Autocaravanismo selvagem em Monte Gordo

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Autocaravanismo selvagem em Monte Gordo

Mensagempor joao rafael santos » domingo jul 14, 2013 11:55 am

Boas tardes companheiros

Infelizmente continua-se a ver em Monte Gordo muitas AC a praticarem o caravanismo selvagemo perto do parque de campismo o que é de lamentar embora haja sinalização a proibir.
Reparei que estão 3 AC de matricula estrangeira estacionadas nesse parque á pelo menos 5 meses, estou mesmo a ver onde é que esses cavalheiros fazem os depejos
Vamos lá ver se as autoridades fazem alguma coisa.
joao rafael
Avatar do Utilizador
joao rafael santos
 
Mensagens: 157
Registado: segunda mar 08, 2010 10:05 pm
Localização: faro

Re: Autocravnismo selvagem em Monte Gordo

Mensagempor Aleluia » domingo jul 14, 2013 1:27 pm

Boas tardes, companheiros.
João Rafael, a situação reportada é lamentável, mais uma vez as autoridades, não desempenham as suas funções.
De qualquer modo, talvez a situação já deva ter sido colocada á própria câmara e esta tenha fechado os olhos.
O que é de lamentar em virtude ao tempo de permanência, o que obriga a manutenção obrigatória. E de certeza que os carros não saem do sitio com medo de perderem o lugar, já todos advinha-mos o que acontece.
saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Re: Autocravnismo selvagem em Monte Gordo

Mensagempor José Conceição » domingo jul 14, 2013 3:10 pm

Pois, quero corroborar o as opiniões anteriores, já passei por monte gordo recentemente e por duas vezes e vi mais ou menos de tudo; duas caravanas de matricula espanhola, enormes, parqueadas e com diversos panos a liga-las entre si, sendo que no espaço haviam cadeiras, mesas, fogareiro/grelhador, etc, mais tarde na segunda vez uma caravana portuguesa, igualmente assim. Não bastando isso o cumulo dos cúmulos no próprio parque de merendas de frente ao parque de campismo, tendas muitas, mais ou menos umas dez, isto montadas cerca das 23h00, uma carrinha de caixa aberta, sobre a caixa uma tenda com um toldo, etc. O Vale tudo.
Há muito que não via nada assim, pelo menos só pra aí nos anos 70 é que se via algo assim. Enfim.
Em relação a autocaravanas embora tivessem por lá bastantes não observei atos muito reprováveis, a não ser talvez o que dito, permanência 15/20/30 dias e aí!!!!!!!!! mas apercebi-me que os despejos serão efectuados numas antigas casas de banho de um restaurante iou bar que existiu á entrada da praia, aliás, onde também haviam tendas montadas durante a noite.
O pessoal que estava acampado no parque de merendas, logo pela manhã 8, 8,30, desmontaram o circo e aí ocuparam quase a totalidade das mesas até á noite seguinte.
Aproveita cada dia como se fosse o ultimo...................pois um dia ele será.
José Conceição
 
Mensagens: 68
Registado: terça mar 04, 2008 9:07 pm
Localização: Lagoa/Algarve

Re: Autocaravanismo selvagem em Monte Gordo

Mensagempor Mário Cardoso » quinta jul 18, 2013 3:38 pm

Olá a todos
É verdade, eu também estive em Monte Gordo até ontem, dia 17 e constatei que continuamos a assistir a más práticas.
É vergonhoso que após tantos alertas das associações de autocaravanismo e demais entidades publicas e privadas, continuemos a assistir a um autocaravanismo "selvagem", onde alguns autocaravanistas, em locais proibidos, montam o "estendal" na rua, e usam o espaço publico sem nenhuma contenção. Creio que, no domingo à noite, em Monte Gordo, a GNR ou PSP, - não sei- foi lá, ao estacionamento frente ao Parque de Campismo e multou uma quantas AC`s.
Há um mês passei em Porto Covo, e na estação de serviço, em torno dela e espalhados pela Vila,estavam umas dezenas de AC`s e, também aI, vi essas más práticas. Necessariamente que a Câmara de Sines, um destes dias, pressionada pelos moradores, vai ter de impor regras restritivas a fim de evitar estes abusos.
Mas também é verdade que algumas Câmaras, como a de Vila Real de Santo António, em Monte Gordo, tal como muitas outras camaras em todo o pais, em vez de regularem a utilização do espaço publico por tempo de permanência /numero de AC`s, ou outra qualquer medida, simplesmente proibem quer o estacionamento quer a permanência. Creio aliás, que estas proibições absurdas até serão ilegais. Os sinais de trânsito em Monte Gordo, por exemplo, não têm o numero de identificação obrigatório no verso, não se podendo provar, em ultima análise, que são sda Câmara e, acho que esse dado é obrigatório em sede de tribunal. Se não está inventariado e identificado, pode ter sido ali colocado por qualquer cidadão que se sinta incomodado
Ainda no Concelho de Vila Real de Santo António, proibem o estacionamento e permanência das AC`s em Manta Rota e em Monte Gordo e canalizam tudo para Vila Real, onde, apenas vedando um determinado espaço fisico, sem grandes investimentos - a ultima vez que lá fui foi em dezembro e para além da vedação e do contentor da recepção, não tinham gasto um cêntimo( não sei se depois disso investiram alguma coisa - passaram a admitir o autocaravanismo mas pago. Nada contra, desde que, nas outras localidades, onde não têm estações de serviço, permitam, sob condiçoes claras, que os autocaravanistas ali estacionem.
Embora eu ache que demos passos importantes nos ultimos anos, penso que muito há ainda a fazer pelo autocaravanismo em portugal, quer dos autocaravanistas, quer das camaras municipais.
Mário Cardoso
 
Mensagens: 24
Registado: domingo jun 16, 2013 3:15 pm
Localização: Pinhal Novo

Re: Autocaravanismo selvagem em Monte Gordo

Mensagempor rico11 » segunda jul 22, 2013 12:31 pm

Caros amigos autocaravanistas e outros,
eu mesmo que sou autocaravanista ha 14 anos e antes disso era campista posso estar de acordo com muito que aqui se escreve, mas muitas vezes aqueles que criticam são os piores, é fácil de acusar os estrangeiros mas com a experiência que tenho, garanto lhes que o nos portugueses não somos mais ecológicos e limpos que os outros,
camping e auto caravanismo selvagem sempre houve em Portugal, basta ir as montanhas ou beira rios e mesmo praias,
mas a culpa é de quem? das autoridades ou dos interessados?

la para o mês de setembro la irei a Portugal, talvez ao Algarve mas como nos é proibido de passar a noite em muito regiões a beira mar, expliquem me onde devemos pernoitar, esvaziar encher etc,
a crise se vê em Portugal nos restaurantes mas não na venda de auto caravanas, se se vende tanto, pertence as autoridades de remediar a encontrar a solução e não a nos,

para quem esteve em Monte Gordo este verão, como é que fizeram para pernoitar e para os problemas sanitários?

fiquem bem e boas ferias a todas e a todos.
rico11
 
Mensagens: 26
Registado: quinta Oct 25, 2007 8:14 pm

Re: Autocaravanismo selvagem em Monte Gordo

Mensagempor Aleluia » segunda jul 22, 2013 11:16 pm

Companheiro Rico11, ao pé de Monte Gordo existem 2 AS para se fazer a manutenção aos carros: Vila Real de Santo António e Castro Marim.
O problema é que os auto-campistas, têm receio de tirar os carros e virem a perder os lugares.
Assim sendo, preferem fazer asneira a mudar de lugar.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Re: Autocaravanismo selvagem em Monte Gordo

Mensagempor bornes » quinta jul 25, 2013 3:03 pm

Companheiros,
qual é o problema dos acampamentos selvagens?
Não entendo quem critica.
Desde que se tenha civismo e que não deixe lixo atrás, que mal tem?
Tenho 47 anos, desde sempre fiz campismo selvagem e ai de quem mo tire... qualquer sitio é otimo para acampar ou passar uns dias. Acho até que aqueles que criticam este tipo de campismo é porque ou não foram á tropa, ou então estão mesmo cadavéricos.
Agora, o que estou contra é deixarem o lixo atrás, fazerem despejos onde não devem, mas ocupar umas mesas, ocuparem espaços, etc., acho muito bem. Pagamos impostos para utilizar o que é nosso. E por ser nosso, devemos só de ter civismo. Se algum dia estiver na minha autocaravana e vier alguém incomodar-me só porque estou ali á uns dias, com as mesas, cadeiras, toldos, ou que quer que seja, solto-lhe os cães.
Essa agora...
Mais, já acampei e até já andei de caixa aberta com um atrelado com uma tenda de campismo montada e dormi em todo o lado, querem ver que agora já não se pode fazer isso?
Quanto ao estar muitos dias num mesmo sitio, não sei porque não fui ver, mas se tiverem condições e fazerem os despejos em sítios adequados, não deixarem lixo, porque é que não podem lá estar?
Só por se ter uma autocaravana já se é dono do mundo?
Sabe deus para se ter umas férias, ter uma tenda de campismo e agora querem ver que não se pode ficar onde se quer?
Eu, desde a algum tempo que vivo numa AC, agora estou numa casa da mulher porque parti o tornozelo, mas quando estiver bom, aí vai ele e daqui vou para as termas de s. pedro do sul e vou lá estar aparcado +- um mês, depois vou para sul, porque já é frio e quero ver quem me proíbe de estar onde quero.
Agora, sou a 100% contra o lixo.
Um fogareiro a assar umas sardinhas e um tinto do bom, TUDO FORA DA AC, um toldo para se ter uma sombra e está montada uma soneca.
Agora digam que estão contra, quero lá saber.
E também sou um radicalista, gosto do perigo, umas acrobacias e tal e coisa, adoro aventuras. Se tiver que dormir debaixo de chuva e de comer insectos, tudo bem, venham eles.
Não, não sou menino da mama, eheheheheheheheheh
Chamem-me o que vos der na gana.

:lol: :twisted: :twisted: :lol:
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
Avatar do Utilizador
bornes
 
Mensagens: 173
Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm
Localização: vale de cambra

Re: Autocaravanismo selvagem em Monte Gordo

Mensagempor jucadafruta » sexta jul 26, 2013 10:34 am

bornes Escreveu:Companheiros,
qual é o problema dos acampamentos selvagens?
Não entendo quem critica.
Desde que se tenha civismo e que não deixe lixo atrás, que mal tem?
Tenho 47 anos, desde sempre fiz campismo selvagem e ai de quem mo tire... qualquer sitio é otimo para acampar ou passar uns dias. Acho até que aqueles que criticam este tipo de campismo é porque ou não foram á tropa, ou então estão mesmo cadavéricos.
Agora, o que estou contra é deixarem o lixo atrás, fazerem despejos onde não devem, mas ocupar umas mesas, ocuparem espaços, etc., acho muito bem. Pagamos impostos para utilizar o que é nosso. E por ser nosso, devemos só de ter civismo. Se algum dia estiver na minha autocaravana e vier alguém incomodar-me só porque estou ali á uns dias, com as mesas, cadeiras, toldos, ou que quer que seja, solto-lhe os cães.
Essa agora...
Mais, já acampei e até já andei de caixa aberta com um atrelado com uma tenda de campismo montada e dormi em todo o lado, querem ver que agora já não se pode fazer isso?
Quanto ao estar muitos dias num mesmo sitio, não sei porque não fui ver, mas se tiverem condições e fazerem os despejos em sítios adequados, não deixarem lixo, porque é que não podem lá estar?
Só por se ter uma autocaravana já se é dono do mundo?
Sabe deus para se ter umas férias, ter uma tenda de campismo e agora querem ver que não se pode ficar onde se quer?
Eu, desde a algum tempo que vivo numa AC, agora estou numa casa da mulher porque parti o tornozelo, mas quando estiver bom, aí vai ele e daqui vou para as termas de s. pedro do sul e vou lá estar aparcado +- um mês, depois vou para sul, porque já é frio e quero ver quem me proíbe de estar onde quero.
Agora, sou a 100% contra o lixo.
Um fogareiro a assar umas sardinhas e um tinto do bom, TUDO FORA DA AC, um toldo para se ter uma sombra e está montada uma soneca.
Agora digam que estão contra, quero lá saber.
E também sou um radicalista, gosto do perigo, umas acrobacias e tal e coisa, adoro aventuras. Se tiver que dormir debaixo de chuva e de comer insectos, tudo bem, venham eles.
Não, não sou menino da mama, eheheheheheheheheh
Chamem-me o que vos der na gana.

:lol: :twisted: :twisted: :lol:



Completamente de acordo contigo.
O problema é a falta de civismo de muitas pessoas, gostava de ver se em casa fazem o mesmo
SAUDAÇÕES AUTOCARAVANISTAS
JPENEDO
Avatar do Utilizador
jucadafruta
 
Mensagens: 52
Registado: quarta mai 04, 2011 12:08 pm
Localização: Alhos Vedros - Moita

Re: Autocaravanismo selvagem em Monte Gordo

Mensagempor forum_admin » sexta jul 26, 2013 10:38 am

Bom dia,

O fórum do CampingCar tem por objetivo promover o debate de ideias, informar, esclarecer dúvidas, tentando dar um importante contributo quer para o esclarecimento das questões pertinentes entre os membros do fórum, mas também e muito para a melhoria da imagem do autocaravanismo, procurando de modo pedagógico ajudar na melhoria dos comportamentos do autocaravanistas, as quais são fundamentais para melhorar a imagem pública do autocaravanismo.

Sempre procurámos ter um papel pedagógico, contribuindo para a melhoria dos comportamentos, consideramos que incentivos a comportamentos incorretos são absolutamente desnecessários e não é este o lugar correto para o fazer. Não foi para isso que este fórum foi criado e vem sendo mantido, e nem é isso que aqui procuram os membros de longa data.

Os maus comportamentos são infelizmente em demasiado número e não necessitam de mais defensores e divulgação desses tipos de comportamento/postura. Quem o pratica está a dar razão aos lobies dos camping’s que defendem que o lugar das autocaravanas é nos camping’s e não acampadas na via pública. Nós aqui queremos ter o direito a estacionar na via pública como qualquer outro veículo, não vemos razão para defender o campismo etc. (fora dos respetivos lugares), não confundir campismo, com o tradicional pic-nic português, realizada em lugar apropriado, e o lugar apropriado não é como muitos fazem no parque de estacionamento quer seja urbano, quer seja de praia, etc.

Abraço,
A Equipa CampingCar Portugal
http://www.campingcarportugal.com
Avatar do Utilizador
forum_admin
Site Admin
 
Mensagens: 406
Registado: terça Oct 18, 2005 9:37 pm

Re: Autocaravanismo selvagem em Monte Gordo

Mensagempor bornes » sexta jul 26, 2013 12:18 pm

De acordo com algumas coisas e em desacordo com outras.
Cabe ao cidadão, quer seja campista ou autocaravanista ter civismo.
Pode-se muito bem acampar em tudo o que seja sitio, desde que se cumpra as regras do bom comportamento.
Claro que não vou acampar num passeio, mas fora do passeio tiver um bom sitio, porque não?
Se estou de autocaravana e quero fazer umas churrascadas, vou onde houver condições. Mas se tiver um fogão fora da autocaravana, é aí que cozinho já que na minha opinião, não tem mal nenhum.
Temos é que ser civilizados e não deixar lixo.
Daqui a 10 anos vamos estar piores que nos anos 60 e já ninguém refila de termos baixado de nível.
Por isso, só repito, civismo é o que é preciso.
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
Avatar do Utilizador
bornes
 
Mensagens: 173
Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm
Localização: vale de cambra

Re: Autocaravanismo selvagem em Monte Gordo

Mensagempor Paulo MB » sexta jul 26, 2013 2:31 pm

Boa tarde,

Palavras sábias do forum_admin.

Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Avatar do Utilizador
Paulo MB
 
Mensagens: 343
Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm
Localização: Porto

Re: Autocaravanismo selvagem em Monte Gordo

Mensagempor jotex » sexta jul 26, 2013 3:32 pm

Vivemos num pais de direito e não numa anarquia.
As leis fizeram-se para se cumprir!!!
Avatar do Utilizador
jotex
 
Mensagens: 171
Registado: terça abr 20, 2010 11:06 pm
Localização: S. João da Madeira

Re: Autocaravanismo selvagem em Monte Gordo

Mensagempor ECosta » sexta jul 26, 2013 10:10 pm

Companheiros boa noite.
A minha opinião (em sentido figurado).

Tenho carta de condução á cerca de 40 anos, nunca tive qualquer tipo de acidente, talvez por dominar bem o veículo e conhecer suficientemente o código da estrada, pergunto, será que posso conduzir á velocidade que a qualquer momento me apetecer, (transgredindo as regras, sinalização e posturas de transito, do código da estrada), dentro ou fora das localidades, desde que não provoque acidente? CLARO QUE NÃO.

O CIVISMO é o bom comportamento demonstrativo de respeito pelos valores da sociedade e pelas suas leis e instituições.

Cumprimentos ECosta
ECosta
 
Mensagens: 67
Registado: segunda fev 14, 2011 3:56 pm
Localização: MINHO VIANA DO CASTELO

Re: Autocaravanismo selvagem em Monte Gordo

Mensagempor bornes » sábado jul 27, 2013 9:47 am

Bom dia,
bem...
se formos por esse prisma, tenho carta desde os 18, conduzo desde os 16, nunca fui a uma escola de condução, nunca tive acidentes, já apanhei varias multas, sei conduzir conforme a lei, não conduzo nem bem nem mal, acho que sou civilizado.
O que conta não é o perfil de cada um, conta a educação que se tem. Pode-se ser doutor e ser um tipo do 4º mundo(nós estamos no 3º). :wink:
Já estou como o outro, já vi porcos a andar de bicicleta, já vi de tudo. Como também já vivi de quase tudo, por isso nada me espanta. Se vir alguém a cuspir na rua, tanto pode ser um encartado como um sem carta.
Tudo vai da educação que nos deram.
E hoje vê-se bem na geração do arrasca o tipo de educação que lhe deram.
A falta de civismo é muita e quase que arrisco a dizer que já não tem cura. Temos que educar as novas gerações e serão estas que nos vão salvar, já que anda tudo podre.
Tenham um bom fim de semana e durmam bem, já que não vale a pena pensar muito...
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
Avatar do Utilizador
bornes
 
Mensagens: 173
Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm
Localização: vale de cambra

Re: Autocaravanismo selvagem em Monte Gordo

Mensagempor danibeja » sábado jul 27, 2013 6:01 pm

bornes Escreveu:Bom dia,
bem...
se formos por esse prisma, tenho carta desde os 18, conduzo desde os 16, nunca fui a uma escola de condução, nunca tive acidentes, já apanhei varias multas, sei conduzir conforme a lei, não conduzo nem bem nem mal, acho que sou civilizado.
O que conta não é o perfil de cada um, conta a educação que se tem. Pode-se ser doutor e ser um tipo do 4º mundo(nós estamos no 3º). :wink:
Já estou como o outro, já vi porcos a andar de bicicleta, já vi de tudo. Como também já vivi de quase tudo, por isso nada me espanta. Se vir alguém a cuspir na rua, tanto pode ser um encartado como um sem carta.
Tudo vai da educação que nos deram.
E hoje vê-se bem na geração do arrasca o tipo de educação que lhe deram.
A falta de civismo é muita e quase que arrisco a dizer que já não tem cura. Temos que educar as novas gerações e serão estas que nos vão salvar, já que anda tudo podre.
Tenham um bom fim de semana e durmam bem, já que não vale a pena pensar muito...


Boa tarde,

Com toda a franqueza, companheiro Bornes, fazer um acampamento ocasional ou campismo selvagem (como lhe chama), fora dos locais destinados a esse efeito, por si só, é não ser civilizado.

Ser civilizado é :
1. que tem civilização; polido
2. adiantado em cultura, em progressos materiais, em formação cívica; progressivo; culto
civilizado In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-07-27].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/civilizado>.
Civilização:
1. conjunto das instituições, técnicas, costumes, crenças, etc., que caracterizam uma sociedade ou um grupo de sociedades determinadas
2. conjunto dos conhecimentos e realizações das sociedades humanas mais evoluídas, marcadas pelo desenvolvimento intelectual, económico e tecnológico
civilização In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-07-27].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/lingua-portugue ... %A7%C3%A3o>.

Se está previsto na legislação Nacional Portuguesa, que efetuar acampamentos ocasionais é proibido, e logo sancionado com contra-ordenação, efectuar acampamentos ocasionais, não é um comportamento civilizado.

Podemos estar de acordo com muita coisa, mas em relação a este tema, somos totalmente antagónicos.

Cumprimentos,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes