Custos

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Custos

Mensagempor snowcat » quinta dez 13, 2007 9:24 pm

Custos

Este assunto não é muito abordado provavelmente por sentirem que é do foro particular.

No entanto eu defendo que deve ser debatido porque a todos interessa.

A questão é . Quanto custa a diária de um autocaravanista?


Cenário A para 5 dias de viagem

Viajante sozinho
1. Deslocações em Portugal
2. Média diária de Kms = 200 (considero aqui que todos os dias se viaja)
3. Pagamento nos 5 dias de 2 portagens
4. 1 refeição diária em restaurante
5. 1 dia de pernoita em parque de campismo (em 5 dias)

Vamos aos custos diários:

Ponto 2.
Consumo de 10.5litros de diesel ao 100km (custo diesel 1.2 Euros/litro)
Para 200kms temos 21 litros de diesel x 1.2 Euros = 25.2 Euros

Ponto 3.
Duas portagens em 5 dias. 25 Euros
Custo diário de portagem 25:5 = 5 Euros

Ponto 4.
Almoçar diáriamente em restaurante 1 pessoa = 12 Euros

Ponto 5.
Em 5 dias pernoitar apenas 1 dia em Parque
Custo de um dia 10 Euros
Custo diário 10Euros/5dias = 2 Euros

Custo total diário = 25.2+5+12+2=44.2 Euros /dia

(percorrendo menos Kms e comendo um pouco mais barato fico-me nos 40Euros/dia)

Está caro??. Vejam que não entro em amortizações, desgaste, compras de géneros etc etc.


Existem muitos outros cenários, como viajar em família, fazer todas as refeições a bordo, andar sempre em AE, viajar pelo estrangeiro mas aqui não tenho experiência, no entanto gostava de fazer orçamento para deslocação em Espanha.
Quem me dá dados?

Obrigado
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
snowcat
 
Mensagens: 19
Registado: sábado Oct 13, 2007 12:27 pm
Localização: Carcavelos

Mensagempor Mario » quinta dez 13, 2007 10:04 pm

Naturalmente que este assunto relativo a custos de viagem há alguns que são incontornáveis, um dos que merece maior destaque é obviamente o consumo de combustível quanto aos restantes lá diz o ditado popular "cada um come do que gosta".
Consulta os links neles está contida informação com algum pormenor sobre custos .

http://www.campingcarportugal.com/relat ... ca2007.htm

http://www.campingcarportugal.com/relat ... ia2007.htm
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor Paulo » quinta dez 13, 2007 10:22 pm

Este assunto é muito interessante e mostra um lado real que muitas vezes é deturpado, propositadamente, para dar má imagem do autocaravanista, ou pelo menos para passar uma mensagem de "visitante sem interesse", quando todos sabemos que somos TURISTAS interessantes para a economia local das localidades que visitamos.

O autocaravanista é um turista que consome equitativamente a todos os outros, pois frequenta o comércio local, os monumentos, os restaurantes, os cafés, etc. A única diferença é que em vez de entregarmos o valor do alojamento e refeições antecipadamente …não o fazemos.

Relativamente ao estrangeiro, posso dizer que as AE de França têm valores de portagem similares aos portugueses. No entanto, conseguimos percorrer Espanha até quase à Catalunha (Valência), pelas “autovias” sem pagar.

Parabéns pelo tema, snowcat!
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor jpaulo » sexta dez 14, 2007 5:49 pm

Boas tardes companheiros.
penso que o companheiro que está a fazer contas um pouco em cima do joelho, perdo-me a expressão, então as despesas fixas, a desvalorização,já não contando com os imprevistos.Só o valor dos juros do investimento daria para passar uma semana num 5 estrelas.
Portanto este tipo de turismo é bastante dispendioso, agora é tudo uma questão de gosto.
jpaulo
 
Mensagens: 81
Registado: domingo ago 05, 2007 10:37 pm
Localização: pedome

Mensagempor Mario » sexta dez 14, 2007 7:08 pm

Meu caro jpaulo não pretendo rebater o essencial da tua intervenção,apenas acrescentar mais algumas considerações vejamos;
A desvalorização de uma ac ou av e bem menor que a verificada nos comuns veículos de passageiros,em relação ás despesas exceptuando algum incremento no consumo de combustível até se podem considerar similares,sobre o investimento tudo neste mundo é relativo,tenho aqui vizinhos que usam carros no dia a dia que custam seguramente o dobro de uma ac de gama média,claro que sobre os prazeres que uma ac proporciona não vou falar são segredo ,se não sabem o que é um segredo podemos caracteriza-lo como alguma coisa que se diz a toda a gente mas pede-se para não dizer a ninguém, isto para afirmar de uma forma divertida aquilo que todos os autocaravanistas sabem que se resume no gosto muito especial que o usufruto de uma ac proporciona já se falou disso milhares de vezes aqui no fórum não e necessário voltar a referi-lo para os mais cépticos apenas uma afirmação experimentem :!:
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

custos

Mensagempor decarvalho » sexta dez 14, 2007 8:03 pm

boas....noites
em especial ao snowcat que levantou o tema!

(veja (m), e os demais interessados e se o entenderem, estes textos sobre este tema especifico:

- http://camping-caravanismo-e-autocarava ... or-de.html
- http://camping-caravanismo-e-autocarava ... ia-em.html
- http://camping-caravanismo-e-autocarava ... s-456.html

A questao dos custos é muito interessante , e de facto esta ausente sistematicamente nao apenas dos forum mas acima de tudo dos relatos de viagem, certamente por pudor. Mas o que interessa nem é a ostentação, nem a vergonha da poupança sovina, mas a verdade dos factos.

pessoalmente, nos meus relatos de viagem (ha dois neste portal) refiro quase sempre preços e ate dicas sobre estes seja no Pais, seja no estrangeiro.

Uma coisa sao os custos permanentes, outros custos rolantes, e estes dependem necessariamente de habitos (por ex portagens) e de km percorridos, sempre a subir indexadamente ao preço dos combustiveis. Outra coisa ainda sao custos per capita... 4 pessoas sai por pessoa mais barato que 2 pessoas excatamente na mesma viagem...pois ha encargos gerais que num caso se dividem por 4 e no outro caso apenas por dois...(mesmo a contar que custos de refeiçao e eventualmente de camping sao agravados)

Agora como o tema é indispensavel para os iniciados e indecisos, era interessante, espcialmente a proposito de relatos de viagem, generalizar-se a practica de divulgaçao de custos...rolantes, pois cada caso é um caso concreto, e em funçao de cada viagem, cada um sabendo dos custos dos outros melhor ajuizará quanto gasta....

Em sintese....a minha experiencia é de gastos medios minimos por casal de 100 euros/dia rolantes, no estrangeiro. No país, com distancias mais curtas esta média pode baixar.

quanto aos custos permanentes, claro que depende do valor da AC a amortizar..se nova se usada, sendo certo que no caso de usados a amortizaçao ate pode ser negativa , isto é menos de zero, pois pode-se em certas circunstancias revender uma Ac comprada usada, por mais do que custou...foi o que ja me aconteceu...e ainda se podem fazer contas a amortizaçao bruta por dia rolante...ou seja quanto mais andar menos custa, pois se menos andar, cada dia rolante sofre uma sobrecarga enorme....

enfim, cada cabeça sua sentença, mas o certo é que por principio ha um valor de rendimento do autocaravanista que não tem preço, nem pode ser quantificado e que é a mais valia de felicidade e satisfação pelo uso deste tipo de turismo...Aqui, por se tratar de uma paixão, não há criterios quantitativos que se possam exprimir por formulas...só a palavra ENORME GOZO, pode exprimir alguma cosia de perceptivel....

Ora não digo mais, senao exprimir a todos votos de BF e bom ano de 2008, com boas voltas e reviravoltas....sem stress!
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Teresa » sexta dez 14, 2007 9:14 pm

Depois de lidas algumas considerações aqui expressas em open source :lol: :lol: não me parece que a determinante para aquisição de uma autocaravana no geral esteja indexada aos custos de utilização,naturalmente que os limites dos montantes a disponibilizar serão tão diferentes como o leque de utilizadores de autocaravana no entanto a máxima liberdade será o factor que se destaca :wink:
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 61 visitantes