Debate sobre Pequenos clubes e Entidades

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Mensagempor Paulo » domingo nov 07, 2010 10:12 pm

Caríssimos amigos,

Seria bom fazermos um ponto de situação relativamente ao tem sido referido/opinado, pois o assunto "divergiu" em dois caminhos distintos:

1º - Esclarecer, se possível, se um dos elementos que participou/participa nas actividades do ONGA mantém a sua posição relativa ao estacionamento (habitado ou não) das autocaravanas. A referida posição do Presidente da AECAMP é aqui ventilada com base no que é publicado pela comunicação social e que pode ser lido nos seguintes links, em duas linguas, e redigido por dois autores e publicações distintas, pelo que me parece claro que possamos poderemos descartar a teoria da deturpada transposição da entrevista para o texto jornalístico.

http://www.barlavento.pt/index.php/noticia?id=39399

http://www.algarveresident.com/story.asp?ID=35712

2º - Colocou-se na mesa a problemática de quais os grupos que devem assumir as acções ligadas ao trabalho institucional. Entendi, pelo exposto, que esta questão foi colocada para acções que envolvam decisões globais e quando estão presentes contactos ao mais alto nível (deputados, incentivos a legislação, etc).

Sobre o primeiro ponto, tal como referi, não me senti com as dúvidas resolvidas, pois não há uma resposta directa sobre este assunto. Entendo que assim seja, pois não estamos a solicitar o esclarecimento ao elemento que divulgou a sua posição através da imprensa. De qualquer modo, considero que a assembleia em análise deveria ter esclarecido esta questão inequivocamente, pois é um ponto basilar para o entendimento do Turismo Itinerante em Autocaravana e que se estiver em estado de dúvida pode no futuro implicar rumos indesejáveis para esta actividade.

Sobre o segundo ponto, sou de opinião que deverá haver uma articulação entre as entidades que lutam pelo reconhecimento institucional, quando as acções são efectuas em representação de todo o colectivo (concepção de Leis, divulgação de posições globais, etc).
No entanto, em Portugal não se tem conseguido uma organização mínima entre as várias associações, o que é lamentável.

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor GOLFINHO » domingo nov 07, 2010 11:04 pm

Caro Decarvalho

Não posso ficar indiferente ao que tem sido escrito.
Tem toda a razão nas suas afirmações sobre os direitos e deveres institucionais, bem como sobre as raras excepções em que os Portugueses se ergueram contra as injustiças.
Se é verdade que nas Associações, Clubes, Federações nos podemos fazer"ouvir" e "representar" quando nos deixam, não é por isso que os movimentos de cidadãos independentes sejam menos importantes.
É pois este movimento de cidadania, que também nos faz respirar"ar fresco".
Vá em frente Decarvalho

um Abraço
GOLFINHO

Registado: domingo jun 07, 2009 10:01 pm

Mensagempor RicSimoes » segunda nov 08, 2010 3:19 pm

Boa tarde Companheiros,

Na minha opinião os Clubes servem para, efectivamente, responderem pelos interesses dos autocaravanistas, e nós, enquanto pessoas singulares, se quisermos ajudar, podemos começar por filiar-nos num clube legal para e só a partir daí poder apresentar alternativas.

Estamos a correr o risco de todos os CAMR (Clube Autocaravanista da Minha Rua) que existem comecem a deliberar ideias sem não se chegar a porto nenhum e passar uma imagem de que não passamos "somente" de um grupo de amigos com um gosto comum e assim, parece-me que não chegamos lá.
Os movimentos de todos os cidadãos são importantes mas quando no seu devido lugar.

Senão, que se extingam os clubes e seus dirigentes, que se extingam os governos e todos os seus partidos e voltaremos a viver sem Rei nem ROCK.

um forte abraço
RicSimoes
RicSimoes

Registado: sexta set 18, 2009 11:34 pm

Mensagempor GOLFINHO » segunda nov 08, 2010 11:11 pm

Companheiro RicSimões

Sem querer ferir susceptibilidades, não posso estar de acordo consigo.

Um "movimento" de cidadania , nasce da necessidade de Autocaravanistas poderem exprimir livremente a sua opinião e colaboração positiva. Por vezes, o estar ligado a um clube que lhe chama"legal" pode não ser a melhor solução.
Como sabe cada clube, gere-se por interesses regionais, locais e nem sempre os seus dirigentes podem estar em sintonia.
É na coexistência pacífica de várias opiniões que se pode chegar a construir aquilo que falta" união ".
Não obriguem aqueles que são livres e não gostam de pertencer a uma determinada "cor" a perder a sua "liberdade".

Respeitemo-nos.

Bem Haja
GOLFINHO

Mensagempor alexandrechora » segunda nov 08, 2010 11:31 pm

Companheiros,
Companheiro Golfinho, faço minhas as suas palavras, fico satisfeito que existem companheiros que se identificam com aquilo que acredito....

Na minha expriência de vida, consigo exercer o meu direito e as minhas obrigações de cidadania, sendo apenas um cidadão...
Cumprimentos a todos
Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor RicSimoes » terça nov 09, 2010 5:21 pm

Boas Companheiro Golfinho e demais companheiros

Aqui não se trata de ferir susceptibilidades, não se trata de movimentos de cidadania (que estes, cada um responde por si e tenho visto muito boa gente que para aqui vem pregar e depois esquece-se que cidadania começa por "CI", não se trata de obrigar alguém a fazer o que quer que seja, trata-se sim de melhorar e elevar o nome do AUTOCARAVANISMO em PORTUGAL, por isso parece-me que existe por aqui alguns equivocos de intrepretação.

O que aqui está em causa é exactamente o seguinte:

Se já existem entidades LEGAIS (entenda-se por LEGAL todas as entidades que tenham efectuado a sua escritura de constituição de Associação, que contenham estatutos pré aprovados em Assembleia pelos sócios, que tenha um corpo de orgãos sociais e que possam passar recibos e que não tenham fins lucrativos) para tratar dos problemas dos autocaravanistas, porquê a formação de grupos para dividir ou para obstruir o trabalho que está a ser feito?!
Se querem ajudar, constituam um clube em que os autocaravanistas acreditem (podem verificar isso pelo nº de associados) - quem acredita ASSOCIA-SE- .
Se se organiza reuniões entre amigos e conhecidos para resolver os problemas do Autocaravanismo em Portugal não me parece o melhor caminho, considero um desrespeito a todos os Clubes e seus associados, (por isso interrogo-me: Quem está a tentar mandar em quem?)
Parece-me que quem está a tentar obrigar alguém a alguma coisa não são os Clubes, certo?

Todos podemos e devemos exprimir a nossa opinião e colaboração positiva.
E como é que o fazemos?:
Associando-nos a CLUBES LEGAIS e Participando nas Assembleias dos Clubes LEGAIS, é essa a finalidade das Assembleias - EXPRESSÂO/DEBATE de opiniões e colaborações positivas, só assim com cinergias deste genero conseguimos alguma coisa.

Se acham que conseguem mudar a situação do Autocaravanismo apenas a exercer os nossos direitos e DEVERES sendo apenas cidadãos, então vamos começar a rumar cada um para seu lado, já diz o ditado, "EM MESA ONDE NÃO HÁ PÃO, TODOS RALHAM E NINGUÉM TEM RAZÃO".
São precisos concensos para a evolução e esses concensos têm de vir de INSTITUIÇÔES com capacidade para tal.

Desculpem a extensão do texto mas muito, ainda fica por dizer!

um forte abraço a todos
RicSimoes
RicSimoes

Registado: sexta set 18, 2009 11:34 pm

Mensagempor josegon_calves » terça nov 09, 2010 6:20 pm

Boa tarde Companheiros e Companheiras,

Não vou voltar a comentar o tema "MIDAP em Cascais" pelo simples facto de que não é um tema mas antes uma lavagem de roupa suja e essa já a deitei à máquina.

Admira-me bastante o facto de existirem pessoas que lutem pela democracia não a exercendo, antes a impondo!

Senão veja-se:

Não se associam, porque os Clubes não as representam, ou não dão voz às suas vontades e desejos, sabe-se lá quais!!!

Reprovam o que os Clubes e Federações fazem pelo simples facto de não lhes agradar.

Alegam, democraticamente, que esses não são os seus valores ou objectivos e, como tal, não os aceitam!

Mas arranjam-se em grupos e grupinhos, com o objectivo de influenciar ou mesmo maquinar normas e regulamentos que todos os outros serão obrigados a cumprir mesmo que não aceitem!!

É isto democracia???

40 ou 50, alegadamente autocaravanistas, têm o direito de impor nos mais de 5000 autocaravanistas que existem???

Só porque são movimentos de "cidadania", de "blogoesfereiros", de Clubes da Minha Rua, disto e daquilo, têm o direito de impor à grande MAIORIA as suas regras e os seus quereres só porque querem protagonismo???

NÃO!!!

DECIDIDAMENTE, estou farto desta FEIRA DE VAIDADES que me quer impôr as suas regras, os seus domínios, a sua força!!!

Quando eu quiser ir a um Parque de Campismo, irei sem que me seja obrigado por Lei, por Decreto ou pela porcaria que daí ameaça vir!!!

Mandam calar quem tem razão apenas porque não apresenta soluções???

A SOLUÇÃO é simples:

A S S O C I E M - S E !!!

E em Associações, com as representações Legais implícitas podem agir a favor do todo e não do pessoal!!!

Se não gostam têm apenas que obedecer à MAIORIA e não querer impôr, MINORITÁRIAMENTE, as suas Vontades, os seus Desejos, os seus Quereres!

Tenho Dito!!!

Não volto a comentar sobre este tema porque a Democracia dá-me o direito de escolha!!!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor alexandrechora » terça nov 09, 2010 7:22 pm

Caros companheiros.

Por motivos obvios, não vou voltar a comentar este assunto, também não vou criar ou colaborar com nenhum movimento de Autocaravanistas, pelo menos nestes aspectos mais politizados. Apenas intervi neste assunto, para fazer valer o meu direito de opção relatvamente ao facto de nos quererem acantonar nos parques de campismo, o qual como é evidente eu NÃO concordo de forma alguma.
Sem qualquer protagonismo ambicionado, o que espero continuar a fazer é apenas e somente tentar ajudar qualquer companheiro associado ou não, através do conhecimento tecnico.
Cumps
Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor fluis » quarta nov 10, 2010 12:28 pm

Boa tarde,

Por questões de organização e legibilidade, foi decidido separar o tópico inicial Midap em Cascais em 3:

Algumas dos post’s como se referiam a mais do que um assunto, tiveram que ficar duplicados em mais do que 1 dos tópicos, de modo a que o resto dos pot’s continuassem a fazer sentido. Agradeço o esforço de todos no sentido de evitarem o off-topic.

Em relação ao assunto corrente, solicito só que o debate se mantenha como até aqui, ou seja com elevação e sem referência directa aos clubes e entidades autocaravanistas, discutindo-se a questão de um modo geral e não particularizando.
Como já por mais de uma vez aqui foi referido, por uma questão de ética e de relacionamento entre entidades, as referências directas a clubes, entidades e blog’s autocaravanistas devem ser colocadas directamente através dos canais disponibilizados.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor GOLFINHO » quarta nov 10, 2010 11:15 pm

Caros Companheiros

Quando escrevi que os movimentos independentes tambem eram importantes, não estava de modo algum a negligênciar o papel importantíssimo das associações, clubes e afins e inclusivé a Federação( apesar de não concordar com uma federação de campismo para os autocaravanistas).
Quanto à obrigatoriedade de estar inscrito em qualquer clube , para só depois podermos exprimir as nossas opiniões, fazem-me lembrar tempos políticos não dignificantes, em que eu não quero entrar.

passem bem
GOLFINHO

TCA -touring clube de co-pilotos e Autocaravanistas

Mensagempor decarvalho » sexta mar 04, 2011 11:34 pm

Ora vivam...

dentro desta rubrica, em boa hora aberta pela moderaçao do Forum cabe este post...

O TCA não é totalmente desconhecido dos membros deste Forum pois parece listado na adesao a Declaraçao de Principios do Autocaravanismo que o Forum susbcreveu com mais algumas entidades.

É porém um pequeno clube autocaravanista criado ha pouco mais de um ano, baseado num grupo alargado de casais amigos, avessos a grandes concentrações, e mais vocacionados para participar em iniciativas de menor dimensão, privilegiando a saudavel e proxima convivência e os aspectos culturais e ludicos do autocaravanismo, sem descurar as intervenções instituciuonais.
Aquelas incluiram já, como alem da referida adesão à Filsofia do sector, ao manifesto a CM de Portimão, à participaçao na audição pública sobre a Area protegida e ordenamento da Costa Vicentina e Alentejana, ao apoio a intervenção do Provedor de Justiça sobre necessidade de sinalização, etc, e acha-se ainada filiado no MIDAP e no CAB, e apoia a Tertúlia 1 café e 1 AC, tendo ja dinamizado o respectivo ultimo jantar ad hoc de autocaravanistas de 19 de Fevreiro.

Para quem se interesse por estes temas, informa-se que recentemente o TCA alterou a sua denominaçao de modo a privilegiar ( de forma inovadora) a função do co-piloto autocaravanista, alterou os seus estatutos, e procedeu a eleições, sendo agora os seus detinos dirigidos pela co-piloto e autocaravanista Encarnação Santos, que entretanto já foi entrevistada nessa condição

Para não sobrecarregar o forum com texto e fotos inclui-se o link para o web site do TCA:

http://touring-clube-autocaravanista.bl ... -nova.html
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Anterior

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes