Haverá menos visitas de ACs estrangeiras a Portugal?

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Haverá menos visitas de ACs estrangeiras a Portugal?

Mensagempor Paulo » quarta nov 16, 2005 10:21 pm

Boa noite companheiros,

Como sabem (pelo menos tenho referido este facto), o Algarve é um destino de eleição peloas ACaravanistas holandeses, franceses e alemães, do período de Outubro a Maio ("Inverno", digamos assim!).

É usual em variadíssimos locais , haver muitas ACs durante esta época. Este ano nota-se uma diminuição muito grande nesta afluência. Num destes fins de semana, encontrei um casal de Belgas, que já conheço de outros fins de semana :D , em que comentei com eles este facto e me disseram que Portugal/Algarve, está a ser substituído por Marrocos, como destino :evil: .

Qual será o motivo? A maior segurança? Não acredito!! O nível de vida? Hummmm :roll:

Penso que um facto relevante será a pouca simpatia crescente que as nossas autoridades e municípios demonstram por este tipo de turismo, e a s poucas condições que temos.

Nesta perspectiva, sabemos que é necessário sensibilizar os nossos clubes (essencialmente o CCL, CPA e FEDERAÇÃO), para que não percam a embalagem na criação de (mais) condições para os autocaravanistas. E digo mais, que estas entidades criem condições, ao nível de suporte de custos, para os companheiros que demonstarm boa vontade em dar muito do seu tempo a estes contactos e negociações com autarquias, com vista a que este processo evolua e não morra. Não pode ser só a boa vontade individual a funcionar - isto tem que ser um esforço congjunto reconhecido e gerido!

Soube hoje por um companheiro que num contacto com o dono de uma empresa de venda de caravanas e ACs, lhe disse que o mercado da caravana está parado e o da AC está em plena expansão (já sabemos que cresce 20% ao ano na Europa).

Ora bem, se a Federação não tem dinheiro e os clubes também não, para o suporte que acima refiro, então está na hora de envolver os importadores/vendedores, nesse suporte de custos, para que esta maré alta se mantenha. Se assim não for, as condições não melhoram, os estrangeiros que animam a actividade e vão-se embora e o nosso crescimento é volátil.

Penso que deveremos pensar nisto - os vendedores terão que suportar esta política de criação de condições, pois isto é uma actividade que envolve toda esta gente, cada um com os seus interesses.

Pensem nisto e digam de vossa justiça!!!

Peço desculpa pelo "lençol" :? .
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor vitor » quinta nov 17, 2005 12:17 am

Oi Paulo, inclino-me mais para o custo de vida q é alto tendo em conta aquilo q o país nos e lhes oferece. As outras razões q invocas tb fazem todo o sentido.
Marrocos será talvez mais barato e seguramente mais exótico.
Repara q a construção civil praticamente desfigurou o litoral algarvio e o exotismo do vosso sul foi-se perdendo...

'bora p'ra Marrocos? :lol:
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Mensagempor Paulo » sábado nov 19, 2005 4:03 pm

OLá companheiros,

Lembro-me de há poucos anos atrás ouvir dos companheiros estrangeiros uma frase muito repetida: "Espanha é para atravessar o mais rápido possível!".

Isto tinha uma explicação muito simples, que tinha a ver com a insegurança que Espanha oferece a esta actividade, contráriamente a Portugal. Mas não só!

Portugar até há 2 ou 3 anos era uma paraíso (talvez muitas vezes abusado) para o estacionamento e a pernoita, coisa que agora não é (paraiso - abusado é!).
O atractivo, por questões paisagísticas naturais era o litoral, pois o interior não é promovido, nem para os portugueses.

Este tema é importante, por apelo à vossa colocação de idéias :idea: :idea: :idea: :idea: .

Bom FS :wink: .
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor Aleluia » domingo nov 20, 2005 12:24 am

Boa noite companheiros.

Em relação á questão que o Paulo levanta, é verdade.
Em virtude da minha actividade profissional, tenho necessidade de andar todos os dias na estrada e, deparo-me com muito menos movimento de ACs, comparado com o ano transacto.

Talvez se deva á crise que se vive a nivel Europeu.

Bom FS :lol:

Aleluia.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Mensagempor rgaiao » domingo nov 20, 2005 3:27 pm

A idéia de envolver os importadores, parece-me que faz todo o sentido. Mesmo para as áreas de serviço para AC, que como se sabe e temos visto, não é necessário muito espaço, nem investimento, (a última que visitei foi em Lorvão, Coimbra, e parece-me ser um bom exemplo). Os importadores que conheço, estão bem localizados, alguns deles junto do IC2, porque não investem um pouco, e dão o exemplo, construindo áreas para AC de fácil acesso?
Também precisamos de empresários de vistas largas...

Claro que vemos muitos despejos selvagens, a culpa é sempre dos condutores... que não são civilizados... etc. Mas e os nossos autarcas? que nem saneamento básico constróem, em muitos dos nossos municípios, e os nossos empresários que lucram com o negócio?
RG
Rui Gaião
Leiria
http://visitar.no.sapo.pt
Avatar do Utilizador
rgaiao
 
Mensagens: 66
Registado: domingo nov 13, 2005 10:48 pm
Localização: Leiria

Mensagempor Ballesteros » domingo nov 20, 2005 4:25 pm

OLá companheiros
Yo creo te todo lo expuesto por Paolo influye, nosotros estuvimos en playa Vagueira las noches del 9 y 10 de noviembre y en la del 10 estuvimos con unos Alemanes que nos comentaron que este año habían visto bastantes prohibiciones para las autocaravanas y que habían tenido mas dificultades para conseguir agua y vaciar los depósitos de residuales. En lo de playa Vagueira o Nazaret la señales las vi yo :evil: . En los demás sitios que comentaban no lo se .. :?: pero creo que seria cierto.
saludos
Ballesteros
 
Mensagens: 5
Registado: segunda nov 14, 2005 7:29 pm
Localização: Madrid-España

Mensagempor Paulo » domingo nov 20, 2005 7:05 pm

Olá amigos,

Mesmo em tempo de chuva, o ACaravanismo não pára 8) .

Estaria menos preocupado se os testemunhos destes companheiros fossem contra a minha suspeita (haver menos ACs estrangeiras a circular em Portugal). Mas pelos vistos não sou só eu a notar o facto.

Não se pense que isso não interessa, e que se as vendas aumentarem em Portugal, está tudo bem!

Não creio, pois penso que a grande impulsionadora desta actividade foi, em parte, a grande afluência dos autocarvanistas espanhóis, franceses, holandeses e alemães, nos últimos anos.

Posso testemunhar que o Algarve tem LIMITADO MUITO este tipo de turismo, pois tem colocado cada vez mais placas e interdições ao nosso estacionamento e circulação.

Mais uma vez alerto os membros de clubes e com ligação a autarquias, que este problema é de carácter urgente, na sua análise e tratamento.

Agradeço que continuem este tema, deixando a vossa opinião, pois se for caso disso iremos enviá-lo às instituições que (por acaso) não frequentem este forum do CampingCAr Portugal.

Um abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor vitor » segunda nov 21, 2005 12:33 am

Parece-me natural que perante as crescentes proibições a q se tem assistido o pessoal estrangeiro se afaste...
Também o facto de o país ter perdido o encanto de terra remota, ainda por explorar, contribuiu para o afastamento assim como os incêndios de verão. Em Junho um casal parisiense perguntava-me se era seguro fazer campismo com todos aqueles incêndios. Sosseguei-os, vieram e gostaram. No norte da Europa falava-se disto no passado agosto e estranhava-se a nossa incapacidade crónica de lidar com o problema... :cry:

Tal como todos os companheiros acho urgente, e tão necessário quanto o vulgar saneamento básico, a criação das áreas de serviço mas, como já referi várias vezes no campcar, não vejo com bons olhos a urgência das de pernoita. Espero estar errado mas quer-me parecer q poderemos vir a ser "guetizados".
Por mim prefiro ter a liberdade de poder optar entre ficar na rua, num camping, na praia, ou no campo podendo contar com uma vasta rede nacional de áreas de serviço. Não gostaria de ter a polícia à porta da AC a dizer-me q há um local próprio para estacionamento e pernoita de ACs e q não posso estar ali. Aliás isto já acontece qd somos empurrados para campings...
No futuro com campings e áreas de pernoita de ACs, temo q possa ser pior. Por outro lado tb me parece q o nosso (classe média) poder aquisitivo não é assim tão baixo q tenhamos q andar a pedir espaços públicos exclusivos...
A ideia de sugerir áreas de serviço nas instalações dos representantes das marcas parece-me excelente! Já tive oportunidade de o fazer na Challenger/Caravelair em Viseu e a receptividade pareceu-me grande.

Uma boa semana para tod@s
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Mensagempor Paulo » quinta nov 24, 2005 12:17 am

Caros companheiros,

Dando a minha volta habitual pelos NOSSOS foruns, olhem o que acabo de ler, no forum do CPA: http://www.jornaldoalgarve.pt/artigos.a ... umero=2391

Permitam-me que transcreva o comentário que deixei lá, e o meu obrigado ao companheiro Raul Lopes que divulgou este recorte de imprensa do Jornal do Algarve.

---------------Opinião que deixei no forum do CPA----------------

Não tenho palavras para o que acabo de ler!!!!!

É esta a imagem que transparecemos entre os Portugueses, que não têm onde caír mortos, mas que têm gala em comportar um snobismo, que nem os mais ricos da Europa comportam.

Isto só vem dar razão às posições que tenho tido - direitos sim, mas antes mostrar bons comportamentos e imagens.

No entanto, contra os hoteleiros...será uma tarefa difícil, dada a sua prepotência e hipocrisia.

Apelo ao CPA/CCL/Federação, que em conjunto mostrem boas práticas já implementadas, com testemunhos contrários (de autarcas), por exemplo em Freixo de Numão, Lorvão...etc.

É MUITO URGENTE!!

Boa noite,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor Aleluia » quinta nov 24, 2005 2:42 am

Caros companheiros,

Lendo o artigo que vem no jornal do Algarve, sobre a invasão de ACs no Algarve, penso que o mesmo é extremamente tendencioso e, que deve ser rebatido por alguem de direito com voz na matéria, Ex: associassões, pois são elas que nos representam. Já agora, tambem para ouvir o outro lado da balança.
Penso que começa a ser cada vez mais necessário, começarem a aparecer artigos nos meios de comunicação, para esclarecimento de todo o mundo, falando sobre o Autocaravanismo, a vida que se pode levar no mesmo, o interesse economico que movimenta em pequenas localidades, o turismo em si que o mesmo movimenta, etc, etc... e, isto tudo e muito mais, principalmente na época baixa.

Bom trabalho.

Aleluia.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Cronica do Jornal do Algarve

Mensagempor Alberto Brochado » quinta nov 24, 2005 11:31 pm

Caros Companheiros :
Acabo de ler uma cronica do J.A. assinada por Domingos Viegas, que é das coisas mais ridiculas que vi até hoje.
Como o Parque de Campismo de Monte Gordo, se fosse devidamente inspecionado no verão quando está superlotado, sem o minimo cumprimento da legislação em vigor seria de imediato encerrado atreve-se a atacar os autocaravanistas.
Em vez de se montarem AREAS PARA AUTOCARAVANAS , cujo custo é minimo e com elevado rendimento, entendem sertem pleno donos do Algarve.
Não se poeem contentores para lixos, culpam-se os autocaravanistas
nâo se montam locais para despejos para aguas sabonarias, culpam-se os campistas
Não se montam locais para despejo de aguas negras, culpam-se os autocaravanistas.
Irei buscar elementos que tenho de vários paizes e respectivas legislações
que irei exigir - a esse pasquim- o legal direito de resposta, com publicação com o mesmo relevo e espaço que deram ao artigo
Saudações aos companheiros
Alberto Brochado Porto
É com o maior prazer que adiro ao primeiro portugues.
Solicito ajuda e colaboração para melhorar o Guia de Portugal. O ora editado é já bastante antigo tendo varios erros, e faltas.Solicito o favor de enviarem indicações de GPS
Alberto Brochado
 
Mensagens: 17
Registado: sexta nov 11, 2005 7:40 pm
Localização: PORTO

Mensagempor vitor » quinta nov 24, 2005 11:33 pm

Há anos q não vou ao Algarve - qd rumo a sul fico-me pela costa vicentina.
Desconhecia ser tão grande a concentração de ACs por lá.
Parece-me q uma das formas de mostrar aos responsáveis q os campings existentes não são suficientes seria inundá-los de ACs durante alguns dias e depois chamar os jornais e mostrar q, nem cabemos lá todos, nem eles têm as condições desejáveis para os nossos despejos.
Já me mandaram, estacionado em camping, ir despejar "lá fora, à saida na sarjeta!" Aconteceu-me cá, na Áustria e este verão num pequeno camping norueguês. Neste último o viking só me perguntou se a água era apenas com sabão, ao q respondi q sim. E pronto mandou-me despejar ali sobre a relva verde! Chovia, as minhas preocupações ambientais foram suavizadas. :cry:
Estamos fartos de o saber, esta é a imagem q o povão tem de nós. :( Temos q mudar radicalmente de comportamento e talvez começar a ser duros com os utilizadores de ACs q se portam mal, muitos ocasionais, mostrando-lhes (correndo o risco de levarmos nas trombas... :D ) q não estão sozinhos e não podem prevaricar daquela maneira em prejuizo da imagem do ACaravanismo e da saúde do ambiente.
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Mensagempor vitorandrade » sexta nov 25, 2005 1:40 am

Companheiros

Estive na origem da área de serviço de Lorvão. Há alguns anos que a minha actividade profissional está ligada ao desenvolvimento local e como autocaravanista reconheço o potencial que este tipo de turismo pode ter no desenvolvimento de regiões que não têm possibilidades de realizar grandes investimentos em estruturas turísticas e fazer a sua promoção. Também penso que a abordagem aos autarcas não deverá ser feita no sentido de sobressair os interesses dos ATs mas sim do potencial de desenvolvimento que estes poderão ter no local. Para que isso seja possível é necessário trabalhar em paralelo a dimensão organizativa local para receber e realizar mais valias. Em Lorvão, a estação irá servir de suporte a uma série de actividades que estão a ser organizadas à sua volta.
Neste momento estou a trabalhar com o Município de S. Pedro do Sul e a curto prazo teremos uma estação para a região de Lafões. Já temos financiamento e estamos a trabalhar na organização de circuitos que se poderão fazer de autocaravana pelas aldeias da serra com informação do que por lá se poderá usufruir.
Penso que serão com exemplos de sucesso que conseguiremos inverter o modo como somos por(muitas) vezes olhados.
Conto com todos e disponibilizo-me a organizar umas coisas aqui pela Região Centro

Um abração do companheiro Vítor
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Mensagempor Paulo » sexta nov 25, 2005 9:51 am

Caro Vitor,

Na minha perspectiva a estratégia deverá ser essa - criar evidências no interior e mostrá-las no litoral.

Todos nós sabemos que o desenvolvimento turístico do litoral é muito superior ao do interior, logo a nossa penetração no interior é muito mais fácil (por motivos óbvios).

Não me querendo repetir, mas sim reforçar a idéia, será uma linha correcta, mostrar as "boas práticas" que temos (no interior), contrariando assim os conceitos errados que se geram no litoral, onde face aos hotéis, é considerado que nós "não fazemas falta".

Portugal com o baixo desenvolvimento turístico que tem, deveria agradecer de braços abertos as visitas das ACs portuguesas e estrangeiras, a terras onde nós levaríamos algum movimento.

Tudo isto tem que ser muito bem pensado e fundamentado. Pela minha parte, em termos pessoais, contem com o empenho de levar essas idéias aos responsáveis que me estão "à mão".

Pela parte da equipa da qual faço parte, o CampingCar Portugal, já falei com os vários elementos e daremos todo o apoio na divulgação do que se entender por bem, cá e além fronteiras. Temos contactos cá, em Espanha, França e Itália, pelo que os caminhos estão abertos!

Um abraço e não deixemos morrer esta situação.
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor AnaF » sexta nov 25, 2005 10:30 am

Companheiros,

Penso que o Jornal do Algarve deverá receber uma boa resposta ao seu artigo ou até várias e muitas respostas, mas (e embora perceba a "raiva" do Alberto) espero que as reacções àquele escrito - manifestamente ignorante - seja mais feito pela demonstração inequívoca de quanto está errado e dando-lhes a hipótese de conhecerem a outra face da moeda.

Convém muito abrir pontes e não fechar portas (e tudo pode ser aproveitado para evidenciar a importância dos movimentos dos forúns, dos clubes no sentido de sermos conscientes do nosso papel).

Quando há elementos prevaricadores, por exemplo a estacionar um pequeno veículo, a polícia e as autarquias não vêm fechar as estradas !!! As propostas absurdas e os argumentos falaciosos devem ser desmontados; não vos parece?

Toca a aproveitar o dito artigo para divulgar até o bom trabalho dos forúns, dos clubes, das entidades ...

BOM FIM DE SEMANA!
AnaF
 
Mensagens: 140
Registado: quarta nov 09, 2005 10:03 am

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes