A FCMP e o movimento autocaravanista

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

A FCMP e o movimento autocaravanista

Mensagempor pressler » quarta ago 31, 2011 8:05 am

Bom dia companheiros!

Os parques de campismo de Peniche também têm tarifas apropriadas aos despejos. O da Camara logo á entrada da localidade cobra €2,00 e o outro localizado na estrada que vai para o farol e que tem vista para a Berlenga cobra €3,40.
O parque de campismo Municipal de Alcacer do Sal nem chega a cobrar taxa, permite a bem do ambiente que qualquer AC lá vá fazer despejos. :wink:
Agora o grande busilis são os parques da FCMP que não têm nem querem vir a ter tarifas apropriadas!!! Só lá entra quem tem carta de desportista ou se tiver 1 "amigo" qualquer lá dentro que o convide... :evil:
Segundo telefonema que me fizeram da FCMP em resposta a um pedido de esclarecimento, a sugestão para resolver o problema passaria por :
eu com a minha AC esperar 1 pouquinho ao portão do parque que alguém que fosse socio entrasse e solicitar-lhe se me aceitava como "amigo". Se ele concordasse inscreviam-me na ficha dele, eu pagava-lhe a tarifa, podia entrar, despejar e sair, tudo na legalidade mesmo que não me conhecessem de lado nenhum....
Ora aí está 1 belo truque! :shock:
Saudações autocaravanistas
Ana Pressler
Roller Team
Granduca Garage P
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

FCMP

Mensagempor Paulo MB » quarta ago 31, 2011 1:35 pm

Boa tarde,

Ora aqui está um belíssimo tema de debate.
A FCMP acabará por perceber que tem de se adaptar aos dias de hoje e ao movimento autocaravanista. Para isso deverão os clubes nela filiados fazê-la alterar estas regras do desenrasca - bem descritas no telefonema citado - e criar condições dignas a todos os que precisam das suas estações de serviço. Evidentemente que os possuidores de carta de campismo emitidos pela FCMP poderiam ter uma tarifa diferente. Afinal não é o que acontece em todos os clubes? Os sócios hão de ter algumas regalias. Para isso pagam a sua cota.

Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Paulo MB

Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm

Mensagempor ZecaSantos » quarta ago 31, 2011 4:54 pm

Companheiros,

PauloMB, não vejo necessidade de debate daquilo que já toda a gente já viu que está errado.

Se pensarmos um pouco não será que os clubes federados já estão a passar ao lado da lei da federação? porque será? já não terão insistido para que esta situação fosse alterada?

Agora só falta alterar a direcção da federação para que esta e outras situações se resolvam, um pouco tarde,mas...há que cumprir a lei, e a das federações foi mexida.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

Mensagempor alexandrechora » quarta ago 31, 2011 7:16 pm

Boas a todos

Amigo Zeca, tal como afirmaste, é exactamente por estas e por outras situações e posições analogas da FCMP, que criaram o tal espaço/vazio associativo que o Presidente da FPA falava, justificando a emergência da nova entidade, e essa sim poderá defender os interesses dos autocaravanistas, pelo menos de todos aqueles que querem ter direito de opção na pernoita, dentro ou fora dos campings, mas inequivocamente sempre de forma responsável independentemente da opção adoptada.

Relativamente ao companheiro Paulo MB, respeitosamente lhe transmito que realmente o processo poderia ter sido conduzido de forma um pouco diferente na constituição da FPA, mas a paciência e a indecisão têm limites... E não podemos ficar impávidos e serenos pelas atrocidades discriminatórias, que os Autocaravanistas Responsáveis têm progressivamente sido alvo. Tal como dizia, o Presidente do CPA, " o CPA será o que os seus sócios quiserem" pois muito bem, espero que os sócios do CPA, percebam que o caminho será....

Agora todos temos de perceber que existem conflito de interesses entre a FCMP e os Autocaravanistas com direito á opção, por vezes acredito, que não são só alguns média que não sabem estabelecer a diferença entre Caravanismo e Autocaravanismo.....

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Estações de Serviço nos campings

Mensagempor Paulo MB » quarta ago 31, 2011 10:09 pm

Boa noite,

Volto ao tema para informar que a Orbitur em Viana do Castelo cobrou-me €3,50 e não limitou a entrada à minha mulher que ia no banco do copiloto.
E já agora, amigo alexandrechora, os sócios do CPA estão atentos à atualidade e todos sabemos que iremos conseguir levar a carta a Garcia.

Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Paulo MB

Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm

Mensagempor forum_admin » quinta set 01, 2011 11:51 am

Boa tarde,

Neste tópico foram colocados os post's separados/duplicados do tópico http://www.campingcarportugal.com/forum ... 5180#35180 (Autocaravanismo no Minuto Verde - 23/08/2011), mas que acabavam por estar debruçados ao tema da FCMP e o movimento autocaravnista.

Voltamos contudo a lembrar o que já dissemos noutros tópicos em relação a comentários que dizem respeito a entidades relacionadas com o autocaravanismo, externas a este fórum:
  1. Este fórum não é o local apropriado para se discutir e pedir explicações de questões internas, que só dizem respeito aos respectivos clubes (ex: constituição, periodicidade das eleições, estatutos, etc.). Essa informação poderá ser aqui divulgada como informação útil que é, mas a respectiva discussão deverá ocorrer nos respectivos canais desses clubes/instituições, etc.
  2. Aqui poder-se-á discutir a actuação visível, e com consequência para todos os autocaravanistas que não só aos sócios dos respectivos clubes. Não vamos com isso entrar nas questões internas dos clubes, nem tão pouco com isso ir buscar para a discussão outro clube para fazer comparações subjectivas.
A Equipa CampingCar Portugal
http://www.campingcarportugal.com
forum_admin
Site Admin

Registado: terça Oct 18, 2005 9:37 pm

Mensagempor ZecaSantos » quinta set 01, 2011 3:10 pm

Companheiros boa tarde

Alexandre Chora,

Mais ums vez não estou de acordo contigo, mas como não estamos muito longe um do outro convido-te para um café para esclarecer certos pontos, visto este não ser o sítio ideal para isso.

Se mais algum companheiro quiser alinhar no cafezinho é bem vindo

Um abraço

Zeca Santos
ZecaSantos

Mensagempor cookie » quinta set 01, 2011 8:51 pm

isso é no mínimo surreal e no máximo... mmm... não posso escrever :oops:

como é que é possível que uma federação nacional diga isso?!?!? ahhhhhhh!!!!!

xxxxxxxx
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor alexandrechora » quinta set 01, 2011 8:53 pm

Boas a todos

Desde já apresento as minhas sinceras desculpas á Administração do nosso forum, por desviar-me do tema do topico original. Tal como afirmado, por vezes involuntáriamente afasto-me do tema original..... mas tal como um companheiro á uns tempos atrás afirmava, também eu perfiro de lançar as minhas conclusões tecnicas, em vez de abordar a questão politica do Autocaravanismo.... Mas quando me sinto alvo das perseguições e da discriminação. Não resisto a apelar a todos os clubes de Autocaravanistas para que se unam e resolvam e definam o futuro do Autocaravanismo Português, em torno da FPA. A minha ambição é unir e não segregar.....

Amigo Zeca com todo o gosto que aceito o teu café, sabes perfeitamente que só não passo aí mais vezes por questões de agenda. Temos de combinar sobre o tal WorkShop, comecei a testar aqui umas novidades....

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor ZecaSantos » sexta set 02, 2011 4:32 pm

Companheiros,

Alexandre Chora, não estou de acordo, e não falo desse assunto sem ser à frente (pelo menos) de um cafezinho.

Para o workshop já sabes que tens sitio para quando quiseres e vir quem quiser.

Zeca Santos
ZecaSantos

Estações de serviço nos campings

Mensagempor Papa Léguas » segunda set 19, 2011 6:52 pm

Saúde para todos!

A análise de questões que respeitem ao autocaravanismo não deve ser impedida pela origem das fontes que as motivam, desde que tratadas com base nas situações concretas, e não, em juízos de valor, sem sustentação credível e, muitas vezes, com intenções persecutórias.

A questão das “Estações de serviço nos campings” que está a ser equacionado neste tópico é, em si mesmo, há que admiti-lo, porque é evidente, o reconhecimento da importância que é atribuída aos Parques de Campismo.

Defender a independência do autocaravanismo face ao movimento campista é em si mesmo uma contradição quando se quer impor que os Parques de Campismo, locais de campismo por excelência, sejam também um suporte desse mesmo autocaravanismo. E, nesta perspectiva, não é coerente contestar o direito de os Parques de Campismo privados terem as suas próprias regras, regras que têm o direito de implementar desde que, digo eu, não sejam ilegais.

Não vou aqui exprimir a minha opinião pessoal sobre a política da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal no que se refere ao acesso aos Parques de Campismo da Federação e que deve ser questionada nos órgãos próprios da mesma e pelas respectivas associadas; nem sequer vou exigir que uma entidade privada funcione conforme os meus interesses; não vou, igualmente, tecer quaisquer considerações sobre uma eventual conversa telefónica, de carácter pessoal, de uma funcionária da Federação, que pretendeu apenas ser agradável para resolver de forma expedita o problema que lhe estava a ser colocado.

Prefiro, antes, chamar a atenção para o ponto 7 da Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade, mesmo para os que não a subscreveram ainda, que exorta os Parques de Campismo Municipais (porque estes são construídos com dinheiros públicos) a permitir a utilização das Estações de Áreas de Serviço para Autocaravanas, se as tiverem, e a preços compatíveis com o serviço prestado.

Prefiro, antes, chamar a atenção para o ponto 8 da Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade, mesmo para os que não a subscreveram ainda, que exorta à implementação de Áreas de Serviço, pelo menos uma por Concelho, preferencialmente de iniciativa autárquica, com o objectivo de contribuir para um maior desenvolvimento económico das populações locais, uma ainda maior protecção ambiental e um melhor ordenamento do trânsito automóvel.

Muitas são as entidades e os autocaravanistas individualmente considerados, que usam da respectiva influência, para que um pouco por todo o País sejam implementadas Áreas de Serviço para Autocaravanas. Nesta nova (ou antiga?) dinamização, permitam-me que o refira, porque faz parte da história, foi o Clube Português de Autocaravanas pioneiro num passado não muito distante e, num passado recente, foi este mesmo Clube que, de moto próprio, acabou com a chamada certificação das Áreas de Serviço. Numa outra oportunidade e noutro tópico, talvez seja desejável explicar a importância das razões que justificam a extinção destas certificações à luz de uma desejável política de unidade do Movimento Autocaravanista de Portugal.

É uma maior protecção do ambiente que a existência de Estações de Serviço para Autocaravanas permite (e que é referida na Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade) que foi claramente assumida pela QUERCUS num protocolo público assinado com o CPA e concretizado através da rubrica “Minuto Verde”, do Programa “Bom Dia Portugal” da RTP1 no passado dia 28 de Agosto.

É a maior ordenação do trânsito automóvel que se promove através da existência de Áreas de Serviço porque, mesmo não sendo obrigatório, os autocaravanistas preferem estacionar nas Áreas de Serviço quando existem (é a experiência que no-lo diz), ao invés de noutros locais.

Tudo isto para concluir sobre o enquadramento, que me parece consensual, das Áreas de Serviço, que deve ser complementado por uma política de divulgação das Áreas que existem nos Parques de Campismo e que seja igual à que o CampingCar Portugal promove, isto é, só é feita a divulgação das Áreas de Serviço de Parques de Campismo que permitam o acesso às mesmas sem exigirem uma permanência no Parque.

Em conclusão, esta é a substância do assunto e mais do que se trazer à coacção questões colaterais, importa conjugarmos esforços para que os pontos 7 e 8 da Declaração de Princípios sejam implementados e que, também, as Estações de Serviço existentes nos Parques de Campismo Municipais possam ser utilizadas como um serviço autónomo.

Todos os esforços neste sentido serão um contributo profundo para desenvolver e promover o autocaravanismo e a unidade em torno de questões concretas.
Editado pela última vez por Papa Léguas em terça set 20, 2011 11:43 pm, num total de 1 vez.
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Mensagempor danibeja » segunda set 19, 2011 7:31 pm

Boa noite,

É a maior ordenação do trânsito automóvel que se promove através da existência de Áreas de Serviço porque, mesmo não sendo obrigatório, os autocaravanistas preferem estacionar nas Áreas de Serviço quando existem (é a experiência que no-lo diz), ao invés de noutros locais.

Espere lá... Como é que pretende ordenar o transito automóvel sem sinalização de transito adequada, pois no seu ponto 4 diz que é discriminatória a sinalização se vier a existir... é que de transito eu percebo muito...

Ou será que as reais intenções da FCMP e seus associados, não é Acantonar as ACs, pois EU concluo que o melhor ordenamento do transito é proibir as ACs de circular na maioria dos locais, assim como só poderiam estacionar nas Áreas de Serviço.

Escreve muito bem, mas se calhar devia ler melhor o que escreve, pois não é perceptivel a todos, e pode levar a múltiplas interpretações , deixe-se de letra de contrato e seja simples e directo para que todos o entendam.

Grande abraço,

DaniBeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Papa Léguas » segunda set 19, 2011 10:15 pm

Saúde para todos!

Não estou, nem vou estar disponível para responder a afirmações que questionam quais as reais intenções de quem quer que seja e que concluem, sem evocar quaisquer pressupostos, nem provam, nem comprovam, o quer que seja.

Também não me parece, numa perspectiva de análise das ideias, muito dialogante qualquer texto em que mais de dois terços do mesmo ponha em causa, não as ideias, mas as intenções de quem quer que seja.

Não se quer aprofundar as questões que ao autocaravanismo respeitam quando se dá respostas que não abordam a essência de questões que foram referidas, como, por exemplo:

- A questão das “Estações de serviço nos campings” (…) é, (…) o reconhecimento da importância que é atribuída aos Parques de Campismo.

- Defender a independência do autocaravanismo face ao movimento campista é em si mesmo uma contradição quando se quer impor que os Parques de Campismo, locais de campismo por excelência, sejam também um suporte desse mesmo autocaravanismo

Por outro lado, afirmações de cátedra (por exemplo: é que de transito eu percebo muito...), levam-me a reflectir que os tempos do “Magister dixit” já passaram e há que ter consciência disso.

Dúvidas sobre matéria escrita é aceitável tê-las, mas, nessa situação, há que, quando se está de boa fé e se perfilha o diálogo com vista ao entendimento, solicitar os esclarecimentos que nos ajudem a ajuizar.

Permitam-me que repita o que escrevi:

“A análise de questões que respeitem ao autocaravanismo não deve ser impedida pela origem das fontes que as motivam, desde que tratadas com base nas situações concretas, e não, em juízos de valor, sem sustentação credível e, muitas vezes, com intenções persecutórias.”

Compreendo, também, que nem sempre um texto seja de compreensão fácil, já porque se encontra escrito de forma confusa, já porque há leitores que tenham mais dificuldade em interpretá-lo, até porque, sem querer ser pejorativo para quem quer que seja, a iliteracia é muito elevada em Portugal.

Contudo, lembro que a Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade foi subscrita, pelo menos, pelas seguintes entidades:

- Amigos do Centro Forumeiros
- Associação de Comércio Automóvel (ACAP)
- Automóvel Clube de Portugal (ACP)
- Círculo de Autocaravanistas da Blogo-esfera (CAB)
- Clube de Campismo e Caravanismo de Barcelos
- Clube Flaviense de Autocaravanismo
- Clube Português de Autocaravanas (CPA)
- Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP)
- Movimento Independente pelo Autocaravanismo (MIDAP)
- Portal CampingCar Portugal
- Touring Clube Autocaravanista

Não creio (e aqui trata-se de uma questão de fé) que as entidades acima tenham uma interpretação negativa do texto da Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade que pode ser lido no Portal do CampingCar Portugal (que apoia e divulga este documento) neste endereço:

http://www.campingcarportugal.com/diver ... cipios.pdf

E para que nada fique por dizer, é meu entendimento que em Democracia o facto de uma maioria apoiar uma determinada ideia não significa que ela seja correcta, significa, tão-somente, que a maioria quer seguir aquele caminho.

É que as maiorias nem sempre têm razão, mas, neste caso, até têm!

NOTAS:

• A abordagem de diversos aspectos das Áreas de Serviço e a necessidade da implementação das mesmas ser feita de forma coordenada e sustentada deveria ser objecto de análise, o que só será possível discutindo ideias e não pessoas.

• Procurei, tanto quanto possível, não me afastar do assunto que me preocupa: Áreas de Serviço.

• Esta é uma opinião feita sob o pseudónimo de Papa Léguas e que só a mim responsabiliza.
Editado pela última vez por Papa Léguas em terça set 20, 2011 11:42 pm, num total de 1 vez.
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Mensagempor danibeja » segunda set 19, 2011 11:49 pm

Boa noite,

Mais uma mão cheia de nada...

Já vi que também tem dificuldade em ler o que eu escrevi, mas eu insisto, pois quero que se compreenda de forma objectiva o que a FCMP pode fazer pelo movimento autocaravanista.

Danibeja:
Como é que pretende ordenar o transito automóvel sem sinalização de transito adequada
(e acrescento um) ?

Danibeja:
Será que as reais intenções da FCMP e seus associados, não é Acantonar as ACs
(e acrescento um) ?

Papa Léguas:
Por outro lado, afirmações de cátedra (por exemplo: é que de transito eu percebo muito...), levam-me a reflectir que os tempos do “Magister dixit” já passaram e há que ter consciência disso.

O companheiro deverá reflectir novamente sobre o que escreve, é que as pessoas que assinaram a declaração de Princípios podem ficar perplexas, porque foi apresentada a essas pessoas exactamente dessa forma “Magister dixit” , lembre-se que não foi permitido alterar a Plataforma MUDAI - Declaração de Princípios , como se fosse uma teoria Aristotélica.

Grande abraço,

Danibeja :lol:
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

FPA

Mensagempor psalreta » terça set 20, 2011 1:27 pm

Boas. Tive oportunidade de ler o nº31 da revista da FPCM onde se escreve que a constituição da FPA é ilegal, pois, segundo a FCMP e citando:"... a referida associação é manifestamente ilegal em função da denominação adoptada, dos fins estatutariamente consagrados e da actividade prosseguida..." e " ...os fins inscritos nos Estatutos da dita FPA - Federação Portuguesa de Autocaravanismo - colidiam com a lei, uma vez que se encontravam reservados à FCMP..." Alguém quer esclarecer melhor este assunto?
Paulo J. Salreta
Amadora
psalreta

Registado: domingo jul 27, 2008 11:15 pm

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes