

Re: Inspecção AC

Mensagempor rmsnegrao » terça jun 24, 2014 9:03 am

Confesso que no meio de toda esta legislação que para aqui vai, ainda fiquei mais confuso.

O que eu pedia aos mais elucidados nestes assuntos era que me respondessem apenas ao seguinte:

Declaração - em 2010 comprei uma autocaravana construida e matriculada em 2009 com 3300Kg. Até à data sempre fiz inspecções com validade de 1 ano. A última inspecção foi em JAN2014 com validade por 1 ano, logo, a próxima inspecção será em JAN2015.

Pergunta - A próxima inspecção da minha AC mantém-se para JAN2014 ou isto sofreu alteração e só tenho de ir ao Centro de Inspecção em 2016?

Cumps,

RN
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Re: Inspecção AC

Mensagempor Paulo MB » terça jun 24, 2014 10:19 am

Bom dia rmsnegrao,

Como este esclarecimento do IMT só veio a público após a sua última inspeção, não será aconselhável ir ao seu centro de inspeção esclarecer a sua dúvida?
Eu fá-lo-ia.

Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Avatar do Utilizador
Paulo MB
 
Mensagens: 343
Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm
Localização: Porto

Re: Inspecção AC

Mensagempor rmsnegrao » terça jun 24, 2014 10:49 am

Bom dia Paulo MB,

Já tinha pensado nisso. No entanto, como neste país nem sempre há consenso entre as várias entidades, gostava de levar comigo algo com que os pudesse confrontar, isto no caso de alegarem nada saberem. A circular aqui apresentada apenas se refere às AC com peso bruto superior a 3500Kg, nada diz sobre as outras "mais leves".

Uma coisa é certa: o certificado de inspecção que possuo é válido apenas até JAN2015 e é isso que interessa se for abordado pelas autoridades. Mas se entretanto houve alteração, gostava de saber se este prazo pode ser extendido por mais um ano. A minha carteira agradece! :)

Se mais nada surgir entretanto, vou tentar informar-me no meu Centro de Inspecções e alguma novidade que haja, colocarei aqui.

Abraço,

RN
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Re: Inspecção AC

Mensagempor benjamim antonio » terça jun 24, 2014 11:54 am

Muito bom dia companheiros
Dizem que da discussão nasce a luz, mas estou a ver isto tão negro tão negroo, que até tenho medo de tropeçar.
A minha AC foi inspeccionada em 08-04-2014,próxima inspecçao até 26-04-2015 e para o ano lá estarei para cumprir a data que foi atribuída e assim andar legal. Não vá passar por Queluz e ser interpelado por algum cívico (com o qual estou zangado, porque me não me levou a passear pelas franças :roll: :roll: :lol: :lol: :lol: ) que sabe da sua profissão e me passe a rigorosa.
Doutro modo só vislumbro duas hipóteses: ou vou ao centro onde o companheiro João Farrim faz a dele (se me der a localização) ou vou averbar para mais de 3500Kg o que implica despender mais do que os trinta e tal euros que pago anualmente.
Boas viagens e boa disposição.
Saudações
Benjamim
o autocaravanismo é uma forma de turismo
quando de autocaravana não sou campista,sou turista itenerante.
benjamim antonio
 
Mensagens: 95
Registado: domingo jan 12, 2014 6:37 pm
Localização: arcena, alverca do ribatejo

Re: Inspecção AC

Mensagempor Paulo MB » terça jun 24, 2014 7:25 pm

Boa tarde rmsnegrao,

Se a sua dúvida se refere às autocaravanas com menos de 3 500 kg, remeto-o novamente para o texto que publiquei, que reproduzo parcialmente:

- Assim, tratando-se as autocaravanas de veículos de passageiros com lotação até 9
lugares classificam-se como veículos da categoria europeia M1, pelo que se aplica a
periodicidade prevista na linha 6 do referido Anexo: “Automóveis ligeiros de
passageiros (M1) –Quatro anos após a data da primeira matrícula e, em seguida, de
dois em dois anos, até perfazerem oito anos, e, depois, anualmente.”

- Mais se informa que foi enviado aos centros de inspeção, em Março de 2014, a
Circular ITVA 7/2014, que se anexa, a esclarecer a periodicidade das autocaravanas
categoria europeia M1 com peso bruto superior a 3500kg.

Repare que no fim desta nota se faz uma referência às que têm mais de 3 500 kg, remetendo-as para a tal circular ITVA 7 / 2014. Daí eu ter concluído que o início do texto se refere às outras (até 3 500 kg).

Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Avatar do Utilizador
Paulo MB
 
Mensagens: 343
Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm
Localização: Porto

Re: Inspecção AC

Mensagempor jaime Alcácer » terça jun 24, 2014 10:37 pm

Boa noite

A minha A/C tem peso bruto 3.500kg,foi inspecionada hoje e ficou com validade até 2016.

Um abraço
Jaime Alcácer

Faralhão/Setúbal
Avatar do Utilizador
jaime Alcácer
 
Mensagens: 27
Registado: sábado set 19, 2009 11:51 pm
Localização: Faralhão/Setúbal

Re: Inspecção AC

Mensagempor rmsnegrao » quarta jun 25, 2014 8:51 am

jaime Alcácer Escreveu:
...
A minha A/C tem peso bruto 3.500kg,foi inspecionada hoje e ficou com validade até 2016.
...



Boa, contra factos não há argumentos! :wink:

Jaime, pode facultar o nome desse Centro de Inspecções? É sempre um argumento que poderei apresentar quando for ao meu e lhes referir especificamente um Centro de Inspecções que já aplica essa regra...

Paulo MB Escreveu:
...
Se a sua dúvida se refere às autocaravanas com menos de 3 500 kg, remeto-o novamente para o texto que publiquei, que reproduzo parcialmente:
...


Obrigado Paulo MB pela indicação. Já tinha imprimido essa circular, mais o extracto do email que também foi colocado no outro fórum do CPA aqui referido, assim como o DL 144/2012 e a Declaração de Rectificação nº44/2012. Isto, juntamente com a informação do Jaime Alcácer, penso que será suficiente para reclamar junto do Centro de Inspecções onde efectuei a dita. Pelo sim pelo não, pedi ontem um esclarecimento ao IMTT especificamente sobre a minha AC, mas ainda não tive resposta.

Abraço,

RN
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Re: Inspecção AC

Mensagempor RMGM » quarta jun 25, 2014 10:42 am

Bom dia a todos
Companheiro Benjamin
Se me puder responder diga-me
Qual é a data da primeira matricula da sua AC e o peso bruto
Obrigado
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: Inspecção AC

Mensagempor jaime Alcácer » quarta jun 25, 2014 1:54 pm

Posso sim companheiro,Centro de inspecões (Controlauto) de Azeitão.
O inspetor ficou surprendido com a informação do sistema,mas após efetuar alguns contactos via telemóvel
acabou por me dizer que estava correto,pois a circular acabara por ser extensiva ás restantes autocaravanas

Um abraço
Jaime Alcácer

Faralhão/Setúbal
Avatar do Utilizador
jaime Alcácer
 
Mensagens: 27
Registado: sábado set 19, 2009 11:51 pm
Localização: Faralhão/Setúbal

Re: Inspecção AC

Mensagempor joaof » domingo jun 29, 2014 10:19 pm

Companheiros rmsnegrao e benjamim antonio,

Estes esclarecimentos e circular do IMT só dispõem para o futuro.

Por isso, só na próxima inspecção é que poderão beneficiar destes prazos se reunirem as respectivas condições.

Cpts,
João Farrim

"Não perguntes aquilo que o teu clube ou federação podem fazer por ti, pergunta antes aquilo que tu podes fazer pelo teu clube ou federação"
joaof
 
Mensagens: 198
Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm
Localização: Mafra

Re: Inspecção AC

Mensagempor Luis Agostinho » segunda Oct 27, 2014 11:07 am

Bom dia,

Só cito o PauloMB para enquadrar a minha msg. e não de forma nenhuma a "responsabilizá-lo" por aquilo que vou escrever a seguir.

Paulo MB Escreveu:Boa tarde rmsnegrao,

Se a sua dúvida se refere às autocaravanas com menos de 3 500 kg, remeto-o novamente para o texto que publiquei, que reproduzo parcialmente:

- Assim, tratando-se as autocaravanas de veículos de passageiros com lotação até 9
lugares classificam-se como veículos da categoria europeia M1, pelo que se aplica a
periodicidade prevista na linha 6 do referido Anexo: “Automóveis ligeiros de
passageiros (M1) –Quatro anos após a data da primeira matrícula e, em seguida, de
dois em dois anos, até perfazerem oito anos, e, depois, anualmente.”

- Mais se informa que foi enviado aos centros de inspeção, em Março de 2014, a
Circular ITVA 7/2014, que se anexa, a esclarecer a periodicidade das autocaravanas
categoria europeia M1 com peso bruto superior a 3500kg.

Repare que no fim desta nota se faz uma referência às que têm mais de 3 500 kg, remetendo-as para a tal circular ITVA 7 / 2014. Daí eu ter concluído que o início do texto se refere às outras (até 3 500 kg).

Um abraço,


A Controlauto do Alto da Pampilheira em Cascais continua a afirmar que as inpecções às autocaravanas com menos de 3500Kg, o regime continua a ser o mesmo porque não têm nenhuma indicação em contrário ou seja após dois anos da 1ª matricula e depois anualmente...
Fiz uma fotocópia deste texto do PauloMB e apresentei lá no centro...

Em que ficamos, alguém sabe?! A minha autocaravana faz dois anos até 21 de Novembro de 2014 e antes que...fui lá e toma lá para almoçares!!! :cry:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Inspecção AC

Mensagempor spedy » segunda Oct 27, 2014 11:39 am

É simples companheiro Luis Agostinho, vais a outro centro de inspeções... :roll:

Curiosamente o site do imtt continua a dar dois anos no simulador...
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Inspecção AC

Mensagempor Duarte » segunda Oct 27, 2014 11:50 am

Companheiro Luis Agostinho

A minha Ac fez 6 anos em Agosto e tinha que ir todos os anos com ela á inspecção, da ultima vez que lá fui deram dois anos desta forma só la vou quando tiver 8 anos ou seja em 2016.
Fui á controlauto da Guia - Albufeira.

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes

cron