Promoção ao Autocaravanismo

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Re: Olha o umbigo

Mensagempor time_out » sexta mar 18, 2011 1:21 pm

CCLV-CANOAGEM Escreveu:...nós não conduzimos um veiculo ligeiro normal, mas sim um especial,...


Boa tarde

Efectivamente uma autocaravana cai dentro do lote de veículos especias (são especiais porque não se enquadram nas definições comuns) tais como muitos outros.
A título de exemplo:
Furgões com caixas isotérmicas,
Furgões blindados
Furgões ambulâncias
Carrinhas distribuição de pão
Carrinhas de congelados
etc, etc, etc...

Para todos os veículos acima mencionados e para os outros não mencionados as regras do código da estrada são as mesmas que para os veículos não especiais, ou seja não há diferenças!
Porque motivo terá de haver para as autocaravanas, mesmo sendo veículos "especiais".
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor forum_admin » sexta mar 18, 2011 1:34 pm

Boa tarde,

Companheiros, os temas em discussão são, sem dúvida, interessantes e importantes de ficarem esclarecidos, motivo pela qual a moderação quererá a todo o custo evitar bloquear tópicos e encerrar discussões.

Para que isso não aconteça, por favor, tenham em atenção:
  • O tom com que se expressam. Sejamos polidos, se queremos que os nossos argumentos sejam mais bem aceites por todos.
  • Deixem as indirectas de lado, as quais não trazem nada de positivo para a discussão.

Não transformemos os tópicos num jogo de ténis, em que a bola anda de um lado para outro, carregada de indirectas. Ela que venha sim, mas sempre com algo de novo e positivo para ajudar na compreensão e esclarecimentos dos temas.

Obrigado e cumprimentos a todos
A Equipa CampingCar Portugal
http://www.campingcarportugal.com
Avatar do Utilizador
forum_admin
Site Admin
 
Mensagens: 406
Registado: terça Oct 18, 2005 9:37 pm

Re: Olha o umbigo

Mensagempor danibeja » sexta mar 18, 2011 3:02 pm

time_out Escreveu:
CCLV-CANOAGEM Escreveu:...nós não conduzimos um veiculo ligeiro normal, mas sim um especial,...


Boa tarde

Efectivamente uma autocaravana cai dentro do lote de veículos especias (são especiais porque não se enquadram nas definições comuns) tais como muitos outros.
A título de exemplo:
Furgões com caixas isotérmicas,
Furgões blindados
Furgões ambulâncias
Carrinhas distribuição de pão
Carrinhas de congelados
etc, etc, etc...

Para todos os veículos acima mencionados e para os outros não mencionados as regras do código da estrada são as mesmas que para os veículos não especiais, ou seja não há diferenças!
Porque motivo terá de haver para as autocaravanas, mesmo sendo veículos "especiais".



Boa tarde,

Antes de mais, como anteriormente, manifesto-me e manifestarei-me sempre de acordo com o principio de (tal como o companheiro josegon_calves, cito: Quero continuar a ser Autocaravanista com direito de escolha onde prenoito, onde estaciono, onde parqueio a minha autocaravana, tal como o meu carro, tal como todos os meios de transporte de que sou proprietário. ) de escolha entre Itinerante e Campismo.

Já em relação ao tipo de veiculo que é a minha Autocaravana, baseado no CE e no/s DL avulsos mais uma vez desmistifico:

1- Art.º 105º do CE é um veiculo Automóvel.(uma caravana é o artigo 110º CE Reboques)

2- Art.º 106 nº1 Alínea a) CE, Classifica-se como Ligeiro (PB igual ou inferior a 3500Kg e com lotação não superior a 9 lugares.

3- Artº 106 nº1 Alínea b) CE, Classifica-se como Pesado (PB superior a 3500Kg ).

4- Em relação ao tipo de automóvel, o Artº 106º nº 3 do CE diz que é Especial e em regulamento toma a designação a fixar (Tipo Especial).

Portanto recapitulemos, veiculo Automóvel, Ligeiro/pesado de tipo especial (e não de passageiros ou mercadorias como outros dizem), e dentro dos especiais é que pode tomar uma semelhança aos de passageiros ou de mercadorias (Decreto-Lei n.º 72/2000 de 6 de Maio).

Praticamente todos os veiculos especiais tem um DL ou DR que os "regulamenta", como por exemplo:

Matérias perigosas : D.L. 170-A/2007, Alterado, D.L. 63-A/2008

Taxis : Decreto-Lei n.o 250/98 de 11 de Agosto

Transporte colectivo de crianças : Lei n.o 13/2006 de 17 de Abril

Transporte de Doentes : DL N.º 38/92, 28 MAR, PORTARIA 402/2007 DE 10 ABR (CONVERSÃO FIXADA PELO DL N.º 117/01 17 ABR)

Entre muitos outros, que poderia enumerar, mas volto a perguntar: Porquê que ao contrário dos outros veículos especiais nós somos diferentes, nada regulamenta a nossa actividade quando nos encontramos na via Pública (na privada existe a legislação para Parques de Campismo)?

Porquê que determinados companheiros vêem legislação como o pior mal que pode acontecer ao Autocaravanismo Itinerante, são completamente contra?

Será que com muitos e bons clubes, e uma Federação sem "boys" nem "lobbies", que nos defenda, não seremos capazes de transpor as regras de ouro e outras mais que nos beneficiem para um DL ou DR?

Não me importa nada que seja a FCMP ou uma "Futura" Federação de Autocaravanismo (para mim é o melhor caminho) que me defenda, mas para mimmmmm neste momento o que importa é que se faça, porque julgo que já estamos a ser encurralados!

Agora sem perder sentido, com as pessoas que se encontram em cargos dentro de determinadas instituições que se arrogam no direito de nos defender, isto não vai a lado nenhum, muito pelo contrário, o dramatismo não é o meu forte, mas antes de olharem para fora vejam o que se passa na vossa casa.

Espero que me faça entender...

Grande abraço,

DaniBeja
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Legislação VS Restrições

Mensagempor josegon_calves » sexta mar 18, 2011 3:32 pm

Boa tarde Companheiros e Companheiras,
Boa tarde Companheiro Danibeja,

Quando alguém me demonstrar que determinada Lei foi criada sem a finalidade de limitar Liberdades, eu aceitarei de bom grado nova Legislação!

Nunca, até hoje, houve uma única Lei que não viesse como consequência de abusos de uns quantos e limitadora das liberdades de todos os restantes.

Como tal, e partindo desta visão à rectaguarda, entendo que:

- Existe Lei que define e disciplina o que é a prática de campismo na Via Pública, faltará, eventualmente regulamentar coimas/sanções para que possam as Autoridades actuar na hora e com efeitos práticos, já que por Lei, é proibida a Prática de Campismo na Via Pública!

- Existe uma Declaração de Princípios, aceite como Documento que permite aos nossos políticos, e a todos em geral, esclarecerem-se no que é prática de Campismo e prática de Autocaravanismo. Esta Declaração de Princípios, que só tem uma única Leitura, e não duas como a grande maioria das Leis que se criam neste País, foi aceite por várias Instituições, Fóruns, Clubes de Campismo e de Autocaravanismo, Federação e diversas Associações.

Assim sendo, porque se continua a querer Parques de Autocaravanas, conforme consta no POOC da Costa Vicentina e no Allgarve???

Assim sendo, porque continuam algumas Autarquias a defender os Postos de Trabalho que o Autocaravanismo está a tirar aos seus contribuintes?

Assim sendo, porque se quer uma sinalização especial e lugares perfeitamente definidos?

Não será para criarem-se os tais postos de trabalho, rentabilizarem-se outras actividades que do Turismo dependem, promoverem um nicho de mercado apetecível se acantonado, por aí fora???

Entendo que sim!!!

Em mais de 20 anos nunca precisei de lugares mais compridos para estacionar, apenas estacionar, a minha Autocaravana, como não preciso de lugares de 6 metros e meio para estacionar o meu carro com 5 metros!

Não quero andar por aí a estacionar à porta de qualquer um da forma que me der na real gana, já por isso desço e falo primeiro com os residentes a ver se há inconvenientes, se os houver, retiro-me simplesmente porque não quero ser um convidado indesejado!!!

Como não quero que me aceitem à força onde quer que seja também não aceito que me obriguem a ir, para aqui ou para ali, só pelo simples facto de ser uma viatura algo mais comprida, mas igual a muitas outras que não são autocaravanas mas têm dimensões e gabarito idênticas!!!

Há formas democráticas de nos levarem para Parques de Campismo e de Autocaravanismo.

Imposições, diria mais, DISCRIMINAÇÕES, não aceito!!!

A minha Liberdade já está cada vez mais restringida por força da falta actuação das Autoridades e do Estado em geral, restringirem-me mais ainda só pelo simples facto de ser uma autocaravana, não aceito!!!

Será dificil de entender o que está por detrás de tantas Leis que se querem criar apenas para o Autocaravanismo???

Do mesmo modo que o Estado intrevém contras as corridas de automóveis, fora da legislação e fora dos locais apropriados, não tendo havido necessidade de nova e específica Legislação para o efeito, que o faça também no que ao Campismo e ao Autocaravanismo diz respeito!

Não há necessidade de tentarmos ser o que não somos, nem nos colarmos ao que não fazemos efectivamente parte, o tal touring!

Será assim tão difícil de Regularem-se as Leis que existem, pura e simplesmente, e punirem-se simplesmente os que incorrem em actos ilícitos???

Para quê complicar?

Para quê inventar?

Alguém deste Fórum já foi impedido da prática do Autocaravanismo Itinerante fora dos lugares onde sistemáticamente são cometidos atropelos não punidos severamente???

Quer a minha resposta, NÃO!!!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
Avatar do Utilizador
josegon_calves
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm
Localização: Guimarães

Mensagempor João Morgado » sexta mar 18, 2011 3:55 pm

Caros companheiros,
Concordo com a criação de áreas de AC's mas apenas com a finalidade de servir os autocaravanistas, que delas necessitem, pagando ou não. Nunca com a finalidade de só aí podermos estacionar ou pernoitar. Teríamos então de criar outras áreas para os outros tipos de veículos especiais. Estacionar/pernoitar na via pública não é crime, desde que se respeitem todas as leis inerentes ao código da estrada. Se eu for em viagem no meu carro particular e me sentir cansado e quiser descansar por umas horas, de dia ou de noite, ninguém me vai importunar. Porquê então se for de autocaravana? Já me aconteceu por exemplo em Turim, ter estacionado junto a um prédio e no dia seguinte um residente nesse prédio, muito delicadamente me ter pedido para chegar um pouco para trás, o que fiz de imediato. E isto porque o senhor habitava o rés de chão e queria da janela ver o que se passava do outro lado da rua.
Saudações.
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor forum_admin » sexta mar 18, 2011 6:07 pm

Boa tarde de novo a todos,

Este é o último aviso vindo da administração, sendo que a seguir as medidas poderão ir desde o simples bloqueio de tópicos, ou outras medidas mais drásticas.

Não obrigamos ninguém a estar de acordo com ninguém, todos têm direito à sua opinião, agora não conseguimos compreender é porque é que a acompanhar a nossa opinião tem de vir sempre uma ou mais farpas. Esta situação tem vindo a acontecer infelizmente com demasiada frequência, não sendo exclusiva de ninguém, mas sim verificamos que é praticada por vários membros.

Este fórum sempre foi conhecido pela cordialidade mantida nos diálogos existentes, estando a equipa de moderação empenhada em garantir que assim vai continuar.
O objectivo da equipa de moderação não é agradar a ninguém em particular, mas antes para garantir um são ambiente para todos, custe o que custar. Por favor colaborem ajudando a preservar o que é de todos, de modo a que este espaço possa a continuar a ser o local por excelência para o esclarecimento das questões que ao autocaravanismo dizem respeito.

Por favor retomemos então a conversa, falemos do nosso interesse comum o AUTOCARAVANISMO, já que em relação a intrigas, indirectas e insultos os memos poderão encontrar o seu lugar noutros espaços ou fóruns, mas nunca aqui no fórum do CampingCar Portugal.

Obrigado pela colaboração
A Equipa CampingCar Portugal
http://www.campingcarportugal.com
Avatar do Utilizador
forum_admin
Site Admin
 
Mensagens: 406
Registado: terça Oct 18, 2005 9:37 pm

Mensagempor danibeja » sexta mar 18, 2011 7:11 pm

Companheiro josegon_calves,

Atrevo-me a dizer que está completamente enganado, é só ler a legislação que eu expus (Matérias perigosas : D.L. 170-A/2007, Alterado, D.L. 63-A/2008 ; Taxis : Decreto-Lei n.o 250/98 de 11 de Agosto ; transporte colectivo de crianças : Lei n.o 13/2006 de 17 de Abril ; Transporte de Doentes : DL N.º 38/92, 28 MAR, PORTARIA 402/2007 DE 10 ABR (CONVERSÃO FIXADA PELO DL N.º 117/01 17 ABR) ) e verá que nenhuma delas limita qualquer tipo de liberdade, todas elas são apenas reguladoras das actividades exercidas quando se utiliza esse tipo de Automóveis Especiais...

Por exemplo: Quantas e quais as riscas que uma ambulancia de determinado tipo tem que ter, e de que cor, com ou sem pirilampos e sistema sonoro (consoante o tipo ambulancia a que se destina exemplo ambulancia de transporte de doentes e ambulancia de emergencia médica), obrigatoriedade de alvará, licença, carta condução grupo 2, etc..., como vê apenas regula uma actividade.

Eu sou defensor que a existir legislação para Autocaravanas a mesma terá de ser no mesmo sentido que foi elaborada legislação para os outros veiculos, ou seja, em primeiro lugar criar artigos que definam Autocaravanismo Itinerante e Campista (em relação ao campista pouco mais á a dizer) e nos artigos seguintes colocaria-se as regras de ouro com as respectivas coimas, etc... e muito haveria a acrescentar, mas nunca colidir com o Código de estrada.

E discordo quando diz que: Existe Lei que define e disciplina o que é a prática de campismo na Via Pública.
Ora o que existe é Lei que proíbe Acampamentos Ocasionais, Lei essa que conforme diz deveria ser alterada, ora veja como a Camara de Vila Real de Stº António a alterou (com a competencia evidente que lhe é atribuida):
Artigo 12º
Prática do caravanismo
No Concelho de Vila Real de Santo António o aparcamento de viaturas com a finalidade de pernoitar, é proibida fora dos locais legalmente consignados para a prática do caravanismo, sem prévia licença da Câmara Municipal, e mediante pagamento da taxa de igual valor estabelecido na tabela de preços de utilização do Parque de Campismo de Monte Gordo, em vigor.

Artigo. 14º
Aparcamento
h) Pernoitar.
2 – No caso de se verificar aparcamento fora dos locais definidos no artigo 12º, ficará sujeito a aplicação das penalizações previstas no presente regulamento.

Já em relação á declaração de principios, tem muito que se lhe diga, não aceita a criação de sinalização nem para proíbir nem para permitir o estacionamento, mas será que já não existe formas de proíbir ou permitir os estacionamento de autocaravanas (com ou sem excepto) ; Para praticamente toda a sinalização de transito existe essa possibilidade...

Será que a Declaração de principios não estará a induzir em erro quem lê o ponto 8 :
8. Considerar que a implementação de Áreas de Serviço para Autocaravanas, em pelo menos uma por Concelho, preferencialmente de iniciativa autárquica, contribui, não só para o desenvolvimento económico das populações, como para a protecção ambiental e o melhor ordenamento do trânsito automóvel.
Será que a parte a negrito não estará (para quem lê) a dizer que só junto a Areas de Serviço é que se pode estacionar e transitar?

Para mim as Regras de Ouro do Portal do CampingCarPortugal deveriam ser a inspiração para futura legislação, que limitaria a liberdade apenas dos actuais prevaricadores...

Na tenha dúvidas que com dialogo dentro dos clubes, fora deles e na/s Federações se poderia apresentar um documento que reunisse unanimidade, que era o que deveria ter acontecido com todos os documentos que tem ou tiveram pretença em defender o autocaravanismo, e com valor de lei, todas estas quesilias deixariam de ter sentido,

Eu sou da opinião que deve existir entre todos os intervenientes na causa Autocaravanista Diálogo, Assertividade e agora junto-lhe a Unanimidade Prática (não teórica).

Grande abraço,

DaniBeja
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

CLARIFICAÇÃO

Mensagempor josegon_calves » sexta mar 18, 2011 9:59 pm

Boa noite Companheiros e Companheiras,
Boa noite Companheiro Danibeja,
Boa noite Companheiros que compõem a Administração deste Fórum,

Começo por este últimos solicitando que, assim que o entendam, basta que digam termina o debate e na hora terminarei!

Como neste aspecto até me posso considerar um privilegiado, em relação à grande maioria dos Autocaravanistas, primeiro, porque uso a minha autocaravana para a prática de Campismo em Parques de Campismo, prática de Autocaravanismo Itinerante em Parques de Campismo e Autocaravanismo Itinerante na Via Pública, a juntar a estas três modalidades tenho uma imensa mobilidade que me permite aparcar/acampar/prenoitar onde quer que seja com facilidade de deslocação a qualquer parte num raio de 150 Km, no mínimo!

Daí que não tenha qualquer problema de estacionar fora das localidades ou em Parques de Campismo e me abeirar de onde quer que queira sem recurso à autocaravana. Isto, enquanto não for proibido o Turismo Itinerante nos locais onde interesses superiores se sobreponham à Liberdade de Circulação de pessoas e bens.

Posto isto, devo ser dos poucos que pouco importa se a Lei vier a limitar de facto e de direito a mobilidade do Turismo Itinerante!

Contudo, sou CONTRA!!!

Companheiro Danibeja, não tenha a mais pequena dúvida de que toda a Legislação criada até hoje visou sempre limitar a liberdade da maioria e proteger interesses alegadamente superiores de uns quantos!

Há não muitos anos, não havia a limitação do número de passageiros que uma qualquer viatura podia transportar. Lembro-me, muito bem, das viaturas “pão de forma”, e não só, em que transportavam para as praias distantes mais de 15 pessoas no seu interior e não morreu ninguém por isso!!!

Os “putos”, aos magotes, sempre viajaram sem qualquer cinto a prendê-los aos bancos e o Amigo continua cá como continuam cá os muitos que brincavam nos carros sem que algo de mal lhes tenha acontecido!

Mas alguém entendeu que uma viatura só deveria transportar 5 pessoas, senão supostamente morreriam, ou então, presos por cintos para assim limitar de facto o uso dessas viaturas!

Não terão sido estas modernices uma forma democrática de limitar a liberdade da grande maioria?

Antigamente morria mais gente na estrada naquelas bombas sem ABS, sem EPS, sem direcções assistidas, sem as modernices de hoje?

Resposta, Não!

Então, senão morria mais gente do que morre hoje, porque criaram normas e regulações que visaram apenas limitar as liberdades da grande maioria?

Passemos então à frente!

Vila Real de Stº. António.

Não vou comentar em particular este Município porque não me cabe essa tarefa. Apenas lhe posso afirmar que há menos de três anos ali estive numa permanência de três dias consecutivos, sem recurso a Parque de Campismo, onde por sinal efectuei uma reclamação escrita por falta de condições e de atendimento, e, durante esse período ninguém me incomodou!!!

Claro, não procurei aglomerações de autocaravanas, nem tão pouco os lugares em cima da praia, como existem em Monte Gordo, a abarrotar de autocaravanas!

Condeno em absoluto todo o tipo de autocaravanismo praticado na orla costeira Algarvia quando configurem autênticos acampamentos não permitidos por Lei e degradantes para o meio Ambiente!!!

Apoio todo o Município que tente colocar um pouco de ordem na imensa desordem praticada um pouco por toda a orla costeira Algarvia e Costa Vicentina e onde quer que sejam cometido atropelos à Liberdade dos restantes!!!

Quando a estes Regulamentos Municipais, limitadores das liberdades de uns quantos, Legais, entendo que estamos falados!

Quando as pessoas não sabem comportar-se como tal sujeitam-se sempre às Leis que posteriormente venham a limitar as suas Liberdades, que no caso são Libertinagem!

Passemos então a frente na sua missiva e permita-me que a rebata ponto por ponto sem que isso represente a mais pequena agressão ou insinuação.

O Companheiro afirma:

“….Já em relação á declaração de princípios, tem muito que se lhe diga, não aceita a criação de sinalização nem para proibir nem para permitir o estacionamento, mas será que já não existe formas de proibir ou permitir os estacionamento de autocaravanas (com ou sem excepto) ; Para praticamente toda a sinalização de transito existe essa possibilidade...”

A Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade não diz o que acima é afirmado.

A Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade afirma:

"Considerar que o acto de estacionar/pernoitar, conforme é acima definido, deve poder continuar a ser efectuado em qualquer local, não proibido por Lei (nomeadamente no Código da Estrada) não podendo as autocaravanas, pelo simples facto de o serem, nomeadamente através de sinalética que não conste de diplomas legais (e que será discriminatória se vier a existir), ser impedidas de o fazer.".

Negrito da minha autoria.

Quem quer que seja não pode ter leitura diferente do que é afirmado, ou seja, o que se escreve é que sinalética que impeça o acto de estacionar/pernoitar a uma autocaravana, pelo simples facto de o ser, é discriminatório e não existe presentemente. E se existir ou se vier a existir um sinal que proíba uma autocaravana de estacionar/pernoitar, pelo simples facto de ser uma autocaravana, continua a ser um sinal discriminatório, independentemente de estar ou não na lei.

Ainda hoje afirmei, neste mesmo debate/confronto de ideias e pensamentos, que a Declaração de Princípios não tem duas leituras como acontece com a maioria da Legislação existente em Portugal!!!

O Companheiro afirma:

Será que a Declaração de princípios não estará a induzir em erro quem lê o ponto 8 :
8. Considerar que a implementação de Áreas de Serviço para Autocaravanas, em pelo menos uma por Concelho, preferencialmente de iniciativa autárquica, contribui, não só para o desenvolvimento económico das populações, como para a protecção ambiental e o melhor ordenamento do trânsito automóvel.
Será que a parte a negrito não estará (para quem lê) a dizer que só junto a Areas de Serviço é que se pode estacionar e transitar?”


A Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade é um todo. Não se podem tirar ilações, interpretações, que não levem em consideração os pontos onde já se afirma que o estacionamento e a pernoita não pode ser discriminada relativamente a outros veículos de igual ou semelhante gabarito. Grosso modo é dito que onde possa estacionar um qualquer carro de igual gabarito também uma autocaravana deve poder estacionar. Caso contrário estará a ser discriminada negativamente a autocaravana. Claro que não pode estacionar onde haja discriminação positiva para qualquer determinado veículo.

O Companheiro afirma:

Na tenha dúvidas que com dialogo dentro dos clubes, fora deles e na/s Federações se poderia apresentar um documento que reunisse unanimidade, que era o que deveria ter acontecido com todos os documentos que tem ou tiveram pretença em defender o autocaravanismo, e com valor de lei, todas estas quesilias deixariam de ter sentido,

Eu sou da opinião que deve existir entre todos os intervenientes na causa Autocaravanista Diálogo, Assertividade e agora junto-lhe a Unanimidade Prática (não teórica).


Mas será que não há já um enorme consenso sobre esta matéria consubstanciado na Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade?

Não são já 12 os subscritores deste documento?

Quem fica de fora?

Talvez quem defende que deve haver sinalização que discrimine negativamente os autocaravanistas!

E pronto Companheiro Danibeja, não querendo que isto contribua para o divisionismo do Autocaravanismo, mas tão somente para o esclarecimento cabal dos riscos que estão implícitos neste tipo de movimentações, espero que aceite esta minha análise, apenas como um outro ângulo de leitura sobre um mesmo tema!

Como já o referi por diversas vezes, e não me envergonho de tal, sou adepto da utilização de Parques de Campismo, mesmo em forma de Autocaravanismo Itinerante, ou seja, sem que isso signifique Prática de Campismo!

Tenho a vantagem da mobilidade!

Mas não vou admitir que me imponham a obrigação de acantonamento em determinados locais porque assim vou criar postos de trabalho, estruturas de Touring, rendimentos para uns quantos por obrigação legal e tudo o que me possa limitar os movimentos!!!

Isso, meu Amigo, NÃO!!!

Por muito que incomode a minha opinião e a minha intervenção, porque acredito estar coberto de razão, e porque é essa a opinião da esmagadora maioria dos Autocaravanistas Portugueses, não vou deixar de manifestar, aqui e em qualquer lugar, que tudo o que possa discriminar o Autocaravanismo deve ser combatido por todos os Autocaravanistas!!!

Continuo a acreditar, porque ainda não me provaram ser tal impossível, que seria mais adequado Regular-se o Campismo e as Leis que proíbem a sua prática na Via Pública, criando-se, se necessário, clarificações, baseadas na Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade, por forma a que não restasse a mínima dúvida da prática efectiva de Campismo na Via Pública, dando sequência com o pagamento, na hora, de significativas coimas/multas, seja quem seja e esteja a bordo do que estiver!!!

Sou também da opinião que deveriam ser apreendidas todas as viaturas que estacionam nas arribas da Costa Algarvia, ou onde quer que seja, em locais onde está devidamente assinalado a proibição do o acesso e ou estacionamento a viaturas, de todo o tipo, com coimas expressas, e nada se faz nessa matéria permitindo desta forma a agravar dos conflitos entre utilizadores ilegais e restante público cumpridor!

No dia em que se começar a fazer cumprir a sinalização existente no Algarve, acabar-se-á certamente com muitos dos abusos que são cometidos e será certamente o início da dignificação do Autocaravanismo como forma de Turismo Itinerante.

Desculpe-me o alongar do texto mas não consegui ser mais resumido.

Despeço-me também com um cordial Abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
Avatar do Utilizador
josegon_calves
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm
Localização: Guimarães

Re: CLARIFICAÇÃO

Mensagempor siroco » sexta mar 18, 2011 10:17 pm

josegon_calves Escreveu:Há não muitos anos, não havia a limitação do número de passageiros que uma qualquer viatura podia transportar. Lembro-me, muito bem, das viaturas “pão de forma”, e não só, em que transportavam para as praias distantes mais de 15 pessoas no seu interior e não morreu ninguém por isso!!!

Os “putos”, aos magotes, sempre viajaram sem qualquer cinto a prendê-los aos bancos e o Amigo continua cá como continuam cá os muitos que brincavam nos carros sem que algo de mal lhes tenha acontecido!

Mas alguém entendeu que uma viatura só deveria transportar 5 pessoas, senão supostamente morreriam, ou então, presos por cintos para assim limitar de facto o uso dessas viaturas!

Não terão sido estas modernices uma forma democrática de limitar a liberdade da grande maioria?

Antigamente morria mais gente na estrada naquelas bombas sem ABS, sem EPS, sem direcções assistidas, sem as modernices de hoje?

Resposta, Não!



Caro José Gonçalves, tenho seguido o diálogo com algum interesse, e até concordei com alguns dos seus pontos de vista. Ainda não tinha sentido necessidade, ou vontade de intervir, pois os pontos de vista estavam a ser bem defendidos.

No entanto agora não me posso conter, o quote acima é o maior chorrilho de disparates que já li neste fórum! É absurdo em pleno séc. XXI ainda achar que as crianças devem andar à solta nas viaturas! E sim, perderam-se muitas vidas excusadamente só por um pequeno pormenor como um cinto de sgurança. E infelizmente ainda se perdem, apesar de todas as campanhas ainda há quem persista em comportamentos de risco.

As minhas desculpas à moderação se considerarem este post uma "farpa", mas sinceramente fui o mais brando que consegui ser na minha crítica a este apelo a más prácticas.
Avatar do Utilizador
siroco
 
Mensagens: 307
Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am
Localização: Sintra

Mensagempor josegon_calves » sexta mar 18, 2011 10:29 pm

Boa noite Companheiro Siroco,

Certamente não entendeu bem o que pretendi realçar quando referi os factos de um antiganmente não muito distante nesses particulares!

Antigamente não morria mais gente do que hoje, é um facto!

Não haviam os sistemas protectores de vida que hoje em dia dispomos e nem por isso morria mais gente!

Não quero com isso dizer que sou apologista do antigamente mas tão somente porque houve uns quantos que usaram e abusaram da sorte até ao ponto de ser necessário regular-se limitativamente!

É o que está em causa com os comportamentos indevidos de alguns auto-campistas que usam uma autocaravana para praticas não permitidas na Via pública.

Foi tão simplesmente com esse objectivo, de que todos os regulamentos que vão surgindo visam sempre limitar algo! Numca o contrário!!!

Espero ter clarificado a confusão de leitura.

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
Avatar do Utilizador
josegon_calves
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm
Localização: Guimarães

Mensagempor time_out » sexta mar 18, 2011 11:12 pm

josegon_calves Escreveu:...Antigamente não morria mais gente do que hoje, é um facto!...


Boa noite

O facto é que antigamente o numero de veículos a circular era muitíssimo menor que nos dias de hoje e por isso o numero de acidentes era menor. Para poder analisar de facto as estatísticas tem de se ter em conta não só o numero de sinistrados mas também o parque circulante.
O facto é que a industria automóvel fruto dos muitos acidentes teve de se adaptar e procurar soluções que visassem a protecção de todos os ocupantes.
Foi o cinto de segurança o primeiro dispositivo de segurança a ser introduzido e graças a ele milhares de vidas humanas foram salvas ao longo destes anos e em redor do mundo.
Depois vieram outras formas de segurança tais como a introdução na construção dos carros de zonas deformáveis permitindo assim a absorção de energia quando de um impacto e provocando menos danos aos ocupantes. Paralelamente zonas do habitáculo foram sendo reforçadas permitindo voltar a salvar vidas.
O facto é que se não tivessem sido introduzidas as medidas acima descritas os números de sinistrados nos dias de hoje seriam exponencialmente maiores do que na realidade são.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mortos nos acidentes

Mensagempor Paulo MB » sexta mar 18, 2011 11:46 pm

Boa noite,
Penso que o quadro seguinte ajuda a perceber este tema.

Mortos por 100 acidentes de viação com vítimas
ANO Rácio - %
1960 5,1
1961 5,0
1965 5,6
1970 6,3
1975 8,1
1976 8,5
1977 7,2
1978 6,7
1979 6,6
1980 6,7
1981 6,8
1982 6,0
1983 7,0
1984 6,3
1985 6,4
1986 6,5
1987 5,9
1988 6,0
1989 5,5
1990 5,1
1991 5,1
1992 4,7
1993 4,3
1994 4,2
1995 4,3
1996 4,3
1997 3,9
1998 3,8
1999 3,6
2000 3,7
2001 3,4
2002 3,5
2003 3,3
2004 2,9
2005 3,0
2006 2,4
2007 2,4
2008 2,3
2009 2,1
Fonte de Dados: ANSR/MAI
Fonte: PORDATA
Última actualização: 2010-10-24 12:12:42

Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Avatar do Utilizador
Paulo MB
 
Mensagens: 343
Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm
Localização: Porto

Turismo de Portugal

Mensagempor Paulo MB » sábado mar 19, 2011 12:11 am

Boa noite,
Lidas as várias posições começa a ficar claro, diria mesmo muito claro, que o Turismo de Portugal não teve em consideração todos as opiniões que aqui têm sido referidas.
E, se consultar as posições expressas neste fórum, tem pelo menos três opções:
1. mantém o texto conhecido (não será o crescimento de 11% para 14% que o fará alterar uma vírgula),
2. começa a propor os tais parques de estacionamento/parqueamento para AC com a limitação que daí poderá ocorrer,
3. tem em atenção a Declaração de Princípios assinada pelos representantes do nosso movimento e introduz novos capítulos que foquem o turismo itinerante tal como a maioria de nós o vê.
Continuo a pensar que os conceitos de Touring e Turismo Itinerante nada têm a ver um com o outro. Será ignorância minha, como já aqui alguém disse. Por mim estou sempre disponível para aprender. E se desta troca de opiniões e ideias surgir algo que me faça ver que estou errado, alterarei a minha posição. Afinal é para isso que debatemos em conjunto.
Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Avatar do Utilizador
Paulo MB
 
Mensagens: 343
Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm
Localização: Porto

estatisticas

Mensagempor decarvalho » sábado mar 19, 2011 6:00 am

Ora vivam,

Grato pelos dois ultimos posts que elucidam objectivamente a questão dos acidentes mortais na estrada. Este é um dos casos em que estamos a deixar de ser terceiro mundistas.

Os dados estatiscos e a sua interpretação permitem, serena e objectivamente ver o que esta em causa....a salguarda do interesse publico em detrimento da libertinagem e egoismo individual. O que nada tem a ver com a liberdade individual.

Explicando melhor: as restrições e regulamentaçao da liberdade individual justificam-se por razões de segurança publica de toda a sociedade. Neste caso...combater a "liberdade individual" de não usar o cinto de segurança...ou o capacete, se motociclista.....de não aceitar limites de velocidade....de não observar os limites de alcool no sangue.... de desrespeitar os "" do codigo da estrada (desde parar nos stops ate todas as demais proibições) é assegurar a liberdade colectiva e o direito à sua segurança e sobrevivência

Não se pode pois ser maximalista e pretender que cada "EU" se comporta bem e não precisa de regras... Não podemos com sentido civico e honrando os deveres de cidadania, olhar o mundo pelo nosso umbigo.

Sao pois precisas regras para viver em sociedade, e não porque haja interesses economicos escondidos e capitalistas infrenes, que tudo comandam... Claro que o fornecimento de serviços à sociedade tem de ser pago, se publicos -pelos impostos e taxas, se privados, -pelo preço de mercado.

Sera que quem fabrica cintos de segurança faz parte de um lobby escandaloso?...ou que as proibiçoes de alcool no sangue são para se vender mais agua mineral, ou cerveja sem alccol, como quereriam os lobbies destes sectores contra o vinho...e demais alcoois?

A condenaçao da actividade produtiva, e em geral das actividades económicas privadas, só faz sentido para quem siga o modelo dos paises totatlitarios ou terceiro mundistas. Nestes casos nem ha fabricantes nem comerciantes de autocaravanas... outro lobby a exorcisar ?

Boas voltas e reviravoltas....estamos no equinócio da Primavera....e hoje é noite de Lua cheia! Que ela ilumine os autocaravanistas também.

PS
aqui fica um link só para quem se interesse pela condição da Lua a 19 de Março
http://science.nasa.gov/science-news/sc ... supermoon/
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor alexandrechora » sábado mar 19, 2011 11:50 am

Companheiro DeCarvalho


Com todo o respeito que tenho pela sua pessoa e tendo em consideração que a sua inteligência é manifestamente acima da média, ainda assim tenho de com toda a frontalidade de opinar, sobre o seu ultimo post e sobre os desenvolvimentos deste tema.
Existe uma dualidade interna na sua forma de estar e agir, se por um lado por vezes vejo alguèm que defende acerrimamente o movimento do Autocaravanista Itinerante com direito de opção, por outro lado, e por momentos, como este seu ultimo post, notoriamente sobressai o seu lado empresarial relacionado com os parques de campismo, com todos os seus interesses associados enquanto actividade empresarial.

O seu dinamismo empresarial, a sua imaginação, entre outros atributos meritorios que lhe atribuo, são mais que argumentos suficientes para cativar e mobilizar os companheiros para o Alenquer Camping.

Para isso não tem precisado de uma legislação especial de corrida vocacionada para clubes e parques de campismo e ou áreas de serviço.
E esta é o fulcro da questão, a perda de liberdade na escolha e opção para os Autocaravanistas.

Pois bem, os outros senhores com interesses directos em clubes de campismo, que esporadicamente que aqui se manifestam que façam o mesmo, dinamizem a sua actividade, que criem argumentos tal como o meu caro amigo criou para rentabilizar a sua actividade. Com o que estão a tentar fazer e a afirmar, apenas estão a criar anticorpos que em vez de aproximarem os autocaravanistas dos seus clubes camping e dos seus investimentos ou não, apenas os afastam.

Todos nós uns mais que outros temos o QI e QE suficiente para saber qual a direcção e o rumo das intervenções, acha que não?

Subestimar não é de forma alguma um verdadeiro acto de inteligência, se assim não fosse o companheiro Decarvalho não se daria ao trabalho de estabelecer parcerias, criar repesentatividade, orbitar num núcleo duro de influências, colocando o Alenquer Camping como centro dinamizador e é por aqui que tem de seguir em frente este é o caminho legitmo que serve os interesses de todos.

Por mim quando decidir pela liberdade de opção, terá todo o meu apoio, quando decidir pela legislação especial de corrida que só visa o interesse de alguns terá a minha saudavel resistência.


Quanto ás analogias utilizadas na abordagem que optou no seu ultimo post, são meros argumentos com pouca relevância factual para o cerne da questão (legislação especial de corrida).

Portanto um bem haja sem extrapolações pouco relevantes para justificar a existencia de lobbies sectoriais. Ninguém tem duvidas que estes lobbies existem, e sempre irão inevitavelmente existir, pois muito bem que existam, mas que sejam razoáveis e que tenham um umbigo democratico.

Lamentavelmente hoje por motivos de agenda familiar, não posso ter o prazer de estar presente na TertuliaIII, fica para a proxima.
Desejo que tudo corra bem em especial para o nosso orador de Danibeja que por sinal deverá ter uma excelente intervenção e por certo que será uma referencia para todos.

Atenciosamente

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 33 visitantes