Estou a pensar bem?

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Estou a pensar bem?

Mensagempor luisms » quarta Oct 16, 2013 9:57 pm

Boa noite caros companheiros.
Como disse na minha apresentação eu ainda não tenho AC. Depois de ler muitos dos vossos tópicos e de muita interpretação sobre o que escrevem procurei dois modelos que se adequam ao que eu quero numa AC. Vou enumerar de seguida e explicar em poucas palavras o porque de tal decisão. Peço que ao ajudarem lembrem-se que também ira servir para os novos companheiros que estão na mesma situação que eu. Então cá vai:
1º que a esposa(o) goste. Esta é a primeira coisa que temos de ter em atenção e a mais importante.
2º capacidade de lugares/dormidas. Aqui já li que se deve, caso o orçamento assim o permita, ter mais uns lugares do que realmente precisamos. Neste momento somos só 3, mas como li também que a mesa deve estar sempre disponível tenho de ter camas fora da mesma e em ultimo caso usar as mesmas para dormitório. (A família enquanto não sabe o que e uma AC não quer ir, mas depois....)
3º Ter capacidade de aguas limpas vs residuais no caso de ser preciso parar em locais onde o abastecimento não é direto.
4º Ter capacidade de arrumação, que foi logo o que a minha esposa reparou.
5º frigorífico grande. Aqui meus amigos não perdoo. Quero chegar a uma sexta e se me apetecer ir para freixo-de-espada-a-cabeça pegar no que tenho no meu congelador/frigorífico e arrancar para um fim de semana grande.
6º forno. Embora veja que este grande e útil ferramenta não e comum nas ACs. Se soubessem como ficam bem umas costeletas feitas no forno......
7º consumos vs manobralidade. Ate aqui ganham as semi-perfiladas. Mas cada um tem os seus gostos. e quando se ouve falar em mais impostos estúpidos sobre carros a gasóleo esta tudo dito......
8º Cama atrás na transversal. As que têm cama à francesa no sentido da AC perdem muito espaço de arrumação por baixo.
Bem estes são os fatores mais importantes que me levam a escolher dois modelos que na realidade são só um, isto é, são gémeas. A challenger Génesis 56 e a Chausson Flash 26.
Da vossa experiência acham que estou a pensar bem ou estou a pensar mal? Aqui não esta o fator preço porque não vou comprar já, quero ter o máximo de dinheiro disponível antes de pedir o resto em credito.
Se têm uma destas marcas, quais são os fatores mais fracos ou o que ter em atenção em cada delas?
Por exemplo estes modelos só tem capacidade para levar uma garrafa de gás, devo procurar uma que tenha o aquecimento a gasóleo? Ou 1 bilha serve para, por exemplo, 3 fins de semana sem preocupação.
Sei que podia fazer muitas perguntas mas não queria ser maçudo e mesmo assim já vou com um testamento.
Desde já agradeço o tempo que dispensaram a ler estas linhas e acredito que todos os comentários serviram para alimentar mais este fórum.
Imagem

Director de Refeições do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
luisms
 
Mensagens: 169
Registado: sexta ago 16, 2013 5:07 pm
Localização: Porto Salvo, Oeiras.

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor João Morgado » quarta Oct 16, 2013 11:12 pm

Companheiro luisms
Vai-me permitir o meu pensamento em relação aos pontos que enumerou.
O 1º tem toda a razão e acho que deve ser um estudo a 2 pesando os prós e os contras e chegarem a um consenço.
O 2º discordo em absoluto. Deve pensar na família (3 de momento) e não em transportar toda a gente. Com o tempo vai-se arrepender. Não ter lugar até é uma boa desculpa "olha , gostava muito de vos levar mas como vêem não cabem".
O 5º embora dê muito jeito ter um frigorífico grande, mas falando em fim de semana mesmo alargado, acho que não é imprescindível pois nos pequenos consegue meter muita coisa no congelador desde que bem arrumado. E para um fim de semana também não precisa de congelar muita coisa. Agora se quiser sair por 1 mês e principalmente para o estrangeiro, aí sim dou-lhe toda a razão em querer um grande.
O 6º para mim o forno está completamente fora de questão. Refeições mais confeccionadas é em casa. Em viagem é o mais simples possível, até para não ocupar muito tempo que é mais necessário para efectuar visitas.
O 8º também lhe dou toda a razão.
Isto é a minha maneira de ver o autocaravanismo mas aceito quem não pense o mesmo.
Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor RuckFules » quinta Oct 17, 2013 1:05 am

Boa noite companheiro (ou futuro companheiro) Luisms.

Embora a minha experiência no autocaravanismo não seja ainda muito alargada deixo aqui algumas opiniões/sugestões que aprendi antes e depois de ter AC.
E indo pelos pontos que enumerou:
1º- Sem dúvida que seja qual for a opção que tomarem deverá ser de acordo e gosto com os dois.

2º Capacidade de lugares e dormida. Aqui é uma questão pessoal, embora a "logistica" tenha algum peso. Quando decidi comprar a minha AC, imperetrivelmente teria que ter quarto feito na retaguarda (dormir no capucine nunca fez parte dos meus planos) de modo a deixar a mesa da sala livre. Estava fora de questão andar a desmontar mesas para fazer camas e desmontar camas para fazer mesas. Como o meu orçamento não dava para mais, tive que optar por uma AC usada dos anos 90. Dentro dessa época as perfiladas não abundavam muito (pois teria sido a minha escolha) pelo que escolhi uma capucine. Tem 6 dormidas (quarto atrás com cama transversal, cama de casal no capucine, e pode ainda transformar a mesa da sala em outra cama de casal) e 8 lugares "de viagem" (sim oito! porque o quarto atrás também faz sala se quiser).
Ora 6 pessoas dentro da AC está totalmente fora de questão, mesmo com 7 metros. E os 8 lugares de viagem nunca serão usados a menos que a Carris ou a Rodoviária faça um daqueles acordos chorudos para transporte de passageiros.

3º Uma boa capacidade de água é confortável (a minha tem aprox. 160lts), mas arranja-se água sem ser em áreas de serviço, e até com uns jarricans se reabastece. Eu como não bebo água dos depósitos, muitas vezes em caso de necessidade até duma fonte ou chafariz se tranporta água, seja a garrafão, a balde ou jarrrican. Eu e a cara metade em meia dúzia de idas à fonte tempos depósitos reabastecidos. (Normalmente no regresso a casa passamos por uma área de serviço, despejamos as águas sujas e não reabastecemos os depósitos de águas limpas. São menos 160kgs a passear connosco para ficarem à porta de casa por 2 ou 3 semanas).

4º Espaço para arrumação: há uns tempos atrás, uma infelicidade fez com que a nossa AC tivesse que ir para uma oficina por tempo indeterminado. Tivémos que a descarregar TOTALMENTE. Ficámos estupefactos com o que se vai acumulando na AC. A regra agora é "levar o estritamente necessário". A AC anda mais leve (logo consome menos), há menos coisas a "tilintar" dentro da AC, e há sempre espaço para uns volumes a mais caso se compre algo nas viagens/passeios que fazemos. Portanto, espaço de arrumação sim, mas quanto mais tiverem, com mais tralha (muitas vezes desnecessária) andam na AC.
Prefiro espaço de acomodação para nós, sem termos que nos sentar ao colo um do outro (a não ser para outras actividades!)
(Nota humorística: tente explicar à esposa que para um fim de semana, mesmo que grande, não precisa de levar 10 vestidos ou mudas de roupa para todas as ocasiões, incluindo a probabilidade de jantares de gala com família real, nem os 10 pares de sapatos para condizer com toda a roupa ;) Em tempos idos, havia uma regra de ouro com a minha ex-mulher que ajudava bastante: em viagens eu carregava a MINHA bagagem, ela carregava a dela! :D Felizemente neste momento não sofro desse poblema).

5º Frigorifico. Não sei se se refere daqueles frigoríficos de duas portas. Desses eu não tenho qualquer opinião prática a não ser aquilo que oiço: muitos se queixam do gás que consome, outros dos problemas electrónicos. O meu, de uma porta, avariou-se o circuito electrónico e com 40 euros resolvi o problema no mesmo dia, na mesma hora e no local onde estava (um companheiro tinha um suplente que mo dispensou). Um outro companheiro com um desses de duas portas pagou cento e tal euros por uma placa que teve que vir não soube de onde nem sabia bem do que era.
A título de exemplo, duvido que o Luis coma mais que eu, e o nosso frigo chega bem para fins de semana alargados. Até porque não precisa de sair com TUDO de casa. Em qualquer supermercado reabastece ou até mesmo o comércio local agradece umas comprinhas feitas por lá ;)

6ºForno: Não temos nem queremos. Mas isso é claro uma opçao de gosto pessoal. As nossas saídas de AC têm de ser práticas. Acredite que não deve haver muita gente que odeie tanto enlatados e comidas de plástico como eu. E em saídas de AC até isso às vezes "marcha". Claro que também cozinhamos, mas refeições requintadas fazemo-las em casa. Senão note: Refeições mais requintadas (com forno e tudo) requer mais loiça. Logo essa loiça vai ter que ser lavada. Para a lavar precisa de água. Quanto mais loiça mais água e... na AC a água é limitada. (por isso muitas vezes até uns pratinhos de plástico descartáveis dão um jeitão!).

O seu 7º ponto não me vou pronunciar muito. Mesmo sabendo dos consumos mais elevados, optei por uma AC grande!
O ponto 8 acabei por o mencionar anteriormente.

E aproveito para acrescentar um outro ponto, que para mim foi o unico arrependimento na escolha da minha AC: Cabine de duche separada! Trocava fornos, ares condicionados, frigorificos americanos (só não trocava a mulher) por uma canine de duche separada! A nossa AC é (como muitas) tem como base do duche o chão da casa de banho. Como é difícil manter aquilo limpo especialmente de Inverno! É um calça e descalça para se ir à casa de banho, ou então é ver marcas no chão dos 39 e 44 que calçamos, especialmente depois dos banhos.

Não me vou "esticar" mais, senão nem uma AC de 10 metros chega para o meu testamento. São as minhas opiniões (e cara metade) que valem o que valem. Cada pessoa/casal é um caso, e nem todos gostamos do amarelo.

Espero ter contribuido com algo proveitoso.
Abraços e votos de rápida entrada no mundo autocaravanista.
Carlos Marinho
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor luisms » quinta Oct 17, 2013 8:21 am

bom dia Companheiros. agradeço desde já o vosso contributo e quem ler este tópico fica quase esclarecido do que deve procurar numa AC. Como disse não quis alongar muito porque iria escrever dois posts. A ideia de ter os lugares a mais e só mesmo na eventualidade de levar mais alguém, ate porque já li que devemos ter sempre a mesa livre para tudo, ora como quero semi-perfilada tenho de ir buscar a cama extra a algum lado. A ideia é o rapaz dormir atrás, pois agora tem 3 anos mas mesmo assim já se porta como um de 12(já quer dormir ate tarde e deita-se às 22h). O frigorífico grande, este verão estive com um casal com dois filhos que tem um frigorífico pequeno, para colocar 2 cervejas tínhamos de tirar as que la estavam, o que foi um transtorno termos de andar sempre a beber. Consumos, tenho o pé "leve", o meu carro vai ate aos 120km/h, mas quando la chegar cheguei. Comida rápida, bem aqui vocês já sabem como é na realidade. O duche separado, estes modelos que mencionei têm. Bom por agora fico por aqui porque isto tem pano para muitas mangas....
Mas estas marcas que mencionei são de boa qualidade? Isto é, estão ao mesmo nível das hymer?
Imagem

Director de Refeições do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
luisms
 
Mensagens: 169
Registado: sexta ago 16, 2013 5:07 pm
Localização: Porto Salvo, Oeiras.

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor RuckFules » quinta Oct 17, 2013 10:14 am

Bom dia Luisms.

Quanto à marca da AC em nada posso ajudar. Não as conheço nem fizeram parte das marcas por mim "avaliadas" na altura da minha escolha. Hymer é Hymer, e das que vi apresentavam materiais de excelente qualidade (coloquei esta marca de parte pelo design exterior das células, principalmente aquelas traseiras... mas isso são meros gostos pessoais). Avaliei Knaus, Dethleffs, Burstner e outras. No entanto estamos a falar de ACs com duas décadas de diferença. Muita coisa terá mudado certamente.

Relativamente ao firgorífico do vosso casal amigo, ou era mesmo muito pequeno, ou as garrafas eram de litro! :D
No nosso (de uma porta) garanto que, para além de comida cabem ainda muitas garrafas de cerveja. Pelo que sei, existem pelo menos 3 tamanhos de frigoríficos de uma porta (daqueles mais comuns, os Electrolux). Uns realmente pequeninos, uns com um congelador que dá para lá colocar 2 postas de bacalhau, e outros com um congelador "maiorzinho".
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor João Morgado » quinta Oct 17, 2013 12:18 pm

RuckFules Escreveu:Relativamente ao firgorífico do vosso casal amigo, ou era mesmo muito pequeno, ou as garrafas eram de litro! :D

Eles é que bebiam muito.
RuckFules Escreveu: Uns realmente pequeninos, uns com um congelador que dá para lá colocar 2 postas de bacalhau, e outros com um congelador "maiorzinho".

O meu é dos com o congelador maiorzinho (em toda a largura do frigorífico) e consigo lá meter muita coisa. Tem é de ser bem acondicionado. Claro que se quiser meter meia dúzia de cervejas mais outros refrigerantes e mais o resto da alimentação é capaz de não caber, mas vamos metendo à medida que se vai bebendo. E não esquecer as garrafas de água de litro e meio, porque nem só de cerveja vive o homem.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor Oliventino » quinta Oct 17, 2013 12:45 pm

Boa tarde.
Concordo com as opiniões dos companheiros João Morgado e RuckFules, só quero acrescentar que conheço muitas pessoas que gostam de usar as camas da capuchine, eu sou um deles. A minha tem 1, 6mx 2, 10, duas janelas e claraboia electrica, e como o chão é duplo, faz com que a cama fique mais baixa e por isso a escada fica em casa, e com este belo espaço a "camionete" tem menos um metro e sessenta e cabe na minha garagem. Há sempre muito que avaliar, e é preciso trocar umas coisas por outras.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor luisms » quinta Oct 17, 2013 1:25 pm

Em conversa com um amigo meu veio à baila as AC´s, então o irmão dele alugou uma para ir a França. No caminho de regresso reparou que o tempo já era curto e toca a seguir caminho directo para Portugal. Então as refeições deles eram maioritariamente sandes. Disse-me ele que quando fazia pisca para as bombas de combustível que os filhos diziam logo "OH não. sandes outra vez!!!"
Imagem

Director de Refeições do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
luisms
 
Mensagens: 169
Registado: sexta ago 16, 2013 5:07 pm
Localização: Porto Salvo, Oeiras.

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor RuckFules » quinta Oct 17, 2013 1:55 pm

"Em Roma sê romano" diz o provérbio popular.
"No autocaravanismo sê prático" diz o provérbio cá de casa. Mas também não tanto assim!
Não nos dedicamos à culinária de "régua e esquadro" na AC, mas também não almoçamos e jantamos sandes.

Voltando ao frigorífico, era a esse mesmo que me referia, de uma porta só com o congelador a toda a largura. Cabem umas quantas garrafas de litro e meio na porta, umas quantas cervejas na prateleira de cima (mais próximas dos radiadores de frio) e ainda sobra outra prateleira e o fundo do frigorífico para comida e mais uns pequenos compartimentos na porta.
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor cookie » sexta Oct 18, 2013 4:24 am

concordo com todas as opinioes dos compaheiros.

relativamente ao facto de os modelos que viu so darem apra 1 botija de gás, isso para nos seria problematico pq no inverno e em certas actividades 1 botija gasta-se numa semana (e se apanharmos temperaturas deveras frias não durará tanto) pois ha que contar com o aquecimento ligado 24h, cm o frigorifico e as aguas quentes. 2 botijas é o que precisamos para ter autonomia.

e hymer é hymer. eventualmente só a laika estará ao nivel da hymer em termos de qualidade de construçao e robustez.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor cfilipe » terça Oct 29, 2013 11:03 pm

Boa noite luisms

Eu também estou mais ou menos com as mesmas ideias. Se algum dia tiver capacidade para comprar uma AC nova (ou quase) para já as alternativas seriam Benimar Mileo 242 ou Adria Matrix M 680SP (Axess ou Plus). Acho que têm aquilo que procura.

http://www.adria-mobil.com/int-en/2014/ ... /#m-680-sp
http://www.benimar.com.es/index.php/en/ ... /mileo-242

Um abraço
Imagem
Director de Alugueres do Clube Autocaravanista da Abeceira

A namorar uma AC desde 2012.
"A viagem da descoberta consiste não em achar novas paisagens, mas em ver com novos olhos."
Avatar do Utilizador
cfilipe
 
Mensagens: 364
Registado: segunda Oct 21, 2013 10:55 am
Localização: Carvalhal/Bombarral

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor luisms » quarta Oct 30, 2013 8:52 am

cfilipe Escreveu:Boa noite luisms

Eu também estou mais ou menos com as mesmas ideias. Se algum dia tiver capacidade para comprar uma AC nova (ou quase) para já as alternativas seriam Benimar Mileo 242 ou Adria Matrix M 680SP (Axess ou Plus). Acho que têm aquilo que procura.

http://www.adria-mobil.com/int-en/2014/ ... /#m-680-sp
http://www.benimar.com.es/index.php/en/ ... /mileo-242

Um abraço


Muito obrigado cfilipe. Tenho de dar a mão à palmatoria porque ainda não tinha pesquisado por estes modelos. Vou é ver as características delas, como por exemplo, o tamanho do frigorífico e a capacidade das aguas limpas. Nova não vou ter capacidade de certeza, mas o mercado de usados tem muita variedade e sempre dá para negociar.
Imagem

Director de Refeições do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
luisms
 
Mensagens: 169
Registado: sexta ago 16, 2013 5:07 pm
Localização: Porto Salvo, Oeiras.

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor luisms » quarta Oct 30, 2013 9:41 am

Cfilipe, fogo que estas são mesmo novas.... usadas são as que não têm as 6 camas(versão M), na adria tem ainda um inconveniente, só tem 110lt de aguas limpas(inconveniente depois de ler os posts dos nossos companheiros). Na benimar ainda pior, são mesmo novas, usadas nem vê-las, mas como não vou comprar já( nisto a troika esta metida), são mais duas AC´s a pesquisar. Abraço e muito obrigado pela ajuda
Imagem

Director de Refeições do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
luisms
 
Mensagens: 169
Registado: sexta ago 16, 2013 5:07 pm
Localização: Porto Salvo, Oeiras.

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor cfilipe » quarta Oct 30, 2013 10:26 am

Bom dia luisms
Ser for para continuar a sonhar aqui vai mais uma:

http://www.hymer.com/fr/modelle/profile ... nDZWqKGo8o

Tendo em consideração a marca e que o facto de 3 dos 5 lugares serem opcionais, o frigorifico maior ser opcional o preço deve ser simplesmente proibitivo (com ou sem troika). Em compensação tem um deposito de águas limpas de 155 litros.
Relativamente a este assunto das águas, e possivelmente devido á minha total inexperiência acho que 90, 100 ou mesmo 150 litros para 4 ou 5 pessoas não dá para nada. Mas quem tem mais experiencia diz que com a prática é mais que suficiente. Uma coisa que acho que se deve ter em atenção é o equilíbrio de capacidade entre os dois depósitos (limpa e residuais) pois, por exemplo, no caso da Hymer tem deposito de águas limpas de 155 litros e de águas residuais de 100 litros. O que se faz aos outros 55 litros? Acho que não existe interesse de andar a passear água limpa se não tivermos sitio para a colocar depois de a usar.
Acho sinceramente a Adria um modelo muito equilibrado (isto claro na minha ignorância), só não encontro feedback relativamente à qualidade de construção.
Um abraço
Imagem
Director de Alugueres do Clube Autocaravanista da Abeceira

A namorar uma AC desde 2012.
"A viagem da descoberta consiste não em achar novas paisagens, mas em ver com novos olhos."
Avatar do Utilizador
cfilipe
 
Mensagens: 364
Registado: segunda Oct 21, 2013 10:55 am
Localização: Carvalhal/Bombarral

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor luisms » quarta Oct 30, 2013 12:17 pm

Cfilipe, pelo que leio o resto vai para a cassete do wc, também precisa de agua.
Imagem

Director de Refeições do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
luisms
 
Mensagens: 169
Registado: sexta ago 16, 2013 5:07 pm
Localização: Porto Salvo, Oeiras.

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes