Acolhimento do autocaravanismo no Algarve

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Acolhimento do autocaravanismo no Algarve

Mensagempor CampingCar Portugal » domingo jun 17, 2012 5:23 pm

Caros,

Passamos a divulgar a informação que nos foi enviada pelo CPA:

Aos interessados na temática autocaravanista


Acolhimento do Autocaravanismo no Algarve

“A AMAL e a CCDR Algarve encontram-se a colaborar com vista à definição de uma abordagem concertada e comum para o acolhimento do autocaravanismo na Região do Algarve.

Das reuniões de trabalho realizadas foi identificada a necessidade de se elaborar um documento para definição de critérios com vista à constituição da Rede de Acolhimento para o Autocaravanismo na Região do Algarve (RAARA) – “Documento Verde”, proposta que foi remetido para validação das Câmaras Municipais até dia 18 de junho. Posteriormente proceder-se-a ao envio para consulta do Clube Português de Autocaravanismo e do organismo europeu que representa este segmento.”


Saiba mais em http://cpa-autocaravanas.com/forum/inde ... l#msg14229


Notícias CPA
Clube Português de Autocaravanas
Projecto CampingCar Portugal

http://www.campingcarportugal.com
Avatar do Utilizador
CampingCar Portugal
Projecto CCPortugal - Administração
 
Mensagens: 254
Registado: quarta dez 10, 2008 12:01 pm

Re: Acolhimento do autocaravanismo no Algarve

Mensagempor Paulo » domingo jun 17, 2012 10:41 pm

Boa noite a todos,

Como autocaravanista e viajante frequente dentro da região onde resido – Algarve - fico satisfeito com a notícia relativa à criação de uma abordagem estratégica. Acho que a mesma está algo atrasada no tempo, mas é e continua a ser necessária e deve abranger alguns pontos que considero basilares, entre os quais destaco:

:arrow: Analisar as necessidades da região em termos de infra-estruturas, tendo em atenção as motivações dos autocaravanistas.

:arrow: Identificar as actuais interdições e avaliar a sua legalidade, considerando que há soluções e variantes (sazonalidade, horários, etc) a uma interdição total, que compatibilizam de um modo coerente e civilizado os interesses dos autocaravanistas, populações e municípios.

:arrow: Sobre o ponto anterior, é importante esclarecer se há interdições ao estacionamento das autocaravanas, apenas por estas pertencerem a esta classe de veículos e se essas limitações não foram criadas para a satisfação de interesses de terceiros (exemplos: empresários de campings ou mesmo dos próprios municípios).

:arrow: Criação de acções de sensibilização junto dos autocaravanistas, no sentido do entendimento distinto que pressupõe o “estacionamento habitado” e o “campismo”.

:arrow: Etc…etc…

Por outro lado, lamento que não haja diálogo e cooperação entre as várias associações que representam os autocaravanistas, dado que, pelo que é exposto no texto, apenas leio o CPA como interlocutor neste processo. Esta situação não tem de ser negativa em termos do resultado final desta acção, mas denota falta de articulação entre as entidades ligadas a este sector, o que acaba sempre por ser desfavorável em termos globais, o que irá ser lamentável.

Tenho a seguinte dúvida: quando se refere que a consulta vai integrar o “organismo europeu que representa este segmento”, pergunto, que “organismo” e que “segmento” estão ser considerados?

Faço os seguintes votos:
:arrow: Tendo o Algarve hoje umas condições de apoio ao autocaravanismo muito diferentes das que tinha há cerca de cinco anos atrás, graças ao esforço de particulares, clubes e também deste nosso Portal, espero que após a implementação da estratégia de acolhimento não sejam criados entraves às actuais estruturas, mas que, pelo contrário, outras possam aparecer e esta forma de turismo seja considerada dentro dos padrões correctos e homólogos aos que estamos habituados por essa Europa fora.

Seria bom termos estes esclarecimentos, os quais compreendo que não o sejam no âmbito dos fóruns de discussão na Internet, mas convenhamos que este veículo talvez seja dos que mais nos une em termos imediatos e diários.
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: Acolhimento do autocaravanismo no Algarve

Mensagempor Henrique Fernandes » segunda jun 18, 2012 7:43 pm

Em relação a este assunto, apenas posso exprimir-me a título pessoal.
E por isso digo o seguinte: se o clube a que pertenço - o CGA - e a federação que esse clube integra - a FPA - fossem convidados para participar em "reuniões de trabalho" com a AMAL e a CCDR Algarve, para os fins em vista, e eu soubesse que só nós tínhamos sido convidados, pugnaria, sopesando aquilo que considero ser o interesse colectivo de todos os autocaravanistas (incluindo aqueles que praticam um autocaravanismo diferente do meu), por que o CGA e a FPA sugerissem ou reivindicassem, também, junto das entidades públicas, a participação de outras entidades autocaravanistas como sejam o CAI, o CAS e o CPA. Para bom entendedor...
Por outro lado, considero que o autocaravanismo, exatamente por se materializar em diversos tipos de vivências, não é representável, nem em Portugal nem no estrangeiro, por um só tipo de organização.
Isto é, considero que o CPA não é e nunca será a única entidade representativa dos autocaravanistas em Portugal, assim como considero que a FICC - FÉDÉRATION INTERNATIONALE DE CAMPING, CARAVANNING ET AUTOCARAVANING não representa todos os autocaravanistas europeus.
Em coerência, considero também que o mesmo se aplica ao CGA, CAS, CAI e FPA, bem como à entidade europeia em que a FPA se encontra filiada, a FICM - FEDERATION INTERNATIONALE DES CLUBS DE MOTORHOMES.
Fico sempre com uma pedra no sapato quando alguém aproveita o "balanço" e desata a correr em público, sózinho, todo lampeiro, de forma "hiper-oficial", ao que julga ser o primeiro e único tiro de partida para um determinado processo.
Mas esta é apenas a minha opinião...
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: Acolhimento do autocaravanismo no Algarve

Mensagempor Teresa Paiva » segunda jun 18, 2012 11:12 pm

Caro Henrique Fernandes

Retroceda um ano e seja coerente nas afirmações e nas acções.

um abraço

Teresa Paiva
Teresa Paiva
 
Mensagens: 21
Registado: segunda fev 21, 2011 12:42 pm
Localização: V.N.Gaia

Re: Acolhimento do autocaravanismo no Algarve

Mensagempor Henrique Fernandes » terça jun 19, 2012 8:30 am

Teresa:
Troque p. f. por miúdos, para percebermos aonde quer chegar e para eu poder responder-lhe.
É que sou bom entendedor, mas adivinho já não...
Saudações gardingas
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: Acolhimento do autocaravanismo no Algarve

Mensagempor Duarte » quarta jun 20, 2012 9:37 am

Olá bom dia
Noticia sobre o assunto no correio da manhã

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... s-a-dobrar

O Sr Macário de repente começou a entender que são preciso estruturas com condições para acolherem autocaravanas.

Vamos ver o que saí.


Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Re: Acolhimento do autocaravanismo no Algarve

Mensagempor Mcas » quarta jun 20, 2012 11:48 am

Vivam!
O Algarve em transformação?
---------------------

Ver este artigo no DN:

Parque de autocaravanismo quer combater sazonalidade
por LusaHoje

A Câmara de Alcoutim inaugura no sábado um parque de autocaravanas e merendas no Pereiro, estrutura que visa combater a sazonalidade do turismo e cativar visitantes para o interior do Algarve, disse à Lusa o presidente da autarquia.
Francisco Amaral explicou que o parque, que custou perto de 175 mil euros e foi cofinanciado em 75 por cento por fundos comunitários, vai permitir que os autocaravanistas disponham de locais próprios, com todas as condições, numa das zonas mais desertificadas do país, em vez de ocuparem parques de estacionamento automóveis sem estruturas de apoio.
Segundo o município, o parque está equipado com mesas e bancos, disponibiliza grelhadores, instalações sanitárias e zona de estacionamento automóvel e conta ainda com "uma plataforma para a prática informal de desporto".
O parque dispõe de lugar para 16 caravanas e permite aos caravanistas abastecerem-se de água potável, carregar baterias e libertar águas residuais.
O parque de merendas e autocaravanismo do Pereiro vai ainda "ajudar economia local, porque os seus utilizadores são, ao contrário do que se pensa, pessoas com algumas posses e que vão utilizar restaurantes e supermercados na zona", disse o presidente da Câmara de Alcoutim, um dos concelhos mais envelhecidos do país.
"Os parques de estacionamento do litoral, em Vila Real de Santo António, Altura ou Tavira estão muitas vezes ocupados por autocaravanas que não têm para onde ir. Daí a importância de criar estes espaços, sobretudo junto a barragens e ribeiras, que tenham as condições todas para a prática deste tipo de turismo, como água potável ou locais para libertar águas residuais", afirmou o autarca.
------------------------------------
Link do artigo.
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2619906&seccao=Sul
____________

Boas viagens

Mcas
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Avatar do Utilizador
Mcas
 
Mensagens: 510
Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm
Localização: Aveiro

Re: Acolhimento do autocaravanismo no Algarve

Mensagempor CarlaS » quarta jun 20, 2012 2:01 pm

Boa tarde.
Sobre o assunto que originou este tópico, deixo o link do Fórum do CAS, onde se faz referência a uma carta enviada pela FPA à AMAL :

http://forum.cas-autocaravanismo.com/in ... opic=495.0
CarlaS
 
Mensagens: 20
Registado: sexta set 24, 2010 4:25 pm
Localização: Loures

Re: Acolhimento do autocaravanismo no Algarve

Mensagempor Henrique Fernandes » quarta jun 20, 2012 4:18 pm

Parece que o Algarve está, finalmente, à imagem de outras regiões do país, a acordar verdadeiramente para o fenómeno autocaravanista itinerante.
Isso é bom, muito bom.
Espero que continue, e que o lobby campista não se oponha, ou antes, que ainda que queira, não tenha força para tal...
Relativamente à carta da FPA, mencionada pela companheira CarlaS, parece ter chegado já depois de o combóio partir. Sim, que o combóio partiu sem ter apitado...
Faço votos para que, na circunstância, os companheiros do CPA que integraram este processo de diálogo com a AMAL saibam e consigam dar o seu melhor para defender os interesses de TODOS os segmentos do autocaravanismo, ainda que, como atrás disse, não os representem a todos.
Se conseguirem alcançar esse desiderato, a nossa gratidão será eterna.
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: Acolhimento do autocaravanismo no Algarve

Mensagempor Aleluia » quarta jun 20, 2012 10:44 pm

Boa noite, companheiros.
Duarte, eu não me fiava muito no que diz o sr. Macário. Pois parece que o homem anda a atravessar uma crise de "demência", nem imaginas as loucuras que o homem tem feito em Faro. Os Farenses, estão desejando que acabe a sua presidência.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Re: Acolhimento do autocaravanismo no Algarve

Mensagempor Luis Agostinho » quinta jun 21, 2012 11:03 am

Bom dia,

Uma das "qualidades" que eu mais aprecio em nós portugueses é aquele nosso hábito de correr atrás do prejuizo... :roll:

Para mim isto é correr atrás do prejuizo...

Vejam o caso do futebol...normalmente só acordamos para o jogo depois de levarmos com um seco...a partir daí parecemos máquinas... :shock: :shock:

CampingCar Portugal Escreveu:“A AMAL e a CCDR Algarve encontram-se a colaborar com vista à definição de uma abordagem concertada e comum para o acolhimento do autocaravanismo na Região do Algarve.

Das reuniões de trabalho realizadas foi identificada a necessidade de se elaborar um documento para definição de critérios com vista à constituição da Rede de Acolhimento para o Autocaravanismo na Região do Algarve (RAARA) – “Documento Verde”, proposta que foi remetido para validação das Câmaras Municipais até dia 18 de junho. Posteriormente proceder-se-a ao envio para consulta do Clube Português de Autocaravanismo e do organismo europeu que representa este segmento.”


E depois...desconfio sempre dos documentos "verdes"...dá-me a sensação que nunca mais passam a "maduros"...!!! :mrgreen:

Neste momento o (All)garve já deve ter as barbas a arder...porque deve ter chegado á conclusão que a nivel de turismo habitacional, como hotéis...aldeamentos...apartamentos...condominios de luxo...este ano a ocupação deve ser zero ou quase zero e se estão a contar com o turismo nacional...aí ainda deve ser pior... :roll: :roll:

Vai daí toca de olhar á volta e ver quem é que pode salvar a situação e eis senão que a seguir aparecem o autocaravanismo e o caravansimo...então toca a investir nisso...como tivessem muito para investir, mas enfim!!!
Depois é a data...18 de Junho é altura ideal para se começar a pensar nisso...nem antes nem depois...18 de Junho que ainda estamos a uma distância de largos meses do verão...e aqui mais uma vez se prova, aliás como noutro tipo de turista, que estão mais preocupados com o turista estrangeiro, que vem no Inverno, do que o turista de "pé descalço" português que vai no Verão...se essas medidas são para implementar pela sazonalidade... :roll: :roll:

Depois temos esta confusão de termos e de escrita...mas aí podemos assacar as culpas a quem escreveu a peça e eventualmente...reine naquela cabeça um bocadinho de confusão...e que se preste a confusões ou mal entendidos...

Parque de autocaravanismo quer combater sazonalidade
por LusaHoje

A Câmara de Alcoutim inaugura no sábado um parque de autocaravanas e merendas no Pereiro, estrutura que visa combater a sazonalidade do turismo e cativar visitantes para o interior do Algarve, disse à Lusa o presidente da autarquia.
Francisco Amaral explicou que o parque, que custou perto de 175 mil euros e foi cofinanciado em 75 por cento por fundos comunitários, vai permitir que os autocaravanistas disponham de locais próprios, com todas as condições, numa das zonas mais desertificadas do país, em vez de ocuparem parques de estacionamento automóveis sem estruturas de apoio.
Segundo o município, o parque está equipado com mesas e bancos, disponibiliza grelhadores, instalações sanitárias e zona de estacionamento automóvel e conta ainda com "uma plataforma para a prática informal de desporto".
O parque dispõe de lugar para 16 caravanas e permite aos caravanistas abastecerem-se de água potável, carregar baterias e libertar águas residuais.
O parque de merendas e autocaravanismo do Pereiro vai ainda "ajudar economia local, porque os seus utilizadores são, ao contrário do que se pensa, pessoas com algumas posses e que vão utilizar restaurantes e supermercados na zona", disse o presidente da Câmara de Alcoutim, um dos concelhos mais envelhecidos do país.
"Os parques de estacionamento do litoral, em Vila Real de Santo António, Altura ou Tavira estão muitas vezes ocupados por autocaravanas que não têm para onde ir. Daí a importância de criar estes espaços, sobretudo junto a barragens e ribeiras, que tenham as condições todas para a prática deste tipo de turismo, como água potável ou locais para libertar águas residuais", afirmou o autarca.


Podem ser preciosismos...mas enfim, eu e este meu mau feitio... :oops: :oops: :mrgreen:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Acolhimento do autocaravanismo no Algarve

Mensagempor Paulo » sábado jun 23, 2012 11:50 pm

Boa noite,

Sobre a questão concreta das pressões exercidas por alguns empresários de campings, conforme refiro no meu post anterior (jun 17, 2012 10:41 pm), estas acções em Portugal são bem mais camufladas do que em Espanha. No país vizinho este tipo de situação tem sido desde sempre bem visível, e, digo eu, descarada.

Observemos o seguinte artigo:

fonte: http://www.lavanguardia.com/20120623/54 ... seman.html
Sector del camping prevé alcanzar este verano entre el 80-90% de ocupación, sobre todo el fin de semana
Tienen previsto reunirse con el subdelegado del Gobierno y con alcaldes para abordar la necesidad de controlar las acampadas ilegales

HUELVA, 23 (EUROPA PRESS)

La Asociación Provincial de Camping y Ciudades Vacacionales de Huelva prevé alcanzar este verano entre el 80 y 90 por ciento de ocupación en estos espacios turísticos, sobre todo los fines de semana y con más hincapié durante el mes de agosto, aunque hay muchas reservas de última hora que son difíciles de prever.

En declaraciones a Europa Press, el recién nombrado presidente de la asociación, Saturnino Jiménez, y propietario del camping Giralda, ubicado en la playa de La Antilla, ha lamentado que la ocupación en general durante los últimos años "haya descendido" debido a la situación de crisis, al igual que los días de pernocta, que se han reducido normalmente a dos y coincidiendo con los fines de semana.

Así, los siete campings existentes en la provincia de Huelva -- camping La Aldea, Doñana Playa, Giralda, La Antilla, Playa La Bota, camping Playa de Mazagón y camping Playa Taray --, también sufren los efectos de la crisis.

En cuanto al perfil del turista del camping, el presidente de la asociación ha indicado que el 80 por ciento de las reservas en verano la realizan turistas nacionales que suelen repetir año tras año, mientras que en la temporada invernal suelen incidir más los visitantes extranjeros, sobre todo provenientes de centro Europa, aunque la ocupación es más baja y los precios más reducidos.

Del mismo modo, ha señalado que el próximo 30 de junio van a celebrar por segundo año el Día del Camping, en el que prevén realizar actividades con el fin de vender la imagen del camping como un turismo de naturaleza y ecológico y "que no sólo consta de dormir en una tienda de campaña o en un bungalow", ya que en estos espacios también se celebran gymkanas, actividades y fiestas.

En otro orden de cosas, el presidente de la asociación ha señalado que tienen previsto mantener una reunión con el subdelegado del Gobierno, Enrique Pérez Viguera, con el fin de abordar la necesidad de controlar las acampadas ilegales en la provincia, "problema, que además de conllevar riesgos higiénicos y saludables, puede perjudicar la imagen del sector turístico".

Un encuentro que también pretenden mantener con alcaldes con el fin de que se regule el aparcamiento de las autocaravanas en la vía pública, con el objetivo de que "el único sitio donde puedan estacionarse sea un camping".

Se trata de demandas, según ha indicado Jiménez, que han existido durante años, siendo el objetivo de llegar a un acuerdo para beneficiar al sector, no dañar la imagen y favorecer a los turistas, indicando además que se trata de una problemática que "no termina de erradicarse".


Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: Acolhimento do autocaravanismo no Algarve

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo jun 24, 2012 9:01 am

Moral da história:
Por muitas "declarações de boas intenções" que esta gente do lobby do campismo subscreva, fica sempre a suspeita.
Podem não ser todos a pensar assim, mas que muitos deles estão bem escondidinhos e disfarçadinhos no "sistema", lá isso estão.
Esses pinóquios conseguem aparecer ao mundo de cara lavada, parecendo até que defendem tanto a liberdade do autocaravanismo itinerante como nós.
Mas, à primeira oportunidade, se pudessem, mandavam-nos a todos para os parques de campismo num abrir e fechar de olhos!
Essa postura de emboscada não me espanta, no fundo estão a defender o seu modo de vida e aquilo que julgam, ainda que erradamente, estar certo.
O que me espanta verdadeiramente é a cobertura institucional que alguns autocaravanistas ainda dão a esse universo campista, baseada na crença de que é possível "acasalar" os interesses da verdadeira itinerância autocaravanista com os interesses (legítimos) desta gente.
Esquecem-se aparentemente, como alguém disse um dia, que os mentirosos são aqueles mais pródigos em juras...
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Parque de merendas e autocaravanismo do Pereiro inaugurado

Mensagempor Paulo » segunda jun 25, 2012 1:11 pm

Mais alguma informação:

fonte: http://www.diarionline.pt/noticia.php?refnoticia=128524


Alcoutim: Parque de merendas e autocaravanismo do Pereiro inaugurado


Com uma cerimónia que contou com as presenças do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, David Santos, do presidente da Federação Portuguesa de Autocaravanismo (FPA), José Pires, do presidente da Junta de Freguesia do Pereiro, António Margarida, e do presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Francisco Amaral, como previsto, decorreu, no passado sábado, dia 23 de junho, a inauguração do parque de merendas e autocaravanismo do Pereiro.

À cerimónia compareceram os habitantes da freguesia do Pereiro e já alguns caravanistas atraídos pela beleza do parque, situado junto à barragem, e pelas condições da infraestrutura, equipada também com uma plataforma para a pratica informal de desporto.

José Pires, presidente da FPA, felicitou a autarquia de Alcoutim pela obra, que constituirá uma mais-valia para o concelho e para os autocaravanistas, que procuram também espaços mais calmos, fora da agitação dos grandes centros urbanos. “O parque está direcionado para o desenvolvimento económico do concelho”, acrescentou o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, referindo que a freguesia do Pereiro tem sofrido, nos últimos anos, um grande desenvolvimento, com a construção da ETAR, a ligação à Águas do Algarve, a construção de habitação social, novos arruamentos, a abertura do Museu do Ferreiro e o trabalho desenvolvido por associações como a Cumeadas e a Estrela Pereirense.

Pelas mesmas razões, e pela acessibilidade que as juntas de freguesia representam junto de uma população isolada e envelhecida, o presidente António Margarida, lamentou, indignado, a resolução do Governo em extinguir uma freguesia do concelho.

Por seu turno, David Santos garantiu que a CCDR está a trabalhar no sentido de agilizar os licenciamentos de parques de autocaravanismo, em particular nas reservas agrícolas, uma aposta que beneficia todos. O presidente da CCDR sublinhou ainda que, embora o concelho de Alcoutim tenha perdido 20% da população, a construção de habitação aumentou também 20%. Cerca de 40% das habitações em Alcoutim foram referenciadas como 2ª habitação, continuava, o que transmite a ideia de que está muita gente a viver em Alcoutim, embora ainda recenseada noutro concelho, nomeadamente na área metropolitana de Lisboa.

Depois da cerimónia, seguiu-se a tradicional sardinhada de S. João, organizada pela Junta de Freguesia do Pereiro e Associação Estrela Pereirense.

Com lugar para 16 caravanas, este parque permite aos caravanistas abastecer-se de água potável, carregar baterias e libertar águas residuais, nas devidas condições sanitárias. A estação pode ser usada por dois veículos em simultâneo em regime “self-service”, com utilização de moedeiro.

A obra custou 174.900,00 euros e foi cofinanciada pelo PO Algarve.


Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 32 visitantes