Boas, posso-lhe então dizer se fosse hoje como eu fazia a minha AV, visto que hoje alterava algumas coisas.
A carrinha que adquiria era uma ducato ou uma jumper ou uma boxer de 17m3 a mais comprida de todas e a mais alta, tem 2m de largura e 2,2m de altura. A caixa tem 4,5m de comprimento. Sendo uma carrinha alta e comprida isolava as laterais e tecto com rofmate, para colar o rofmate á chapa normalmente a casa onde eu mandei transformar a minha usa ou usava espuma de politerano para colar o dito rofmate na chapa. Acontece que a espuma de politerano depois de secar fica bem dura e nao á nada que consiga descolar o rofmate, mas depois de secar as chapas das ducatos e jumpers, como são tão fininhas, a espuma de politerano ao secar puxa a chapa da carrinha para dentro, e ao puxar para dentro, a chapa fica com ondulações e nota-se bastante a olho nu. A minha iveco não se nota nada porque a chapa é bem mais grossa
Depois da colagem das laterais e tecto com rofmate, a parte de tras da carrinha nas laterais onde fica a cama nao se usa rofmate por ser muito grosso, usa-se uma borracha preta isoladora que se chama neopron, existe de varias espessuras, para a zona da cama, pode ser de ate 1cm, pois como a carrinha tem 2m de largura, sempre fica com uma cama com cerca de 1,95m, por isso o uso do neopron para a zona da cama, pergunta-me porque nao se forra a carrinha toda com essa boracha, é cara e muito pesada
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Depois da colagem de todo isolamento nas laterais e tecto, com uma chave fendas vamos abrir uns rasgos no rofmate que ja esta colado para passar fios para os candeeiros led. Pode-se colocar 2 condeeiros na cama, 1 em cada canto. 2 candeeiros de tecto, 1 na zona da porta lateral e mesa, e 1 mais atras na zona da porta do wc. Depois 2 dentro do wc, 1 na zona do lavatorio e cassete, outro na zona do duche. Todos os fios terao direcção para o quadro de luz. Mais á frente falarei a zona de instalação. Na parte dos pilares da carrinha os fios passam nos orificios que ja trazem de fabrica. Ao passar os fios coloca-se um pouco de espuma de politerano para que os fios fiquem fixos sem andarem a roçar na chapa para não haver problemas de futuro.
Sendo uma carrinha alta, o chão tambem pode ser isolado. Antes de se colocar o piso de madeira de contraplacado. Cola-se no chão de chapa da carrinha o rofmate por toda a extenção do chão da carrinha. Como a carrinha é alta, que tal fazer um chão duplo, assim o isolamento do chao para o inverno ficava 5 estrelas. Fazia então assim, depois da colagem do rofmate no chão, fazia um estrado por toda a extenção da carrinha em tubo de aluminio quadrado de 20mm, os pés do tubo quadrado não tem mais de 15cm de altura. O estrado tem que ser bem estruturado para suportar todos os armarios de madeira, o wc, o guarda-fato e cadeira dupla da celula, os pes da cadeira dupla terao que ser acrescentados para irem directamente ao chão de chapa da carrinha. Os pés do estrado de aluminio nao assentam em cima do rofmate, tem que se abrir uns quadrados com um xizato com o tamanho do perimetro dos pes do estrado de aluminio. A base dos pes de aluminio podem ser com tampas de plastico. Dentro do orificio do rofmate coloca-se uma madeira quadrada para que os pes do estrado de aluminio fiquem apoiados nessa madeira pois como sabemos a chapa da base da carrinha é ondulada. Esse estrado sera então o piso da AV. Nessa caixa de ar entre o chao da carrinha e o estrado que sera o chao, sera aproveitado para passar todos os fios electricos da AV, como tambem tubagens de agua, a bomba de agua tambem sera instalada na caixa de ar. Antes de colocar o contraplacado em cima do estrado, toda a tubagem tera que ja ser passada na caixa de ar.
O estrado de aluminio do chao duplo sera agarrado com parafusos nos pilares da carrinha, e os pes do estrado que entram no orificios do rofmate no chao da carrinha, enche-se com espuma de politerano, assim os pes do estrado tambem ficam colados ao chao da carrinha.
Do chao do estrado que sera o chao da AV, tera ate ao tecto da carrinha cerca de 1.98m de altura.
Depois entao de colocar o contraplacado de madeira de minimo de 3cm de espessura e agarrado aos tubos de quadrados do estrado, serao agarrados com parafusos auto-perfurantes .
A seguir seria feita a colagem de todo o forro do tecto e laterais da carrinha. No tecto cola-se entao a forra de madeira fina laminada a cor desejada com espuma de politerano no rofmate do tecto ja colado e seco antes.
Nas laterias poderia usar-se tecido de veludo nas paredes da cama e napa de boa qualidade na zona da sala.
No chao em cima do contraplacado, pinta-se com tapa poros para depois entao colocar as base de espuma e prateado para posterior ser colocado o chão flutuante de boa qualidade, como sao poucos metros quadrados, pode-se colocar um AC4 de boa qualidade.
lembrar que o chao tera que ter pelo menos 2 alssapoes para ter-se acesso ao chao duplo.
Na parte de tras da carrinha nas portas traseiras coloca-se um contraplacado de alto a baixo para cobrir entre a cama e as portas traseiras, assim qualquer entrada de frio nao afectará a cama,é forrado com tecido de veludo igual ás laterias da zona da cama, a parte de baixo da cama nao se tapa com contraplacado pois sera usado para o uso de garagem.
Amanha continuarei com mais debate
A minha transformação ficou cerca de 14000€ mais impostos. Mas o senhor que me fez a transformação, diz que hoje passados quase 2 anos, nao fazia esta tranformação com mais 5000€ em cima, ou seja 19000€.
Uma boa transformação custa caro. Uma transformação como estou a descrever, fica acima de 20000€.
Nessa transformação de 9000€ e 15000€ que o amigo recebeu, para chegar a uma maior conclusao, compare o tipo de aparelhos que serão instalados, que tipo de madeiras que tipo de construção.
Abraço