Campismo, Caravanismo, Autocaravanismo e outros ismos

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Campismo, Caravanismo, Autocaravanismo e outros ismos

Mensagempor Haddock » sexta fev 05, 2010 7:09 pm

O Jornal Online do Barlavento Algarvio publicou um texto com o título "Caravanismo ilegal rouba oito milhões ao Algarve". Pode ser lido em http://barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=39399&tnid=2.
Contendo o mesmo, segundo a nossa opinião, algumas inexactidões enviàmos ao seu autor a seguinte mensagem:
Caro Senhor Filipe Antunes,
permita-me, antes de mais, que me apresente: sou autocaravanista e o meu nickname no meio é Haddock (pode encontrar o meu Blogue sobre autocaravanismo AQUI). Li com atenção o artigo que publicou no Barlavento Online, denominado "Caravanismo ilegal rouba oito milhões ao Algarve". Como estou certo que o publicou de boa fé, embora com insuficiência de informação, decidi trazer-lhe alguns comentários que o poderão esclarecer melhor sobre este tipo de turismo itinerante.
Deixe-me começar com um comentário à foto que publica para ilustrar o artigo: aquilo não é autocaravanismo! É campismo selvagem que dá uma imagem péssima da actividade e que as autoridades deveriam reprimir com firmeza. Todo o autocaravanista que pretende passar vários dias num local, abrindo o toldo, fazendo churrascos, colocando cadeiras e mesas no exterior deve obrigatóriamente ir para um parque de campismo.
Permita-me que lhe recomende a leitura de dois sites Internet sobre a actividade:
-o MIDAP especialmente no que respeita à Cartilha do Autocaravanista
-o PORTAL DO CAMPINGCARPORTUGAL com destaque para As regras de ouro
É aqui que encontra o verdadeiro autocaravanismo, enquanto turismo itinerante, e não em alguns parques de estacionamento no Algarve, em Porto Covo ou noutros locais idênticos.
Peço-lhe também que não acredite, sem contraditório, em tudo que lhe dizem os proprietários de parques de campismo. Uma autocaravana é um veículo práticamente autónomo que dispensa a utilização de parques de campismo enquanto praticar turismo itinerante. Como se disse mais acima não pode é praticar "campismo" fora dos parques. No que já não posso estar de acordo é com o Sr. Manuel Dias quando diz que "apesar de uma autocaravana poder estar parada num parque automóvel, isso não dá ao condutor o direito de aí pernoitar, uma vez que «está a fazer do transporte um espaço de alojamento". Quererá ele também proibir aos camionistas dormir nos seus veículos, quando disso têm necessidade (desde que devidamente estacionados), ou a qualquer outro automobilista que decida dormir uma sesta ou mesmo pernoitar num local (para o que muitas vezes até é aconselhado pelas autoridades para não prosseguir uma viagem com cansaço).
Quanto à estruturação de alguns parques de campismo para receber autocaravanas muito poderiamos falar: muitos deles estão vocacionados para o campismo ou para o caravanismo mas as condições para autocaravanas são muitas vezes esquecidas.
Por último, quer um exemplo, no Algarve, do que é um parque adequado para autocaravanas? Visite O Vale da Carrasqueira . Parece-me que o proprietário não se queixa de falta de clientela (é certo que o merece!).
Espero que esta mensagem lhe seja de alguma útilidade para o esclarecer sobre esta actividade e fico à sua disposição para algum esclarecimento complementar que julgue necessário.
Vitor Silva
.
Poucas horas depois o jornalista em questão respondeu-me do seguinte modo:
"Caro Vítor Silva:
O artigo procurou essencialmente reflectir o que foi referido durante as jornadas técnicas e todas as afirmações estão devidamente atribuídas.
Compreendo a sua posição, mas as situações a que o artigo alude são de facto os agrupamentos informais de autocaravanas, em terrenos privados ou zonas húmidas protegidas por decreto-lei e, como tal, ilegais.
De qualquer forma, vou anotar as sugestões que me fez e que desde já agradeço, nomeadamente no que se refere à cartilha do autocaravanista, e igualmente esperar por uma resposta do Instituto da Conservação da Natureza a um pedido de informação que fiz a propósito do artigo. Se tiver matéria suficiente, voltarei ao tema numa das próximas edições, naturalmente citando as suas indicações.
Agradeço desde já a atenção.
Com os meus melhores cumprimentos,
Filipe Antunes "

Parece-me pois que vale a pena reagir a certas noticias e tomadas de posição unilaterais que por vezes são tomadas de boa fé mas com dados insuficientes por parte dos seus autores.
Vale também a pena mencionar que já antes de mim, embora eu disso não tivesse conhecimento, a companheira Ana Pressler tinha reagido a este artigo com uma mensagem muito bem construída ao seu autor.
Haddock on the road
"Façam o favor de ser felizes"
Haddock

Registado: terça mar 03, 2009 9:33 pm

Mensagempor LPP » sexta fev 05, 2010 7:59 pm

Caro companheiro!
Prestou um excelente serviço em prol do verdadeiro autocaravanismo.
Luis Patriarca
LPP

Registado: quinta Oct 29, 2009 3:31 pm

Mensagempor João Morgado » sexta fev 05, 2010 8:06 pm

Companheiro Haddock,

Excelente a sua reacção a esta notícia. É o que faz escrever notícias sem se aprofundar os temas. Ouviu-se dizer e escreve-se. Assim, qualquer um é jornalista.
OBRIGADO pelo serviço que nos prestou.
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Campismo caravanismo e outros ismos

Mensagempor MFerreira » sexta fev 05, 2010 9:35 pm

Saudações companheiro Haddock

Bem-haja pela sua atenção aos assuntos que nos tocam.
Não sou "cliente" do Algarve, mas receio que esses comportamentos impróprios se estendam a outros locais, deturpando a imagem do autocaravanismo e, de certo modo, também do campismo.
Viajar é ir e voltar
MFerreira

Registado: sexta jan 08, 2010 12:25 pm

Mensagempor Paulo » sexta fev 05, 2010 11:34 pm

Caro Haddock,

Um excelente esclarecimento sobre um mau jornalismo! Parabéns!

Caros autocaravanistas,

Este artigo é mais uma prova do mau jornalismo ao serviço de interesses de terceiros - neste caso, os empresários dos campings.

Este Sr. "Jornalista" ouviu nas Jornadas de Tavira/Lagos, além dos que tomaram a palavra para defender os seus interesses de negócio, as explicações da CCDR-Algarve. Esta entidade referiu, com base em factos e evidências, que através de infra-estruturas e regras simples, baseadas essencialmente em boa vontade, o Algarve poderia transformar uma situação não aproveitada, ou às vezes um problema, numa oportunidade.

Infelizmente este discurso com enquadramento europeu não é entendido e o que é notícia é o que é dito por aqueles que querem rentabilizar, à força, os seus investimentos.

Por outro lado, concordo que haja um confronto directo dos utilizadores de autocaravanas, que utilizam o espaço público para fazer campismo, pois esta atitude não pode ser tolerada. Eles sabem que nos seus países de origem não o podem fazer!!

É obvio que o nosso país deixará de ser tão frequentado e escolhido quando as regras surgirem e for estabelecida uma escolha:

Campismo => campings

Autocaravanismo como forma de turismo itinerante => Áreas de Serviço e Pernoita.

De qualquer modo, o turismo que nos interessa é aquele que traz valor, e esses turistas continuarão a visitar-nos deixando os seus €€ e divulgando o nosso país lá fora.

Apenas me referi acima aos estrangeiros, pois são a maioria nesta época de Inverno. No entanto, será bom que os portugueses também entendam que o cumprimento de regras básicas cada vez será mais importante para que possam viajar e não ser obrigados a pernoitar em campings.

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor Mario » sábado fev 06, 2010 9:43 am

Olá

Citando Haddock:

"Deixe-me começar com um comentário à foto que publica para ilustrar o artigo: aquilo não é autocaravanismo! É campismo selvagem que dá uma imagem péssima da actividade e que as autoridades deveriam reprimir com firmeza. Todo o autocaravanista que pretende passar vários dias num local, abrindo o toldo, fazendo churrascos, colocando cadeiras e mesas no exterior deve obrigatóriamente ir para um parque de campismo. "

Citando Paulo:

"Este Sr. "Jornalista" ouviu nas Jornadas de Tavira/Lagos, além dos que tomaram a palavra para defender os seus interesses de negócio, as explicações da CCDR-Algarve. Esta entidade referiu, com base em factos e evidências, que através de infra-estruturas e regras simples, baseadas essencialmente em boa vontade, o Algarve poderia transformar uma situação não aproveitada, ou às vezes um problema, numa oportunidade."

Expectante sobre os comentários que estas afirmações dos companheiros Hadddock e Paulo possam suscitar.

Obrigado ao companheiro Haddock por ter esclarecido o Sr. Jornalista sobre o seu dever de isenção e imparcialidade,sem deixar de apontar o caminho aos "users" de autocaravana que com práticas incorrectas prejudicam a modalidade.

Obrigado ao companheiro Paulo por ter dito ao Sr.Jornalista que a sua noticia não corresponde no essencial ao que se passou nas jornada, focalizando a inépcia para aproveitarem as mais valias que o fluxo de autocaravanistas podem trazer (trazem)á região.

Quanto ao autor da peça do "barlavento" deverá ser esclarecido que em países visionários é comum á porta de um camping existirem informações sobre alternativas para os autocaravanistas,que passam obviamente pelo parque propriamente dito,pelas áreas de serviço com estacionamento ou apenas locais onde o estacionamento é recomendado,.

Aliás convém esclarecer o" barlavento" que os visionários proprietários de campings estendem a sua actividade á exploração de áreas de serviço com estacionamento em espaços preparados especialmente para as autocaravanas ,a par com locais especialmente preparados pelos municípios,não se consta que algum mal venha á actividade(campings) por esse facto.

Caro Sr Jornalista e caros proprietários de campings,acreditem que no dia em que tratarem o autocaravanismo por decreto instituindo obrigatoriedades desajustadas á prática do turismo itinerante,todas as actividade económica adjacente serão prejudicadas.

Para os menos esclarecidos do "barlavento" e "users" de autocaravana,convém esclarecer mais uma vez que o que se vê nas fotos do Jornal nada tem de comum com as práticas correctas defendidas pelos praticantes de autocaravanismo.
Aquele Abraço

Mário
Mario

Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm

Parabéns aos Autocaravanistas

Mensagempor josegon_calves » sábado fev 06, 2010 12:15 pm

Bons dias Companheiros(as)

Não me alongando mais sobre um tema, que nem sequer é tema, porque existe Legislação que proibe a prática de Campismo na Via Pública, e porque as autoridades ai sim, deveriam ser severas e punir os infractores, dizia eu, não me alongando mais, quero apenas agradecer em meu nome pessoal o excelente serviço prestado pelo Companheiro Haddock e pelo Companheiro Paulo.

Parabéns!

Fossemos todos assim, os que praticam autocaravanismo de uma forma civilizada e responsável, e protestássem sempre de pronto e na hora, contra argumentando com sensatez, e talvez conseguirissemos limpar de vez do panorama nacional os autocampistas!!!

Mais uma vez, Parabéns e Obrigado!

Um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor Papa Léguas » sábado fev 06, 2010 2:15 pm

Sem pretender menorizar as intervenções referidas neste tópico, antes pelo contrário, a realidade é que a mensagem que passou foi a expressa no “Barlavento online” cuja continuidade depende da edição em papel que por sua vez depende de muita publicidade e eventualmente, de alguns subsídios.

O contraditório à notícia do jornalista não foi divulgada e, na resposta do jornalista, não se vê intenção de corrigir a mesma em tempo útil.

Também adquire força, sobrepondo-se aos legítimos direitos dos autocaravanistas, o nicho de mercado de 8 milhões de euros. A força que o movimento autocaravanista podia vir a ter para suster esta investida capitalista (estamos a falar de 8 milhões de euros!) não existe, já por ignorância, já por falta de espírito associativo, já por uma visão imediatista das consequências.

Será por acaso que logo após o debate (?) de Tavira (sem a presença de organizações de autocaravanistas) os órgãos de comunicação fazem eco do que de pior se vê e sem contraditório? Ou há necessidade de justificar as medidas politicas que as Câmaras no Distrito de Faro se preparam (?) para implementar?

Brevemente saberemos a resposta. Entretanto vamos continuar a lutar contra gigantes, com acções isoladas, de boa fé, meritórias, mas sem consequências, inclusive a nível de divulgação, junto da opinião pública.
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Mensagempor seco » sábado fev 06, 2010 4:08 pm

Boas

Tudo o que aqui foi dito está correcto.
Talvês não possamos esclarecer completamente um jornalista.
Todavia as autoridades e os promotores do debate foram, de imediato, alertados para a incongruencia e sectarismo do debate, por comunicação do MIDAP.
Tanto o Algarve Sustentável como o sr. José Graça (chefe de gabinete de apoio à Presidencia) da Câmara de Tavira tiveram a amabilidade de agradecera observação, tendo a certa altura referido o Consórcio Algarve Sustentável:
Agradecemos o Vosso reparo, com o qual concordamos inteiramente, e esperamos contar com a Vossa colaboração em futuras iniciativas que venham a existir dentro deste tema. Que fique claro que o Consórcio Algarve Sustentável não pretendeu, de forma alguma, afastar os auto-caravanistas desta discussão, pelo contrário, achamos que são parte essencial da mesma, a fim de encontrar soluções..
Estes alertas para a realidade são extremamente importantes e se no jornalista cai em saco roto estou convicto que junto de entidades que têm como objectivo o desenvolvimento sustentavel e não sustentado do Algarve o mesmo não se passará.
E já agora não pretendemos tambem com o nosso turismo itinerante conhecer o interior e ajudar ao seu desenvolvimento?? Não aderimos e divulgamos o programa Portugal Tradicional????
Somos parceiros e não opositores.
Somos pela penalização de formas não autorizadas de campismo mas deixem-nos fazer a nossa parte tambem.
E raro é o autocaravanista que de quando em vez não usa o Parque de Campismo! Pois fiquem os senhores da AECAMP descansados que não faremos nenhum boicote ao uso das suas instalações.
seco

Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor pirix » sábado fev 06, 2010 4:16 pm

Bom dia companheiros.

Tem um provérbio que diz “contar com o ovo no cu da galinha”.

dai que. não sei quantas Autocaravanas vezes 7€ = 8 milhões de euros de prejuízo dos Parques de campismo. simples não é.

E que pensarão os hoteleiros. dos Parques de campismo, alguns deles parecendo campos de refugiados.

estamos a perder dinheiro, vai dai multiplica-se o nº por 70 € (diária hotel) = 80 milhões de euros. e ainda aproveitamos os terrenos.

Digo eu, não querem comprar uns apartamentos é que ai acrescentamos mais uns 0 s.

Os prejuízos que causamos.

E aquela foto.

Se fossem só os CampistasCaravanistas . e aquelas urbanizações. e aquele baldio, abandonado,sujo.

A loucura está instalada.

Um abraço
pirix

Registado: quarta jan 16, 2008 11:09 am

e agora?

Mensagempor decarvalho » sábado fev 06, 2010 8:35 pm

Carisimos amigos
pirix, seco, mario, jose gonçalves, paulo, morgado, haddock...inter alia...

Claro que também ha não um ditado, mas uma historia biblica,com sabor a fabula:
? como david derrotou golias...foi.... sózinho....mas!

- com determinação, (enfrentou-o)
- com treino, ( preserverança)
- com estrategia ( a escolha da arma)

O que falta -ja todos sabemos: consciência generalizada, atitudes consequentes...e um interlocutor: o MOVIMENTO AUTOCARAVANISTA

De resto não quero repetir-me mas esta mesmo tudo dito, não só em palavras mas ate em actos...

so falta que o inetrlocutor se assuma na sua pluraridadee prepare um press kit para distribuir a decisroes e á comunicaçao social sem meias tintas anticapitalistas, nem proletaristas, mas apenas de autocaravanistas.

e baos voltas e reviravoltas!
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Napoleão e Josefina » sábado fev 06, 2010 10:40 pm

Não posso estar mais de acordo com o companheiro deCarvalho.

Boas voltas para todos nestas mini-férias.
Napoleão e Josefina

Registado: quarta jan 27, 2010 3:23 pm

O que é de fora é que é bom ...

Mensagempor Arvaz » sábado fev 06, 2010 11:28 pm

Boas,

O tipo de atitutude descrito na notícia e a falta de parques para autocaravanas leva-me a não frequentar muito ultimamente o Algarve.

Veja-se o exemplo francês com a diversidade de àrea de serviço para AC's. O comércio local, as autarquias, os castelos, os monumentos e até mesmo alguns centros comerciais (penso que Os U's) tentam cativar-nos e nós agradecemos.

Devíamos convidar esses senhores a ir até essas paragens e ver in loco o dinheiro que estão a perder por não criarem condições para as AC

Será que o que é de fora é que é bom?.... E é claro o nosso interior que cada vez gosto mais de frequentar (está a ficar como o vinho do Porto, ..eh, eh, eh,eh ..)

Apoio pr'o Hadock.

Saudação aos companheiros

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Arvaz

Registado: sexta Oct 26, 2007 8:41 pm

Mensagempor Papa Léguas » sábado fev 06, 2010 11:58 pm

Pois, pois…

Mas não estamos num mundo perfeito… e não é com histórias bíblicas que lá vamos.

Estamos num mundo em que o TER (8 milhões) conta mais que o SER. É uma evidência que basta olhar em redor para o comprovar.

A realidade é que não existe um MOVIMENTO AUTOCARAVANISTA (num máximo um embrião); para existir determinação, treino, e estratégia, tinha que existir uma CONSCIENCIA COLECTIVA autocaravanista construída através de um associativismo participativo. Não há!

O indivíduo é importante quando consegue interagir com o grupo na obtenção dessa consciência, caso contrário são apenas palavras.

Por isso reafirmo que se sobrepõe aos legítimos direitos dos autocaravanistas, o nicho de mercado de 8 milhões de euros. A força que o movimento autocaravanista podia vir a ter para suster esta investida capitalista (estamos a falar de 8 milhões de euros!) não existe, já por ignorância, já por falta de espírito associativo, já por uma visão imediatista das consequências.

E continuo a perguntar: Será por acaso que logo após o debate (?) de Tavira (sem a presença de organizações de autocaravanistas) os órgãos de comunicação fazem eco do que de pior se vê e sem contraditório? Ou há necessidade de justificar as medidas politica que as Câmaras no Distrito de Faro se preparam (?) para implementar?

Claro que vamos, muitos de nós, continuar a lutar contra gigantes, com acções isoladas, de boa fé, meritórias, mas sem consequências visíveis, inclusive ao nível da divulgação, junto da opinião pública.
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Mensagempor cookie » domingo fev 07, 2010 9:54 am

uma acção concertada a nível nacional terá muito mais impacto do que acções isoladas, que poderão não ter qualquer impacto.

nessa acção concertada deviam ser chamados a participar agentes do governo local que conscientemente apoiam o AC ao criar as condições próprias para esse tipo de turismo, um representante das autoridades (para esclarecer o que é proibido e o que não é), um representante do turismo de portugal e claro está a comunicação social.

porque não uma marcha lenta ou um encontro num local central? Coimbra??
As direcções das associações/clubes teriam disponibilidade para tal? e os sócios e não sócios?
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes