estruturaçao dos autocaravanistas (movimento)

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

estruturaçao dos autocaravanistas (movimento)

Mensagempor decarvalho » quinta jul 31, 2008 1:41 pm

Alo autocaravanistas


Ja por aqui li, que não, que o portal camping car não se deve transformar em clube. Ja li que não, aos clubes.
TAmbem ja li que não as FEDERAÇOES, nem aos Blogs.
E li tambem que não aos observatorios, ou grupos de trabalho.

OK.

Mas então que tal a UM BANCO DE BOAS VONTADES?
o que é?
vem na pagina da FEDERAÇO DE AUTOCARAVANISTAS ESPANHOLA (que, tal como os franceses não perceberam que o que é bom é a situação portuguesa...)

Ora leiam:

Hay que agradecer a todos estos autocaravanistas su buena voluntad y ganas por participar y colaborar en la resolución de los problemas que tanto nos afectan. En la FEAA pensamos que esta voluntad manifestada de colaborar no debe perderse y que puede ser el germen para crear una especie de "movimiento autocaravanista de intervención rápida" que, en caso de necesidad y siempre que los fondos no puedan obtenerse por otra vía, pueda movilizarse y colaborar para que en un par de días pueda disponerse del apoyo económico suficiente para acometer un proceso judicial en defensa de los intereses de todos los autocaravanistas.

Este "movimiento autocaravanista de intervención rápida" puede también utilizarse para envíos masivos de correos de protesta o felicitación a objetivos concretos, con lo que se vería incrementado el potencial de 1500 familias que ahora compone la FEAA.

Es cierto que en caso de necesidad podría hacerse un nuevo llamamiento, pero la forma que se propone permitiría una reacción más eficaz y un contacto más rápido con todos los interesados en colaborar. Además, la simple existencia de este colectivo, cuyo número de componentes sería público, podría ser, por sí misma, un importante medio de presión.

para desaprendermos, como não se deve fazer, aqui vai o site da fonte;

http://www.feaa.es/Contenidos/Noticias/ ... ntades.htm
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Mensagempor Pluma Vermelhinho » quinta jul 31, 2008 11:39 pm

Uma solução que parece interessante no contexto Espanhol, agora em Portugal, com a grave falta de vontade de mobilização da comunidade civil... . Mas sem sombra de duvida, uma óptima ideia, penso eu de que... .
Boas viagens e fiquem bem.
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Mensagempor decarvalho » sexta ago 01, 2008 3:24 pm

ALO leitores do forum

para registo:

Como é do conhecimento de todos, o Governo deverá apresentar à Assembleia da República, até 15 de Outubro próximo, a Proposta de Lei do Orçamento do Estado, que constitui o instrumento de gestão do Governo para o ano que vem, com a previsão das receitas e despesas públicas.

é este o momento ideal para serem sugeridas as medidas fiscais ou outras que desejemos ver consagradas, no sentido de tornar o sector de actividade do Turismo mais competitivo.

Assim sendo, é este o momento, sobre o autocaravanismo,o envio de uma lista de medidas adequadas ao referido objectivo, com fundamentação adequada à sua defesa.

o envio dos vossos contributos para a Confederaçao do Turismo portugues pode ser até ao dia 29 de Agosto, de forma a serem articuladas as várias propostas e apresentadas ao Governo em tempo útil.

exemplos de medidas a sugerir?
Eu sugiro esta:
orçamentar uma comparticipaçao de 50% do Governo as autarquias, sedes de concelho, atraves dos Fundos Adequados, para serem criadas AREAS DE SERVIÇO PARA AUTOCARAVANAS....
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Mensagempor Nuno Pires » sexta ago 01, 2008 6:49 pm

Boa tarde a todos.
Em primeiro lugar uma pequena pergunta, quem é a entidade que “representa” o Autocaravanismo em Portugal??? FPCM???

Se for essa a respostas (FPCM) corremos sérios riscos de os nossos pedidos caírem em saco roto. Já para não falar nos possíveis fundos que de certeza vão servir para equipar os parques federativos com belos plasmas e afins ....

Mas indo a ideias para o orçamento, o companheiro sabe muito melhor que eu que o orçamento “constrói-se” com o princípio básico da despesa ser igual a receita, logo “só” temos uma hipótese tentar demonstrar os dividendos que podem surgir com um investimento a fundo “perdido”, sendo o retorno divido entre a autarquia (possível taxa de utilização das áreas de serviço) e o comercio local.
Para que esse investimento não caia ou seja diluído num bolo maior deve a federação cria uma divisão organismo ou delega no CPA (enquanto clube “representativo” dos Autocaravanistas) a aplicação desses “fundos” porque caso contrario (espero que esteja enganado) mais um ano sem nada.
Para tal apresentar casos concretos de bons investimentos em municípios “ESQUECIDOS” em Portugal Freixo de Numão, parece ser um bom exemplo, onde até á pouco tempo era das muito poucas áreas de serviço na zona, e a quantidade de ACs nacionais e estrangeiras que atraiu, de certeza que quem lá foi dormir sabia ao que ia.
Acho que podemos tentar demonstrar com exemplos como este que pode ser um impulsionador da economia local/nacional com a vantagem de não ser sazonal.

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estruturas

Mensagempor decarvalho » sábado ago 02, 2008 9:44 am

Vivam...em especial e no caso concreto o NP,

I) às perguntas retóricas (ou provocatorias, no bom sentido)
so pode haver respostas retoricas tambem:
1) ao CPA, unico clube nacional
2) a uma comissao sem personalidade juridica, como é a direccçao do protal do CCP
3) a grupos de cidadaos (por ex para assinar uma petição....ver ao lado o tema da portaria)
4) aos deputados da AR....lembram-se dos documentso da Subcomissao de Turismo da AR, quando recebeu o CPA e a FMCP? já em 2006?
5) aos membros do Governo em geral, a quem caiba decidir sobre materais relacionadas com o autoacravanismo...taxas, inspeccções, regulamentaçao do codigo da estrda, sinalizaçao, etc etc...
6) aos autarcas, na gestao territorial que lhes cabe na area dos eu muncipio em relaçao a tudo que tem a ver com autocaravinsmo...

II) Fico grato quanto as explicações que me dá sobre o Orçamento.
Mas entretanto, como muito melhor do que eu sabe destas questões, recorde o meu post em:
http://camping-caravanismo-e-autocarava ... io-ao.html
Encontram todos aqui sugestoes atempadas basedas na experincia francesa, que, como habitualmente cairam, em saco roto...

III) no meu post em que iniciei este topico, escrevia sobre medidas de politica, que ate podem não necessitar de medidas lesgislativas, mas apenas de orientaçoes politico-administrativas. Por isso este tema tem de se colocar tambem nao so ao Governo, como tambem a Associaço NAcional de Municpios Portugueses. De facto ha Fundos incluindo do orçamento comunitario, que podem ser reorientados para comparticipaçoes por exemplo como as sugeridas (ver mais uma vez o caso francês) nos dominios que ja abvancei entre outrso...
1) sinalizaçao de paqrues de campismo, estacionamnetso e outros locais de de acolhimento a autocaravanas
2) finaciamneto, por co-fianciamento de infraestruturas muncipais, nas sedes de concelho, para apoio, serviço, ou parqueamento de autocravanas.

PS
1) havera alguem mais que queira seriamente debater este tema? Ou ele nao interessa aos autocaravanistas e apenas ocupa espaço inutilmente neste forum?
2) conheço bem a situaçao de Freixo de Numão. A iniciativa deveu-se a um grande amigo de Portugal, o autocaravanistas Jean Pierre Rossi , de que tenho o gosto de ser amigo, e naturalmente as forças locaisd e grande valor, incluindo a adesao do Presidente da Junta de freguesia.
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Mensagempor Nuno Pires » sábado ago 02, 2008 12:41 pm

Bom dia a todos.

O eterno problema desta e de outras iniciativas tem como base a eterna falta de fundos, no caso português piorado com esses fundos a serem geridos por uma federação que em nada reconhece o movimento Autocaravanista e as suas necessidades. Qual é a posição da federação em relação a novas áreas de serviço??? A federação nem reconhece a pernoita fora de parque de campismo, quanto mais o resto.
O “ataque” tem que ser directo, e para tal só a criação de um Federação de Autocaravanismo pode levar as nossas “revindicações” a bom porto, caso contrario andamos sempre a “pedir” migalhas enquanto a federação faz o que bem entende com os fundos.


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Mensagempor Nuno Pires » sábado ago 02, 2008 12:42 pm

Bom dia a todos.

O eterno problema desta e de outras iniciativas tem como base a eterna falta de fundos, no caso português piorado com esses fundos a serem geridos por uma federação que em nada reconhece o movimento Autocaravanista e as suas necessidades. Qual é a posição da federação em relação a novas áreas de serviço??? A federação nem reconhece a pernoita fora de parque de campismo, quanto mais o resto.
O “ataque” tem que ser directo, e para tal só a criação de um Federação de Autocaravanismo pode levar as nossas “revindicações” a bom porto, caso contrario andamos sempre a “pedir” migalhas enquanto a federação faz o que bem entende com os fundos.


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Mensagempor seco » sábado ago 02, 2008 6:36 pm

Boa tarde

Realmente este tema é demasiado quente para ser discutido no verão e na net!!!
A representatividade real só se consegue, na verdade, através de uma federação !
De resto á apenas lobby mas tambem funciona.....
Quantos Clubes são precisos para formar uma federação???
3? Então parece que só falta mais um!
Mas atenção a FPCM não vai dar de barato perder uma verba (cujo montante desconheço).
Portanto meus amigos - lobby, abaixo assinados, peditórios.....tudo bem, mas a essencia está mais alem desta singela realidade e parece que não há quem queira assumir os custos da "festa"!

Em que ficamos?????
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estruturaçao

Mensagempor decarvalho » segunda ago 04, 2008 8:36 am

Vivam....
Antes mesmo de ir de ferias ...

Um ultimo esclarecimento para nao ficar por aqui um mal entendido

- Nao se trata de falta de dinheiro.
- Nao se trata de a FCMP ter ou nao ter $$$

-Trata-se sim de uma melhor gestão do dinheiro que existe.
-Trata-se sim de um calendarizaçao na tomada de decisões
-Trata-se sim de um problema de comunicaçao de informação

Como tentei exemplificar:
- com a questao da oportunidade de discussao do orçamento de Estado para 2009
- com o exemplo do sistema de co-financiamento frances por via dos departamentos, às comunas
- como deixei (pensava eu) claro com o ex de Freixo de Numão

A questao pode estar na falta institucional de quem assuma a representatividade organica dos autocaravanistas, por isso as respostas, so podem estar da diliegncia publica e politica dos dirigentes, e na responabilidade civica das acções de cada um de nós.

Ja aquando da discussao da primeira versao da portaria, tomei as iniciativas ao meu alcance. Nao ha motivo para alterar esta atitude quanto a versao II da portaria, nem quanto a preparaçao do Orçamento do Estado para 2009. Portanto, a nivel individual, vão seguir os pareceres, para quem de direito.

Mas faz pena constatar o DESERTO que é o autocaravanismo em Portugal.

Entretanto, boas e longas ferias a todos, boas voltas e reviravoltas !
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aditamento...

Mensagempor decarvalho » segunda ago 04, 2008 12:01 pm

carissimos sobreviventes do deserto

aqui vai um aditamento:
abaixo encontram as verbas de investimento em praias fluviais do orçamento do INAG
No caso de Aarantes, por ex....
o INAG comparticipou com 70% numa obra do valor de
mais de 100.000 euros...
sera que não é um bom exemplo que numa obra deste tipo bem melhor se poderia ter feito do que se fez na aquapolis para as autocaravanas?
E nos outros casos, nao podera o projecto incluir areas de estacionamento para AC, integradas no custo geral das obras?
e para isso ser tido em conta, é preciso a FCMP? ou os seus dinheiros? Nos outros locais abaixo mencionados, quaisquer 1% da despesa total da para fazer um apoio de AC.....

Contratos-Programa em curso (em €uro)

Concelho
DRAOT
Valor Inv. Total*
% do INAG




Contratos-Programa em curso (em €uro)

Concelho
DRAOT
Valor Inv. Total*
% do INAG

Ponte da Barca Norte 170 100,06 58,6%
Cabeceiras de Basto Norte 168 987,74 59,0%
Vila Nova de Cerveira Norte 299 278,74 33,3%
Boticas Norte 335 271,99 74,5%
Monção Norte 547 840,00 70,0%
Ponte de Lima Norte 844 861,68 80,0%
Gois Centro 238 894,26 53,0%
Águeda Centro 112 728,32 60,0%
Sertâ Centro 114 294,41 75,0%
Abrantes LVT 104 747,56 70,0% Mértola Alentejo 74 819,68 75,0%
Total 3011824,46
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Mensagempor zejorge » segunda ago 04, 2008 3:55 pm

Boa tarde companheiro Decarvalho:

Concordo consigo, na forma como certos investimentos são feitos, principalmente no que diz respeito às prioridades atribuidas. No entanto penso que a AS de Abrantes apenas peca pela localização (junto a uma discoteca), pois nos restantes aspectos bom seria para nós, que outros Munícipios seguissem este exemplo.
Tem um excelente enquadramento paisagistico, totalmente gratuita,e sem registo de incidentes em termos de segurança, com o senão de apenas nas noites de sexta para sábado e de sábado para domingo ter a proximidade da discoteca.
Exigamos sim, são infraestruturas idênticas a esta, espalhadas um pouco por todo o País.

Cumprimentos
zejorge
 
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abrantes

Mensagempor decarvalho » segunda ago 04, 2008 4:49 pm

Viva Zejorge

estive este sabado em Abrantes, espectacular os arranjos aquapolis margem esquerda e margem direita.
excelente a praia, e o restaurante...salada de polvo impecavel e de ovas tambem. Preços decentissimos,
era bom que nos projectos fluviais orçamentados o resultado fosse como em Abrantes, pelo menos, mas ha razões de critica....

1) a sinalização que aparece pela primeira vez do lado esquerdo da estrada, na descida tem um caravana, e nao uma autocaravana....
2) parece preferivel que o espaço de estacionamento para autocaravanas ficasse antes do parking principal, e logo ali a esquerda, e nao ao fundo do parking dos ligeiros, e isso nao apenas por causa da discoteca....mas para evitar circulaçoes de AC adentro, e no meio de automoveis...
3) os espaços para autocaravanas sao poucos 2, e minusculos. Nao sou eu apenas que tem uma AC de 7 mstros, e estes transbordam do espaço demarcado...
4) no dia em causa (sabado dia 02/08/08) estavam os dois lugares ocupados...e um deles por uma carrinha da Sta Casa de Misericordia de Abrantes.... ver a fotos... abaixo
5) por tudo isso, a area de serviço, parece-me que tambem nao esta no melhor local, e com o parque cheio, complicam-se as manobras...se ela estivesse situada no tal primeiro parque do lado esquerdo...tudo seria diferente...
..............................
Ou seja, não se trata de ser pobre e mal agradecido, pelo contrario, estou contente com o gesto, e apenas desejo que em outros casos se pense um pouco mais do ponto de vista do angulo dos AC. e antes da obra feita, para nao se gastar dinheiro a emendar,
e quanto a mim, nada tenho contra o pagamento em areas de serviço, quer de estacionamento, quer dos serviços de escoamento de aguas sujas, e restabeleicimento de aguas limpas...
.....
NAo pernotei em Abrantes, segui caminho para Valhelhas....onde paguei 8 euros para dormir no parque de campismo local (da Junta Freguesia, claro...com esse preço) 2 pessoas e uma Ac sem electricidade....com acesso a piscina fluvial (excelente) e com serviços de apoio de sanitarios, com duches de agua quente gratuitos..e ainda uma AS, mas que nao utilizei...
Um local magnifico para aqueles que como eu não são fundamentalistas contra parques de campismo, nem contra As pagas, antes preferem utilizar a bom grado, e conforme as circunstancias, uma e outra coisa...
fica uma dica...o restaurante Valecula, em Valhelhas...excelente....é uma pena que os ACs maximalistas que nao querem, nem ouvir falar em parques de campismo, não possam deliciar-se com esta gastronomia....pois decerto, e por coerencia, visto que como as ACs vêm equipadas com fogão e cozinha...tambem não usam restaurantes....
ver foto aqui:
http://bp0.blogger.com/_qt-g1AQQq1k/SJdo_D17HbI/AAAAAAAACB8/OXJGCPw-uQ4/s160/PICT0458.JPG
Editado pela última vez por decarvalho em segunda ago 04, 2008 8:44 pm, num total de 4 vezes.
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Mensagempor seco » segunda ago 04, 2008 6:28 pm

Boa tarde

As generalizações são sempre perigosas amigo decarvalho:

quote:
é uma pena que os ACs maximalistas que nao querem, nem ouvir falar em parques de campismo, não possam deliciar-se com esta gastronomia....pois decerto, e por coerencia, visto que como as ACs vêm equipadas com fogão e cozinha...tambem não usam restaurantes....
unquote

Andam por aí muitos que não perdem uma boa refeição em excelentes restaurantes ! E trocam referencias entre si de maneira a ter uma "base de dados" actualizada......
seco
 
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seco

Mensagempor decarvalho » segunda ago 04, 2008 7:23 pm

carissimo seco


decerto que não lhe escapou a ironia.....

bom trabalho!
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Mensagempor Nuno Pires » segunda ago 04, 2008 9:51 pm

Boa noite a todos.
Infelizmente em Portugal o surgimento de novas áreas de serviço dependem da “boa” vontade e onde menos se imaginaria surgir, veja-se as ultimas inaugurações. Zona de Bragança por regra menos procurada para investimentos e o capital disponível é inferior.
Já se percebeu que é um investimento com retorno e que se auto financia com o “agravante” de trazer movimento e dinamizar a zona. Companheiro de Decarvalho das zonas que fala temos pelos menos duas (penso eu) delas que esse 1% que fala iriam dar muita dor de cabeça, Boticas e Góis. Dor de cabeça porque nelas existem parques de campismo que tentariam logo “puxar” a receita” a eles, e ai como seria???
Está mais que visto como diz que o problema não é dinheiro mas sim quem o gere, que não “nos” reconhece o direito a pernoitar fora dos “seus” parques.
Áreas de serviço pagas sem duvida, (utilizador pagador) mas não podemos puxar essa máxima para tudo caso contrario ai vem Óbidos, que visita o Castelo com carro ligeiro não paga, quem vem com AC tem obrigatoriamente que pagar, e que quiser seguir viajem será justo???
Ora vejam esta noticia.
http://www.maraoonline.com/MARAO/MARAO_ ... 6D17E.html

Chaves se bem se lembram criou “regras” de estacionamento no concelho, na altura do POLIS teve-nos em consideração??? Será que com uma Federação de Autocaravanismo seria diferente???

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