Promoção ao Autocaravanismo

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Portugal

Mensagempor CCLV-CANOAGEM » quinta mar 10, 2011 9:26 am

Alguem escreveu:

"No fundo todos querem ser livres e autonomos, já basta não ter o direito de opção em tantas outras situações do nosso quotidiano"

Isto é o quê???????????????

Que eu saiba tudo tem regras e leis como tal quem não as respeitar esta a ir contra toda uma sociedade..........se pensa que vai ganhar engana-se só pode ter algum tempo enquanto andar empurrado de um lado para outro.

A liberdade de algem termina quando prejudica a de outro
CCLV-CANOAGEM
 
Mensagens: 61
Registado: quinta jul 03, 2008 2:15 pm

Mensagempor alexandrechora » quinta mar 10, 2011 2:19 pm

Boas a todos

Quem escreveu

"No fundo todos querem ser livres e autonomos, já basta não ter o direito de opção em tantas outras situações do nosso quotidiano"


Fui eu que escrevi, e escrevi assumindo toda a responsabilidade, quer exemplos:

Não vale apena descrever, basta que qualquer um de nós pense um pouco, e facilmente identifica situações de deliberada dependência, até vou mais longe de prepotência que somos alvo todos os dias da nossa vida desde o nascimento á hora da despedida, e poderia ou melhor não deveria ser assim. Apenas o é porque nós queremos e permitimos.


Quanto ás leis e regras, sem duvida são necessárias, ainda assim posso dizer-lhe que em nenhuma lei ou regra, se encontra bom senso, patriotismo e dever civico.

Se assim não fosse, nas cadeias existem milhentas leis e regras e não é por isso que os reclusos são mais ordeiros que a restante sociedade civil, se assim nãoi fosse não existiria uma taxa de reincidencia superior a 70% por parte de ex-reclusos. (exemplo deliberado que deve ser extrapolado para o contexto de proposta legislativa em análise deste post).

A minha educação vem de berço e antes de aprender as tão afamadas leis, de extrema necessidade, em que algumas mais não servem para protegerem uma minoria (ao ponto de se promolgarem leis com rectroactividade), é o verdadeiro estado de direito que todos ambicionamos até meu caro um dia a corda parte e nesse dia o que vai restar é o bom senso, o civismo, a liberdade e a responsabilidade dos cidadãos estes valores são efectivamente o que importa.

A liberdade de qualquer ser humano, é assumida com toda a responsabilidade, sem interferir na liberdade do proximo, esta é a minha principal lei para uns, conduta para mim.

Finalmente eu não quero ganhar nada e não estou enganado, apenas não quero perder o direito de opção e ser acantonado, e muitos como eu, muitos mais do que possa imaginar sentirão o mesmo.

Cumps

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor spinto » quinta mar 10, 2011 9:07 pm

o que queremos e é opinião unanime é que não nos obriguem a nada, cada qual escolhe o que fazer, onde ficar, onde circular, tudo obviamente dentro da legalidade.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto
 
Mensagens: 278
Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm
Localização: braga

TURISMO E AUTOCARAVANISMO

Mensagempor decarvalho » quarta mar 16, 2011 9:47 pm

Ora vivam

Promover o Autocaravanismo, com sentido de Estado, isto é ultrapassando o umbigo de alguns autocaravanistas, e ascendendo ao patamar de intervenção civica e de responsabilidade social, implica inserir o autocaravanismo como uma componente da politica nacional de TURISMO.

Ora o conceito de turismo itinerante em autocaravana, utilizando ou não parques de campismo, isto é, parquendo em estacionamentos seja por curta duração pelo tempo de estacionamento necessario para fazer compras, ou visitar museus ou outros monumentos, ou por periodos mais longos por exemplo de 24h ou pouco mais, incluindo a pernoita, nos documentos oficiais portugueses é denominado TOURING, e tem implicito o conceito de circuito turistico.

Nada a ver portanto com os autocaravansitas que pretendem ver assegurado o direito a estacionar a sua autocaravana dias a fio, meses a fio, frente as suas casas, enquanto nãos as utilizam de forma itinerante, ou em turismo mais fixo, por exemplo em ferias de semanas em parques de campismo.

Situaçao com paralelo em quem utiliza o seu automovel para trabalhar, com viagens pendulares casa-trabalho e que pretende no lugar de trabalho, ou onde tem de deslocar-se, dispor de um estacionamento temporario, assumindo que este deve ser pago se tal for indispensavel ao bom uso desse seu instrumento e transporte rodoviario em trabalho. Claro que esta situação nada tem a ver com o cidadão que nao usando diariamente, por vezes senão uma vez por semana o seu automovel, pretende te-lo estacionado frente a sua casa, na via publica, por nao ter garagem propria, nem querer suportar o seu preço, inclusive em parques públicos.

Posto isto, tem então interesse para o autocaravanismo em geral, e para os autocaravanistas responsaveis em especial, saber-se que está em revisão o PENT....Plano Estrategico Nacional do Turismo... feito numa altura em que o sector do Turismo contribuia ou representava, 11% do nosso PNB, sendo que agora, segundo as estatisticas ja vai em 14% do produto nacional bruto....

Assim vamos ao conceito de TOURING...e ele aparece referido por varias vezes naquele documento como se exemplifica nestes dois simples paragafos...do PENT:

Portugal dispõe das “matérias-primas” – condições climatéricas, recursos naturais e culturais – indispensáveis à consolidação e desenvolvimento de 10 produtos turísticos estratégicos: Sol e Mar, Touring Cultural e Paisagístico, City Break, Turismo de Negócios, Turismo de Natureza, Turismo Náutico, Saúde e Bem-estar, Golfe, Resorts Integrados e Turismo Residencial, e Gastronomia e Vinhos.A intervenção nestes produtos envolve o desenvolvimento e ofertas estruturadas, distintivas e inovadoras, alinhadas com a proposta de valor de Portugal e suportadas na capitalização da vocação natural de cada região, que nos permitam competir, com êxito, nos mercados alvo.

As características e infra-estruturas de cada destino reflectem-se num portfolio de produtos a potenciar para cada região. Face aos recursos e factores distintivos que apresentam, o desempenho de curto e médio prazo irá ser alavancado nos produtos Sol e Mar, Touring e City
Break. Será dada particular atenção à requalificação da região do Algarve.
6 novos


Concluo pois que estes temas devem interessar aos autocaravanistas, do mesmo modo que deveria interessar aos decisores publico e politicos ouvir avoz dos autocaravanistas, mas não sobre o tamanho dos seus umbigos e quezilias, mas antes sobre os temas sob decisão, no caso a revisão do PENT, e a contribuição do autocaravanismo para o conceito de touring.

Deixo aqui como mais uma contribuição, o link oficial para a actual versão do PENT que decerto merecerá ponderação daqueles companheiros que neste forum e fora dele, se preocupam com a autêntica HISTORIA do autocaravanismo, e têm dado provas de querer contribuir para a solução dos problemas do autocaravanismo, centrado o protagonismo seu (dele) autocaravanismo no contexto de uma politica nacional de turismo integrada....

http://www.turismodeportugal.pt/Portugu ... STA_PT.pdf

E boas voltas e reviravoltas, incluindo dos neurónios!

Decarvalho,
simplesmente
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Assunto sério

Mensagempor CCLV-CANOAGEM » quinta mar 17, 2011 8:16 am

Boas

Assim já se começa a falar bem
CCLV-CANOAGEM
 
Mensagens: 61
Registado: quinta jul 03, 2008 2:15 pm

Autocaravanismo Itinerante

Mensagempor josegon_calves » quinta mar 17, 2011 1:27 pm

Boa tarde Companheiros e Companheiras,

Independentemente do "umbigo" de cada um, ou dos interesses económicos em causa, ou das promoções/divulgações destes ou daqueles locais, ou dos "cargos" previsivelmente ambicionados, ou mesmo de possuirem ou não estacionamento à sua porta de sua casa, ou dentro desta, ou ainda do quererem custear esse encargo em parques de estacionamento públicos ou privados, creio que o que está em causa, ou esteve, não foi, NUNCA, o conceito Autocaravanismo Itinerante ou mesmo o Turismo Itinerante, que, como alguém aqui o referiu, e muito bem, não é exclusividade do Autocaravanismo!

Eu vou onde me fôr permitido ir, dentro de todas as limitações Legais, Institucionais e Constitucionais.

Não quero algo que qualquer outro não possa ter pelo simples facto de o ser!!!

Posto isto, e como muito bem agora se afirma, aos Decisores Público, representativos e com legalidade para tal, aos Decisores Políticos, para que façam pelo menos uma vez alguma coisa de útil, ouçam os Autocaravanistas, naquilo que ao Autocaravanismo diz exclusivamente respeito e através, única e exclusivamente, dos Legais Representantes.

Assim é chamada ou apelidada a Democracia.

Mais do que isto é Ditatura!

Ambos os conceitos começam por D mas não são a mesma coisa, tal como não o é o Campismo e o Autocaravanismo!

Quero continuar a ser Autocaravanista com direito de escolha onde prenoito, onde estaciono, onde parqueio a minha autocaravana, tal como o meu carro, tal como todos os meios de transporte de que sou proprietário.

Já por isso pago todos os Impostos e Contribuições Legais que o Estado de Direito me obriga e me exige!

Não quero nada mais que os meus direitos de Escolha. Apenas isso!!!

Um abraço, e respeitem, todos, as Instituições que representam o que quer que seja!
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
Avatar do Utilizador
josegon_calves
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm
Localização: Guimarães

Mensagempor alexandrechora » quinta mar 17, 2011 2:30 pm

Companheiro José Gonçalves

Totalmente de acordo, mas será dificil perceber isto!!!!.... poder decidir, o direito á escolha.... não á obrigatoriedade de pernoita em Clubes de Campismo ou áreas de serviço.

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor RuckFules » quinta mar 17, 2011 6:45 pm

Eu tenho a minha AC parada à porta de casa, na rua, à chuva e ao sol, e garanto que não é por não querer suportar o custo de uma garagem.

Provavelmente se este governo não me assaltasse tanto a carteira até teria essa possibilidade, mas por razões diferentes aos interesses subtilmente camuflados por alguns dos que defendem os interesses do autocaravanismo.

Agora eu pergunto se por isto, será o meu umbigo mais bonito que o do meu vizinho feirante, que tem o seu furgão Mercedes Sprinter de 7 metros igualmente parado na mesma rua quando não está em feiras.
Ou serão os impostos que ele paga diferentes dos meus, exclusivamente porque eu tenho uma autocaravana e ele um furgão?

Aos sábados quando saio de casa, sou obrigado a passar por uma dessas feiras impregnadas de furgões mal estacionados a ocupar a via publica. Terminada a feira, o local mais parece ter sofrido um tornado ou ter sido um palco de uma batalha, tal é o lixo deixado no chão. Curioso nunca ter visto um sinal a proibir o estacionamento a furgões nem nunca ter tido conhecimento que alguém tenha sido autuado por tais actos.
Já as autocaravanas parecem um alvo a abater da via publica, mesmo que estas se comportem com civismo. Porque será? Talvez pela simples razão de não existirem Parques de "Feirismo" numa astuta busca de mais uma forma de rentabilidade.

Posto isto, enquanto me achar no direito de igualdade a outros condutores, independentemente do tipo de automóvel que conduzem, então vou achar o meu umbigo lindo.

Como disse o companheiro José Gonçalves, com o qual concordo plenamente: "Eu vou onde me fôr permitido ir, dentro de todas as limitações Legais, Institucionais e Constitucionais." E que essas limitações Legais, institucionais e constitucionais não me descriminem pelo veículo que conduzo, só pelo facto de ser uma autocaravana.

Bons passeios, boas viagens e boas estadias.
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

TOURING

Mensagempor Paulo MB » sexta mar 18, 2011 12:44 am

Boa noite,

Lendo o documento facultado por DeCarvalho, que agradeço, fico com a ideia que este termo - TOURING - está relacionado com hotelaria. Leia-se parte da pág 66: "O Touring representou, em 2004, 44 milhões de viagens de europeus, enquanto procura primária. Estima-se que em 2015 este valor atinja os 79 milhões de viagens, o equivalente a um crescimento anual da ordem dos 5% a 7%. Os principais mercados emissores são a Itália (18%), a França (17%), a Alemanha (15%) e o Reino Unido (12%), sendo que a despesa média diária varia entre os 110 e os 200 euros.
O Touring representa, no Verão de 2006, a segunda motivação dos turistas que visitaram Portugal (34%). A Espanha (22%), o Reino Unido (17%) e a Alemanha (13%) foram os principais mercados emissores. Este produto é especialmente importante na Madeira (57%) e no Alentejo (56%). Nas restantes regiões, os valores variam entre os 45% e os 50%, com excepção da região de Lisboa (30%) e do Algarve que praticamente não é visitado para Touring. Os principais destinos concorrentes no mind space dos turistas são a Espanha (37%) e a França (15%). Portugal é, mais uma vez, visto como um país com mais simpatia e um preço inferior ao de Espanha, mas com piores infra-estruturas hoteleiras, relação qualidade/preço mais desfavorável e menor qualidade de actividades disponíveis relacionadas com o Touring."
Mais à frente, pág. 80: “A Madeira tem o crescimento de curto/médio prazo alavancado nos produtos core: Touring, Sol e Mar (no Porto Santo) e Turismo de Natureza. Os produtos Turismo de Negócios e Turismo Náutico (Cruzeiros) deverão contribuir para uma redução da sazonalidade. O objectivo é também oferecer uma maior diversidade de produtos, apostando na Saúde e Bem-estar, Resorts Integrados e Turismo Residencial (Porto Santo) e Golfe.”
E logo mais, pág. 83: “A aposta prioritária para o crescimento de curto prazo nos Açores incide nos produtos Turismo de Natureza e Touring. Numa perspectiva de diversificação, a região deverá alicerçar a sua oferta em propostas de produtos de Turismo Náutico e Saúde e Bem-estar. O Golfe, enquanto produto complementar, reforça a proposta de valor global do destino.”
Inalmente na pág. 120: “I.2 – Desenvolver o Touring Cultural e Paisagístico
Visão a 10 anos
> Existência de pelo menos 10 rotas turísticas com mais de 100.000 participantes internacionais por ano, no Porto e Norte, Centro, Alentejo e Lisboa (entradas em atracções-chave das rotas)
> Existência de pelo menos 15 rotas turísticas com mais de 100.000 participantes nacionais por ano
> Desenvolvimento de rotas turísticas na Madeira e Açores (incluindo rotas inter-ilhas)
> Crescimento acima de 5% ao ano
Âmbito
> Prioridade de intervenção no Porto e Norte, Centro, Alentejo, Lisboa, Madeira e Açores
> Diagnóstico detalhado do produto nas regiões prioritárias com identificação de carências e gaps de competitividade
> Elaboração de rotas temáticas com enriquecimento de conteúdos em pontos chave
> Marketing das rotas e sua sinalização no terreno
> Requalificação de aldeias típicas e outros locais de atracção turística
> Definição de objectivos e linhas de orientação para a promoção e distribuição
> Definição de indicadores para standards de qualidade
> Definição de prioridades de intervenção
> Gestão da intervenção em iniciativas monoproduto
> Proposta de ZTIs para intervenções em coordenação com outros produtos, ou que envolvam urbanismo, ambiente e paisagem
> Outros a definir pela equipa
Entidades a envolver
> Turismo de Portugal
> MOPTC (Estradas Portugal), MC (IPPAR, IPM), MAOTDR (CCDRs) e outros Ministérios
> Municípios
> DRTs, Regiões de Turismo e ARPTs
> Associações do sector
> Outras a definir
Meios de financiamento
> QREN
> LEADER
> PIT
> Outros a definir”

Em todas as Regiões é referido o Touring com o mesmo sentido. Nunca se fala em autocaravanismo. Tal conceito não consta deste documento de 137 páginas...

Assim, embora devamos continuar a estar atentos ao desenrolar da discussão deste tema, é prudente manter a nossa posição, que penso maioritária, de não permitir que nos queiram acantonar em locais destinados à prática do são autocaravanismo.
Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Avatar do Utilizador
Paulo MB
 
Mensagens: 343
Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm
Localização: Porto

Mensagempor Aleluia » sexta mar 18, 2011 2:11 am

Companheiros, boas noites.
Depois de lido o documento, chego á mesma conclusão que o companheiro Paulo MB. Este documento não tem nada a ver comnosco. Até chega a referir o turismo naútico, mas nada referente ao Autocaravanismo.
Talvez, fechando as fronteiras durante um ano á entrada de Autocaravanas de qualquer pais, as entidades comecem a refletir, na falta que fazem os milhares de turistas com os seus milhões de euros, principalmente na época baixa.

Não sou tão radical, mas chega uma altura que uma pessoa desespera, com tanta ignorância, de quem de direito.

Companheiros, boas voltas!!
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Mensagempor RuckFules » sexta mar 18, 2011 6:03 am

Convém salientar que esse documento sobre o "Plano Estratégico Nacional do Turismo" data de Janeiro de 2006, estando portanto desajustado à realidade actual do autocaravanismo face ao grande crescimento que este sofreu nos últimos 5 anos.

No entanto para ajudar um pouco a entender o que é o Touring do ponto de vista do sector do turismo aqui fica uma ajuda

Definição do sector de Touring

Motivação principal:

Descobrir, conhecer e explorar os atractivos de uma região.

Actividade:
Percursos em tours, rotas ou circuitos de diferente duração e extensão, em viagens independentes e organizadas.

Mercados

Touring genérico:
Tours, rotas ou circuitos de conteúdo abrangente e diverso. O tour, rota ou circuito são, em si mesmos, a essência do produto. Representa cerca de 90% das viagens de Touring.

Touring temático:
Tours, rotas ou circuitos focalizados num determinado tema, o qual constitui o núcleo da experiência. Exemplo: rota de castelos medievais. Representa cerca de 10% do total de viagens de Touring.

Modalidades segundo o modo de transporte:

Touring independente: viagem em veículo próprio ou fly & drive.
Touring em grupo: viagens em transporte colectivo.

Cumprimentos.
Boas viagens e boas estadias.
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

FALSO TOURING CULTURAL E PAISAGISTICO

Mensagempor josegon_calves » sexta mar 18, 2011 8:04 am

Bom dia Companheiros e Companheiras,

Depois de lido todo o documento em apreço cheguei, curiosamente, à mesma conclusão que os meus Companheiros precedentes, ou seja, não tem nada a haver com Autocaravanismo Itinerante nem tão pouco com Turismo Itinerante, que não é exclusividade do Autocaravanismo!!

Porque não queria ser, mais uma vez, o único a desdizer, ou a contradizer, ou até a contrapôr, tomei a iniciativa de consultar o Turismo de Portugal com o seguinte pedido que transcrevo na integra:

"[color=darkblue]Boa tarde,

Estando a estudar o "Plano Estratégico Nacional do Turismo", documento que presumo ser de vossa autoria, surge-me, a dado passo, a expressão "Touring Cultural e Paisagístico".

Por estar em debate, num Fórum sobre um tema similar ao Touring, gostaria de saber, da vossa parte, o real significado da expressão de origem britânica e qual o alcance prático para o Turismo Nacional.

O que pretende o Turismo de Portugal, de facto, com essa expressão em concreto?

Gostaria de contar com a vossa colaboração afim de melhor poder esgrimir os argumentos que estão em debate.

Nesse sentido aguardo encarecidamente a vossa colaboração com uma resposta tão breve e precisa quanto o tempo vos permita.

Sem outro assunto de momento despeço-me com consideração com um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
[/color] "

Apesar de ainda não ter resposta nenhuma, nem acreditar que venham a dar-ma, porque o Estado funciona quando quer e não quando lhe solicitam, não posso deixar de estranhar que hajam "Companheiros Autocaravanistas" a efectuar diligências no sentido de "colar" o Autocaravanismo Itinerante e o Turismo Itinerante ao famoso Touring Cultural e Paisagistico!!!!

Continuo a acreditar que por detrás de tanta movimentação só pode mesmo haver interesses económicos básicos, nomeadamente lucro fácil e hipotética criação de postos de trabalho, como o afirmam algumas Autarquias do famoso Allgarve e Alentejo Litoral!

Não creio que seja Justo, Legal ou até Constitucional, andar-se a lutar por condições que apenas visam a rentabilidade de umas quantas actividades económicas usando para persecução desse fim o Autocaravanismo Itinerante e o Turismo Itinerante!

Daqui a nada, nem de viatura ligeira de passageiros, dita normal por uns quantos, o vulgar "carro", nem sequer de moto ou motociclo, nos poderemos abeirar de alguns locais turisticos apenas porque não usamos os Hóteis de 5* e 6*, as Pensões de igual gabarito, os Empreendimentos e Resort's também de igual gabarito, ou os famigerados Parques de Autocaravanas, ou Parques de Estacionamento próprios para o Turismo Itinerante, tudo, no pressuposto do Lucro e da Empregabilidade Local, uma falsa questão!!!

Cada vez mais sou levado a manifestar a minha preocupação, quando se pretende "exigir", às Autarquias e Municípios, a criação de Lugares específicos, e especiais de corrida para uma ou duas autocaravanitas sendo que as restantes serão proibidas, de estacionar Legalmente porque os Lugares "reservados" estarão certamente "esgotados", como os Hóteis, que nunca alcançarão essa taxa de ocupação!!!

É a minha visão do que se está à procura em nome do Autocaravanismo!!!

Andamos de facto à procura de "petróleo" em território Nacional e vamos de facto acabar por encontrá-lo, nem que seja no bolso de todos os que são proprietários de uma Simples Autocaravana!!!

Será que não???

Eu entendo que sim!!!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
Avatar do Utilizador
josegon_calves
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm
Localização: Guimarães

Obrigado

Mensagempor decarvalho » sexta mar 18, 2011 8:13 am

Meu caro Ruckflules

Obrigado pelo seu ultimo post.
Claro que o PENT é de 2006, e nessa altura o sector do Turismo representava segundo creio, 11% do PNB, e hoje representa 14%. Por isso esta em revisão este documento, e por isso mesmo parece azado que os autocaravanistas sobre ele se possam proncunciar. Como é evidente, para si e para a maioria de nós, o touring é um conceito que se aplica ao turismo rodoviario de circuito, ou itinerante. Nã o escrevi primarismo que ele era exclusivo do autocaravanismo. Naturalmente que também se aplica ao autocaravanismo...onde alias assenta que nem uma aluva. Creio que ninguem coim bom senso contradiz de boa fé estas noções.

Confesso que para mim é tão obvio e tão claro que o touring usado no Pais e no estrangeiro, em varios documentos oficiais de turismo e economia inclui o autocaravanismo itinerante, que nem me ocorreu que num forum (especializado?) de autocaravanismo fosse ainda necessario explicar o B+A= BA destes conceitos elementares!

Ailis todos estes conceitos e relaçoes entre Turismo e Autoacravanismo foram escalpelizados em reuniões do MIDAP com o Turismo de Portugal, e estiveram presentes nas intervenções feitas no I seminario NAcional de Autocaravanismo realizado em Maio de 2009 em Cascais, com o apoio também Institucional do ACP e da CMC alem d e patriocinios comerciais, e que aqui no forum, e no BLOG Newslleter Autocaravanismo, por mais de uma vez me tenho referido.

Igualmente na audição parlamentar ao Movimento Autocaravanista pela Subcomissão Parlamentar de Turismo, na Assembleia da Republica (em que esteve entre outros presente Rui De Figueiredo então presidente do CPA....) a questão do touring=autocaravanismo itinerante esteve sempre na mesa, e na ordem do dia e pooisso mesmo, o projecto de lei depois apresentado procurava responder a esta questãoe não a outras (uso da AC fora do contexto turistico). Espero que fique claro para todos!

Assim, quem se interessa em geral pelo Turismo, e em particular pelo AUtocaravanismo está cansado de saber e conhecer estes conceitos , ideias e processos, que só são desconhecidos por quem chega agora com opiniões estribadas em palpites e gostos meramente pessoais. Bem haja pois o Ruckfules pela sua paciencia em explicar o basico de forma limpida e exemplar!

Apenas para aqueles que parecem interessar-se sériamente por estas questões e as queiram aprofundar sem demagogias maximalistas, preconceitos e insinuações, aqui ficam alguns links (16) do meu Blog (só 1º semestre de 2009) que assino, e que tem mais de 930 post desde Abri l e 2006 sobre autocaravanismo:

http://camping-caravanismo-e-autocarava ... utdao.html

http://camping-caravanismo-e-autocarava ... as-da.html

http://camping-caravanismo-e-autocarava ... tista.html

http://camping-caravanismo-e-autocarava ... endes.html

http://camping-caravanismo-e-autocarava ... nismo.html

http://camping-caravanismo-e-autocarava ... bleia.html

http://camping-caravanismo-e-autocarava ... blica.html

http://camping-caravanismo-e-autocarava ... nismo.html

http://camping-caravanismo-e-autocarava ... ar-de.html

http://camping-caravanismo-e-autocarava ... to-do.html

http://camping-caravanismo-e-autocarava ... ional.html

http://camping-caravanismo-e-autocarava ... ional.html

http://camping-caravanismo-e-autocarava ... ional.html

http://camping-caravanismo-e-autocarava ... de-um.html

http://camping-caravanismo-e-autocarava ... omove.html

http://camping-caravanismo-e-autocarava ... ia-do.html
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Interpretação Pessoal

Mensagempor josegon_calves » sexta mar 18, 2011 11:02 am

decarvalho Escreveu:........
Confesso que para mim é tão obvio e tão claro que o touring usado no Pais e no estrangeiro, em varios documentos oficiais de turismo e economia inclui o autocaravanismo itinerante, que nem me ocorreu que num forum (especializado?) de autocaravanismo fosse ainda necessario explicar o B+A= BA destes conceitos elementares!
.......


Caro Companheiro DeCarvalho,

Discordo em absoluto da sua interpretação que faz do termo "Touring Cultural e Paisagistico"!!!

Que eu saiba, Autocaravanismo nada tem a haver com transporte de passageiros em circuitos turísticos, a não ser que me queiram também trocar a categoria, mais especial ainda, para Transporte Público!!!

Pode ser que apareça, por aí, um qualquer Companheiro que possa até agarrar esta oportunidade de negócio e transformar a sua Autocaravana numa espécie de táxi, para transportar Turistas entre os Hóteis de 5* e 6*, únicos empreendimentos oficialmente aceites como acolhedores de Turistas estrangeiros no actual panorama nacional!

Com a consequente criação de Parques de Estacionamento (acantonamento) de autocaravanas e afins, já previstos no POOC de Além Tejo (outro País não tarda nada, à semelhança do Allgarve), poderão também aí surgir empreendimentos e resort's de 5* e 6* só para Autocaravanas de gama superior!!!

Quem sabe se não é essa a procura dos lobbies (lobos) em Portugal e apenas em Portugal!!!

Estarei cá para ver! Esperarei sentado!

Não deve faltar muito!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
Avatar do Utilizador
josegon_calves
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm
Localização: Guimarães

Olha o umbigo

Mensagempor CCLV-CANOAGEM » sexta mar 18, 2011 12:42 pm

Por muitos serem teimosos e só quererem fazer o que lhes dá na gana é que estamos hoje a ser escorraçados

Meus senhores nós não conduzimos um vaiculo ligeiro normal, mas sim um especial, como tal NUNCA podemos exigir o que o normal teem ou faz.

É de lembrar que até ao momento nós é que somos os maus da fita.

Cumprimentos a todos e sejamos civilizados no que fazemos
CCLV-CANOAGEM
 
Mensagens: 61
Registado: quinta jul 03, 2008 2:15 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes