Criar um guia de locais geridos por particulares

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Criar um guia de locais geridos por particulares

Mensagempor vitorandrade » segunda mar 03, 2008 11:01 am

Caros companheiros há já algum tempo que tenho vindo a pensar na possibilidade de alargarmos a nossa estratégia de promoção do autocaravanismo aos particulares.

Como trabalho na área do desenvolvimento local tenho conhecido algumas coisas interessantes para visitarmos e com espaço para estacionamento. Esses locais nem sempre são públicos, estão muitas vezes na posse de pessoas individuais ou na de associações. Quando lhes falo no AC como forma de rentabilizar os investimentos feitos, pois este tipo de turismo não necessita de estruturas de alojamento sempre demonstram interesse em saber o que é isso do AC.

Penso ser estratégico para nós trazê-los para o nosso lado e uma das maneiras de o fazer era criar um espaço no forum que os promovesse.

Trazer para o nosso lado a rede de ADLs (associações de desenvolvimento local) seria ouro sobre azul.

Estou à disposição da administração CCP para realizar contactos.

Um abraço
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Mensagempor Pluma Vermelhinho » segunda mar 03, 2008 12:22 pm

Julgo ser uma ideia interessante e a explorar. Existem muitas infra-estruturas que teem, por exemplo, bons parques de estacionamento. Bastaria a tolerancia dos proprietários, quiçá em troca de um pagamento modesto, para podermos lá estacionar sossegados, respeitando obviamente as regras de ouro que já todos conhecemos. Poderei dar um exemplo pratico, pois a Herdade do Esporão, junto a Reguengos de Monsaraz, permite a quem peça, o favor de lá pernoitar. Sempre é uma maneira de ganharmos sossego e as entidades fazerem mais negócio.
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor kunha » segunda mar 03, 2008 5:49 pm

Boa tarde a todos
A ASANDAC - Associação da Andaluzia de Autocaravas,
em Setembro do ano passado fez em acordo com um grupo gasolineiro. O acordo é todos os postos de combustiveis,
ficarem apetrechados com areas de serviços para autocaravanas.

Porque não exprimentar algo do género em Portugal,
pois ainda há poucas autarquias sensibilizadas para o turismo itinerante. Então que seja a iniciativa privada, em acordo com os representantes do autocaravanismo.

Para se saber mais desta noticia
click no endereço seguinte:

http://www.agla.es/asandac.php
Avatar do Utilizador
kunha
 
Mensagens: 95
Registado: quarta jul 11, 2007 1:56 pm
Localização: Benavente

Mensagempor Luis Agostinho » segunda mar 03, 2008 11:41 pm

Boa noite,

Penso que em França (onde é que havia de ser?) :wink: existe uma fórmula a que eles chamam "France Passion"? que é exactamente os proprietários de quintas abrirem as portas para receberem um nº limitado de AC,s. Além de venderem os produtos regionais (terroir) permitem a pernoita em locais lindissimos. Não estão providos de despejos seja de que natureza fôr mas permitem o abastecimento de água. Existe um mapa de localizações de quintas ou palácios, óbviamente terá o seu interesse comercial já que eles "impingem" os produtos que produzem, mas grosso modo funciona quase como turismo de habitação. Há uns anos atrás tentei convencer um irmão meu a criar algo do género na zona de Viseu numa quinta que ele possui...mas infelizmente não se mostrou muito receptivo.
Mas nós os portugueses somos muito ciosos da nossa privacidade, e por vezes é dificil convencer alguém a fazer algo do género...nem que fôsse forma de rentabilizar um espaço que não produz nada.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor Aleluia » terça mar 04, 2008 12:27 am

Companheiro Victorandrade;

Penso que a ideia que apresentou, é extremamente valida e interessante.

Não sei, mas penso que a administração do CCP, verá com bons olhos, esta opertunidade.

Saudações;
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Mensagempor Mario » terça mar 04, 2008 5:07 pm

Olá Victor Andrade e restantes companheiros.

Conforme já foi referido esta ideia do companheiro Victor,é interessante.

Tudo o que seja um trabalho envolvente em que o objectivo seja o desenvolvimento da actividade de forma integrada é positivo.

O companheiro Luís Agostinho exemplificou na perfeição com o que de melhor se faz por terras gaulesas,tudo tem um principio,Victor não deixes a tua ideia em águas mornas :wink:
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

vitor

Mensagempor decarvalho » terça mar 04, 2008 9:48 pm

Meu caro Vitor,
e boas noites ACs

sobre a rede rural france passion ver www.france-passion.com

ver tambem uma outra rede similar...d´hotes
http://camping-caravanismo-e-autocarava ... ta-em.html
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor vitorandrade » terça mar 04, 2008 11:17 pm

É evidente que conheço França não só como AC mas também como participante em projectos de desenvolvimento social do FSE.

Também reconheço que França neste domínio é um mundo à parte, pelo menos para nós portugueses. Mas se quisermos fazer algum caminho teremos também nós ACs de começar a procurar aliados noutros sectores da sociedade. Para isso teremos de forçosamente sair do círculo vicioso onde tradicionalmente nos movimentamos com são os eventos e feiras ligadas ao AC.

Teremos de encontrar pessoas a quem este tipo de turismo possa vir a interessar, mas como também eles se fecham nos seus círculos de interesses o que existe é todo um desconhecimento doutras possibilidades.

Para ir fazendo caminho proponho que nós, pessoal das AC comecemos a pensar em participar num evento organizado pela animar http://www.animar-dl.pt denominado Manifesta que neste momento ainda não tem data nem lugar marcados.

Entretanto poderei dentro desta organização ir preparando terreno para a nossa participação. Não posso é ficar sózinho nisto.

Um abraço
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Mensagempor Nuno Pires » terça mar 04, 2008 11:24 pm

Boa noite.
Ajuda acho que por aqui não vai faltar, muito menos ficar sozinho em algum projecto.
Diga o que precisa que com certeza vai receber apoios.
O mal destas coisas é começar, agora já é tarde para voltar a trás.


http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Avatar do Utilizador
Nuno Pires
 
Mensagens: 1553
Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am
Localização: Camarões/Sintra

Mensagempor Luis Agostinho » terça mar 04, 2008 11:46 pm

Boa noite a todos,

Vitor Andrade, acho que tôdos nós só estamos á espera que nos digam onde sômos precisos, se nos unirmos por um determinado objectivo acho que as coisas começam a andar, só temos é de nos sentir motivados por algo.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor zejorge » quarta mar 05, 2008 4:06 pm

Boa tarde :

Em relação ao post do companheiro Vitor Andrade, eu serei uma das pessoas a que esta modalidade poderá vir a interessar.
Assim sendo, dê-me algumas dicas para que eu entenda melhor como se desenvolve esse projecto, porque não gostaria de perder as oportunidades só pelo facto de me "fechar".

Cumprimentos
zejorge
 
Mensagens: 276
Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm
Localização: Montalvo-Constância

Mensagempor Paulo » quarta mar 05, 2008 10:38 pm

Vitor,

Esta iniciativa tem todo o interesse, pelo que certamente iremos ajudar à concretização da mesma.

Irei contactar-te, para que possamos alinhar ideias, e ver a melhor forma de iniciarmos o processo.

Felizmente que temos aqui vários companheiros que se disponibilizaram para colaborar, pois estas iniciativas implicam sempre algum trabalho e eventualmente deslocações. Para isso, nada como aproveitar os fins-de-semana, aliando-se o útil ao agradável.

Muito obrigado.
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

privados

Mensagempor decarvalho » sábado mar 08, 2008 8:39 pm

Ora vivam

Mais uma achega...há em Italia uma organizaçao similar a France Passion
ver no excelente site italiano e clicar em SHOP
http://www.caravanecamper.net/

a stop green ver em GREEN STOP 24
La guida presenta 185 aziende agricole, dislocate in tutta Italia, che offrono la sosta gratuita per 24 ore a camper e caravan; ne elenca la tipologia di produzione e i servizi offerti, fornendo le indicazioni in quattro lingue ( italiano, inglese, francese e tedesco) relative al percorso per raggiungerle.
Prezzo 18,00 euro + spese di spedizione 6,60 euro

Em Portugal a rede do turismo de habitação e as quintas vinicolas poderiam ser os interlocutores naturais desta ideia para alem dos outros aqui ja mencionados
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor vitorandrade » segunda mar 10, 2008 10:44 am

Bom dia

Tenho estado desligado do forum, mas continuei os contactos.
A ideia está lançada e tudo faremos para a levar por diante.

Também é sempre gratificante sentir que há de outros a disponibilidade e interesse em participar.

Como disse desde o início é para nós Acs estratégico quebrarmos o círculo fechado em que temos funcionado e daí a parceria proposta. Isso proporcionaria-nos ter acesso a mais informação e trazer para a nossa causa outros interlucotores.

Neste momento temos que encontrar uma base operacional em que possa assentar o trabalho.
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Criar Guia de Locais Geridos por Particulares (LGP)

Mensagempor jorge santos » segunda mar 10, 2008 4:32 pm

Prezado Companheiro Vitor Andrade,
Creio ter interpretado bem a sua ideia. Apesar de similitudes, não é
inteiramente os modêlos francês e italiano.
Cumprimento-o por êste ser um modêlo único, e pelo que vai requerer
de esfôrço, como os outros companheiros, quero secundá-lo.
Convém não esquecer, assegurando, quer a particulares, associações ou
orgãos oficiais, que a fiscalidade (impostos) será compensada pelo
contributo dos A/C's fruidores dos espaços disponibilizados.
Um abraço.
Jorge Santos
Cascais
jorge santos
 
Mensagens: 138
Registado: domingo nov 27, 2005 3:49 pm


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 66 visitantes