A.S de Estarreja - Opiniões de utilizadores

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Mensagempor Luis Agostinho » domingo abr 06, 2008 6:16 pm

Boa tarde,

Eu sei que "isto" ficaria melhor na avaliação de AS,s... :wink:
Mas não sei se o titulo deste tópico não fica a "matar" com estas fotografias na AS de Estarreja esta Páscoa. Nós por um lado não queremos lá ficar...outros fazem questão de se irem lá meter...!!!! :lol: :lol:
Mas estêjam descansados que isto não é só cá...!!! :roll: :roll:
Chicos espertos há em tôdo lado... :roll: :roll:
Mais informações desta AS, pode ser encontrada neste tópico. :arrow:

http://www.campingcarportugal.com/forum ... php?t=1520

Imagem

Imagem

Imagem

Neste caso o sujeito já estava a ver a vida dele mal parada...só se saisse pelo ar!!!!

Um abraço,

NB:Autora das Fotografias- São V.
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor António » terça abr 08, 2008 5:18 pm

E nos parques para ligeiros de passageiros............passo por lá e estão AC?
Um Abraço
António
Avatar do Utilizador
António
 
Mensagens: 78
Registado: segunda jul 09, 2007 4:19 pm
Localização: Alverca

Mensagempor Luis Agostinho » quarta abr 09, 2008 10:21 am

Bom dia Antonio,

Realmente tenho de reconhecer que quando cheguei a 1ª vez á AS de Estarreja, encontravam-se uma ou duas no estacionamento dos veículos ligeiros, e a zona das AC,s completamente desocupado. Sem tentar justificar o que não tem justificação, mas os bloqueadores que se podem ver nas imagens, leva que alguns de nós "comodistas" e forretas não estêjam para ir pagar 2€ e pedir as chaves no Café Piscina para parquearmos no local que nos foi destinado...mas também no meio de nós há os "chicos espertos". :roll:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor Fernando Dias Silva » quarta abr 09, 2008 9:34 pm

Boa noite

Para quem conhece a AS de Estarreja, sabe que os lugares destinados a AC estão trancados, e é necessário pagar para aparcar. Mas não é regra e obrigatório que para estacionar seja nesse local. Pelo que conheço do local não é proibido estacionar nos outros lugares, até porque há muitos disponíveis. Digo isto porque na área envolvente existe um parque de lazer, com diversões para os miúdos etc., e nenhum outro companheiro que passa tem o direito de julgar outro sem saber as razões porque não está aparcado nos sítios para ACs.
Passo por lá diversas vezes, e se acontecer que os miúdos peçam para brincar no parque de diversões durante 1/2 hora ou até 1 hora, não vou pagar de certeza absoluta. Até estava a ser indelicado para outros companheiros que chegam e que querem aparcar e/ou pernoitar e estava eu a ocupar um espaço sem o objectivo de ficar. Já aconteceu chegarmos ao mesmo tempo cerca de 8 ou 9 ACs e não há lugares destinados para todos. E então se ficássemos a pernoitar? Quem se iria candidatar para "chico esperto"? E se algum companheiro chegar a horas em que não é possível desbloquear o pretenso lugar, fica logo rotulado de "chico esperto"?
Não condenem os companheiros dessa maneira, afinal não há regra sem excepção.

Ah! Chicos há muitos, espertos é que há poucos.

Nota: condeno vivamente o estacionar de automóveis nos lugares restritos a ACs, porque aqui sim, é estacionamento condicionado e exclusivo.
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Fernando Dias Silva
 
Mensagens: 579
Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm
Localização: Ovar - Portugal

Mensagempor Luis Agostinho » quinta abr 10, 2008 12:06 am

Boa noite,

Para falar sôbre aquilo que eu vi, o Fernando teria de lá ter estado no dia em que eu lá estive, como me parece (pela fotografia) que não fazia parte dos "chicos espertos" que lá estavam estacionados fora do local a nós destinado, e que inclusivamente pernoitaram lá fora do local a nós destinado, presumo que baseie a sua opinião em relação áquilo que viu quando lá esteve noutro dia qualquer.
Além disso, eu não condeno pessoas...quanto muito, poderei condenar comportamentos.

Óbviamente haverão milhares de variações sôbre o mesmo tema, mas eu limitei-me a comentar aquilo que vi no dia em que lá estive...em relação aos outros dias do ano concerteza que o Fernando estará muitissimo mais atento do que eu, até porque sendo um assiduo frequêntador, sabe do que está a falar.

Mas isto é a minha opinião e concerteza que o Fernando terá a sua e que eu terei de respeitar.

Já agora, espertos são os animais...nós as pessoas, sômos inteligentes.

Cumprimentos
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor Mario » quinta abr 10, 2008 8:31 am

Olá companheiros.

A mensagem do companheiro António acaba por ser bastante dúbia,até parece que está a ver o filme ao contrário...

Naturalmente que nestas situações deve imperar o civismo,ou melhor devia,porque pelo que me é dado observar temos um longo caminho a percorrer.

Em relação á área de serviço de Estarreja,efectivamente existem lugares,perfeitamente identificados criados especialmente para as acs,devem estes ser usados por uma elementar questão de bom senso pelos auto-caravanistas para pernoita,sempre que a hora de chegada permita o acesso á chave da tranca.

Espero que a luta pela criação de espaços especialmente vocacionados para a prática de turismo itinerante não seja ignorada por aqueles a quem se destina,até parece que apenas nota-mos as placas que nos proíbem de estacionar de forma muitas vezes discriminatória.

Em relação ao estacionamento aleatório em parques destinados a ligeiros de passageiros,desde que respeitando as boas regras não me parece que a mesma esteja a infringir qualquer lei,afinal a esmagadora maioria das nossa acs são consideradas veículos ligeiros.

O exemplo da foto em que os vulgares veículos ligeiros de passageiros aproveitam o espaço entre barreiras para estacionarem,configura a gritante falta de civismo que infelizmente é transversal a toda a sociedade portuguesa.

Em conclusão educar,educar educar...
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor António » sexta abr 11, 2008 3:37 pm

Mario Escreveu:
Em relação ao estacionamento aleatório em parques destinados a ligeiros de passageiros,desde que respeitando as boas regras não me parece que a mesma esteja a infringir qualquer lei,afinal a esmagadora maioria das nossa acs são consideradas veículos ligeiros.

O exemplo da foto em que os vulgares veículos ligeiros de passageiros aproveitam o espaço entre barreiras para estacionarem,


Amigo Mário
Nos veiculos com motor só conheço quatro categorias
Motociclos
Ligeiros
Pesados
Agricolas
Depois há varias categorias, Passageiros, Mistos, Pesados, mercadorias etc.

Uma AC nunca é nem será um veiculo de passageiros (pode confirmar no livrete)
Ora se o parque for de ligeiro de passageiros, não pode (só se quiser pagar multa) estacionar nesse parque, assim como quem estacionou no local de AC um ligeiro de passageiros está a infrigir a lei.
Simples não, porque a conversa do não estava a estorvar ninguém pode ser aplicada em ambas as situações e ambos sem razão.
Um Abraço
António
Avatar do Utilizador
António
 
Mensagens: 78
Registado: segunda jul 09, 2007 4:19 pm
Localização: Alverca

Mensagempor pressler » sexta abr 11, 2008 4:21 pm

Boa tarde!

Caro Companheiro!

Posso por em questão a sua afirmação de que uma AC não é um veiculo ligeiro de passageiros.
Paga impostos de importaçao da tabela de ligeiros passageiros(ISV), mas tem a benece de só pagar 10% por ser categoria especial.
Apesar de ser veiculo de passageiros nas finanças para pagamento de Imposto de circulação tem uma categoria especial e não paga pela cilindrada, mas sim pelo peso como os carros de carga.
Um veiculo até 3500kgs é considerado veiculo ligeiro, podendo estacionar e circular sem impedimentos onde estaciona um pequeno Smart Ou um Jipe dos grandes.
Boas viagens
Ana Pressler
pressler
 
Mensagens: 302
Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm
Localização: Arruda dos Vinhos

Mensagempor Mario » sexta abr 11, 2008 4:34 pm

OLá António e companheiros.

Antes demais reportando-me á tua mensagem cumpre-me esclarecer que as imprecisões,relativas ao tipo de veículos são um facto portanto agradeço-te as correcções que urgiam.

Não vou adiantar muito mais em relação ao tema tratado,parece-me que a ideia fundamental que a minha mensagem encerra é a da utilização do bom senso quando refiro parques para ligeiros de passageiros a ideia implícita é justamente a referencia aos parques vulgares que se encontram um pouco por toda a parte, estarei atento prefiro estacionar em conformidade com a lei vigente quer esteja a usar auto-caravana ou qualquer outro tipo de veículo.

Se porventura prejudiquei ou induzi algum companheiro em erro as minhas desculpas.
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor Fernando Dias Silva » sexta abr 11, 2008 5:34 pm

Boa tarde a todos

Pois é, o que nos acontece é mesmo um problemazito de expressão escrita, em que às vezes pensamos correctamente mas não colocamos o que pretendemos na versão escrita. Se fosse em conversa, acredito que tal passa despercebido e mais fácil de entender. Acho que entendemos o que o Mário quis dizer.

Quanto ás nossas ACs a categoria é ligeiro, o tipo é que difere dos outros veículos, é assim considerado tipo Autocaravana. Como veículo especial que é e tem esta denominação, está presuposto transitar com passageiros, mercadorias, e artigos dos mais variados que conhecemos. Daí ser legal por exemplo transportarmos bebidas brancas sem a suposta factura, porque é entendido como sendo para gasto próprio dentro da AC. Para todos os efeitos é uma residência, com o número de polícia que se entendeu ser a matrícula da mesma.
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Fernando Dias Silva
 
Mensagens: 579
Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm
Localização: Ovar - Portugal

Mensagempor António » domingo abr 13, 2008 11:18 am

Boa Tarde
Companheira Pressler

Há ai uma confusão, as AC não pagam 10% do Imposto de ligeiros de passageiros (tabela A)
Mas sim 10% da tabela B
Tabela B :
"Automóvel ligeiro de utilização mista que cumulativamente apresente; peso bruto superior a 2300 kg; comprimento mínimo da caixa de carga de 145 cm; altura interior mínima da caixa de carga de 130 cm medida a partir do respectivo estrado, que deve ser contínuo; antepara inamovível, paralela à ultima fiada de bancos, que separe completamente o espaço destinado ao condutor e passageiros do destinado às mercadorias; e que não apresente tracção às quatro rodas, permanente ou adaptável. (art.º 9º, al. a) da Lei n.º 22-A/2007, de 29 de Junho.).

Automóvel ligeiro de caixa aberta ou sem caixa, com lotação superior a 3 lugares, incluindo o do condutor e sem tracção às quatro rodas, permanente ou adaptável. (art.º 9º, al. b).

(Taxa reduzida de 10% do imposto resultante da tabela B).

Tabela B

Considera-se autocaravana o automóvel construído de modo a incluir um espaço residencial que contenha, pelo menos, bancos e mesa, espaço para dormir, que possa ser convertido a partir dos bancos, equipamento de cozinha e instalações para acondicionamento de víveres. (Art.º 2º, n.º 1 al. e) da Lei n.º 22-A/2007, de 29 de Junho.).

Pode consulta no site das alfandegas:(no simulador)
http://www.e-financas.gov.pt/de/jsp-dgaiec/main.jsp

Calculando uma AC nova de 2500cc e 230 g/km de CO2 se fosse catalogada pela tabela A ( a dos ligeiros de passageiros) 10% seria 2.457,75 €
E paga 10% pela tabela B que é 1.392,51 €
Um Abraço
António
Avatar do Utilizador
António
 
Mensagens: 78
Registado: segunda jul 09, 2007 4:19 pm
Localização: Alverca


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 52 visitantes