ENTREVISTA COM O PRESIDENTE DA F.I.C.C.

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Mensagempor CampingCar Portugal » quarta nov 09, 2011 9:28 am

Passamos a divulgar a entrevista do Presidente da FICC ao CPA (mail recebido de infoCPA).

mail recebido de infoCPA Escreveu:ENTREVISTA COM O PRESIDENTE DA F.I.C.C.

Um português no mais alto cargo da organização mais importante do Mundo do campismo, caravanismo e autocaravanismo (Federation Internationale de Camping e de Caravanning (F.I.C.C.)) não pode deixar de ser motivo de orgulho para os campistas, caravanistas e autocaravanista de Portugal.

Referimo-nos a João Alves Pereira que foi membro da Comissão de Jovens da F.I.C.C. e, mais tarde, Presidente desta Comissão e, em 2005, eleito pela primeira vez, Presidente do Conselho Directivo da F.I.C.C..

João Alves Pereira, compartilha com o CPA ideias sobre a prática do autocaravanismo na Europa, até bastante coincidentes com as constantes da “Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade” subscritas por muitas entidades em Portugal.

É com muita satisfação que o “O Autocaravanista” encontrou, por parte do Presidente da F.I.C.C., a total disponibilidade para abrir um ainda maior espaço de diálogo com o CPA através desta entrevista.

“O Autocaravanista” - Principiamos por lhe agradecer a disponibilidade em nos conceder esta entrevista e felicitamo-lo pela sua reeleição para o Conselho Directivo da Federation Internationale de Camping e de Caravanning (F.I.C.C.). Neste contexto podemos considerar que a sua reeleição se deve exclusivamente às suas qualidades pessoais ou a um reconhecimento do continuado bom trabalho de coordenação de uma equipe?

Presidente da F.I.C.C. - Deve-se acima de tudo a um continuado trabalho de mais de 20 anos a nível nacional e internacional bem como a um conjunto de pessoas que no passado e no presente sempre souberam colaborar no desenvolvimento do movimento campista

“O Autocaravanista” – A F.I.C.C. é denominada Federação Internacional de Campismo e Caravanismo. Estamos a falar de duas realidades? Ou estamos a falar de um mesmo ideal com duas práticas distintas?

Presidente da F.I.C.C. - É uma questão pertinente e muitas vezes colocada, no entanto na última revisão de estatutos foi adicionada a palavra Autocaravanismo no objecto e mantida a designação por ser a que esteve na fundação da F.I.C.C. em 1933. Encontra-se neste momento em análise a inserção de uma Auto Caravana no logotipo da F.I.C.C. sendo o mesmo ideal com diversas formas de o praticar, como seja o Campismo, o Caravanismo e o Autocaravanismo assim como outras formas de alojamento ao ar-livre.

“O Autocaravanista” – O Autocaravanismo é uma referência incontornável em todo o mundo quando se fala genericamente de campismo e de turismo. Pelo menos, no nome, a F.I.C.C. não refere o autocaravanismo. Podemos deduzir, por isso, que há da parte da F.I.C.C. um interesse menor pelo Autocaravanismo? Como podemos também considerar o autocaravanismo? Uma realidade distinta do campismo e do caravanismo? Ou é mais uma prática de um mesmo ideal?

Presidente da F.I.C.C. - De forma alguma o Autocaravanismo é algo de menor interesse, antes pelo contrário, tem-se registado um crescente número de praticantes associados, no entanto pelas razões já expostas foi decidido manter a designação original. O Autocaravanismo como forma de turismo itinerante e mais independente tem vindo a registar um número crescente de praticantes não só pela evolução natural da pratica do campismo mas também como forma de contacto com a natureza algo que a vida do dia-a-dia privou muitos seres humanos.

“O Autocaravanista” – O Conselho Directivo da F.I.C.C. aprovou na sua reunião de Praga a “Declaração de Princípios” que lhe foi presente pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e pelo Clube Português de Autocaravanas. Essa “Declaração de Princípios”, que será divulgada nas três línguas oficiais da F.I.C.C., que impacto pode vir a ter? Considerando que a F.I.C.C. representa 4,6 milhões de pessoas, em 37 países e que tem filiadas 62 entidades, poderá a “Declaração de Princípios” ter um efeito persuasor para que eventual legislação possa conter as ideias aprovadas pelo Conselho Directivo?

Presidente da F.I.C.C. - A “Declaração de Princípios” veio de encontro a algo que a F.I.C.C. tem vindo a promover nos últimos anos, e que são as boas práticas da modalidade, de uma forma clara mostrando sobretudo a diferença entre acampar e estacionar. Estando já em divulgação a nível internacional esperamos que venha a ser adoptada na maioria dos países europeus através dos nossos membros e em colaboração com as entidades governamentais. Em boa hora foi apresentado este documento mostrando a forma atenta e responsável como Portugal sempre apoiou a prática do Campismo no geral e do Autocaravanismo em particular.

“O Autocaravanista” – Para terminar não podemos deixar pedir que nos faça uma muito breve análise das eventuais consequências da “crise” mundial no desenvolvimento da F.I.C.C. e que, se for o caso, nos deixe uma mensagem de esperança.

Presidente da F.I.C.C. - Apesar de se falar sempre em crise o número de campistas a nível mundial tem registado um crescimento acentuado bem como o número de noites em parques de campismo. Esta tendência que continuará a crescer deve-se a uma procura dos antigos valores da humanidade, entre os quais o contacto com a natureza e o bem-estar. A F.I.C.C. como organização de consumidores reconhecida a nível mundial tem vindo a verificar um aumento dos seus associados, sobretudo organizações autocaravanistas, e nos últimos 2 anos 6 países (Emiratos Árabes Unidos, Malta, República Popular da China, Roménia, Rússia e Sérvia) aumentaram a nossa representatividade. Por estas razões o futuro é promissor se soubermos aproveitar e potenciar as oportunidades e se todos juntos trabalharmos nesse mesmo ideal de companheirismo e boa prática da modalidade.

(Transcrito do Boletim Informativo do CPA, N.º 21, de Julho/Agosto/Setembro de 2011”)

Projecto CampingCar Portugal

http://www.campingcarportugal.com
CampingCar Portugal
Projecto CCPortugal - Administração

Registado: quarta dez 10, 2008 12:01 pm

Mensagempor danibeja » quarta nov 09, 2011 5:15 pm

Boa tarde,

Como devem ter reparado, desde que foi postado este tópico : "Ideal autocaravanista! O que é?" http://www.campingcarportugal.com/forum ... c&start=60 que o mesmo me cheirou a ESTURRO, mas demonstrei as minhas ideias na mesma...

Infelizmente, tudo o que os senhores anti estacionamento de Autocaravanas fora dos Parques de Campismo, fazem e escrevem, é estudado com astúcia e minúcia (ao mais pequeno detalhe), " todos os que querem continuar a ver a AC como um Automóvel" estão condenados ao fracasso... (é a minha interpretação)

Em bom tempo foi criada a FPA, na qual acredito, para nos defender dos intentos (se os houver) dos senhores do Campismo. A ver vamos se conseguimos evitar a obrigação do melhor ordenamento do trânsito automóvel...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Mcas » quinta nov 10, 2011 1:45 am

Vivam!

Li com interesse e atenção a entrevista do Presidente da FICC ao CPA. Louvo o mérito da sua eleição e compraz-me que um compatriota ocupe um lugar de destaque numa organização internacional.
A sigla FICC remete-nos para duas atividades (campismo e caravanismo) e, apesar da adição de uma palavra e um símbolo, não basta para determinar, de direito, a existência autónoma do autocaravanismo. Será sempre, a meu ver uma subalternidade, uma secção, não se promovendo a autonomia do autocaravanismo, hoje já tão diferente do campismo/caravansmo.
A inclusão de “outras formas de alojamento ao ar livre” (mobile home, resorts natura, bungalows?...) corrobora isso mesmo, uma amálgama de atividades, a dispersão de interesses, ou não, porque junta tudo no mesmo.
O que é preciso é que cá e lá fora haja alguém que defenda exclusivamente o autocaravanismo. Isso sim!

Boa semana.
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Mcas

Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm

Mensagempor Papa Léguas » sexta nov 11, 2011 3:50 pm

Saúde para todos

danibeja Escreveu:Infelizmente, tudo o que os senhores anti estacionamento de Autocaravanas fora dos Parques de Campismo, fazem e escrevem, é estudado com astúcia e minúcia (ao mais pequeno detalhe), " todos os que querem continuar a ver a AC como um Automóvel" estão condenados ao fracasso... (é a minha interpretação)

Aguardei que "os senhores anti estacionamento de Autocaravanas fora dos Parques de Campismo" aqui viessem dizer de sua justiça.

Aguardei, igualmente, que o bom senso fosse, por quem de direito neste Fórum, imposto a quem procura, através de um jogo de palavras, agressivas, diabolizar e alterar as intenções e os propósitos de outros.

Pela parte que me toca refuto liminarmente todas as insinuações que procuram alterar todas as intenções e propósitos que defendo, insinuações que não prestigiam quem as profere.

É não ser intelectualmente sério e ser redutor não querer reconhecer a importância para o autocaravanismo a nível mundial ( e não só de Portugal) de afirmações do Presidente da F.I.C.C. como a seguinte:

Presidente da F.I.C.C. Escreveu: (...) O Autocaravanismo como forma de turismo itinerante e mais independente tem vindo a registar um número crescente de praticantes (...)

ou ainda

Presidente da F.I.C.C. Escreveu: (...) A “Declaração de Princípios” veio de encontro a algo que a F.I.C.C. tem vindo a promover nos últimos anos, e que são as boas práticas da modalidade, de uma forma clara mostrando sobretudo a diferença entre acampar e estacionar. Estando já em divulgação a nível internacional esperamos que venha a ser adoptada na maioria dos países europeus através dos nossos membros e em colaboração com as entidades governamentais. Em boa hora foi apresentado este documento mostrando a forma atenta e responsável como Portugal sempre apoiou a prática do Campismo no geral e do Autocaravanismo em particular (...)

Defendamos as nossas ideias e as instituições que entendamos que melhor implementam essas mesmas ideias, mas sejamos intelectualmente sérios e não façamos afirmações que não correspondem à verdade.

O Presidente da F.I.C.C. veio dar um importante contributo aos praticantes do Autocaravanismo como forma de turismo itinerante para que, ainda segundo o Presidente da F.I.C.C., venha a ser adoptada na maioria dos países europeus através dos nossos membros e em colaboração com as entidades governamentais o conceito de acampar e estacionar em Autocaravana expresso na "Declaração de Princípios".

As palavras de um homem, que é a face visível de uma organização que representa quatro milhões e seiscentas mil pessoas, em 37 Países, com 62 entidades filiadas, tem um peso que se não pode escamotear.

É também importante saber-se que a organização presidida por este homem conta com mais adeptos de autocaravanismo que qualquer outra organização pois, só na Europa, são representados pela F.I.C.C. mais de 550.000 autocaravanistas. Esta confederação foi a primeira organização internacional que contou com autocaravanistas desde a sua criação em 1933 e, presentemente, um elevado número de Clubes vocacionados para o autocaravanismo são filiados na F.I.C.C.

Independentemente de entendermos (ou não) que o autocaravanismo deve ter uma organização autónoma de qualquer outra modalidade (mesmo que turística, embora praticada com outros meios) é da melhor estratégia para a defesa do autocaravanismo e dos autocaravanistas regozijarmo-nos com as palavras do Presidente da F.I.C.C. porque elas são, indiscutivelmente, uma mais-valia para o Movimento Autocaravanista de Portugal e da Europa.

É “preto no branco” que o presidente da F.I.C.C. classifica o autocaravanismo como “forma de turismo itinerante” e é “preto no branco” que o Conselho Directivo da F.I.C.C. define e assume o que é estacionar e acampar em autocaravana, divulgando este conceito em todo o mundo.

Uma visão destas questões, estreita, intolerante ou intransigente (sectarismo) não contribui para o diálogo e, consequentemente, para a unidade na acção.

Saudações Autocaravanistas
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Mensagempor danibeja » sexta nov 11, 2011 4:59 pm

Boa tarde,

Independentemente das acusações que me faz, serem ou não legitimas, exorto a Sua Excelência Papa Léguas que com afirmações de apenas uma linha de texto, informe a toda a COMUNIDADE AUTOCARAVANISTA, o que é que os Clubes e Federações Campistas, Caravanistas e Montanhistas, fizeram até hoje em Portugal pelo Autocaravanismo?

Eu preencho uma linha, e ocorreu muito recentemente em Lagos, no entanto não vejo mais nada...

Enganei-me, vejo sim senhor, vejo organização, em querer fazer-nos passar por campistas, mesmo cumprindo as regras de ouro do Campingcarportugal .

Mostre-me a mim, e aos muitos Autocaravanistas que concordam em parte comigo, que estamos errados!

Se, ao menos desta vez, tiver a coragem, de responder directamente e sucintamente, de certeza que irei ter que concordar com o que escreve! E afirmarei perante todos aqui no fórum, chega de rodeios não enganem os Autocaravanistas....

Está espelhado nas perguntas as intenções:

ENTREVISTA COM O PRESIDENTE DA F.I.C.C. :“O Autocaravanista” – O Autocaravanismo é uma referência incontornável em todo o mundo quando se fala genericamente de campismo e de turismo. Pelo menos, no nome, a F.I.C.C. não refere o autocaravanismo. Podemos deduzir, por isso, que há da parte da F.I.C.C. um interesse menor pelo Autocaravanismo? Como podemos também considerar o autocaravanismo? Uma realidade distinta do campismo e do caravanismo? Ou é mais uma prática de um mesmo ideal?

As afirmações que faço, são com base no tópico do Campingcarportugal :

Danibeja: Como devem ter reparado, desde que foi postado este tópico : "Ideal autocaravanista! O que é?" http://www.campingcarportugal.com/forum ... c&start=60 que o mesmo me cheirou a ESTURRO, mas demonstrei as minhas ideias na mesma...

Pois é fácil perceber que as perguntas já estavam feitas, daí vir aqui ao forum Campingcarportugal colocar o "engodo"... para ver como corria, e eu burro ainda fui respondendo, mas pelo menos ficamos a saber os ideais das pessoas que escreveram, eu pela vertente Turista, quanto ao Senhor Papa Léguas Aconselho a leitura do Tópico : http://www.campingcarportugal.com/forum ... c&start=60

Sem mais me despeço,

Danibeja
( Sigmund Freud )

Daniel Beja

danibeja

Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Paulo MB » sábado nov 12, 2011 1:33 am

Boa noite,

O que move danibeja a expressar-se como o fez no seu último post ao tratar o seu interlocutor por Sua Excelência?
Este fórum é para expor e contrapor ideias ou para ferir suscetibilidades?
Lendo as declarações do presidente da F.I.C.C. facilmente se conclui que o Autocaravanismo deu mais um passo em frente.
Só por razões que a razão desconhece se pode afirmar o contrário.
Aproveito para partilhar a minha posição: após 40 de campismo e caravanismo comprei uma AC. Como sei que só a união faz a força, tive o cuidado de ir à internet informar-me sobre o tipo de clubes e/ou associações que me podiam representar. Após várias consultas optei pelo CPA. A razão da escolha poderá ser subjetiva para uns, mas foi uma escolha ponderada e que sei ser a que muitos mais seguiram e continuam a seguir.
Ver agora que, pela sua mão, a maior organização representativa do movimento autocaravanista está a propalar um conceito que a todos nós nos é caro, faz-me sentir satisfeito com a opção que tomei.

Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Paulo MB

Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm

Mensagempor danibeja » sábado nov 12, 2011 7:56 am

Bom dia,

O que move danibeja a expressar-se como o fez no seu último post ao tratar o seu interlocutor por Sua Excelência?

Sua Excelência é o tratamento dado ás altas Autoridades, pois coloquei um pouco (muito) de ironia, pois parece ambicionar algo mais, e tambem utilizei este termo em virtude das acusações que Sua Excelência Papa Léguas me dirigiu, afirmando por suas palavras que eu não sou intelectualmente sério...

Este fórum é para expor e contrapor ideias ou para ferir suscetibilidades?

Esta questão tem muito que se lhe diga, pois os defensores do campismo sempre que se faz recurso a uma autocaravana, tudo tem feito para a união em torno do campismo, pois querem "o monopólio das actividades de Ar Livre".
"O pior cego é aquele que não quer ver".

Só me dirigi ao Companheiro Papa Léguas após o mesmo se dirigir a mim!

No primeiro post, que postei neste tópico, dei a minha opinião em relação à entrevista, a qual me é legitima, se assim não for deixo de escrever neste fórum.

Ainda bem que ainda não estamos numa ditadura Autocaravanista, senão já me tinham Censurado, esperemos bem que isto nunca lá chegue...

Por vezes, parece que só determinadas pessoas podem e devem dizer o que querem, com a sua grande articulação de palavras e conceitos, tentando ludibriar tudo e todos...

Por MINHA vontade, podem mandar em tudo no Campismo, mas deixem-se de vir para aqui fazer politica, façam a vossa campanha eleitoral nos locais próprios ...

Não tenho nada contra qualquer das pessoas atrás descritas, mas tenho tudo contra as suas ideias, e julgo que isso continua a ser legitimo postar neste fórum.

Grande abraço,

Danibeja
( Sigmund Freud )

Daniel Beja

danibeja

Mensagempor ruca » segunda nov 14, 2011 10:38 am

Companheiro danibeja, inteiramente de acordo consigo.
Ruca
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
ruca

Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm

Mensagempor EMAN » segunda nov 14, 2011 5:45 pm

Boas

Já agora também a minha opinião:

O Autocaravanista” – A F.I.C.C. é denominada Federação Internacional de Campismo e Caravanismo. Estamos a falar de duas realidades? Ou estamos a falar de um mesmo ideal com duas práticas distintas?

Presidente da F.I.C.C. - É uma questão pertinente e muitas vezes colocada, no entanto na última revisão de estatutos foi adicionada a palavra Autocaravanismo no objecto e mantida a designação por ser a que esteve na fundação da F.I.C.C. em 1933. Encontra-se neste momento em análise a inserção de uma Auto Caravana no logotipo da F.I.C.C. sendo o mesmo ideal com diversas formas de o praticar, como seja o Campismo, o Caravanismo e o Autocaravanismo assim como outras formas de alojamento ao ar-livre.

Presidente da F.I.C.C. - De forma alguma o Autocaravanismo é algo de menor interesse, antes pelo contrário, tem-se registado um crescente número de praticantes associados, no entanto pelas razões já expostas foi decidido manter a designação original. O Autocaravanismo como forma de turismo itinerante e mais independente tem vindo a registar um número crescente de praticantes não só pela evolução natural da pratica do campismo mas também como forma de contacto com a natureza algo que a vida do dia-a-dia privou muitos seres humanos.

Presidente da F.I.C.C. - Apesar de se falar sempre em crise o número de campistas a nível mundial tem registado um crescimento acentuado bem como o número de noites em parques de campismo. Esta tendência que continuará a crescer deve-se a uma procura dos antigos valores da humanidade, entre os quais o contacto com a natureza e o bem-estar. A F.I.C.C. como organização de consumidores reconhecida a nível mundial tem vindo a verificar um aumento dos seus associados, sobretudo organizações autocaravanistas, e nos últimos 2 anos 6 países (Emiratos Árabes Unidos, Malta, República Popular da China, Roménia, Rússia e Sérvia) aumentaram a nossa representatividade. Por estas razões o futuro é promissor se soubermos aproveitar e potenciar as oportunidades e se todos juntos trabalharmos nesse mesmo ideal de companheirismo e boa prática da modalidade.

Só espero que esta visão do turismo itinerante por parte do João Pereira seja total porque tive por várias vezes a oportunidade de debater este assunto com ele (ainda ele não era o Presidente da FICC e já nós tinhamos uns "bate-papos"), os quais inicialmente a visão era muito campista, depois já concordava com o fenómeno Autocaravanista, mas posso contar muito resumidamente que num determinado dia em minha casa e num almoço, contei-lhe uma determinada cena de aconselhamento policial por "pressão" do Presidente da Câmara do sitio onde estava (no algarve) de não "poder" estar estacionado onde estava, para pernoitar (é lógico que como se pode ver, o meu "problema" era única e exclusivamente por causa da AC), já que a viatura não estava em transgressão, e ele muito calmamente respondeu-me: "claro, para dormir é no parque de campismo".
Como é lógico, perante uma afirmação destas, lá tivemos que "serrar presunto".
Espero sinceramente que a visão sobre o Autocaravanismo seja neste momento total, visto na entrevista não mostrar isso.
Por acaso já há um certo tempo que não nos encontramos, mas assim que isso acontecer, tá-se mesmo a ver qual irá ser a minha "interpelação", ao Presidente da FICC. :wink:

Também quero expressar que não tem sido este tema e nem será nunca motivo para discórdia na amizade que temos.

O Autocaravanismo só será um verdadeiro Turismo Itinerante, quando as pessoas se mentalizarem que não podem haver feudos.

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
EMAN

Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm

Mensagempor Cristovão » segunda nov 14, 2011 6:21 pm

Por favor, perdoe-me se estou enganado mas cá vai...
Sou Autocaravanista a muito pouco tempo, contudo campista a muitos anos e não pude deixar de notar um certo despertar por parte da F.I.C.C. em relação ao Autocaravanismo como ultimamente depois que foi criada a FPA.
Francamente tenho as minhas dúvidas em relação a F.I.C.C. defender o Autocaravanismo Itinerante (em relação ao assunto que aqui estamos a considerar, mas não deixa de ser uma opinião e avaliação minha e só minha).

Independente de quem defende o quê, eu defendo um Autocaravanismo fora de Parques de Campismo com as regras que todos conhecemos, pois de outra forma não necessito de uma Autocaravana auto-suficiente para nada, para isso voltava a comprar uma caravana sempre era mais barato.

Esta entrevista não parece que tenha deixado isso claro.
Imagem
Cristovão

Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm

Mensagempor Paulo » sexta nov 18, 2011 12:32 am

Boa noite a todos,

Olhando para a última intervenção do companheiro autocaravanista Papa Léguas, gostaria de destacar que:

:!: O apoio explicitado por parte da FICC e FCMP à Declaração de Princípios é algo que não deve ser misturado com a própia declaração em si, nem com os seus objectivos.

:!: Deveremos ficar satisfeitos por as federações campistas apoiarem a Declaração de Princípios, mas não deveremos, apenas por esse motivo, entregar-lhes a nossa causa para efeitos de defesa ou mesmo gestão.

:!: Todos sabemos que as declarações públicas e acções levadas pelos empresários dos campings têm afastado ainda mais os autocaravanistas dos parques de campismo. Eles já perceberam isso! E nós, autocaravanistas, também já percebemos que eles perceberam!

Relativamente à divisão ou junção campismo/autocaravanismo, transcrevo o que escrevi neste Fórum em 2009...e, olhando para o enquadramento geral, não altero hoje uma vírgula:

http://www.campingcarportugal.com/forum ... php?t=2552
Paulo Escreveu:
Sáb Fev 14, 2009

A separação dos representantes do “Autocaravanismo” e do “Campismo” é essencial.

Não adianta insistir que os representantes sejam comuns e que a defesa de interesses se assuma independente, pois as motivações e orientações são muito diferentes.

Não adianta querer ou acreditar que uma federação de parques e clubes campistas vá defender uma actividade turística que pode utilizar, esporadicamente, ou não, os serviços dos campings. Esta perspectiva é tão real, como a realidade de os nossos campings, em geral, não darem um só passo em frente na adaptação dos seus serviços aos interesses e necessidades dos autocaravanistas. Falo concretamente de zonas de serviços e acolhimento anexos aos campings, de tarifas atractivas para autocaravanas, etc. Construir hoje para colher amanhã é algo que ainda não chegou à visão da generalidade dos empresários dos campings. Assim, criar modelos de negócio que captem os autocaravanistas é algo que não é implementado. Em alternativa insistem que, através de interpretações abusivas da Lei e redutoras da nossa actividade, sejamos obrigatoriamente encaminhados para os campings ao final do dia.

Por outro lado, não chegaremos a lado nenhum enquanto não for aceite e reconhecida esta vertente do autocaravanismo, como forma de turismo itinerante, a qual é perfeitamente sustentável sem recurso aos campings, mas sim a zonas de serviços e parqueamento de ACs. Observe-se o desenvolvimento que este tipo de turismo tem em França, Itália ou Alemanha, onde este modelo funciona e é (bem) reconhecido e apoiado pelos governos, comparativamente com aqueles países onde o autocaravanismo é reconhecido apenas como uma modalidade campista (Croácia, Bélgica, Suíça, …etc).

Para nós, autocaravanistas, o desejo é claro de não sermos representados por associações campistas. É essencial que a convergência no meio autocaravanista se assuma e as “plataformas sectoriais campistas” defendam os seus interesses específicos, os quais são bem diferentes dos nossos.

Faço votos de que os nossos representantes olhem em frente, se inspirem no crescimento do autocaravanismo, para adiantar a marcha e as acções, deixando as federações e clubes campistas correrem ao seu ritmo, na defesa da sua actividade básica – o campismo.

Com esta minha posição não se deve entender qualquer tipo de fundamentalismo relativamente aos campings. Sou um utilizador dos campings quando a minha motivação é o campismo - não o pretendo por Decreto ou obrigação!
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Re: ENTREVISTA COM O PRESIDENTE DA F.I.C.C.

Mensagempor Henrique Fernandes » segunda nov 28, 2011 10:17 am

Sensibilidades à parte, mesmo reconhecendo alguma migração da F.I.C.C. para o universo autocaravanista itinerante, fico com algumas dúvidas.
Uma coisa é sermos líderes de uma ideia (o que, garanto-vos, não aconteceu com a F.I.C.C. em relação à matéria em discussão). Outra coisa é irmos atrás, só por não termos alternativa, visto os tempos terem mudado.
Por isso me parece que fazerem-se demasiados panegíricos à F.I.C.C. pode revelar-se algo equívoco.
Ah, como é que uma organização com tanto poder e com uma invocada representatividade de muitos zeros ainda não conseguiu resolver os problemas quintessenciais do autocaravanismo itinerante?
Piu...
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor Papa Léguas » terça nov 29, 2011 10:05 am

Saúde para todos

"Preso por ter cão e preso por não ter" (ditado popular)

Se uma organização nada faz é porque não se interessa; se faz é porque é oportunista. Por favor...!

Piu, piu...

Parar. Parar não paro.
Eu pago o preço.

papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Mensagempor Henrique Fernandes » terça nov 29, 2011 10:15 am

Caro Papa Léguas:
O provérbio do preso por ter cão e por não ter aplica-se, normalmente, às pessoas de bem.
E para mim uma pessoa não passa a ser de bem só porque um dia afirmou, numa entrevista, querer dar-nos algo que pretendemos.
Essa gente do campismo e do caravanismo só me convence da sua milagrosa "conversão autocaravanista" no dia em que os vir a lutar, no dia a dia, contra as absurdas disposições das autarquias que tantas vezes perseguem os autocaravanistas cumpridores das boas práticas, coisa que nunca vi!
É que, palavras, leva-as o vento. E eu, como não tenho asas, não sei voar atrás delas.
Piu, piu, piu...
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor Papa Léguas » terça nov 29, 2011 10:45 am

Saúde para todos

Companheiro Autocaravanista Henrique Fernandes,

Recuso-me a adjectivar o Presidente da FICC (que apenas conheço superficialmente) como uma pessoa que não é de bem.

Vê-los a lutar, no dia a dia, (como diz) passa, também, pelo diálogo a que os "autocaravanistas puros" sempre se têm recusado. E também pode passar pelo reconhecimento que muitas centenas (?) ou mesmo milhares (?) de autocaravanistas têm procedimentos absolutamente desproporcionados quando estão parados na via pública. Sabe certamente a que me refiro.

Por outro lado também me recuso a tratar de "Essa gente do campismo e do caravanismo (...)" de uma forma que o bom senso considera depreciativa.

Quanto à força da palavra ela é bem patente em cada momento das nossas vidas.

Piu, piu, piu, piu...

Parar. Parar não paro.
Eu pago o preço.

papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Próximo

Voltar para Autocaravanismo