Vamos Construír uma Rede de "Paragens Amigas"?

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Vamos Construír uma Rede de "Paragens Amigas"?

Mensagempor jorge santos » segunda mar 31, 2008 3:35 pm

Companheiros,
Somos nós, residentes numa certa área, quem mais habilitado está a prestar esclarecimentos, sôbre estacionamento,pernoita, águas, vigilância,comércio, hospital, policia, etc.
Saber, também que têm por perto "um companheiro/amigo" quando se está a 300/400 Kms. de casa.
Elementos vitais e sucintos:
Coordenadas: Todos deverão compreender que estas não são exactas,mas sim aproximadas e encontrarão algumas das facilidades acima.
Contacto: Exclusivamente, telefone fixo e só para urgências. Quem indicar telemóvel arrisca-se, especialmente no estrangeiro, a receber e pagar custos de chamadas bastante elevados.
Nome: Preferencialmente "nicks"- "sêco"-"A748"- "Pressler"-Fluis-JSCascais.
Como o "seguro morreu de velho" convém frisar, que devemos ser parcos nas informações públicas do fórum. Também os detalhes publicados, deverão ser compreendidos, POR TODOS, que não se trata de um convite de porta aberta, para importunar companheiros. Unica e exclusivamente, guia, ou emergência, os farão contactar, pessoas que estão tranquilamente em suas casas.
E, no fim, acabamos todos por saber quem são os nossos vizinhos "companheiros"...
Meus detalhes:
Coordenadas: N 38º-42.259 W 9º - 25.717 - Elev. 67 mts.
Contacto: JS-Cascais - 21 483 1933
Largo em frente da minha casa e várias ruas com acesso fácil a A/C's.Hospital,farmácia, restaurantes, bar/clube, Policia Municipal, Bombeiros, Gasolineira, 1/1,5 Km centro Cascais.
Só em emergência. Águas, WC e Assistência.
Agradeço implementar ideia.
Cumprimentos
Jorge Santos
Cascais
jorge santos
 
Mensagens: 138
Registado: domingo nov 27, 2005 3:49 pm

Mensagempor Mario » segunda mar 31, 2008 3:48 pm

Olá Jorge Santos.

Parabéns companheiro,uma óptima ideia quem melhor que um auto-caravanista para dar indicações a outros companheiros sobre um local próximo da nossa zona de residência onde possamos pernoitar ou estacionar ,com a certeza de que a indicação parte de alguém que sabe do que está a tratar.

Obrigado pela tua ideia,vou recolher os dados da minha zona e publicá-los logo que possível.
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor pressler » segunda mar 31, 2008 6:05 pm

Boa tarde!

a +/- 35Km antes de Lisboa saida A10 Arruda dos Vinhos direcção Sobral de Monte Agraço. Urbanização Vale Quente (fica entre Lidl e Plus).
Conjunto vivendas geminadas onde existe 1 ringue e tem um bom parque para estacionar umas 10 AC's.
Além destes supermercados tb tem um bom Intermarchê. Farmacia, centro saude e de camionagem para Lisboa. Museu c/biblioteca, algumas igrejas, vários bancos e bons restaurantes.
Não tem muitos monumentos, mas é vida de campo bem Calminha!!!!
No quintal só cabe a minha AC, mas tem torneira com mangueira para quem precisar.
Não tenho telf.fixo. Telm ligado 24h 919879887
Pressler
pressler
 
Mensagens: 302
Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm
Localização: Arruda dos Vinhos

Vamos construir uma rede de Paragens Amigas

Mensagempor jorge santos » segunda mar 31, 2008 8:15 pm

Olá Mário
Boa Noite Pressler,
Muito grato pelas vossas palavras e disponibilidade para apadrinharem uma ideia.
Já me sinto mais encorajado para apelar aos Chefes Lá de Cima, dêste Fórum, para que nos arrangem um espacinho, para as Paragens Amigas, de uma maneira ordenada em vez de cada um entrar com os seus detalhes e serem interrompidos por este vosso companheiro.
Melhor, com essa tal lista, descarregávamos para o nosso CD ou DVD e tinhamos um acesso imediato onde quer que nos encontrássemos.
Melhor ainda. e com mais confidencialidade, enviáva-mos à Suprema Administração do Fórum os nossos detalhes, e êles editavam quer ficheiro,CD ou DVD, o que aconteceria, se os companheiros fossem"bonafide". Não fui eu que "inventei" a cana para o foguete...
E, para evitar que "chicos espertos" aproveitem os detalhes para venderem CD's ao preço que querem ( como ACSI's com parques de campismo da Europe) há que pensar a modalidade a usar.
Desculpem, Mário e Pressler. Possívelmente terão de repetir a vossa informação. Quanto aos outros, será, talvez, melhor aguardar pronunciamento por parte da Admin. do Fórum.
Cumprimentos
Jorge Santos
Cascais
jorge santos
 
Mensagens: 138
Registado: domingo nov 27, 2005 3:49 pm

Mensagempor Luis Agostinho » terça abr 01, 2008 10:51 am

Bom dia,

Embora me pareça uma excelente ideia, apesar de não ser um "ovo de Colombo" como aliás o Jorge Santos refere, em França este conceito esteve em voga na altura em que as AS,s não nasciam como cogumelos, embora ainda hoje seja utilizada esta fórmula noutros modos, como se pode ver na revista do "Le monde du CC" em que mensalmente autocaravanistas reportam o estado e a existência de AS,s nos locais onde vivem.
No que há existência de espaços favoráveis para estacionamento diz respeito, realmente cada um de nós pode reportar para o fórum, aliás como já é feito aqui mesmo no portal com fotografias e tudo, a única diferença é o fornecimento privado de alguns serviços, que não é contemplado nessas indicaçôes que o portal Campingcar já fornece.

Quanto a isso, nada a ôpor...agora quanto á divulgação de dados pessoais com mais ou menos exactidão, sinceramente aí fico reticente, aliás basta lembrar a pouca seriedade com que algumas pessoas se movem neste meio autocaravanista.

Se quiserem passar o ónus da responsabilidade para uma entidade idónea como o portal Campingcar para ficar depositária dos nossos dados e ser a partir deles que sai a informação para aqueles que vêm para a nossa zona, mas na condição de antes haver uma consulta prévia por parte do portal para saber se estamos disponíveis para fornecer esses serviços (abastecimentos,despêjos...) podem contar comigo, caso contrário...eu passo.

Não deixa de ser uma excelente ideia, mas antes de poderem contar comigo, gostava de saber em que "termos" é que posso ser útil, salvaguardando a minha privacidade...como é óbvio.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Vamos construir uma rêde de Paragens Amigas ?

Mensagempor jorge santos » terça abr 01, 2008 11:35 am

Bom dia Companheiro A-748,
Obgdo pelos seus comentários. Não podia estar mais de acôrdo.
Comecei por pôr a "pata" na pôça. Tentei, com o segundo "post" emendar. Felizmente, Mário e Pressler são tão entusiastas quanto eu e não regatearam a concordância.
Nada está perdido. Uma cuidadosa análise aos dois meus "posts" é bem esclarecedora sôbre a necessidade de confidencialidade ao passarmos
detalhes que considero, também, privados, ao info@campingcarportugal.com se eventualmente os Administradores do Fórum, tal nos permitirem.
Por último, como o meu sentido profundo é o de ajuda a todos os companheiros longe das suas residências, com ressalvas, dou informes
( que afinal poderão constar do meio final de divulgação do CCPortugal)
para que alguém muito perto da minha residência, se sinta um pouco mais acompanhado e não tenha que ir estacionar ou pernoitar em qualquer local êrmo e inhóspito (como eu gostaria tantas vezes ter)...
Cada qual revela aquilo que quer...
Um abraço com amizade
Jorge Santos
Cascais
jorge santos
 
Mensagens: 138
Registado: domingo nov 27, 2005 3:49 pm

Mensagempor pressler » terça abr 01, 2008 12:00 pm

Boa tarde a todos os companheiros!

Eu respondi logo dando as informações na quase totalidade porque:
O meu telemovel não é pessoal, mas sim de trabalho. Quando me pedem o contacto é sempre o numero que forneço há anos.Inclusivé a minha Ac está á venda e tem lá este numero. Se receber maus telefonemas é um risco, quem não os recebeu até hoje? Mensagens que não sabemos de onde vêm, emails com virus, propaganda enganosa, etc....
Eu gostaria de ser ajudada, porque não ajudar?
Esta filosofia aplico fora do autocaravanismo. E o que custa fornecer a alguns colegas 100lt ou uma explicação sobre a area onde resido?
Quantas vezes nos meus passeios de fim-smn gostaria de poder estacionar num qualquer quintal sentindo-me mais segura.... Ou saber se é boa ideia pernoitar por ali, se naquela localidade há muitos assaltos ou não.
Boas viagens a todos
Pressler
pressler
 
Mensagens: 302
Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm
Localização: Arruda dos Vinhos

Mensagempor nelson » terça abr 01, 2008 12:31 pm

boa tarde
como sendo de vermoil ,posso afirmar que temos uma area para ac como todos sabem ,temos estancionamento para 10 ac no largo da feira dos sete , agua se faltar ali , temos ao pe da igreija nova, uma fonte com agua . o local e bastante calmo .
so para a noite nao faço ideia se e bem iluminado .
katamarano light 140cv
Avatar do Utilizador
nelson
 
Mensagens: 416
Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm
Localização: vermoil

Vamos construír uma rêde de "Paragens Amigas" ?

Mensagempor jorge santos » terça abr 01, 2008 1:44 pm

Boa Tarde Companheiros,
Já somos cinco!!!
Mário, Pressler, 748-2, Nelson. Dentro em breve vamos ter sôbre nós a Admin com o seu "bisturi". Para cortar o que estiver mal, para coser o necessário depois da operação.
Quantos "bytes" já representamos ?
Todos os "megas" aguardem por favor, não adiantem mais que aquilo que o Nelson faz. Quando tivermos o OK do Portal, certamente chegaremos aos GB.
Parabéns, minha senhora. Gostei, sem medos, sem papas na lingua...
Um abraço
Jorge Santos
Cascais
jorge santos
 
Mensagens: 138
Registado: domingo nov 27, 2005 3:49 pm

Mensagempor fluis » quarta abr 02, 2008 11:23 am

Boa tarde,

Vou dar a minha opinião pessoal sobre o assunto. Como é óbvio não veicula o CCPortugal. Uma eventual tomada de posição do CampingCarPortugal só poderá haver depois de ser discutido por todos os elementos da administração.

Considero a ideia “Vamos Construír uma Rede de "Paragens Amigas"?”, bastante interessante, tratando-se até de um conceito que eu já conheço à uns anos de outras áreas.
No fundo é construir uma base de dados, com contactos de pessoas que se mostrem disponíveis e a quem podemos recorrer em caso não só de paragem, mas de necessidade importante ou de alguma urgência.

A questão que se coloca, é a da sua implementação pratica, aqui no fórum facilmente a informação se dispersa, o tópico cai para o fundo.
Para colocação no portal tem que se ver de que modo se faz, quem o faz e qual e a disponibilidade da equipa.

De qualquer modo não se pode perder de vista os tempos recentes que têm sido conturbados, o que, quer se queira quer não, acaba por condicionar este tipo de iniciativas.

Perante isso, na minha opinião, o único contacto visível deveria ser o e-mail, preservando um pouco a privacidade das pessoas. Mas claro que, com isso, esta base de contactos só passaria a ter sentido para contactos com antecedência, perdendo o efeito desejado para uma situação de necessidade urgente.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Vamos construir uma Rede de "Paragens Amigas" ?

Mensagempor jorge santos » quarta abr 02, 2008 5:08 pm

Companheiros,

Um dos moderadores do Fórum já se pronunciou em seu nome pessoal, sôbre a ideia da criação de uma rede de Paragens Amigas. Fê-lo com a habitual "finesse" das chefias do Portal, alertando-nos para a insegurança da publicação de detalhes, melhor maneira de os concretizar e dificuldades que podemos advinhar.
Também não sou alheio que a Direcção enquanto realizadora do VI Encontro e gerenciadora do Fórum, aliadas às vidas familiares e profissionais, não lhes deixarão muito tempo disponível, para apreciar novos empreendimentos, antes de Maio ou Junho, senão mais tarde no ano.
Entretanto, sem prejuízo dos encargos acima, evitando-lhes ter de nos consultar, porque não os auxiliamos nós, fazendo à guisa de sondagem o nosso "feedback", por exemplo, concordando ou discordando com a meia dúzia de items que enumero:
1º-Enviar por e-mail pessoal a info@campingcarportugal.com identificando-se especificamente por uma destas formas:
Password de entrada no Fórum
Número de Bilhete de Identidade
Número de Carta de Condução
seguindo-se detalhes da zôna e pessoais como mencionado seriam: Coordenadas, Contacto, Vila, Cidade ou outros elementos.
[b]JÁ ESTÁ BEM DEFINIDO QUE NINGUÉM É OBRIGADO A PRESTAR QUAISQUER DETALHES COM OS QUAIS DISCORDE.
2º- Para a retirada de elementos, proceder-se-à da mesma forma.

a) Poderá parecer drástico, mas necessário, quando parte dos nossos detalhes, passarão, cêdo ou tarde ao conhecimento de muitos.
b) Vigiaremos, para que os nossos dados, não saíam do âmbito autocaravanista, ou aproveitados para fins inconfessos.
c) Por respeito mutúo e na solidariedade de quantos prestaram ou vão prestar informes das suas zônas, devemos lembrar a todos quantos se serviram do Fórum e dos conhecimentos dos companheiros, bem como dos futuros consultantes, que será uma boa regra, contribuír para o bem comum, tornando "Paragens Amigas" uma realidade.
Cumprimentos
Jorge Santos
Cascais.
jorge santos
 
Mensagens: 138
Registado: domingo nov 27, 2005 3:49 pm

Mensagempor pressler » quarta abr 02, 2008 6:22 pm

Boa tarde companheiros!

Recebi um email muita fixe!
Como eu disse neste topico que me sentia mais segura se podesse estacionar a minha AC em quintais em vez de pernoitar na rua....
Houve um companheiro que amavelmente me ofereceu o seu quintal para estacionar caso eu quisesse passar pela terra dele!!!
Claro que avisando com antecedencia!
Creio que isto é muito bom. A isto se chama companheirismo.
Quem me oferece um bocado do seu quintal não é obrigado a fazer-nos sala ou a ter que nos aturar, também não é obrigado a ter que fazer amizade connosco ou oferecer aquele cafézinho.Nem a levar-nos a passear lá pela terra fazendo de guia, apenas dar umas dicas.
Ofereceu o quintal e ponto final, vai á sua vida e eu não me meto nela.
Será que eu me estou a conseguir explicar?
Creio que o problema com os portugueses é mais de etiqueta e privacidade. Acreditam que se tiverem alguem no quintal têm que ser simpaticos, que as pessoas lhe vão bisbilhotar a vida, fazer barulho,sujar,etc. Se isso acontecer podem educadamente dizer ao dono da AC que não o querem mais lá!!! Poderia dizer :se nós formos bons autocaravanistas sabemos o nosso lugar no mundo!, mas prefiro dizer: se nós formos BOA GENTE sabemos o nosso lugar no mundo!!!!
No sabado deu na TV uma reportagem sobre o turismo de sofá. Para mim creio que não dava, sou moderna mas não tanto!
Mas tou cá para ajudar quem vier passear à terra das bruxas(Arruda dos Vinhos).E sei informar qual o melhor restaurante para se comer uma bela posta de bacalhau na brasa ou a bela costeleta de novilho.
Cumprimentos a todos
Pressler
pressler
 
Mensagens: 302
Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm
Localização: Arruda dos Vinhos

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quarta abr 02, 2008 10:55 pm

Companheira pressler, conheço esse bacalhau e essa costeleta desde que era miudo, vale mesmo a pena :wink:
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor Paulo » sexta abr 04, 2008 9:03 am

Bom dia,

Penso que estaremos todos de acordo, relativamente ao facto de que todos os dados que nos possam ajudar nas nossas rotas e paragens são uma mais valia.

Infelizmente, vivemos uma época em que a disponibilização de dados ou referências pessoais é utilizada com objectivos muito distintos daqueles que por aqui temos e partilhamos.

Parece-me que se decidirmos avançar com esta (boa!) ideia, deveremos limitar a mesma ao contacto por e-mail. Mesmo assim, todos os que disponibilizarem o seu e-mail ou referências como a sua morada, deverão estar conscientes de que esses dados podem ser utilizados por "estranhos" para outros fins que não sejam o do autocaravanismo.

Por favor, reflictam nisto.

Abraço.
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor Luis Almeida » sexta abr 04, 2008 9:59 am

Bom dia.

Também penso que será de evitar a divulgação de quaisquer dados pessoais que possam ir para além do nosso endereço de correio electrónico.

Certamente que nenhum de nós se recusará a esclarecer ou a dar uma informação sobre a zona onde residimos e para isso basta a indicação da nossa zona de residência, no nosso registo.
Depois, será apenas enviar uma mensagem pessoal ou e-mail.

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 72 visitantes