Parque de estacionamento do Furadouro

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Parque de estacionamento do Furadouro

Mensagempor nuno soares » domingo jun 15, 2008 10:35 pm

Caros companheiros,

Para quem não conhece no Furadouro-Ovar existem dois grandes parques de estacinamento, onde em um deles normalmente pernoitam cerca de 40 AC ao fim-de-semana.
Na passada terça-feira segundo dizem foram perto de 80.
Este Sábado fomos alvo de uma acção de sensibilização por parte de uma representante da camara de Ovar. Não vieram correr connosco, pelo menos por enquanto, vieram sensibilizar para que a lei seja cumprida.
Neste parque veêm-semuitos "atentados", passo a expessão, ao bom nome do autocaravanismo, por parte de alguns colegas.
No momento da conversa de sensibilização contei:
_ 4 AC com toldes abertos;
_ 4 Ac com mesas no exterior;
_ 6 Ac com cadeiras no exterior;
_ 1 Ac com um vaso no exterior;
_ 2 Ac estacionadas em L, e com esplanada montada no meio;

Isto para além dos fogareiros que deitaram fumo na hora da refeição.

Agora foi uma acção de sensibilização, mas a continuar-se a registar situações como as que enumerei, a seguir a Camara, no lugar das palavras mansas, traz placas de proibição.

De salientar que o discurso da representante da Camara foi no sentido, de tentarmos arrumar melhor as Ac para não ocuparmos tanto espaço, pois na altura de Verão muita gente vem para a praia e necessita de estacionar. Cumprirmos a lei e não acamparmos.

Possivelmente se não houver bom senso daqueles que não cumprem a lei e não respeitam as regras do bom autocaravanismo, a bela vila do Furadouro será no futuro mais um local com placas a probir o N/ estacionamento.

Haja bom senso,

NUNO SOARES
BOAS VIAGENS

NUNO SOARES

Imagem
(Pilote G690 Aventura 3.0)
Avatar do Utilizador
nuno soares
 
Mensagens: 208
Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm
Localização: Argoncilhe - Santa Maria da feira

Mensagempor Nuno Pires » domingo jun 15, 2008 11:49 pm

Boa noite a todos.
Amigo Nuno mais uma vez e pelo andar da “carruagem” o Furadouro vai passar a zona proibida, se estiveste lá com certeza ouviste da boca de alguns iluminados (quem pensam que são eles para fazerem isto) certo?
Acabamos por ser vítimas dos nossos semelhantes, porque somos por terceiros vistos todos da mesma maneira.
No Furadouro a semelhança de muitas outras zonas do pais os parque de estacionamento das praias são locais de eleição quer para os banhistas bem como para os Autocaravanistas e aqui reside grande parte do problema, de inverno todo bem lugares de sobra, até somos de certa forma bem vindos, agora com a vinda do Verão (que é o caso concreto) temos aqui 2 grandes problemas, o primeiro é a impossibilidade técnica para muitos Autocaravanistas e colocarem a AC no meio da praia e de fazem do sitio o seu quintal privado, e a grande afluência de banhistas para mais um dia de praia.
A quente só vejo uma solução para o problema, tornar o estacionamento sujeito a regras e quem não compre leva multa, se vamos a caça e somos apanhados com alguma ilegalidade que acontece? A zona não fica interdita a caça pois não? O caçador é multado e muitas vezes todo o material, carro inclusive é aprendido. Teremos aqui uma alternativa as interdições (acho) e colocar regras, quem prevarica paga mas tem que pagar caro, não dividir a culpa pelos restantes.



http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Avatar do Utilizador
Nuno Pires
 
Mensagens: 1553
Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am
Localização: Camarões/Sintra

Mensagempor Mario » segunda jun 16, 2008 7:50 am

Olá Companheiros.

O assunto trazido pelo companheiro Nuno Soares é pertinente.

Já algumas vezes escrevi sobre a problemática comportamental que alguns insistem em continuar a praticar.

Quer queira-mos quer não,há um numero considerável de analfabetos no seio do autocaravanismo, só não cumpre as regras quem não sabe ler,não lê ou insiste deliberadamente em comportamentos impróprios e aí terá que ser apelidado com substantivo menos próprio.

Independentemente desta análise menos lisonjeira os verdadeiros praticantes de turismo itinerante não se inclui nesta forma de estar.

De realçar a atitude profiláctica e inteligente dos responsáveis pelo município,já que alguns não percebem aquilo que devia ser a defesa do interesse comum da sua actividade,lamentávelmente são os que nos acolhem a lembra-nos as boas regras,imaginem convidar um amigo para nossa casa e terem que lhe explicar ou até ensinar as regras básicas de comportamento.....

Não é tarefa fácil,educar,educar mil vezes educar,não desejo um mundo perfeito,mas pelo menos um em que o justo não pague pelo pecador.


Provavelmente a edilidade de Ovar necessitará do apoio de alguma entidade ligada á defesa e promoção do autocaravanismo,para saudar a sua atitude e colaborar na elaboração de regras expressas de forma a que os incumpridores tenham consciência,das sanções a que se sujeitam,isto para evitar a colocação das famosas placas que interditam o estacionamento a todos de forma indiscriminada,se criticamos as edilidades pelas práticas discriminatórias devemos apoiá-los no tempo certo,para evitar que tal aconteça.
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor seco » segunda jun 16, 2008 9:00 am

Bom dia

Não há dúvida que é uma questão super importante. Concordo com as opiniões expressas mas gostaria de realçar o último parágrafo do texto do Mário
"Provavelmente a edilidade de Ovar necessitará do apoio de alguma entidade ligada á defesa e promoção do autocaravanismo,para saudar a sua atitude e colaborar na elaboração de regras expressas de forma a que os incumpridores tenham consciência,das sanções a que se sujeitam,isto para evitar a colocação das famosas placas que interditam o estacionamento a todos de forma indiscriminada,se criticamos as edilidades pelas práticas discriminatórias devemos apoiá-los no tempo certo,para evitar que tal aconteça"
Nada de mais importante que tomar esta atitude pública para com o Município de Ovar.
O CCP tem tomado muitas posições a chamar a atenção de situações menos correctas junto de Câmaras e Gasolineiras.
Está na hora de apoiarmos quem nos apoia e de manifestar a solidariedade para com a atitude tido pelos responsáveis autarquicos.
Gostaria que a Administração do Portal fizesse chegar ao Município de Ovar o nosso agrado pela acção empreendida e que se disponibilizasse para ajudar a elaborar um cartaz com as regras de estacionamento a adoptar e que não são mais que as defendidas pelo CCP.
Aguardamos notícias.

PS:Pessoalmente irei enviar um mail pessoal a garadecer a iniciativa
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor Nuno Pires » segunda jun 16, 2008 9:39 am

Bom dia a todos.
A ideia do Seco é bastante agradável, seria talvez importante mandar-se os mails para a mesma morada electrónica.
Seco para qual vais mandar a Mensagem.

http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.•
Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Avatar do Utilizador
Nuno Pires
 
Mensagens: 1553
Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am
Localização: Camarões/Sintra

Mensagempor seco » segunda jun 16, 2008 10:30 am

Bom dia

Acho que o melhor é enviar ao Presidente - Dr. Manuel Alves de Oliveira
gapresidencia@cm-ovar.pt
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor Pluma Vermelhinho » segunda jun 16, 2008 10:33 am

Sem sombra de duvida que a atitude da CM é de louvar, pois resistiu á "tentação" de escorraçar e preferiu antes alertar, dando nova oportunidade. Tal como já foi escrito aqui antes, julgo que seria oportuno o CCP enviar um email ou entrar em contacto com a CM para prestar os devidos esclarecimentos e apoio á CM. Irá dar algum trabalho mas ficariamos a ganhar imenso, é uma oportunidade de ouro para mostrar o que é realmente o AutoCaravanismo, com todas as suas regras e boas condutas 8)
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor Nuno Pires » segunda jun 16, 2008 10:35 am

Seco recebido, logo a noite conto enviar. :wink:
Um abraço. 8)

http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.•
Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Avatar do Utilizador
Nuno Pires
 
Mensagens: 1553
Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am
Localização: Camarões/Sintra

Mensagempor Paisersky » segunda jun 16, 2008 9:49 pm

Companheiros

Acabei de chegar,ontem á noite, de uma semana na Quarteira mesmo na ponta onde ainda se pode parar quase junto á agua.Fiquei admirado pois não conhecia a zona,estamos perto de tudo,supermercado,restaurantes,cafés,praia e sei lá o que mais.Pois é e o problema é sempre o mesmo:umas para a frente,outras para trás,outras de lado,umas com mesas e cadeiras,outras com toldos aberto 24 horas,será para lavar durante a noite?,e o que mais me impressionou foi ver que em 5 noites não vi nenhuma ausentar-se para cumprir com a logística.Onde fizeram os despejos?Em relação ao Furadouro e muitos outros locais quem avisa e repreende os "estranjas" que são os que mais transgridem?

Cumprimentos e vão devagar para gastar pouco

Ernesto Pais
Paisersky
 
Mensagens: 31
Registado: domingo nov 11, 2007 6:52 pm
Localização: Loures

Mensagempor seco » segunda jun 16, 2008 10:12 pm

Boa Noite

O que contas do Algarve é infelizmente visto um pouco por todo o lado!
Mas convence-te que não só os estrangeiros a ter estas atitudes!
Quantos lusitanos não dispensam a bela sardinha asssada no fogareiro, mesmo que estejam num estacionamento público?
Em Furadouro tiveram a "amabilidade" de nos avisar! Uma atitude positiva e de louvar!
Agora como em Mafra que não nos passam cavaco e zás....proibido!
Uma vez mais insisto que devemos expressar o nosso reconhecimento a quem nos quer respeitar!
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor pressler » segunda jun 16, 2008 10:20 pm

Boa noite companheiros,

O email para o presidente da camara vai ser enviado de seguida.

Estive nestes 2 fins-de-semana na costa alentejana: Porto Covo, Almograve, Praia da Amoreira, Amado, Aljezur....
Praias lindas e sol magnifico. AC a cumprir a lei e muitas sem cumprir nada, principalmente os estranjas como diz o companheiro Paisersky.
Falei com algumas pessoas e a maior parte nem sabe das regras!!!
Quem vende as AC nao passa a informação e nem todos andam na internet. :(
Vou fazendo propaganda do CCP e dando conselhos, mas se fosse falar com todos não gozava dos meus feriados.
Pernoito num sitio, almoço noutro e na proxima noite tou noutro canto, para nao enjoar e poder ver tudo.
No sabado à tarde na praia do Amado arrisquei o pescoço: Tava lá um Ingles com uma AV com paineis solares e umas colunas de som bem grandonas a ouvir musica a altos berros, além de fogareiros, cadeiras, etc,etc. Só lixo o que ele fazia e os amigos do Charro ! :x :x
Fui direita a ele e perguntei-lhe: Gostas da tua musica? YAH, gosto!
Pois eu NAO GOSTO! Importaste de baixar o som?
Mas hoje é sabado! Posso fazer barulho! - Dizia ele com uma ganda moca..
Pois eu quero ouvir o som da minha TV e a minha musica dentro da AC, por isso baixa o som se faz favor!!!
O fulano lá baixou e eu de cinica - Thanks for your attention.... e virei costas.
Numa situaçao destas que mais posso eu fazer? Chamar a policia e reclamar se a propriedade não é minha? A Diana dizia: Chama a policia que eles vão presos pois devem ter alí produto amais do que para consumo. E eu depois de fazer uma coisa destas poderia dormir em sossego? Não viriam os amigos dele pregar-nos umas partidas durante a noite?
O assunto do autocaravanismo nem é assim tão linear. Os donos das AC´s são pessoas. E toda a pessoa é unica! Existem os bons, os maus, os assim-assim e os pesadelos!!!
Tambem algumas das regras do autocaravanismo não sao faceis de cumprir ou entender para alguns: se eu for de carro e sacar de uma cadeira para apanhar um bronze ou sacar de uma mesa para fazer pic-nic com geleiras e tudo, ninguem chateia. E agora no verao, uma bela sardinha no fogareiro como vi os alemaes fazerem, sabe TAO bem!
Nao tenho cadeiras nem mesa para transportar, nem o fogareiro.
Mas já resolvi essa questão para a proxima: na costa alentejana existem algumas areas de pic-nic com fogareiros em tijoleira ao nosso dispor, basta eu levar as grelhas e comprar o peixito, para não ficar a comer bifes de peru com xeirinho a sardinha assada! :oops: :oops: :oops:
Boas viagens
Ana Pressler
pressler
 
Mensagens: 302
Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm
Localização: Arruda dos Vinhos

Furadouro

Mensagempor Mcas » segunda jun 16, 2008 11:22 pm

No sábado, dia 7/06, passei pelo Furadouro, vindo do norte, com ideias de pernoitar. Uma volta pelo estacionamento e vi exactamente aquilo que aqui é contado quanto à anarquia e abuso do estacionamento. Nem parei...acampamentos daqueles, não. É uma localidade onde vou com alguma regularidade e tenho reparado (parece-me) que o grupo não muda muito, ou seja, serão quase sempre os mesmos. O cartão amarelo da câmara parece-me justo e, mais uma vez, a continuar, pagaremos todos. Concordo e apoio a iniciativa de sensibilizar a CMO para as diferenças de comportamento e postura entre ACs, e mais ainda para a construção de uma possível área de serviço na zona.
Vou também escrever à Presidência da CMO...
Cumprimentos.
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Avatar do Utilizador
Mcas
 
Mensagens: 510
Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm
Localização: Aveiro

Mensagempor Paulo » terça jun 17, 2008 9:02 am

Bom dia a todos!

Muito obrigado pelo report aqui efectuado.

Por um lado é bom ter uma segunda oportunidade. Por outro é triste, nós AUTOCARAVANISTAS, continuarmos a não sabermos como deveremos estar na via pública. Penso que o entendimento de que não somos campistas (na via pública!) está difícil...

Não é um problema do Algarve nem do Norte nem do Centro...é deitar fora oportunidades que podem não ter uma segunda vez.

Sobre este caso, iremos dirigir uma carta à CMO, onde será adicionada alguma informação sobre esta nossa actividade e a nossa vontade de ajudar neste processo.

Nestes casos, dada a localização geográfica será mais difícil haver um acompanhamento local ou mesmo reuniões com as pessoas que gerem este portal. Se houver companheiros que pretendam colaborar nesta matéria, PF entrem em contacto connosco pelos canais de mail habituais.

Muito obrigado.
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

E-mail enviado á C.M.Ovar

Mensagempor jbmendes » terça jun 17, 2008 1:25 pm

Caros companheiros, eu fui um dos que receberam o tal comunicado.
Contudo detesto a hipocrisia daqueles que apenas apontam o dedo aos outros. É um facto que não se deve prevaricar conhecendo as regras, mas... será que todos cumprem o código da estrada na integra? Não estarão todos os condutores de qualquer veiculo conscientes de quando estão a transgredir? Quem nunca excedeu o limite de velocidade que levante o dedo? Hé pá ninguém!! Por isso sem hipocrisias, vamos fazer o melhor que cada um sabe para que não se exagere nos abusos na prática autocaravanista. Mais do que acusar que um fulano tinha uns sapatos ou um vaso cá fora, vamos sensibilizando para que isso não aconteça. Não acredito em SANTOS.

Aqui vai o E-mail que enviei para a CM Ovar:!!!!
Parece que o servidor do Forum não tem camionete suficiente para carregar tanta areia :lol: :lol:
Coloquei aqui o copy-past do E-mail, e ao que parece não ficou cá nada!!
Fica então o Link para o dito E-mail:
http://z6.invisionfree.com/FORUMAuToCaRaVaNISTA/index.php?showforum=9
Cumprimentos
jbmendes
Avatar do Utilizador
jbmendes
 
Mensagens: 131
Registado: domingo nov 13, 2005 9:47 pm
Localização: Norte de Portugal

Mensagempor nuno soares » terça jun 17, 2008 8:21 pm

Caro Jmendes,

O companheiro conhece bem o local, é frequentador do mesmo, e sabe bem aquilo que se passa no referido lugar.
Erros todos os cometemos e Santos só somos quando morremos...
O que se verifica são autenticos "atentados na forma continuada" (ouvi :D :D esta expressão em algum acordão, e não foi no da federação de futebol :lol: :lol: ). Temos compaheiros que frequentam este local e montam esplanadas como se estivessem em casa. Para além de que estes ainda se acharam, como sabe ou ouviu, cheios de razão e ofendidos pela chamada de atenção.
Acho que as empresas que comercializam autocaravanas deviam entregar junto com o manual de instruções da mesma, "o manual do autocaravanismo".
Temos que colaborar na sensibilização, caso contrário, dentro de pouco tempo só podemos estacionar ou em parques de campismo ou na Garagem.

Ps. perto desse local e para quem quer assar as sardinhas existe locais apropriados, públicos, com fogareiros e parue de merendas.
BOAS VIAGENS

NUNO SOARES

Imagem
(Pilote G690 Aventura 3.0)
Avatar do Utilizador
nuno soares
 
Mensagens: 208
Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm
Localização: Argoncilhe - Santa Maria da feira

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 80 visitantes