BIOSFERA - RTP2

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Mensagempor vitorandrade » quinta set 02, 2010 10:31 am

Olá companheiros,
É sempre bom ver reconhecido o que fazemos.
Ao abrir o fórum e ler os comentários senti-me lisonjeado e agradeço a todos os que se dispuseram a tornar público o seu reconhecimento assim como aqueles que por mensagem e por telem. me manifestaram o seu apoio.
Perante isto eu não me sentiria bem se não viesse aqui assumir que todo este trabalho, ao qual dei a cara, só pôde ser feito porque por trás há uma instituição, CPA, de cuja direcção me honro fazer parte, que delegou em mim essa responsabilidade.
E foi esta equipa que ganhou o jogo, eu apenas marquei o golo.
Há ainda muito campeonato. Precisamos de muitos jogadores… e de equipa!
Um abraço e obrigado companheiros
vitorandrade

Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am

Mensagempor fluis » quarta set 15, 2010 1:35 pm

Boa tarde,

Gostei da reportagem, bem como do comportamento do nosso companheiro Vitor Andrade o qual esteve sempre em grande plano. A única nota para mim menos positiva e que seria escusada, tem a ver com a apresentação de algumas imagens em fundo, os quais calculo que serão de arquivo, onde era visível os comportamentos que todos reprovamos.
Parabéns Vitor! E venham mais destas reportagens.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor vitorandrade » quarta set 15, 2010 8:10 pm

Boas Luís!
Já tinha dado pela tua falta, mas todos temos direito a uns dias de descanso.

Isto da comunicação não é muito fácil. Durante os meses de Verâo, como já vem sendo hábito, fomos (CPA) contactados para fazer algumas reportagens. Desde o princípio decidimos que apenas faríamos aquelas que à partida dariam uma imagem positiva do AC. Para isso impusemos como condição um encontro prévio com as/os jornalistas que fariam as reportagens. Não vou aqui contar as propostas que nos foram feitas, mas de um modo geral iam no sentido de interpretar o AC como um turismo "castiço" praticado por uns "cromos". Como é evidente recusámos, pois o resultado só podia ser contrário aquilo que pretendemos.

No programa da Biosfera pareceu-nos correcta a abordagem e estava ligado a um conceito ambiental que também nos interessava, daí decidirmos avançar com o programa. Foi estabelecido que seria eu a fazer o programa e para isso passei 3h30 com a equipa de filmagem.

Ao ver o resultado e atendendo a que a produção e montagem foi efectuada sem a presença de qualquer elemento do CPA, penso que de uma forma geral foi positiva para a imagem do AC.

Reconheço o muito trabalho que há a fazer para dignificar esta forma de fazer turismo que tanto gostamos e que só poderá ser feito se construirmos instituições com capacidade de diálogo e de argumentação institucional.
Não adianta o continuo lamento e o atirar a culpa para os outros. Isso nunca nos irá resolver qualquer problema.
vitorandrade

Reportagem

Mensagempor Ana Boialvo » quinta set 16, 2010 11:24 am

Obrigada companheiro Victor Andrade, pela reportagem.
Achei-a excelente.

Saudações autocaravanistas.

Ana Boialvo
Ana Boialvo

Registado: terça jun 16, 2009 3:12 pm

Mensagempor Mario » quinta set 16, 2010 12:07 pm

Olá

Um abraço ao Victor pelo excelente momento proporcionado em prol do autocaravanismo, aliás do Victor nem outra coisa seria de esperar.

Parabêns.
Aquele Abraço

Mário
Mario

Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm

Mensagempor txinho » sexta set 17, 2010 1:43 pm

Obrigado companheiro Victor pela excelente reportagem em prol do autocaravanismo.
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
txinho

Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am

Mensagempor fluis » sexta set 17, 2010 11:36 pm

Boa noite,

É isso mesmo Vitor, as Férias (para além de uma enorme falta de tempo antes delas), fizeram com que estivem uns tempos mais afastado, espero agora conseguir estar "mais presente".

Em relação ao programa reforço o que já disse, estiveste excelentemente a defender a nossa causa. como já disse: destes (prorgramas) venham mais.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor vitorandrade » sexta set 24, 2010 7:49 am

Procurando ir de encontro ao fulcro do nosso problema de base que é: como promover o AC na sociedade transformando-o num turismo interessante ao seu desenvolvimento.

Pois é! É aqui que as coisas falham. !

A sociedade é constituída por um conjunto de interesses, muitas vezes não assumidos publicamente e geridos em esferas não acessíveis à grande maioria das pessoas. Quando nós falamos e trocamos opiniões, entre pares, somos organizados por uma lógica de acção concreta e aí é fácil, pois todos os participantes têm a percepção do que está correcto ou não. Quando queremos intervir no geral há a necessidade de criar estruturas representativas com capacidade de aí intervir. E essa capacidade mede-se pela percepção que o local de intervenção, neste caso a sociedade, tem do movimento representado. O que temos tido no AC são estruturas de 1º nível, organizadas para realizar actividades entre pares. Falta dar o outro salto que é a criação de estruturas de2º nível que não esqueçam as actividades entre pares e que, assente nelas, tenham capacidade de intervir em outras instâncias. Até aqui nós não fomos capazes de as criar, pois para isso é necessário descentrarmo-nos. Isto é observável ao percorrer a net e verificar a quantidade de “boas soluções” que por lá existem. Cada um avança com a sua ideia e ela é a melhor de todas. E o que se tem conseguido com isso?

Qualquer sociedade funciona sustentada numa cultura de base. É essa cultura que permite desenvolver verdadeiros processos de participação. A nossa infelizmente está minada por um processo de Sebastianismo, estamos sempre à procura de alguém que faça aquilo que nós achamos que está certo mas com o pressuposto da nossa demissão.

Isto é tanto mais grave quanto nós, inconscientemente, nos nossos próprios processos, funcionamos dominados pelo mesmo princípio.
Tudo isto para vos tentar fazer entender o que sinto ao ver os comentários ao programa BIOSFERA. Por um lado o meu ego sente-se bem, mas por outro eu sei que ao personalizarem em mim, em detrimento do colectivo, estamos a reproduzir os modelos de funcionamento social que considero errado.

É urgente desenvolvermos processos de participação onde nos possamos sentir construtores e responsáveis. Só desta forma deixamos de ficar constantemente à espera que apareça um “D. Sebastião” que resolva os problemas e assim deixarmos de dar oportunidade aqueles que, de vez em quando, aparecem, por aí, oferecendo soluções e que mais não pretendem do que ganhar protagonismo e ascender socialmente.

A direcção do CPA está determinada a desenvolver uma estrutura descentralizada por regiões onde numa relação de proximidade se possam vir a desenvolver iniciativas que respondam de forma célere, adaptadas às exigências locais e criando condições para uma maior participação e com isso ganhar visibilidade e capacidade para intervir em instâncias de nível superior.

No fim-de-semana de 15 a 17 de Outubro vamos (CPA) realizar em Penela um encontro que visa principalmente discutir estes problemas e procurar formas de os ultrapassar. Apareçam que eu estarei lá para, cara a cara, falarmos disto e de tudo o que verdadeiramente interessa ao AC.

Mais informação em
http://cpa-autocaravanas.com/forum/index.php/topic,1986.msg12937.html#msg12937
vitorandrade

Anterior

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes