Haverá menos visitas de ACs estrangeiras a Portugal?

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Artigo do Jornal do Algarve e mesnsagem do companheiro Vitor

Mensagempor Alberto Brochado » sexta nov 25, 2005 5:48 pm

Caros Companheiros :
A minha reacção ao artigo do J.A. foi sem dúvida o que senti de imediato.
Os parques do Algarve, esm especial de Vila Real de Santo Antonio , estão na época alta sobrelotados e em total desrespeito pelo Lei. Considero-os um perigo dado a proximidade das instalações e a sobrecarga dos pontos de electricidade. Em especial o de Monte Gordo , no qual me recusei a pernoitar tendo obrigado a GNR a acompanhar-me lá - pois queria obrigar-me a sair donde estava tranquilo - para que visse onde me queriam instalar.

A minha resposta ao J.A. - com exigençia nos termos da Lei de inserção nas mesmas condiçoes do artigo - será compilaa baseando-me em artigos de revista da especialidade Francesas e outras

Peço ao companheiro - e a todos - em especial ao Vitor o favor de me fornecerem indicações sobre a localização em detalhe da areas que montaram ou estão em curso de montagem ou seja Lorvão e Lafões.

Se quizerem podem enviar em directo para Brochado@oninetspeed.pt

Com um abração autocarvanista
Alberto Brochado PORTO
É com o maior prazer que adiro ao primeiro portugues.
Solicito ajuda e colaboração para melhorar o Guia de Portugal. O ora editado é já bastante antigo tendo varios erros, e faltas.Solicito o favor de enviarem indicações de GPS
Alberto Brochado
 
Mensagens: 17
Registado: sexta nov 11, 2005 7:40 pm
Localização: PORTO

Mensagempor forum_admin » domingo nov 27, 2005 10:09 pm

Por solicitação do nosso companheiro Jorge Santos (Cascais), passamos a incluir o texto que ele pretende colocar no forum, dado que por problemas técnicos não o consegiu fazer directamente.

Obrigado Jorge, pela particitação.
____________________________________________________________

Senhores Adm/Moderadores,
Autocaravanista, utente de parques de campismo nomeadamente"Orbitur"e filiado no Clube de Campismo de Lisboa , Clube Português de Autocaravanas,Inatel e ACP,
comento em nome individual em breves palavras, a notícia em causa.
Nem as entidades de que sou filiado tomaram até agora a defêsa dos associados AC's duma maneira efectiva, nem os Municipios algarvios, se coibiram,
até ao presente de implementar medidas que impedem a chamada livre circulação de pessoas e bens dentro do território nacional.
Antes de me alongar, aplaudamos as fôrças da ordem algarvias, que têem sabido manter uma equidistância sôbre um assunto bastante delicado.
Razões existem e muitas, quer do lado das autoridades locais, quer em particular, dos autocaravanistas.
Respeitemos pois, as Autoridades algarvias os Regulamentos em defêsa dos seus munícipes (afinal, gente como nós) e depressa êles compreenderão
e satisfarão (dentro do razoável) os nossos desejos.
Sendo vasto o assunto, sintetizemos os prós e contras, assim:
Municipalidade algarvia versus Autocaravanistas
Contemplemos agora dois hipotéticos cenários:
1º.- " Autarquias algarvias impõem regras tendentes a banir de tôda a orla costeira da região, a entrada, passagem e permanência de quaisquer AC's.
2º.- "Os autocaravanistas contra atacam. Somos 6.000 em Portugal. Através do agregado familiar,parentêsco, amigos, clubes,associações, fóruns
campistas, mobilizam mais de 100.0000 pessoas nacionais e estrangeiras, para excluír o Algarve de viagens e férias. Sômos itinerantes e dados
os pontos convergentes aliciamos uma comunidade nómada (os ciganos) e a dado momento, invadimos e paramos o Algarve.""
Parece ficção, mas não é. De ambos os lados acções e escritos têem-se aproximado das hipóteses. Se acontecêsse, chegariamos ao fim,no minímo,
TÔDOS derrotados e cheios de ressentimento.
ALTERNATIVAS
Apélo às Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Associações e outras, para que reunam com os nossos representantes afim de encontrarem
plataformas de entendimento onde a par de resguardados os direitos dos moradores locais, não esqueçam também os direitos dos AC's enquanto em
território português.
Companheiros, o que se segue poderá, talvez, revoltá-los.
Lembrem-se porém, quando pagam portagens, nada lhes devolvem!
CUSTO E RETÕRNO
Medida verdadeiramente "DISCRIMINATÓRIA", possívelmente bem aceite pela maioria dos AC's que preferem ficar mais próximos do mar, centro das
cidades ou vilas, àquêles que vão para parques de campismo,normalmente mais distantes.
O organismo coordenador dos Municipios criava um "voucher", "vinheta","bilhete AC"., o que quiserem, para aquêles que preferissem ficar fóra de
parques campistas, nos valôres de:
Euros 5,OO - para uma permanêcia na região durante 1 semana
Euros 10,00 - para uma permanência na região durante 2 semanas
Euros 15,00 - para uma permanência na região durante 3 semanas
Euros 20,00 - para uma permanência na região durante 4 semanas ,
e assim sucessivamente, com isenção, naturalmente, para os AC's residentes.
O ressarcimento de 50% seria feito quando apresentadoo talão, em qualquer local de venda destas autorizações, deductivel em compras ou outro modo.
Evidentemente, tôdas as superficies comerciais, auto-estradas. gasolineiras, restaurantes, papelarias etc., estariam interessadas pela cativação de
clientela,comissões, defazamento temporal entre a compra e ressarcimento ou eventual liquidação ao organismo coordenador e emissor.
A maior valia seria para as autarquias que receberiam fundos mais que necessários para os espaços, estruturas e áreas de serviço para AC's, uma
vez que como apregoam, são milhares os autocaravanistas que sujam e degradam o ambiente algarvio. Aqui teriam um bom incentivo àquilo que
não fizeram antes e QUE LHES COMPETIA, COMO ÁREA DE LAZER, desde há muitos anos assim estabelecida.
Assim se faça, beneficiando o Algarve, quiçá, outras regiões do país, avessas e invejosas de quantos se deslocam em autocaravanas, esquecendo no
entanto, o quanto lucram com as nossas visitas.
Saúdações.
Jorge Santos
Cascais
A Equipa CampingCar Portugal
http://www.campingcarportugal.com
Avatar do Utilizador
forum_admin
Site Admin
 
Mensagens: 406
Registado: terça Oct 18, 2005 9:37 pm

Mensagempor Paulo » segunda nov 28, 2005 12:37 am

O Administrador do Forum do CPA, tentou saber a data do Jornal do Algarve aqui em análise e o que resultou desta procura, foi (transcrevendo o texto para aqueles que não consultam o Forum CPA):

-----------------------------------------------------------------------------
(..)Em todo o caso a oportunidade terá sido perdida. Encontrei o artigo na versão online do Jornal que não tem data. Pela conversa pensei ser do princípio deste Verão, porém contactei o Jornal para saber a data exacta e também não souberam dizer-me, apenas que terá 2-3 anos. Faz muito tempo ...!

Ainda assim, a peça jornalistica (deverei antes chamar-lhe libelo acusatório?) parece-me ter interesse didáctico: ajuda-nos a perceber o que se pensa e diz de nós e que não pode (deve!) deixar de nos levar a reflectir sobre os nossos próprios comportamentos colectivos.
Afinal, lá por termos dinheiro para comprar uma autocaravana não quer dizer que sejamos donos do Mundo. Creio eu, estarei enganado?(..)
---------------------------------------------------------------------------
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor AnaF » segunda nov 28, 2005 1:32 pm

Vivam!

Numa leitura mais atenta, o artigo do Jornal do Algarve deverá ser do início do Verão de 2003 (porque o 7º Congresso de que lá falam ter sido "no ano passado", foi em 2002), só que tal como aparece transcrito está inserido "on-line" num Jornal da semana passada; será correcto isto?

Mesmo com distância no tempo, em minha opinião, deverá ser dada resposta, porque é mais uma oportunidade de se tratar esta matéria.

Saudações!
AnaF
 
Mensagens: 140
Registado: quarta nov 09, 2005 10:03 am

Data do artigo no Jornal do Algarve

Mensagempor Raul Lopes » quarta nov 30, 2005 9:55 pm

Numa leitura mais atenta, o artigo do Jornal do Algarve deverá ser do início do Verão de 2003 (porque o 7º Congresso de que lá falam ter sido "no ano passado", foi em 2002), só que tal como aparece transcrito está inserido "on-line" num Jornal da semana passada; será correcto isto?


Olá Ana,
De facto encontrei o artigo no site do Jornal onde surgem os destaques da última versão publicada do Jornal. Percebi que não seria actual, mas, como não tem data, pensei ter sido publicado no Verão. Dado o seu conteúdo, introduzi uma chamada de atenção para o artigo no Forum do CPA (http://cpa.3.forumer.com).
Pensando em organizar uma resposta, contactei o Jornal para saber a data de publicação. Tarefa inglória. Mas fiquei a saber que o autor o situa num período temporal que é compatível com a data que sugere: início do Verão de 2003.
Atendendo ao tempo que passou (eventualmente com mudança dos protagonistas referenciados) e ao conteúdo do artigo, parece-me preferível simplesmente ... ignorá-lo. Mas não podemos ignorar alguns dos nossos comportamentos de autocaravanistas. Os Fora de autocaravanistas devem ser uma tribuna privilegiada de reflexão sobre os nossos comportamentos colectivos.

Cordiais saudações,
Raul Lopes
 
Mensagens: 4
Registado: quinta nov 17, 2005 5:53 pm

Anterior

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes