Mobilizar... para quê?

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Mobilizar... para quê?

Mensagempor Luis Agostinho » segunda abr 24, 2006 11:34 pm

Boa noite,

É de reconhecer o valor deste e de outros fóruns que se criaram, para ajudar a desenvolver o autocaravanismo em Portugal. Talvez devido a eles, já não será uma ilustre desconhecida, actividade de lazer. Através deles ficamos a saber que não somos os únicos. Partilhando entre todos os participantes, modos de fazer, truques e uma diversidade de coisas.
Mas ao mesmo tempo se não se souber gerir esse pólo de interesse, fácilmente acaba-se por cair num "dejá vú" que leva as pessoas a vir para verem se já se "mudou de sitio"... e só isso!
A responsabilidade de quem cria um espaço destes é precisamente de criar atractivos para que as pessoas venham cá. Noutros casos, não se soube gerir um espaço "público" e acabou-se por criar um feudo só para alguns. Se realmente, e porque se se quer ser diferente, há que criar um espaço que seja alternativa áquilo que não presta. Não nos mesmos moldes nem com os mesmos defeitos,mas, voltarmo-nos para o lado e termos mais do mesmo?!
Não é por se condicionar a participação, que se melhora. Aliás noutros, ficou mais que provado esse facto.
O modelo das participações feitas até agora, esgota-se. E a partir daí, pouco mais há para dizer. Se se alcançou o primeiro objectivo, que era mobilizar os autocaravanistas para trocas de experiências, truques e "faça voçê mesmo" há que partir para outras etapas.
Se não mais tarde ou mais cedo vamo-nos perguntar...Mobilizar para quê??
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor Piter » terça abr 25, 2006 9:34 pm

Perdón por no saber escribir en portugues. Estoy muy de acuerdo con lo que comenta A748-2. Creo que esta web tiene que tomar la responsabilidad de afrotar retos mas importantes que la propia creación de la misma.

Saludos.
Piter
 
Mensagens: 19
Registado: quinta dez 22, 2005 7:45 pm

Mensagempor Duarte » quarta abr 26, 2006 11:53 am

Bom dia
A748-2 se calhar o amigo tem razão, mas uma pergunta EU LHE FAÇO, o que é que o amigo já fez para que esta web tivesse mais "dinâmica"?

Nada presumo eu, mas posso estar enganado, agora tem que perceber que esta web é feita por pessoas que têm as seus empregos, outros trabalham por conta própria como eu, etc., e por muitas vezes sacrificam o tempo que têm disponivel, para manterem esta web no ar, perdendo de estar por muitas vezes com a sua família, só para que todos nós possamos ter alguma informação sobre esta paixão que nos é comum.

Deve criticar, pois isso é positívo, mas atenção antes de a fazer se acha que algo está mal então tente ajudar pois toda a ajuda é necessária.


Saudações Rolantes

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Mensagempor Decas » quarta abr 26, 2006 10:25 pm

Boa Noite,

Sem querer servir de advogada de ninguém, até porque não é essa a minha área, penso que o companheiro Luis, quis dizer, é que cabe-nos a todos nós e não só aos responsáveis, aproveitar estes espaços de outro modo que não sejam os truques e as dicas, mas sim como instrumento para futuros trabalhos. Quero com isto dizer, que como recém chegada ao mundo do autocaravanismo, e daquilo que me apraz ver, fechamo-nos muito em torno de dicas, explicações, sugestões e ensinamentos, quando também podiamos pensar juntos em formas organizadas, meios para elaborarmos documentos, que fizéssemos chegar aos nossos governantes, cartas de direitos e deveres, enfim aproveitarmos o facto de por aqui andarmos e abordarmos temas que de algum modo pudessem servir de algo para chegar a alguém. Porque todos nós somos, para além de Acs, cidadãos, poderiamos começar por aqui a apontar as Acs para chegarmos mais longe. Penso que foi isto que o Luis quis dizer e que o Pitter apoiou, alargar os objectivos para fins que nos possam beneficiar a todos. Penso ainda que apontou para os responsáveis do fórum não em forma de critica, mas porque dispõe de argumentos, que sabe serem estes mesmos responsáveis pessoas dinâmicas, com alguns objectivos e ideias concretas sobre algumas matérias.
Peço desculpa ao Luis, se não foi isso que ele quis dizer, mas daquilo que o conheço penso que foi isto que ele quis transmitir. Aproveitarmos os fóruns para ver se conseguimos ir um pouco mais além.

E a propósito a Triganinha é 5 *, está sol vem aí o bom tempo, vamos unir esforços e não começar a disparar em todas as direcções. Ninguém quer ferir ninguém apenas levar o AUTOCARAVANISMO mais longe, quem sabe até S. BENTO, rota bem bonita para se fazer uma concentração de ACS num fim de semana, com piquenique em BELÈM :D
Decas
 
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 05, 2005 7:29 pm

Mensagempor Luis Agostinho » quarta abr 26, 2006 11:16 pm

Boa noite,

Duarte, á 1ª vista a única coisa que tenho a mais que voçê, é no nº de participações. O Duarte tem 17 e eu tenho 18!! :D
Numa visão simplesmente economicista de Deve e Haver, realmente eu não tenho nada a Haver porque também não dei nada. Mas á partida este e outros fóruns estariam condenados ao sucesso se não fossem os outros 90% (por ex.) que "não têm família, não têm emprego"...e que vêm aqui postar só para chatear os outros 10% que construiram este site, e têm familia e empregos. É este o seu raciocinio?
Sei que o Duarte vem do outro fórum (Campcar) por isso estranho a sua observação. A evolução que se operou de um para o outro, permitiu haver muito mais informação, um acréscimo de qualidade.
Será que o Duarte renegou esse acréscimo de qualidade e se manteve no outro fórum? Só porque não participou na feitura deste? Se todos pensassem assim... só cá estavam os criadores...!!!
Realmente, para si é que foi mais fácil criticar em lugar de tentar perceber a ideia que estava a tentar transmitir. Para já, 2 pessoas perceberam, mesmo uma que humildemente reconhece que não sabe escrever português. Alías a sua resposta está um bocado confusa, porque primeiro, diz, que eu tenho razão e depois, porque eu não fiz nada, perco logo a razão em seguida?!
Não sei se é sócio de algum clube de AC,s, ou se eventualmente é alérgico a "grupos", mas para aqueles que não se conseguem rever no maior "clube de autocaravanas" (sic), já pensou se os tais 90% que´só vêm aqui criticar/postar não estarão há espera que este movimento criado a partir deste fórum, passe para coisas mais concretas.
Se ainda não reparou, deixe-me que lhe diga o seguinte:
Pessoas capazes... há, só lhes falta é sentirem o apoio dos outros tais...90%!!!
E por aqui me fico.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor RDUARTE » quinta abr 27, 2006 3:45 pm

Olá Companheiros

Será que o que o A748-2 e a Decas, queriam dizer é que têm que se criar um movimento como a PACA, com implantação no mundo do Autocaravanismo, com resultados muito possitivos, e com documentos criados para os seus socios divulgarem o mesmo, achei que o poderia copiar para aqui, já alguem disse que podia ser aproveitado para Portugal
AUTOCARAVANAS: Una ocasión única para los Ayuntamientos
El turismo de autocaravanas, consolidado con éxito en buena parte de Europa, surge ahora en Galicia como una oportunidad única. Ayuntamientos, turistas y población en general se encuentran en un momento idóneo para aprovechar el impulso de un tipo de turismo que no ofrece más que ventajas y beneficios para todos.

La autonomía, independencia, libertad o comodidad son sólo algunas de las características más apreciadas de un turismo que gana aficionados a pasos agigantados. La 'fiebre' autocaravanista que lleva décadas abarrotando Francia, Alemania o Italia pareció contagiar por fin a España, que lleva años consiguiendo el incremento porcentual más alto de la Unión Europea en la venta de estos vehículos.

Los españoles, en particular los ciudadanos gallegos, se sienten atraídos cada vez más por un turismo libre, que permite una confortabilidad única y una libertad y autonomía que difícilmente se puede encontrar en las típicas rutas de turoperadores y agencias de viajes. Es, además, un turismo más barato y respetuoso con la naturaleza, tanto por la parte de los viajeros como de los ayuntamientos y de la población de los lugares visitados.
Un turismo sostenible y ecológico que huye de las explotaciones agresivas y lesivas con el medioambiente del turismo de masas, que permite una alternativa a las tan criticables agresiones urbanísticas de las costas gallegas y a la destrucción de parajes naturales inigualables.

Los viajeros de autocaravanas no utilizan grandes hoteles, ni piscinas, ni 'complejos de vacaciones', ni campos de golf... No los necesita porque no los quiere. Es un estilo de vida que permite disfrutar de los viajes sin que ningún municipio tenga que hacer importantes obras de infraestructuras. Ni mucho menos. Basta con una pequeña superficie y con un gasto ridículo si lo comparamos con otras obras que buscan un objetivo semejante. Estas áreas de servicio necesarias para las autocaravanas, que abarrotan países como Francia, son el único elemento que falta en Galicia para apostar de lleno por un turismo en sintonía con el medio ambiente. Todo depende de la voluntad de los interlocutores municipales.

Ventajas económicas

Las recientes creaciones de áreas de servicio habilitadas para autocaravanas en ayuntamientos como Tui o Ames, además de las aprobaciones de otras futuras (Boiro, Burela, A Coruña...) aseguran un flujo de turistas a lo largo de todo el año, incrementan los visitantes y desestacionalizan la demanda. Además, y sabido el gran número de núcleos de población existentes en Galicia, nuestra comunidad autónoma se convierte en un marco ideal para este tipo de turismo. Es una oportunidad para el desarrollo local y, en
especial, para aquellos ayuntamientos más pequeños que, siendo ricos en recursos turísticos naturales, culturales o gastronómicos, non forman parte de los clásicos circuitos tradicionales de las agencias de viajes, bien sea por la inexistencia de plazas hoteleras –que en muchos casos serían de dudoso beneficio para el medioambiente de la zona– o simplemente por la escasa tradición turística.

Las buenas conexiones por carretera de Galicia hacen de estas áreas de servicio para autocaravanas una oportunidad única. Además, es una inversión monetaria muy reducida (alrededor de 2.000 euros) destinada a dar beneficios y a amortizarse en un breve espacio de tiempo. Al mismo tiempo, permite mantener intacto el carácter original y natural de cada municipio, controlar el desarrollo urbanístico y permitir –sobre todo en aquellos ayuntamientos más pequeños– un turismo que no obliga a la sobredimensión de los servicios.
El abastecimiento y depuración del agua, por poner sólo un ejemplo, o el suministro de la energía eléctrica con cargos a los presupuestos municipales no tendrían por qué preocupar a las administraciones.

¿Qué supone crear un área de servicios para autocaravanas? Algo tan sencillo como esto. un grifo de agua potable, una alcantarilla para aguas grises y la señalización y los paneles informativos necesarios. Unos 2.000 euros de gasto en un espacio tradicional de estacionamiento de cualquier otro vehículo de tamaño semejante. La posibilidad de facilitar un área de recreo o la cercanía a comercios, plazas o centros de interés turístico no harían más que incrementar la afluencia a la zona.

A todo esto se le añade, por supuesto, el beneficio económico. Son muchos los que dicen que el turismo de autocaravanas no es rentable por el escaso gasto que hacen los viajeros, algo en lo que deben coincidir en las zonas de Europa donde lleva años triunfando y en continuo aumento. Los comercios de la zona, en los que los turistas compran artículos de primera necesidad, los restaurantes, los bares de copas, el pequeño comercio, la artesanía, los talleres de automóviles... La población y la economía en general se verían beneficiados por un tipo de turismo que precisa de tan poco, que no perjudica nada y que, a cambio, da tanto.

Las administraciones locales en Europa y Galicia comienzan a darse cuenta de este potencial con nuevas áreas en proyecto. Saben de la posibilidad de desestacionalizar la oferta turística y la obtención de recursos tan necesarios para el pequeño comercio local. Este turismo sería, asimismo, una ocasión única para complementar la oferta turística de todos los ayuntamientos gallegos y, más aún, de los más olvidados. Una oportunidad ideal para el desarrollo del turismo sostenible y para fomentar pequeñas infraestructuras que hagan crecer las posibilidades culturales, artesanales y gastronómicas de los pueblos. Un impulso para la economía local que potencia el turismo y lo amplía a lo largo de la temporada. Un impulso necesario que depende de un área de servicio, un grifo y una alcantarilla. Así de fácil.

Un turismo respetuoso y eco-sostenible

En una época donde administraciones y sociedad parecen entender por fin la importancia del respeto al medio ambiente y donde la sostenibilidad ambiental del sector turístico cobra vital importancia, la autocaravana reúne todas las cualidades apropiadas para la práctica viajera eco-sostenible. Galicia, que apuesta claramente por promover un tipo de turismo diferente, que tiene en los espacios naturales su atracción estrella, debe apostar sin duda por estos vehículos, un ejemplo de respeto a la naturaleza.

Desde el punto de vista energético, y al margen del carburante de los desplazamientos, la única energía que consume una familia autocaravanista son dos botellas de gas butano/propano al largo del año, ya que la energía eléctrica que emplea procede de baterías recargadas por la dinamo o un panel solar. Teniendo en cuenta la sanidad, las autocaravanas disponen de baño, ducha e inodoro. Las aguas sucias se recogen en depósitos apropiados y los restos se vacían en redes de alcantarillado público destinado al saneamiento. Por último, y en cuanto al agua, las autocaravanas cuentan con un depósito de entre 110 y 140 litros para una familia durante dos o tres
días, duchas incluidas. Gracias a esto, se adquieren hábitos de ahorro, desde el aseo personal y hasta el lavado general, en los que se emplea la cantidad de agua estrictamente necesaria.

El 'estilo de vida autocaravanista' destaca por el respeto a la naturaleza, la sensibilidad con el ahorro energético y la concienciación con un desarrollo futuro sostenible desde edades muy tempranas. Sólo una ventaja más para apostar por este tipo de turismo.

Créditos

Autor: Manuel Gil Losada
Colaboración:
José Luis Alonso
José Arias Gómez
Francisco Brei
Miguel Pardo Pereira

Desde la Plataforma de Autocaravanas Autónoma, nuestro agradecimiento a la FEGAMP por abrirnos esta puerta hacia los pueblos gallegos y a la Delegación Gallega por su infatigable trabajo.
RDUARTE
 
Mensagens: 45
Registado: quarta mar 08, 2006 3:20 pm
Localização: cascais

Mensagempor Duarte » quinta abr 27, 2006 4:13 pm

Boa tarde

Companheiro A748-2 a minha resposta não está confusa , o que o companheiro nunca percebeu foi uma coisa simples, eu acho que o companheiro tem razão no que diz mas o que o companheiro nunca percebeu é que o CampingcarPortugal nunca teve aspirações a ser um clube ou uma associação, para não ter todos os problemas que todos os outros ligados a este meio têm.
Será que me fiz entender desta vez?

Saudações Rolantes

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Mensagempor Luis Agostinho » quinta abr 27, 2006 11:16 pm

Boa noite,

Duarte, se realmente o que diz é o sentir das pessoas que criaram este espaço, então peço desculpa. Realmente ainda não tinha chegado a essa conclusão.
Parti eu e talvez mais pessoas, do principio que, estando alguns membros deste fórum integrados numa lista candidata ao maior "clube de autocaravanas"(sic) e por razões que não interessa aqui falar, foram afastadas liminiarmente, se sentiriam tentados a criar uma alternativa credìvel. Pelos vistos, tivemos a ousadia de pensar por eles.
Falo por mim, e lamento que assim seja.
Obrigado pelo seu esclarecimento.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor Duarte » sexta abr 28, 2006 1:37 pm

Boa tarde
Companheiro A748-2, sem duvida que é urgente criar algo de novo, pois como disse anteriormente e volto a repetir que acho que está cheio de razão no seu entender em relação ao clube que falou, é urgente criar algo que possa zelar e defender os nossos direitos, mas acho que de momento o que os criadores deste espaço querem é divulgar o autocaravanismo,o caravanismo, e todas as outras actividades complementares dos mesmos.

A seu tempo acho que haverá neste espaço uma explicação concreta por parte dos criadores e responsaveis deste espaço para esclarecer melhor a sua posição.

Mas companheiro A748-2 continuo a afirmar que você tem razão é urgente criar algo, porque o que existe neste momento não parece defender os nossos propósitos


Já agora obrigado pela confiança que desmostrou ter em pessoas que eu conheço ( membros que referiu no ultimo post), que eu acho também que fariam um bom trabalho, para os propósitos que todos nós pretendemos, mas penso eu, que em algo diferente deste espaço, que como já disse e penso ser um grande espaço de divulgação do autocaravanismo em Portugal

Contamos consigo para nos ajudar a desenvolver este espaço, e desde já agradecia se tivesse ao seu alcançe tentar colaborar quer em realizar algum artigo, ou outra coisa que mais lhe interessar e que seja do interesse dos leitores deste espaço.

um abraço

Duarte
Editado pela última vez por Duarte em sexta abr 28, 2006 3:01 pm, num total de 3 vezes.
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Mensagempor Luis Almeida » sexta abr 28, 2006 2:38 pm

Caros Companheiros,

O CampingCar Portugal, conforme foi já referido neste tópico, nunca teve aspirações a ser um qualquer clube ou associação.

Bastará aliás dar uma leitura pelo tópico «O Projecto CCPortugal», na página principal do site do CCPortugal para ficar a conhecer as razões que estiveram na origem deste projecto.

Da nossa parte, e quero deixar aqui bem claro que só estou a falar em nome dos três membros deste portal que foram convidados para integrar uma lista candidata à direcção do «maior clube de autocaravanas» (sic) e que, em condições no mínimo «estranhas» e eticamente graves foram imediatamente retirados da mesma, não está nos nossos planos outra forma de «lutar» pela divulgação e defesa do autocaravanismo que não seja através do engrandecimento do portal e do fórum do CCPortugal, paralelamente com outras iniciativas, que irão sendo oportunamente divulgadas.

Obviamente, tal não significa que alguns, muitos ou poucos não interessa, dos membros deste fórum possam amanhã decidir apresentar uma «alternativa credível», como refere o companheiro Luis.

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes

cron