Peniche - Regulamento de actividades

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Peniche - Regulamento de actividades

Mensagempor LPP » quarta mai 28, 2014 6:36 pm

Regras sobre acampamentos, estacionamentos de caravanas e autocaravanas.
http://www.cm-peniche.pt/_uploads/PDF_N ... 6_2014.pdf
Imagem
Director Geral da Secção de Peças e Acessórios do CAA
Clube Autocaravanista da Abeceira
----------------------
Luís Patriarca
LPP
 
Mensagens: 994
Registado: quinta Oct 29, 2009 3:31 pm
Localização: Salgueiro- Carvalhal/Bombarral

Re: Peniche - Regulamento de actividades

Mensagempor spedy » quarta mai 28, 2014 8:38 pm

É triste mas é a realidade.... No regulamento caravanismo e autocaravanismo é igual....

Consideram também os menores de 16 anos "inimputaveis ", ora ainda bem que os miúdos ja sabem estacionar a AC....
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Peniche - Regulamento de actividades

Mensagempor rmsnegrao » quarta mai 28, 2014 8:58 pm

Mais uma aberração a juntar a outras que vão surgindo um pouco por esse país fora!

Na prática, o que este "regulamento" vem fazer é proibir a pernoita dentro de qualquer veículo em todo o concelho, excepto nos locais referidos no artº13 (parques de campismo, parques de autocaravanas a serem criados e parques privados). Tudo o resto é floreados para "encher o olho"!

Entristece-me constatar que cada vez mais a imbecilidade, a incompetência e a falta de visão se apodera das nossas autarquias...

Mas porque carga de água eu não posso passar uma noite dentro do meu carro neste concelho se o posso fazer no resto do país? Não será isto um atentado às liberdades e garantias consignados na nossa Constituição? Não sou advogado mas penso haver aqui matéria para contestação em sede própria...

Realmente, este concelho pode dar-se ao luxo de prescindir da presença dos autocaravanistas! Devem estar a contar com as escolas de surf e os seus "surf camps" que começaram a aparecer como cogumelos, para dinamizar o comércio e turismo local! LOL!!!

É claro que toda a gente percebe porque é que isto surge! Perante o comportamento de alguns e se calhar também com a ajuda de interesses locais, os nossos competentes autarcas preferem proibir cortando o mal pela raiz, quando bastava olharem para o que se faz nos países civilizados! É tão simples!

Enfim... Portugal no seu melhor!

RN
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Re: Peniche - Regulamento de actividades

Mensagempor spedy » quarta mai 28, 2014 9:44 pm

rmsnegrao Escreveu:É claro que toda a gente percebe porque é que isto surge! Perante o comportamento de alguns e se calhar também com a ajuda de interesses locais, os nossos competentes autarcas preferem proibir cortando o mal pela raiz


Diria que o "comportamento de alguns" começa a ser uma "desculpa de mau pagador" das autarquias. A minha opinião vai mais para os interesses instalados. É simples basta, por exemplo, fazer as contas por alto ao numero de Ac's que costuma pernoitar em frente aos bombeiros...
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Peniche - Regulamento de actividades

Mensagempor emanuel_jordao » quarta mai 28, 2014 10:15 pm

Enfim. Lamentável.

Isto demonstra bem o radicalismo das soluções. É sempre o mais fácil!

Eu tenho casa em Peniche bem perto de um parque de estacionamento junto ao centro. Muitas vezes apetece-me e levo a autocaravana só para levar as bicicletas, a prancha e mais umas tralhas para o fds. Costumo sempre ficar a dormir em casa. Até me vou rir quando for multado. Ou será que a polícia vai ficar à porta da autocaravana a manhã toda para ter a certeza se passa a multa ou não? :roll:
emanuel_jordao
 
Mensagens: 62
Registado: sexta Oct 05, 2012 9:18 am
Localização: Leiria - Portugal

Re: Peniche - Regulamento de actividades

Mensagempor Luis Agostinho » quarta mai 28, 2014 10:46 pm

Boa noite,

Está no site da Camara para quem quiser ver... :roll:


De portas abertas todo o ano

O Parque de Campismo Municipal de Peniche situa-se à entrada da cidade de Peniche, a cerca de 90 km a Norte de Lisboa e a poucos minutos da A8, através da recentemente construída IP6.


Parque de Campismo Municipal

Peniche, a cidade mais ocidental do Continente Europeu, pela sua configuração geológica e localização geográfica, é hoje sede de um pequeno concelho, onde se cruzam a modernidade de um grande centro piscatório com a monumentalidade do complexo militar do século XVII, revelador do seu antigo valor estratégico.

O Parque de Campismo situa-se a cerca de cinco minutos do centro da cidade, inserido numa área de 12,6 hectares e com capacidade para 1800 pessoas. A sua localização a 500m do mar, entre duas das principais praias do concelho, galardoadas com bandeira azul, à saída da IP6, torna-o um lugar estratégico por excelência.

Inaugurado em 1967, o
Parque de Campismo Municipal de Peniche, encontra-se aberto durante todo o ano, e tem ao seu dispor espaço para tendas, caravanas, auto caravanas e estacionamento dentro do próprio parque.

Os seus mercados-alvo são o cliente ocasional (individual ou em pequenos grupos) em gozo de férias e o cliente habitual em fim-de-semana, pequenas férias ou férias anuais (famílias e reformados).

Visite o Parque de Campismo Municipal de Peniche, a opção certa para férias durante todo o ano.

Significado de municipal em Português
adj.
Relativo a município: câmara municipal.


Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Peniche - Regulamento de actividades

Mensagempor Oliventino » quinta mai 29, 2014 12:05 am

Boa noite.
O parque de campismo municipal de Peniche é um bairro da lata com roulotes e tendas instaladas permanentemente como tantos outros, no verão cheio, e sem uma única sombra, deve ser de uma estrela.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Peniche - Regulamento de actividades

Mensagempor jgomes » quinta mai 29, 2014 9:01 am

Bom dia.

Será a altura ideal para os Clubes, Associações e Federações se unirem.
Agora mais que nunca é que devem defender o autocaravanismo, porque se a moda pega...
Eles é que são os nossos defensores e legais representantes.
Devem marcar uma reunião com o executivo camarário.

Cumprimentos

JGomes
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: Peniche - Regulamento de actividades

Mensagempor João Morgado » quinta mai 29, 2014 9:06 am

ASAE encerra temporáriamente parque de campismo de Peniche.
Publicado no Jornal de Notícias em 2011-04-13

Em 2011 a ASAE encerrou temporáriamente este parque por falta de condições.
http://www.jn.pt/paginainicial/pais/con ... id=1829791
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Peniche - Regulamento de actividades

Mensagempor vitaugusto » quinta mai 29, 2014 9:08 am

Conheço Peniche, sempre me lembro de ver AC a pernoitar junto aos Bombeiros assim como na Praia do Baleal, e depois de ler isto tenho vontade de dizer:

1 - O que se passa na cabeça dos autarcas, seja em Peniche seja em outros locais? Será que a vida económica destes concelhos está tão bem que não necessitam dos euros dos autocaravanistas? Será que têm a noção que este tipo de ações faz que os autocaravanistas quer sejam portugueses quer sejam estrangeiros deixem de visitar esses locais e com estas atitudes fazem publicidade muito negativa ao concelho em causa? Seguindo aquela máxima "um autocaravanista só vai aonde é bem recebido" Peniche será mais um local a evitar.

2 - Sendo eu novo nestas andanças já constatei que existe uma “desunião” entre os autocaravanistas portugueses, ou seja em vez de existir uma quinta existem muitos quintais, assim será difícil haver força para que a voz dos autocaravanistas portugueses se faça ouvir junto de quem de direito. Não estou a defender qualquer tipo de instituição, simplesmente estou a apelar à união para que de uma vez por todas se faça sentir o peso dos autocaravanistas, que são pessoas honestas, que pagam os seus impostos e cumprem com os seus deveres. Nestes termos existe a necessidade do governo, de uma vez por todas, faça um diploma que regulamente a nossa atividade, assim acaba de vez com tomadas de posições “radicais” de certas autarquias, posições essas, que a maioria das vezes me parecem inconstitucionais.

3 – Por último, SENHORES AUTARCAS em vez de matarem a galinha dos ovos de oiro, tenham vontade e competência para punirem os prevaricadores e acarinhem os cumpridores, certamente que a economia do concelho assim como a comunidade autocaravanista vai agradecer esta atitude.

Saudações,
Tento ser como o caracol, devagar se chega longe

http://dejesus151160.wixsite.com/deautocaravana
Avatar do Utilizador
vitaugusto
 
Mensagens: 35
Registado: quarta mar 13, 2013 10:50 pm
Localização: Cascais

Re: Peniche - Regulamento de actividades

Mensagempor cfilipe » quinta mai 29, 2014 9:30 am

rmsnegrao Escreveu:Na prática, o que este "regulamento" vem fazer é proibir a pernoita dentro de qualquer veículo em todo o concelho, excepto nos locais referidos no artº13 (parques de campismo, parques de autocaravanas a serem criados e parques privados). Tudo o resto é floreados para "encher o olho"!
RN

E os camionista de longo curso. Também têm de ir para o parque de campismo?
Com tantos concelhos a fazer estas restrições, começo a por em causa a minha futura compra de uma AC.

rmsnegrao Escreveu:Mas porque carga de água eu não posso passar uma noite dentro do meu carro neste concelho se o posso fazer no resto do país? Não será isto um atentado às liberdades e garantias consignados na nossa Constituição? Não sou advogado mas penso haver aqui matéria para contestação em sede própria...RN

Bastam 1000 assinaturas numa petição para um determinado assunto ser levado para a Assembleia da Republica. Possivelmente os senhores que lá se encontram não se interessam pelo assunto, mas com o apoio de todas as associações do País talvez se possa fazer regulamentação igual a nível nacional, para que os cumpridores estejam descansados, os infratores sejam punidos e para não ficarmos ao sabor dos Srs. Presidentes de Câmara de 4 em 4 anos.

Um abraço
Imagem
Director de Alugueres do Clube Autocaravanista da Abeceira

A namorar uma AC desde 2012.
"A viagem da descoberta consiste não em achar novas paisagens, mas em ver com novos olhos."
Avatar do Utilizador
cfilipe
 
Mensagens: 364
Registado: segunda Oct 21, 2013 10:55 am
Localização: Carvalhal/Bombarral

Re: Peniche - Regulamento de actividades

Mensagempor Luis Agostinho » quinta mai 29, 2014 9:39 am

Bom dia,

Vamos por partes..

Isto é o que a camara perde e não ganha porque as pessoas ficam fora do parque...é bom para o comercio local (afirmação duvidosa!) mas deixam de ser receitas directas e próprias da camara além do desemprego em relação aos funcionários do parque...

http://www.cm-peniche.pt/_uploads/PDF_P ... os2013.pdf

Isto é a realidade, claro que a culpa é do governo (é mais fácil!) e não das megalomanias de alguns municipios com rotundas e "obras de arte" em todas de algum escultor amigalhaço...

HÁ CÂMARAS NA IMINÊNCIA DE NÃO PAGAREM SALÁRIOS

tvi24, LF
O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado, disse esta terça-feira, em Coimbra, que «há cinco ou seis» municípios na «iminência de não poderem pagar os salários» aos funcionários «daqui a dois meses».

A situação económica e financeira de alguns municípios «pode vir a complicar-se» com a não entrada em funcionamento do Fundo de Apoio Municipal (FAM) e «há cinco ou seis câmaras municipais que estão na iminência de não poderem pagar os salários daqui a dois meses», alertou Manuel Machado, que falava aos jornalistas, hoje, em Coimbra, após reunião do Conselho Diretivo da ANMP.

Esta é «uma questão grave» e em relação à qual «o Estado também tem uma responsabilidades importante, porque os mecanismos que estão instituídos permitem um controlo, uma responsabilização e as autarquias querem ter as suas responsabilidades», sublinhou Manuel Machado


Perante isto a Camara de Peniche olhou à volta e pensou onde é que eu tenho uma fonte de rendimento para poder pagar ordenados e não despedir...porque nas últimas eleições prometi que não despedia ninguém e bla bla bla!!! (pela parte que me toca...isto não é politica é economia!)

Óbviamente que não estou a favor da medida imposta pelo municipio de Peniche...mas é legitimo aquilo que ele está a fazer e perante isso não há nada a fazer e como há alguns anos atrás se deixou de visitar Mafra pelas mesmas razões...agora deixa-se de visitar Peniche ou pelo menos de autocaravana...
E mal habituados estamos nós, porque nalguns paises a pernoita só em campings e é para quem quer...

vitaugusto Escreveu:2 - Sendo eu novo nestas andanças já constatei que existe uma “desunião” entre os autocaravanistas portugueses, ou seja em vez de existir uma quinta existem muitos quintais, assim será difícil haver força para que a voz dos autocaravanistas portugueses se faça ouvir junto de quem de direito. Não estou a defender qualquer tipo de instituição, simplesmente estou a apelar à união para que de uma vez por todas se faça sentir o peso dos autocaravanistas, que são pessoas honestas, que pagam os seus impostos e cumprem com os seus deveres. Nestes termos existe a necessidade do governo, de uma vez por todas, faça um diploma que regulamente a nossa atividade, assim acaba de vez com tomadas de posições “radicais” de certas autarquias, posições essas, que a maioria das vezes me parecem inconstitucionais.


Bom dia Vitagusto, tinhamos aqui muito pano para mangas, mas se eu lhe disser que o lema dos autocaravanistas portugueses é "O que o meu clube pode fazer por mim" e não o contrário, penso que está tudo dito... :wink:

Neste momento e por opção da maioria de nós os clubes são meros organizadores de passeios e actividades ao ar livre...tipo INATEL!!! :roll:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Peniche - Regulamento de actividades

Mensagempor Oliventino » quinta mai 29, 2014 11:03 am

jgomes Escreveu:Bom dia.

Será a altura ideal para os Clubes, Associações e Federações se unirem.
Agora mais que nunca é que devem defender o autocaravanismo, porque se a moda pega...
Eles é que são os nossos defensores e legais representantes.
Devem marcar uma reunião com o executivo camarário.

Cumprimentos

JGomes


Bom dia.
Clubes, associações e federação + as marcas fabricantes de autocaravanas e seus representantes que poderão fabricar e vender menos. Nos países com grande frota eles participam na defesa dos direitos, cá não porquê ?
Depois de reunião com a câmara, se eles aceitarem, um processo em tribunal administrativo como fazem em Espanha e França pelo menos.
1000 assinaturas para levar à assembleia da república, seria muito fácil colher se os nosso representantes + fornecedores de veículos(ou organizadores de eventos) fossem empenhados, mas para contestar a lei tão fraca que lhes dá liberdade para serem prepotentes e disparatados.
O Salazar mandava tudo no terreiro do paço, e um país tão pequeno não tinha justiça (injustiça)
local como na idade média, tinha defeitos mas isto é uma virtude.

No Algarve há 4 anos (tempo demais) as câmaras tentam fazer um regulamento uniforme, já seria um princípio, mas ainda não é nada, e será algum dia mesmo tardiamente ? O hino, a bandeira, a língua, a moeda, a constituição, o fisco,etc são nacionais as leis ou regras não porquê ?
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Peniche - Regulamento de actividades

Mensagempor José Queirós » quinta mai 29, 2014 12:47 pm

Boa tarde.

Não sendo jurista jurista parece que estamos perante um... aborto jurídico.
1 - Autocaravanismo não é o mesmo que caravanismo.
2 - Qual é o diploma legal que proíbe que alguém durma no interior de uma viatura quando esta está estacionada? E qual é o que define as horas (ao longo das 24 horas do dia) em que não se pode permanecer no interior de viaturas automóveis estacionadas ou não?
3 - A terminologia "aparcar" ou "aparcamento" são estrangeirismos (tipo francesiu...) que em Peniche se pretende que signifiquem o quê? Na sua origem francesa significam estacionar ou local para estacionamento. Trata-se certamente de uma "chico espertice" de um "legislador de pacotilha". Enfim vale o que vale, pois a língua portuguesa não é felizmente alterável por regulamentação municipal.
Este regulamento, no que respeita a autocaravanas e autocaravanismo, parece-me um exemplo típico do exercício de incompetência e uma exibição de preconceitos. Também parece que há uma guerra contra algumas actividades económicas de Peniche, nomeadamente o sector da restauração e similares, o pequeno comercio tradicional e mesmo com as empresas privadas na área do lazer. Constitui também uma oportunidade para que todos os envolvidos no autocaravanismo efectuem uma reflexão e um estudo sobre o mesmo para que este seja devidamente contestado, bem como sobre a "imagem" que deveremos passar a transmitir de Peniche.

José Queirós.
José Queirós
 
Mensagens: 105
Registado: segunda abr 28, 2008 6:49 pm

Re: Peniche - Regulamento de actividades

Mensagempor LPP » quinta mai 29, 2014 12:55 pm

Eu até aceito e aceito sem reservas que se tenha que disciplinar alguns (porventura) abusos. Mas uma coisa é verdade, esta palavra abuso está a transformar-se numa desculpa à escala nacional sobretudo nas zonas costeiras e onde existem interesses privados ou camarários em parques de campismo ou unidades hoteleiras, mesmo que esses parques não tenham qualquer tipo de condições como é o caso do de Peniche. Só quem conhece. Mas o que mais me choca é interferirem com a minha intimidade pessoal no que toca a dormir ainda que a autocaravana esteja estacionada de maneira regulamentar. Então temos aqui a aberração de que se eu tiver um automóvel ao lado, já posso lá dormir enquanto que é a autocaravana que tem essas condições. Isto é simplesmente entrar na nossa intimidade, e mandar na nossa propriedade privada.
Infelizmente tive um caso desses há uns três anos atrás em Santiago de Compostela no parqueamento da Auditorium. Estacionei ao pé de outras autocaravanas, pernoitei e de manhã cedo a polícia começou a bater à porta das autocaravanas a dizer que não se podia pernoitar dentro das autocaravanas.
Considero que esta questão é uma aberração do tamanho do mundo, que lobbys exercem nas respectivas câmaras.
Imagem
Director Geral da Secção de Peças e Acessórios do CAA
Clube Autocaravanista da Abeceira
----------------------
Luís Patriarca
LPP
 
Mensagens: 994
Registado: quinta Oct 29, 2009 3:31 pm
Localização: Salgueiro- Carvalhal/Bombarral

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes

cron