Histórias sobre multas e advertências

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Histórias sobre multas e advertências

Mensagempor Paulo » quarta jan 09, 2008 12:09 am

Penso que seria interessante deixarmos aqui alguns testemunhos sobre situações que nos tenham acontecido, envolvendo as autoridades, por termos as nossas ACs (bem!) estacionadas.

Diz-se muito, na generalidade, mas conhecem-se poucos casos concretos, especialmente aqueles em que o diálogo não resolveu a situação.

Pela minha parte, posso relatar uma situação em que tinha a minha AC, bem estacionada, em Vila Real de Sto António, perto da antiga estação da CP (zona da fronteira).

A minha esposa foi a Espanha, de barco, e eu optei por ficar na AC. Não tardaram 5 minutos, estava eu sentado no banco do condutor, envolvido numa leitura, quando sou abordado por dois agentes da PSP. Não me solicitaram a identificação nem outros documentos, nem sequer sairam da carrinha em que se faziam transportar. Pararam junto à minha AC e o agente que seguia no banco do pendura indicou-me prontamente que não podia estar naquele local, dado que "as caravanas devem acampar no Parque de Campismo".

Dei-lhe toda a razão, mas esclareci que o veículo em questão era uma "autocaravana", veículo ligeiro, devidamente estacionado, pelo que permaneceria naquele local até que a minha esposa voltasse de Espanha. O agente não mostrou muito bom ar e reforçou a sua ideia. Educadamente, repeti a minha anterior resposta, e os agentes cruzaram olhares e afastaram-se.

A espera pela minha esposa durou mais de 2h, tendo contado com a passagem da mesma viatura junto da minha AC, todos os 15 minutos, mas sem mais diálogo.

Esta cidade é conhecida por este tipo de situação, inclusive no estrangeiro, pois a revista Camping-Car Magazine adverte numa das suas edições para a antipatia dos agentes da polícia de V.R.S.A., relativamente aos autocaravanistas.

Em minha opinião, esta situação é típica na generalidade dos locais em que há campings na zona. Neste caso temos um municipal….
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor fluis » quarta jan 09, 2008 3:34 pm

Boa tarde,

Tema interessante que tu trazes aqui. Não tenho (felizmente) nenhuma história na primeira pessoa para contar aqui. Já estive nalguns lugares onde as AC’s são de facto “persona não grata”, como a Nazaré e algumas zonas do Algarve, no entanto em nenhuma delas tive qualquer problema com agentes da autoridade.

De qualquer modo aguardo impacientemente relatos de outros companheiros.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor Paisersky » quinta jan 10, 2008 7:03 pm

Companheiros

A mim aconteceu-me este verão em Ponte de Lima.Quando lá chguei por volta das 5 da tarde dei umas voltas á procura de lugar para estacionar,fui passando de um lado para o outro e sem saber fui parar ao outro lado do rio Lima através de uma ponte.Dei mais umas voltas,ainda do outro lado e fui parar a uma zona muito bem aranjada,mas assim que parei vi logo uma placa de estacionamento proibido.Arranquei e voltei ao primeiro lugar e depois de mais umas voltas fui parar ao sítio da feira,amplo,espaçoso,vazio e onde já estavam 2 AC,s.Parei, arrumei as coisas para ficar e meti conversa com um companheiro que passado algum tempo me disse que costuma ficar muitas vezer ali e que nunca teve problema.Passada a noite com tranquilidade e depois do peq.almoço tomado fomos passear para conhecer a cidade.Chegada a hora de almoço a minha mulher sugeriu que fossemos comer o famoso sarrabulho;e assim fizemos e que muito bem nos soube.Pior foi quando cheguei á AC e vi que tinha um " escrito" no pára-brisas;imaginem como fiquei,pois aquele enorme descampado estava vazio completamente só lá estando eu e o outro companheiro que me tinha dito no dia anterior que não havia problema.Deitei fora o " escrito" e fui á minha vida e até hoje nada.Mas vejam o desplante a que chegam as camaras municipais que mesmo em sítios completamente grandes e vazios têm a pouca vergonha de nos autuar,mesmo não sabendo se eu lá dormi ou não.Uma pouca vergonha que temos por cobro.Felizmente foi a única embora eu seja um principiante nestas andanças.

Cumprimentos e vão devagar para gastar pouco.

Ernesto Pais
Paisersky
 
Mensagens: 31
Registado: domingo nov 11, 2007 6:52 pm
Localização: Loures

ponte de lima

Mensagempor decarvalho » quinta jan 10, 2008 9:33 pm

VIVAM.................Acs e caravanistas leitores...

em primeira pessoa e sobre ponte de lima a minha experiencia por duas vezes é excelente...
numa tarde (ponte de 1 de Maio de 2006) estacionei a Ac na zona da praia fluvial porque os sinais de proibiçao nao referiam autocaravanas, mas so caravanas e tendas...deu para visitar a vila (ou cidade)

mais recentemente, dia 3 de Janeiro de 2007, pernoitei no mesmo local com um companheiro de viagem na sua AC, junto a ponte e desta vez com outros sinais...que alem do boneco de uma tenda e de uma caravana associavam a proibição a expressao autocaravanas...nao tive problema algum...apesar de ter circulado uma viatura policial pela av. marginal de ponte de lima... e sem problemas de consciencia pois tais isnais inexistentes no codigo da estrada, sao ilegais de acordo com um comunicado da GNR que esta divulgao entre outros locais no site do CPA

foto desses sinais pode-se ver na cronica
http://camping-caravanismo-e-autocarava ... no-de.html

fica tambem uma foto do amanhecer no local...entre brumas matinais

Imagem
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor seco » quinta jan 10, 2008 11:35 pm

Boa noite

Para mim Ponte de Lima está proscrita como Mafra.
Exactamente onde o decarvalho refere e em face do sinal (ilegal ou não) acatei a indicação e só arranjei local para estacionar junto ao mercado abastecedor.... a uma distancia apreciável e sem transportes colectivos.
Se o sinal lá está é porque não somos bem vindos.
Então o sarrabulho, as delícias pasteleiras e os belos objectos em ouro e filigrana das muitas ourivesarias, ficaram para os limianos e o seu exmo presidente pois nem de carro lá voltarei a parar.
Se não posso em AC nem merecem que pare de outra maneira!
Radical....
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Re: Histórias sobre multas e advertências

Mensagempor Teresa » quarta fev 20, 2008 4:58 pm

Paulo Escreveu:
Diz-se muito, na generalidade, mas conhecem-se poucos casos concretos, especialmente aqueles em que o diálogo não resolveu a situação.



Felizmente não tenho qualquer testemunho para deixar.

A Ausência de testemunhos da parte dos restantes companheiros,leva-me a concluir que não existem muitas situações problemáticas,o que já se poderá considerar muito positivo

:arrow: Das duas uma,ou não existe a dita"perseguição" aos Autocaravanistas,que tantas vezes ouvimos reclamar ,ou na verdade todos nós adoptamos um comportamento exemplar,evitando assim o confronto com situações que nos poderiam causar algum mau estar.

Presumo que seguindo "As Regras de Ouro"do Autocaravanismo ,jamais seremos "sancionados" :roll:
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

multas

Mensagempor artur castro » quarta fev 27, 2008 5:42 pm

aqui vai sobre o assunto:
em fins de agosto de 2007 estive estacionado na quarteira uns dias, no dia 31 pelas 23h apareceu a guarda com um aparato tipo asae.
estavam ali umas 15 autocaravanas (terreno entre o mercado de peixe de quart. e vilamoura, em frente ao mar, sem qualquer sinalização de interdição)pois bem; a polícia identificou toda a gente tirou fotogafias e levantou um auto de contra ordenaçºao a todos.
já este ano recebi uma carta da câmara de loulé para apresentar defesa em 45 dias pois estava sujeito a coima de 150 a 200 euros.
já apresentei a defesa e agora estou à espera do resultado.


cumprimentos

a.castro
artur castro
 
Mensagens: 2
Registado: sexta jan 18, 2008 3:58 pm
Localização: braga

Mensagempor seco » quarta fev 27, 2008 9:00 pm

Boa Noite

As fotos foram tiradas em Buarcos, frente à Tamargueira. Palavras para quê?

Imagem

Imagem
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor nelson » quinta fev 28, 2008 5:39 pm

boa tarde seco.
aqui parece que se pode estancionar com uma ac ,mas nao fazer caravanismo nem camping , com isto dizer nao tirar cadeiras ou outros objectos para fora ,parece-me normal:
katamarano light 140cv
Avatar do Utilizador
nelson
 
Mensagens: 416
Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm
Localização: vermoil

Mensagempor easy rider » quinta fev 28, 2008 10:35 pm

Companheiro Seco,
Não poderemos ser injustos com a Figueira da Foz, uma vez que no parque à beira rio entre a estação e o Casino estacionam e pernoitam muitas autocaravanas, e que eu saiba sem restrições. Nomeadamente aos fins de semana, pernoitam lá dezenas de autocaravanas. Já lá tenho passado alguns fins de semana tanto de Verão como de Inverno, e é com alguma tristeza que vejo alguns "autocaravanistas" a fazerem o seu churrasco ao lado da autocaravana, mesas e cadeiras fora. Não estariam melhor num parque de campismo? Será que é para economisar 10 ou 15 euros?
E até sabe bem ir até Buarcos a pé para ganhar apetite para o almoço.
Provavelmente até seria bom que a Câmara construisse uma infraestutura de apoio e cobrasse um valor diário para o estacionamento das autocaravanas.
Easy Rider

Benimar Anthus LG
Porto/Portugal
Avatar do Utilizador
easy rider
 
Mensagens: 45
Registado: terça nov 28, 2006 5:50 pm
Localização: Porto

Mensagempor Paisersky » sexta fev 29, 2008 6:56 pm

Companheiros

É verdade que na Figueira nunca ninguém se meteu comigo e eu tenho andado por lá diversas vezes,e sempre que lá vou encontro várias dezenas de companheiros.Realmente uma infra estrutura de raíz para nós era um autêntico euromilhões.Em relação ás cadeiras e mesas alguém se convence que alguma vez será diferente?É uma questão de educação e a esse respeito já sabemos como somos...

Cumprimentos e vão devagar para gastar pouco

Ernesto Pais
Paisersky
 
Mensagens: 31
Registado: domingo nov 11, 2007 6:52 pm
Localização: Loures

Mensagempor Luis Almeida » segunda mar 03, 2008 9:57 am

Bom dia!

Infelizmente assim é, companheiro Paisersky.

Ainda no passado fim de semana, pude presenciar o que se passa na barragem do Pego do Altar, onde se juntam várias dezenas de autocaravanas.

Se num primeiro parque logo à entrada da zona do paredão o estacionamento estava feito com toda a correcção, já no largo a seguir a anarquia era quase total.

Ontem à tarde, talvez incentivados pelo derby do final do dia, vivia-se um ambiente lamentavelmente indescritível, com exposição de mesas, cadeiras, toldos e fogareiros.

Os curiosos que íam de carro até à barragem, olhavam para todo este espectáculo com um ar misto de surpresa e indignação.

Infelizmente, e apesar da maioria das ACs serem estrangeiras, predominantemente holandesas e alemãs, eram as ACs portuguesas as principais protagonistas deste espectáculo.

É mesmo uma questão de mentalidade, sem qualquer dúvida.

Vamos ver durante quanto tempo o Município de Alcácer vai consentir este "acampamento" num local tão espectacular e com boas condições para receber o turismo itinerante.

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Mensagempor Luis Camelo » segunda mar 03, 2008 2:46 pm

Olá companheiros

Para já não tem havido problemas na Figueira da Foz, pois este estacionamento, pertence ao porto da Figueira, pois aqui só a policia marítima, a mando da administração do porto, é que nos mandará embora.
Mas com este descalabro que se vê por lá já não o que se possa passar:?:
Em relação a mim, à 3 anos, na praia da Manta Rota, naquele enorme estacionamento, vazio, às 20h, estava eu e surfista italiano parados, chegou um carro da GNR e o condutor, sem sair do carro, mandou-nos embora, eu vim mas ele não ligou nenhum.
Um Abraço

Porcina e Luis Camelo
Challenger G36
Avatar do Utilizador
Luis Camelo
 
Mensagens: 249
Registado: terça nov 15, 2005 11:06 pm
Localização: Leça da Palmeira

Mensagempor Aleluia » terça mar 04, 2008 12:48 am

Boa noite, companheiro Luis Camelo;

Por acaso, este fim de semana estive na Manta Rota, onde estavam umas dezenas de Autocaravanas, principalmente estrangeiras, bem ordenadas, sem espectáculos degradantes.

Dei por passar o carro da GNR, várias vezes, mas só fazia a ronda, felizmente.

Saudações;
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Mensagempor Luis Camelo » terça mar 04, 2008 12:32 pm

Olá Aleluia

Bom sinal :lol: , ou será por serem estrangeiros :?: se no meio estivesse algum Português, talvez fosse diferente.
Mas ainda o mais engraçado, é que no acesso ao parque estavam os africanos, a vender as suas tralhas, a urinar contra as as paredes, dormir nos carros e no chão, a eles nada foi dito.
Um Abraço

Porcina e Luis Camelo
Challenger G36
Avatar do Utilizador
Luis Camelo
 
Mensagens: 249
Registado: terça nov 15, 2005 11:06 pm
Localização: Leça da Palmeira

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 70 visitantes