VII Gesto Eco-Solidário

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

VII Gesto Eco-Solidário

Mensagempor vitorandrade » sábado mar 03, 2012 1:39 pm

Chegou o mês de março e nesta altura, muitos ACs já criaram o hábito de rumar a S. Pedro do Sul e participar no Gesto Eco-Solidário. Por lá as pessoas também não se esquecem e mais uma vez o organizaram.

Para participar devem entrar em contacto com turismo@cm-spsul.pt ou telef/Fax 232 723 003 realizando a sua inscrição facultando o número de adultos e crianças. Essa inscrição é depois validada aquando a confirmação do pagamento sob a forma acertada. Para além disto os participantes entregam, para a Sopa de S. Macário, individualmente, 300grs de carne ou enchidos. Esta sopa é confeccionada por uma associação local, no cimo do Monte de S. Macário.

Local de estacionamento - Lugar da Feira
GPS – 40º 45’ 15’’ N
08º 03’ 51’’ W
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
"um povo que não é esclarecido por filósofos é um povo condenado a cair sob o domínio de charlatães" Condorcet
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Re: VII Gesto Eco-Solidário

Mensagempor vitorandrade » sexta mar 09, 2012 8:02 pm

Boa Noite!

Só as ações continuadas, capazes de construir relações de confiança, têm a capacidade de transformar locais que à partida nos seriam hostis em situações destas.
http://www.cm-spsul.pt/autocaravanas.asp
Trabalhar o desenvolvimento do AC é uma corrida de maratona que não se compadece de uns sprints aqui e ali.
Um abraço e apareçam
Vítor Andrade
"um povo que não é esclarecido por filósofos é um povo condenado a cair sob o domínio de charlatães" Condorcet
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Re: VII Gesto Eco-Solidário

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo mar 11, 2012 4:00 pm

Companheiro Vitorandrade:
Assino por baixo!
Só quem anda nestas lides percebe como tem toda a razão.
Abraço
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: VII Gesto Eco-Solidário

Mensagempor vitorandrade » domingo mar 18, 2012 6:58 pm

O Gesto tem uma história. E também há que aprender com ela.

Surgiu de um grupo de autocaravanistas, ligado ao CCP e foi parar a S.Pedro do Sul depois de Coimbra ter inviabilizado a sua realização. Estávamos no ano de 2006.
Já por essa altura eu pensava que o AC poderia ter interesse no desenvolvimento económico das populações locais e estando a trabalhar em projetos de desenvolvimento social, na região de S. Pedro, me envolvi para que aí fosse. Não foi difícil conseguir os apoios locais para a sua realização tirando o curto espaço de tempo que tínhamos. Que o diga o companheiro Zeca.

Para mim era claro que o difícil não era fazer o primeiro, era manter a estratégia. Só a sistematização pode criar a visibilidade que permite credibilidade para se ser interlocutor. Aí fiquei sózinho.
Foi o CCCBarcelos que após alguns contatos se disponibilizou a realizar aí duas das suas Acampovanas, no II e o III Gesto.
Apenas no IV Gesto o evento se autonomizou e passou a ser organizado pela Câmara Municipal. Foi nesta edição que se inaugurou a AS nas Termas e passou também a ter a colaboração de associações locais.

Este sábado estive por S. Pedro e fiquei impressionado com a quantidade de pessoas que vinham ter comigo e me falavam do Gesto. O AC passou a ser e a ter importância para as pessoas e para as associações locais que vêem nele uma possibilidade para o seu desenvolvimento.
São estas entidades que podem defender e lutar por ter os ACs nas suas terras.

Muito me preocupa quando vejo a forma sistemática como nós ACs olhamos e discutimos o AC centrado em nós próprios como se existíssemos sem os outros ou que tudo roda à nossa volta.
Como em tudo na vida é preciso dar tempo para se crescer e poder passar a ver as coisas com outros olhos, os de adulto.
"um povo que não é esclarecido por filósofos é um povo condenado a cair sob o domínio de charlatães" Condorcet
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Re: VII Gesto Eco-Solidário

Mensagempor vitorandrade » segunda mar 26, 2012 11:38 pm

O VII Gesto já é passado.
Deu mais um passo para a sua história. Como sempre, ela é feita de muitos factos e esses serão contados mais tarde, filtrados pelo filtro do tempo. Em cima do acontecimento o que se passou foi
https://picasaweb.google.com/114122352351629459391/VIIGesto?authkey=Gv1sRgCJXUp-HjiJChswE#
Para mim penso que, este ano, foram dados alguns passos no sentido da sua sustentabilidade no tempo. Ficou prometido, perante as instituições locais, que o VIII se voltaria a realizar com nova dinâmica e novos parceiros.
Por mim estou otimista!...
"um povo que não é esclarecido por filósofos é um povo condenado a cair sob o domínio de charlatães" Condorcet
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Re: VII Gesto Eco-Solidário

Mensagempor Paulo MB » quinta mar 29, 2012 12:45 am

Boa noite,

Parabéns à organização.
Tudo correu na perfeição e até S. Pedro nos brindou com um belíssimo tempo para a época.

Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Avatar do Utilizador
Paulo MB
 
Mensagens: 343
Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm
Localização: Porto


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes