Reunião Trimestral do ONGA

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Mensagempor CampingCar Portugal » domingo fev 20, 2011 11:17 pm

Passamos a divulgar o documento recebido via MIDAP:

Caros Amigos

Para vosso conhecimento passamos a transcrever o comunicado do ONGA na sequência da sua última reunião em 16/02.

IV Reunião Trimestral do ONGA, I trimestre de 2011

Observatório Não Governamental para o Autocaravanismo

Sob a presidência o ACP, e nas suas instalações da sede, na da sala Real Príncipe D. Afonso, decorreram no passado dia 15 de fevereiro os trabalhos do ONGA orientados pelo Dr. Luis Figueiredo, DG do ACP, em representação do Presidente Carlos Barbosa.

Participaram nesta reunião, O MIDAP, representado pelo Eng. Filipe Seco Santos, o CAB, por João Firmino, a AECAMP pelo Dr. Manuel Dias, a FCMP pelo Dr. Fernando Cipriano, e ACAP pela Dra Rosário Archer. O Engª Trigoso, representante da PRP justificou a sua ausência. Intervieram também na reunião presentes o Secretário-Geral do ONGA, Prof. Doutor Luis Nandin de Carvalho, e a Exma. Sra. Dª Rosa Fernandes, secretária da secção de Autocaravanismo do ACP.

Foi saudada a presença da representante da ACAP, Dra Rosário Archer, que pela primeira vez participou numa reunião do Observatório, e que divulgou estimativas relativas ao número de autocaravanas no País que rondam as 8.000, bem como números de vendas anuais de cerca de 900/ano, dos quais apenas 30% de veículos novos. A propósito de estatísticas, o representante do ACP admitiu estarem filiados no clube cerca de 2.200 sócios autocaravanistas. Porém todos convieram de que nãos e dispõe ainda em Portugal de dados estatísticos fiáveis sobre este setor de turismo rodoviário.

O Dr. Luis Figueiredo anunciou estar em bom ritmo de preparação o web site do ONGA, que logo que finalizado em projeto será submetido à apreciação dos seus membros. Por outro lado foi distribuído pelos presentes o logótipo final do Observatório que foi unanimemente adotado, e que teve em conta as observações já colhidas em anterior reunião, prevendo-se para muito breve a sua divulgação pública.

Os membros do Observatório refletiram e debateram longamente os contornos concretos de uma campanha nacional que o Observatório aprovou e patrocinará com vista a desenvolver e promover a pedagogia da ética Autocaravanista, adotada por autorregulação do próprio Movimento Autocaravanista, e consubstanciada pela Plataforma da Filosofia, Doutrina e Ética já subscrita por doze entidades deste setor, e que recebeu declarações de intenção quanto a sua edição e divulgação por todos os membros do ONGA.

Relativamente à recente publicação da deliberação do Conselho de Ministros nº 11-b de 4 de fevereiro de 2011, relativa ao plano de ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, objeto aliás da participação do ONGA na consulta pública através de parecer emitido na I Reunião do ONGA de 6 de maio de 2010, entendeu o Observatório congratular-se pela consagração da generalidade das medidas propostas, e que procuram criar, em compatibilidade com as politicas ecoambientais, novas condições para a prática do autocaravanismo itinerante e com recurso à tipologia dos empreendimentos turísticos, de parques de campismo e de autocaravanas, para além de outros apoios e infraestruturas ainda não tipificadas na legislação.

Foi anunciado que a PRP esta a finalizar a recolha de elementos de direito comparado sobre a problemática da sinalização turística de interesse para o Autocaravanismo. A FCMP renovou a este propósito da sua oferta de cedência de direitos de registo das marcas, logótipos e simbologia do autocaravanismo de que dispõe no INPI para efeitos de sinalização, assunto que se mantém pendente de estudo na ANSR.

Os membros do ONGA subscreveram por unanimidade o convite à ANMP- Associação Nacional dos Municípios Portugueses, para se fazer representar na reunião do II trimestre agendada para o próximo dia 4 de maio, quarta-feira e de cuja ordem de trabalhos constarão desde já as seguintes temáticas:

- Sinalização de trânsito para o Autocaravanismo

- Campanha pedagógica da ética autocaravanista, baseada nos princípios do setor

- Estudo de prémios ao desenvolvimento do autocaravanismo responsável

- Apreciação do web site do ONGA

Um abraço

Seco dos Santos

Projecto CampingCar Portugal

http://www.campingcarportugal.com
CampingCar Portugal
Projecto CCPortugal - Administração

Registado: quarta dez 10, 2008 12:01 pm

Mensagempor vitorandrade » segunda fev 21, 2011 12:13 pm

Sejamos claros:

Hoje está bem explicito tudo o que aconteceu na FIL no "Dia do Autocaravanista", que a mim logo me pareceu uma encenação.
As coisas mais importantes estavam a acontecer por detrás. Ali, aquilo, só servia para entreter "o povo" que a seguir viria para os blogs alimentar toda uma "nuvem" e dar "razão" a um movimento que assumindo que "eles não se entendem, então fazemos nós".

Vivemos num país onde têm toda a legitimidade para o fazer, não é isso que está em causa. Custa-me é aceitar que tanta gente que dá o seu melhor para a causa do AC seja ultrapassada.

Senão vejamos:

Os membros do Observatório refletiram e debateram longamente os contornos concretos de uma campanha nacional que o Observatório aprovou e patrocinará com vista a desenvolver e promover a pedagogia da ética Autocaravanista, adotada por autorregulação do próprio Movimento Autocaravanista, e consubstanciada pela Plataforma da Filosofia, Doutrina e Ética já subscrita por doze entidades deste setor, e que recebeu declarações de intenção quanto a sua edição e divulgação por todos os membros do ONGA.

Isto mais não é que a "Declaração de Princípios" avançada pelo CPA e depois subscrita por um grupo alargado de organizações aparece aqui com outro nome.

Nada me move contra as pessoas. Já os métodos não os posso aceitar.
O AC em Portugal, será também aquilo que os ACs quiserem que seja.

Para isso é preciso saber:
O que pensam os clubes, ou seja as suas direções, do que está a acontecer? Como pensam reagir?

Continuam a fazer encontros e a concorrer nas AS.
Onde está a sua estratégia?

O resultado do que, no passado recente, foi alimentado por alguém está agora à vista. Afinal aqueles que eram os seus inimigos são os aliados de agora!?
O ditado é velho "dividir para reinar". É preciso é ter arte na divisão.
Parabens aos artistas
vitorandrade

Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am

Mensagempor danibeja » segunda fev 21, 2011 1:08 pm

Companheiro VitorAndrade,

Para mim não é correcto fazer essas afirmações pois a Declaração de Princípios, de forma aligeirada não deixa que se crie Sinalética de Transito para Autocaravanas, e pelo que percebi pelo texto (sem conhecimento de causa), as propostas para desenvolvimento do Autocaravanismo apresentadas pelo ONGA são diferentes da Declaração de Principios.

Pode constatar esta realidade em :
http://cai-autocaravanismo.jimdo.com/no ... ravanismo/

ou : tomei a liberdade de copiar do Portal do CAI :
"
Tratava-se de uma declaração de princípios com a designação de MUDAI que o nosso clube era convidado a subscrever.Sobre este documento deveriamos guardar segredo até á sua publicação ou não, no dia 31 de Maio. Como não concordávamos com o ponto 4 : "não podendo as autocaravanas, pelo simples facto de o serem, nomeadamente através de sinalética que não conste de diplomas legais (e que será discriminatória se vier a existir), ser impedidas de o fazer." Porque consideramos que a sinalética deverá existir para as autocaravanas, como existe para qualquer outro veiculo, quer seja para descriminar na positiva como na negativa, proibindo de estacionar "aqui", mas também criando lugares de estacionamento exclusivos para ACs "acolá". E também não concordávamos com o fim do ponto 8 :"o melhor ordenamento do trânsito automóvel." O qual podia levar as autoridades a más interpretações e passarem a indicar as ASs como local exclusivo de estacionamento.

Solicitámos ao Presidente do CPA que o documento fosse alterado, isto mais uma vez através do Dematos.

A resposta que recebemos foi :de que deveriamos aprender a ler o texto, pois estava bem escrito, que se quisessemos a União, deveriamos subscreve-lo ou então, que esquecessemos o assunto!

Decididamente não o subscrevemos, pois o seu conteudo não sendo do nosso agrado e não sendo permitidas mutações ficaria contra as ideias que defendemos no nosso Clube.

A nossa admiração aumenta esta manhã, ao constactar-mos que o documento publicado no site do CPA em :
http://cpa-autocaravanas.com/forum/inde ... l#msg12509 não era o mesmo que nos tinham apresentado, pois tinha mudado de designação e de texto de apresentação, passando de Plataforma MUDAI para Plataforma de Unidade e tendo sido eliminado o 1º parágrafo onde se explicava qual o motivo da sua publicação.

Afinal o texto pôde ser alterado... Pode-se consultar os textos que foram transcritos em baixo

"

Detesto demagogia, e esse é um dos motivos que me levam cada vez mais a acreditar............................ Peço imensa desculpa, já fiz muita publicidade positiva e negativa, mas é uma realidade, temos que nos preocupar com quem acreditamos que supostamente nos quer defender... passam a vida a atirar pedras a quem faz ou tenta fazer, e no entanto é o que se vê...

Abram-me os olhos a mim que se calhar EU preciso...............

Gosto muito de dar o meu contributo, e principalmente dizer/exprimir o que penso, agora não contem comigo para deturpar a opinião pública/fórum...

Grande abraço,

Daniel Beja
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor time_out » segunda fev 21, 2011 1:16 pm

Bao tarde

Não me tenho pronunciado muito sobre os movimentos autocaravanistas que foram entretando aparecendo fazendo tabua rasa do que, até à data do seu nascimentos, se tinha feito.

Após a leitura da acta da IV Reunião Trimestral que, pela primeira vez é publicada na integra neste espaço (as anteriores actas obrigam à visita de outros espaços virtuais!), não posso deixar de me questionar sobre a passagem que abaixo reproduzo:

Citação:
..... já subscrita por doze entidades deste setor, e que recebeu declarações de intenção quanto a sua edição e divulgação por todos os membros do ONGA.....

E a questão é precisamente quem são estes 12 subscritores e que representatividade possuem?

Pelo que sei de entre os subscritores há dois que me deixam muitas duvidas sobre os reais interesses da sua adesão. Estou naturalmente a falar da FCMP que desde sempre tem mostrado um total desconhecimento da realidade do turismo itinerante e até à data nada fez para demonstrar que a sua linha de pensamento foi mudada.

Outra entidade que também me deixa duvidas é a AECAMP que também tem demonstrado publicamente a sua posição e por mais do que uma vez afirmou:

Citação:
...as autarquias e autoridades deviam fiscalizar e actuar em conjunto e levar os autocaravanistas a criar valor económico nos parques de campismo... / ...apesar de uma autocaravana poder estar parada num parque automóvel, isso não dá ao condutor o direito de aí pernoitar, uma vez que está a fazer do transporte um espaço de alojamento... / ...se, por força da lei, os parques de campismo estão obrigados a estruturar-se para receber este tipo de turistas, não se percebe por que têm de continuar a ver o seu negócio na rua...

Aguardarei as respostas por parte de quem o poderá ou quiser fazer.
Editado pela última vez por time_out em segunda fev 21, 2011 5:44 pm, num total de 2 vezes.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor pressler » segunda fev 21, 2011 1:24 pm

Para isso é preciso saber:
O que pensam os clubes, ou seja as suas direções, do que está a acontecer? Como pensam reagir?

Continuam a fazer encontros e a concorrer nas AS.
Onde está a sua estratégia?

Boa tarde Vitor

Porque vens tu aqui ao forum fazer perguntas?
Porque não as fazes directamente aos clubes?
Talvez porque os clubes não assinaram a tal "declaraçao de principios" que na altura até se chamava "Plataforma MUDAI" e que tinha um conteudo que foi alterado a bel prazer de quem o foi assinando.
Porque não concordaram com algo que estava mal escrito(ponto 4 e 8) foram postos de parte.
O mais interessante é que dos 12 que assinaram a declaração andam agora ás avessas a trabalhar em grupos separados.
Os 3 clubes de autocaravanismo continuam a trabalhar em conjunto, não têm é o abito de se vir gabar a publico, principalmente quando não têm nenhuma prova de que o trabalho que realizarem é que deu frutos. Se quiseres vir trabalhar connosco serás muito bem vindo!!! Penso que foi o que o Henrique te comunicou á alguns dias quando te encontrou na Nauticampo.
Saudações autocaravanistas
Ana Pressler
Roller Team
Granduca Garage P
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

BINGO

Mensagempor josegon_calves » segunda fev 21, 2011 1:48 pm

Boa tarde Companheiros e Companheiras,

BINGO!!!

Exactamente isso, BINGO!!!

Decididamente, estamos num País de Bananas onde as Estruturas nenhuma influência têm no desenvolvimento do mesmo, onde a corrupção e o compadrio são o pão nosso de cada dia, onde o amiguismo e o oportunismo são pedra de toque para fazer valer os nossos designios, onde as leituras se fazem de forma enviuzada de modo a mostrar apenas o que se pretende mostrar, onde quem não está comigo está contra mim, onde meia dúzia de "chico-espertos" consegue impôr, a um país inteiro se necessário, as suas regras para poder dessa forma usufruir de maiores regalias/benésses, etc.!!!!

Os Parques de Campismo muito brevemente serão elevados a Parques de Autocaravanismo e dessa forma conseguir-se-á, seguramente, acabar com a bandalheira que acontece um pouco por toda a costa litoral onde as Autoridades, as Autarquias, os Orgãos decisores não conseguem, apenas porque não querem, acabar com essa rebaldaria!!!

Qualquer Autarquia tem o poder de regular, a seu bel prazer se necessário, o seu domínio público. Não precisa de Legislação Especial, do tipo XPTO, para pôr fim aos abusos que todos conhecemos e muitos teimam em praticar para assim alcançar outros intentos.

Bom! Mas estou, DECIDIDAMENTE, cansado de reclamar aqui contra quem nos quer enclausurar em Parques de Autocaravanismo e dessa forma tirar proveitos desses recursos financeiros que alguns Parques de Campismo defendem, na praça pública, como principal questão a regular no Autocaravanismo, outros, fazem-no a coberto de outros intentos!!!

A mim, decididamente, não me enclausurarão nesses Parques de Autocaravanismo!!!

Mais fácil apanharem-me em Parques de Campismo do que em Parques de Autocaravanismo!!!

Mas tudo bem!!! Movimentos, que representam meia centena (???) de autocaravanistas, Organizações, que eventualmente representem outra meia centena (???) de autocaravanistas, outros Clubes, que representam apenas familias e amigos mais chegados, e outras Associações, que nunca representaram o Autocaravanismo, arvoram-se no direito de querer fazer o melhor para o Autocaravanismo, isto, sob a capa do democráticamente autorizado!!!

Sim!!! Temos de facto um País governado por meia dúzia de políticos que a população condena e rejeita, mas democráticamente nos impôem a sua vontade e cria os "tachos", perdão, queria referir-me a "panelões", necessários para os seus Boy's, os seus Frend's e etc., incluindo o seu próprio futuro!!!

Democracia, é isso mesmo!!!

Ser representado e defendido por quem não tem essa representação nem o direito de reclamar esse direito!!!

Temos até um País onde um Presidente é eleito por bastante menos de metade da população com direito a voto, e representa, democráticamente, todos!!!!

Não consigo entender este conceito de democracia!!!

Mas em Portugal é possível!!!

Prova disso... está à vista!!!

Os Clubes, com orgãos, direcções e estatutos perfeitamente definidos, e legais, são facilmente suplantados por "dá cá aquela palha"!!!

Afinal, para que servem os Clubes, se um simples Movimento consegue de facto movimentar tudo e todos a seu bel prazer???

Um dia destes ainda me questionarei para que servem as Autarquias e as Autoridades se um simples Movimento conseguirá por termo à bandalheira que vai neste País???

Cá para mim, faria mesmo como alguém o quiz fazer à não muito tempo neste mesmo País de Bananas, acabava-se com a democracia por uns meses, ou anos se fosse necessário, e impunham-se assim, muito claramente, as unhinhas de fora e declarava-se de uma vez por todas os reais intentos dos famigerados Parques de Autocaravanismo!!!

Alguém irá ganhar certamente com esse assunto, mas não os Autocaravanistas!!!

Por mim, decididamente, acho que vou imigrar!!!

Vou p'rá china pescar cangurus!!!

Talvez lá a Democracia tenha outro sentido e outros valores mais palpáveis e mais consentâneos com os Princípios de Liberdade onde a minha, termina onde começa a sua. E vice-versa!!!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor fluis » segunda fev 21, 2011 5:33 pm

Boa tarde,

Deixo um pedido a todos os intervenientes, que é de discutirem ideias (neste fórum discute-se ideias e não pessoas), deixando as nossas ideias, mas sem fazermos uso de agressividade. Não será por isso que a nossa mensagem passará melhor.

Posto queria deixar também algumas reflexões/considerações sobre o assunto aqui discutido.

Começo por perguntar se foi desta que a preocupação (que eu partilho) que o meu amigo Paulo Rosa deixou, aqui neste tópico http://www.campingcarportugal.com/forum ... 8119#28119, sobre a posição do Presidente da AECAMP em relação ao autocaravanismo, teve resposta.
Não é sem alguma apreensão que eu vejo duas entidades como a FCMP e a AECAMP estarem presentes nestas importantes reuniões, já que se tratam de entidades cujas posições em relação ao autocaravanismo têm sido, no minimo, discutiveis, e isto apesar da abertura que a FCMP demonstrou ao ter assinada a declaração de principios.

Também considero que no dia em que o autocaravanismo, esteja confinado a sairmos de nossa casa e andarmos de A.S. em A.S., ou de parque de campismo em parque de campismo, talvez seja melhor vender a autocaravana, contudo, penso que deve haver bom-senso e buscar diferentes soluções para diferentes problemas. Por exemplo, quando eu era uma criança, não me lembro do transito e estacionamento em Lisboa constituir um problema, contudo com o aumentar do parque automóvel houve que buscar diferentes soluções, porque era impossível à cidade comportar com todas as viaturas que pretendem entrar e estacionar, e apareceram os parquimetros, os estacionamentos subterraneos, os grandes estacionamentos nas entradas junto às estações de metro, etc., ou seja, houve que dar respostas ao aumento do trafego automovel e isso não foi certamente feito para discriminar os mesmos, mas sim em buscas de soluções.

Um pouco à semelhança disto, parece-me que há que arranjar uma solução para os locais de grande procura, situação que no Algarve é potenciada pelas largas centenas de autocaravanas estrangeiras que cruzam a nossa fronteira, procurando em exclusivo o clima algarvio e aí permanecendo normalmente de Novembro a Abril. Uma parte delas pratica o autocampismo, mas se forem empurradas para os camping’s eles não irão, vão antes procurar outros locais, e as suas receitas acabam por constituir um valor que não deveria ser desprezado por um país que tão necessitado está de entrada de receitas externas.

Considero que uma possivel solução para este caso passa pela criação de zonas de estacionamento/Camper Park’s como existem alguns exemplos por essa Europa fora, precisamente em locais igualmente de grande procura; essas zonas deveriam ser implementadas de modo a permitirem o acesso aos pontos de interesse (praia, centros da povoação, etc.), com uma tarifa reduzida na ordem dos 5 € por noite, com lugares bem marcados, para não dar origem aos famosos quadrados de toldo aberto. Conhecedor como ninguém desta situação, o Paulo dará certamente uma opinião segura sobre este assunto. Claro que se ele pensasse só em si, preferia que estes estrangeiros nem aparecessem o que certamente facilitaria as suas saídas de fim-de-semana de Inverno, já que certamente não haveria tanta proibição e multa.

Outra questão que eu tenho visto muito aqui colocada recorrentemente, é de quem tem ou não legitimidade para tomar acções no que ao autocaravanismo diz respeito, por isso vou deixar algumas questões que me vieram à cabeça:
  • Se segundo a ACAP já serão cerca de 8.000 as autocaravanas em Portugal (para mim até diria que são mais, mas vou acreditar nos números da ACAP), quem representará pelo menos 4001 autocaravaistas?
  • Qual será o modelo mais eficiente? O ter um grande clube nacional com milhares de sócios, ou vários clubes pequenos com número de sócios na casa das dezenas/centenas e de ambito regional? Se olharmos para o modelo francês vemos que encontramos vários pequenos clubes de ambito regional, mas eles têm o Comité de Liaison du Camping-Car, entidade bastante forte e que toma as acções, nomeadamente as que dizem respeito às discriminações em relação às autocaravanas, entidade essa que não existe equivalente em Portugal.
  • Por último se fosse criada a Federação Autocaravanista (que a ser viável seria certamente melhor para o autocaravanismo do que a de Montanhismo), será que conseguimos sequer formar uma lista para a dirigir? É que nos últimos anos, para o maior clube português de autocaravanas, nunca apareceu mais do que uma lista candidata, e para formar uma única lista, as dificuldades foram mais que muitas.

Cumprimentos
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor Paulo MB » segunda fev 21, 2011 7:01 pm

Parabéns ao moderador.
Coloca bem a questão que aqui se vem discutindo todos os dias sobre a representatividade do movimento autocaravanista e as condições a criar para apoio de quem quer continuar a praticar o turismo itinerante.
Quanto à forma como alguns dos intervenientes se exprimem, uns poderão achá-la imprópria, outros mais agressiva e porque não considerar que são o que vai na alma de cada um?
Afinal o que é mais pernicioso para o autocaravanismo: a pluralidade de movimentos e mini-clubes (ressalvo que não sou a favor da unicidade no AC) ou a discussão sobre a sua existência?
Pelo que pude ler no documento que deu origem a este tópico, vai haver mais do que uma ação junto da ANMP.
Será assim que vamos a algum lado? Não deveria haver uma ação comum?
Fica o desafio.
Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Paulo MB

Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm

Mensagempor josegon_calves » segunda fev 21, 2011 7:31 pm

Boa tarde Companheiros e Companheiras,

Eu não queria voltar a este tema, porque sinceramente, já mete nojo!!!

O que está em causa, decididamente, não é o facto de um dia termos de pagar para estacionar as nossas autocaravanas em parques adequados mas sem obrigações, o que está em causa, decididamente, não é o trabalho que muitos Companheiros e Companheiras estã a fazer do tipo formiguinha em pról do autocaravanismo, o que está em causa, decididamente, não são as razões aparentemente pessoais contra este ou aquele Companheiro/Companheira, o que está é causa, é estar a querer-se fazer algo para o qual não se está mandatado nem sequer autorizado pela maioria mínima dos Autocaravanistas existentes em Portugal.

Não se pode exigir a um Estado de direito que faça e aconteça se não foi essa a indicação dos interessados!

Estou farto de chamar à atenção que assim, não se vai a lado nenhum!!!

Se querem algo de especial, por favor, ASSOCIEM-SE, criem Clubes, juntem-se aos que existem, mas não me venham impôr algo que nenhum autocaravanista vos deu legitimidade para fazer!

Não é com Fóruns, não é com Tertúlias, não é com Movimentos, não é com Organizações, não é com o simples querer que se faz algo em pról do que quer que seja!!!

O trabalho até pode ser meritório, e é-o em alguns aspectos, noutros não o é, mas se não for algo que represente 50% + 1 dos Autocaravanistas, é UM CAMINHO ERRADO QUE SE ESTÁ A SEGUIR!!!

E esse, decididamente, eu repudio com todas as ganas se fôr preciso!!!

Já que sabem o que querem e como se faz, o que falta para construirem um Clube que cresça à dimensão do Autocaravanismo para o poderem defender???

Querem começar pela Federação???

Começar uma obra pelo telhado???

O Decreto-Lei que foi chumbado na Assembleia da República, e ainda bem, previa o que está a acontecer nas Astúrias e na Cantábria, ou se está estacionado em Áreas de Serviço para Autocaravanas ou se é multado!!!

Não é isso que eu quero!!

Nem quero que me obriguem a estacionar num qualquer Parque de Autocaravanas, como alguns Municípios do Sul do País já estão a querer fazer em relação ao único Parque de Autocaravanas existente no País, que curiosamente está a uns miseros 40 Km da costa!!!

Não quero sequer que qualquer Município seja obrigado por Lei a criar Áreas de Serviço para eu me poder deslocar ao seu território, ou criar lugares específicos à dimensão da minha Autocaravana! Não, não quero isso!!!

Se alguém me quiser no seu território, ou em sua casa, terei todo o gosto em aí deslocar-me e aí investir os meus rendimentos. Agora fazer-me convidado à força, decididamente, NÃO!!!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor Paulo MB » segunda fev 21, 2011 10:17 pm

Caro José Gonçalves,
Não podia estar mais de acordo consigo. A sua análise é lúcida e reflete bem os muitos anos que tem vindo a pensar sobre o autocaravanismo.
Aproveito para chamar a atenção de todos os que nos lêem para o comunicado do CPA sobre este tema e que pode ser lido na respectiva página do clube.
Como já aqui escrevi, é necessário criar condições no seio do nosso movimento para que as autoridades venham a reconhecer aqueles que se lhes dirijam como verdadeiros representantes dos que fazem do turismo itinerante uma forma agradável de passar os tempos livres.
Não será isso o mais importante?
Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
Paulo MB

Mensagempor CampingCar Portugal » segunda fev 21, 2011 10:27 pm

Em virtude de nos ter sido enviado via e-mail, pelo CPA, passamos a divulgar o conteúdo que em baixo se transcreve.

Chamamos à atenção de todos os intervenientes que a elevação do diálogo tem de ser assegurada, pelo que contamos com a vossa colaboração.

Recomendamos que as entidades envolvidas, ou respectivos membros/representantes, escolham canais directos e não este forum, caso pretendam eleger "direitos de resposta".

Esperamos a compreensão de todos.

Uma história para a história do autocaravanismo em Portugal

Comunicado N.º 2011/08

PLATAFORMA DE UNIDADE
Declaração de Princípios

(Uma história para a história do autocaravanismo em Portugal)

Quando em 10 de Abril de 2010 a Direcção do Clube Português de Autocaravanas tomou posse proliferavam os mais diversos conceitos e objectivos relacionados com as práticas autocaravanistas que impediam uma linguagem comum através da qual fosse possível um entendimento.

Consciente de que era necessário modificar este estado de coisas a Direcção do CPA contactou com diversas entidades ligadas ao autocaravanismo a quem propôs que subscrevessem uma Declaração de Princípios que seria a base mínima de entendimento para a constituição de uma Plataforma de Unidade entre as entidades ligadas ao autocaravanismo.

Algumas das entidades contactadas subscreveram a Declaração de Princípios e, assim, em reunião de Direcção de 12 de Maio de 2010 é formalmente assumida pelo CPA a “Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade” que será tornada pública em 31 de Maio de 2010. Não obstante, à data de 31 de Maio, serem poucas as entidades subscritoras, o facto de associações tão distintas como a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e o CampingCar Portugal terem assumido os princípios constantes da Plataforma de Unidade tinha que ser entendido como um sinal inequívoco de que a Declaração de Princípios continha verdades e objectivos que não eram conjunturais.

Na realidade a Declaração de Princípios constitui uma verdadeira Plataforma de Unidade ao abordar e definir conceitos tão evidentes como “estacionar/pernoitar em autocaravana”, “acampar em autocaravana”, “defender penalizações para a prática de campismo em locais não permitidos”, “salvaguardar o direito a não serem discriminados os veículos autocaravanas pelo facto de o serem”, “considerar lesiva sinalética que discrimine negativamente as autocaravanas”, “considerar que legislação que impeça autocaravanas de estacionarem onde outros veículos de semelhante gabarito o possam fazer é discriminatória”, “realçar a importância do autocaravanismo para o desenvolvimento local e do turismo” e “apontar caminhos para a salvaguarda do ambiente e do ordenamento do trânsito automóvel”.

E toda a acção externa do CPA se tem enquadrado na intransigente defesa e concretização destes princípios como se pode constatar pelos muitos Comunicados facilmente acedidos através do Portal e do Fórum do Clube.

Posteriormente muitas outras entidades, contactadas pelo CPA, vieram a aderir à “Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade”. Consequente com as responsabilidades que lhe advêm do facto de ser o maior Clube exclusivamente vocacionado e dirigido para o autocaravanismo, o CPA, através da respectiva Direcção, sempre se tem recusado a estabelecer relações de trabalho com quem não subscreva a Declaração de Princípios.

Também, desde sempre, a Direcção do CPA, embora a isso não fosse obrigada, divulgou a Declaração de Princípios antecedida da informação de que não se reclama como autor da mesma. Porquê? Porque considerou e continua a considerar, que nenhuma entidade deve reclamar a paternidade e a propriedade dos princípios (e não só), que devem ser património de todos os autocaravanistas e de todas as entidades relacionadas com esta actividade. No entanto…

Em 19 de Fevereiro de 2011 é divulgado num espaço na internet, da autoria do Secretário-Geral do ONGA, Prof. Doutor Luís Nandin de Carvalho, o relato de uma reunião do “Observatório Não Governamental para o Autocaravanismo” que passa a denominar o texto da “Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade” pela designação de “Plataforma da Filosofia, Doutrina e Ética”. Esta designação, que já foi utilizada pelo Prof. Doutor Luís Nandim de Carvalho noutros contextos, não nos mereceu então e não nos mereceria agora quaisquer comentários não fora o facto de ser emitida sob a responsabilidade de uma reunião da ONGA em que estavam presentes as seguintes entidades: ACP (Dr. Luís Figueiredo), MIDAP (Eng. Filipe Seco Santos), CAB (João Firmino), AECAMP (Dr. Manuel Dias), FCMP (Dr. Fernando Cipriano), ACAP (Dra. Rosário Archer), Secretário-Geral do ONGA (Prof. Doutor Luís Nandin de Carvalho) e secretária da secção de Autocaravanismo do ACP (Rosa Fernandes).

O direito à identidade (que pressupõe também o direito de se ser correctamente identificado) tem que permitir que as características (e até circunstâncias) que distinguem uma coisa e graças às quais é possível individualizá-la, não possam ser deturpadas através de uma designação que não contemple o nome de “baptismo” com que foi aceite e subscrita. Recorda-se que quase todas as entidades que estavam na reunião da ONGA subscreveram o texto da “Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade” que lhes foi proposto pelo CPA com este exacto nome.

É uma Declaração de Princípios porque não se pretendeu definir até à exaustão quaisquer das situações que se colocam presentemente aos autocaravanistas e muito menos criar uma moral ou ética autocaravanista, mas tão-somente ser pragmáticos; é uma Plataforma de Unidade porque se quer, através da Declaração de Princípios, estabelecer pontes, promover sinergias, criar, com todos e para todos, bases de entendimento cada vez mais profundas, sem “clubites”, “politiquices” ou “partidarites” e, muito importante, sem perdas de identidade.

Cada um dos membros da ONGA, presentes na reunião, ao consentirem que alterem a designação da Declaração de Princípios, transmitem uma mensagem, embora não dita e mesmo que sem intenção, de se querer apropriar de valores e assumir uma paternidade que lhes não é devida.

Lastimamos, com toda a sinceridade, que organizações de prestígio permitam que as conclusões das reuniões que fazem sejam divulgadas em locais formalmente menos apropriados.

Lastimamos que a ONGA não tenha, quase um ano sobre a sua anunciada criação, transmitido uma imagem clara do que é, do que pretende e do formato orgânico que adopta.

Sabemos o que queremos. Sabemos que alguma desconfiança acerca das intenções do “outro” está instalada por razões que não desejamos, agora, aprofundar. Sabemos que a confiança só se pode restabelecer quando falarmos uma linguagem de verdade em que entendamos o que cada um quer dizer, qual o significado de cada palavra. Para isso necessitamos de nos exprimir em locais e ocasiões em que o formalismo não condicione a sinceridade. Nesse sentido, iremos continuar a desenvolver esforços com o objectivo de continuarmos a promover um diálogo e uma aproximação cada vez mais consistente, para quebrarmos eventuais barreiras.

A Direcção do Clube Português de Autocaravanas que tem pautado a respectiva intervenção pública por valores de transparência, rigor e verdade, não procura protagonismo (pois não precisa, nem quer) e prosseguirá na defesa dos interesses, direitos e garantias dos seus associados em particular e dos autocaravanistas em geral, sem pactuar, um milímetro que seja, com a violação da identidade, do espírito e da letra da “Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade”.

CPA, 21 de Fevereiro de 2011

A Direcção

Projecto CampingCar Portugal

http://www.campingcarportugal.com
CampingCar Portugal
Projecto CCPortugal - Administração

Registado: quarta dez 10, 2008 12:01 pm

Re: Reunião Trimestral do ONGA

Mensagempor time_out » segunda fev 21, 2011 10:32 pm

Paulo MB Escreveu:...Aproveito para chamar a atenção de todos os que nos lêem para o comunicado do CPA sobre este tema e que pode ser lido na respectiva página do clube...

Boa noite
Desde o inicio deste forum que sou apologista de que as ideias ou opiniões que aqui se deixam o devem ser feitas na integra. O obrigar a visitar outros endereços para se se entenda o que se quer dizer não faz qualquer sentido (excepções para páginas tecnicas, de fotografias ou de dificil reprodução).
Assim a referencia que faz do comunicado que pode ou não ser interessante para a discussão não faz qualquer sentido sem que o mesmo seja aqui reproduzido.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Mensagempor Paulo MB » segunda fev 21, 2011 11:07 pm

Aceito a sua razão, time_out.
Mas como não queria estar a reproduzir um texto que é publicado noutro fórum, limitei-me a dar conhecimento da sua existência, já que o mesmo é público.
Assim, sugiro que a moderação deste fórum o faça se achar que tal se enquadra nas suas funções.
Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
Paulo MB

Re: Reunião Trimestral do ONGA

Mensagempor time_out » segunda fev 21, 2011 11:32 pm

time_out Escreveu:
Paulo MB Escreveu:...Aproveito para chamar a atenção de todos os que nos lêem para o comunicado do CPA sobre este tema e que pode ser lido na respectiva página do clube...

Boa noite
Desde o inicio deste forum que sou apologista de que as ideias ou opiniões que aqui se deixam o devem ser feitas na integra. O obrigar a visitar outros endereços para se se entenda o que se quer dizer não faz qualquer sentido (excepções para páginas tecnicas, de fotografias ou de dificil reprodução).
Assim a referencia que faz do comunicado que pode ou não ser interessante para a discussão não faz qualquer sentido sem que o mesmo seja aqui reproduzido.

Boa noite
Na mesma altura em que estava a escrever este meu texto a direcção do CampingCar Portugal estava a reproduzir o comunicado em questão. Retomei o meu post e resposta do Paulo MB de modo que o seguimento fosse logico.

Para alem disso aproveito para comentar mais este passo da história de todos os amantes do autocaravanismo e que tem vindo a ser escrita publica e abertamente vai para 8 anos (mais coisa menos coisa se não me falha a memória).

Ao longo deste tempo a comunidade tem vindo a crescer assim como os locais virtuais e temos tambem tido episódios caricatos os quais não faz sentido voltar a eles pois já tiveram o seu momento alto!

Não deixa de ser curioso este comunicado que mais uma vez demonstra que há entidades que em vez de aglomarem os esforços tudo fazem para dividir.

Continuo a achar que o local publico para debate das ideias é este e que tudo o mais serve apenas para distrair e baralhar os mais recentes. Isto não significa que sou contra as inumeras paginas pessoais que tem vindo a aparecer mas que deveriam ser apenas isso.
Editado pela última vez por time_out em terça fev 22, 2011 9:01 am, num total de 1 vez.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Mensagempor vitorandrade » terça fev 22, 2011 2:23 am

Caros amigos,

devido ao adiatado da hora vou ser muito breve.

Ao companheiro "danibeja" só duas pequenas coisas:
1- A Declaração de Princípios é o que é, está escrita e publicada em variados locais. Portanto não adianta tentar colocar-lhe ou retirar-lhe virgulas, pontos ou palavras.
2- Não é fazendo cópias do que uma pessoa escreveu que vai provar o contrário daquilo que muitos outros escreveram e publicaram.

À minha amiga Pressler mais uma vez lhe digo que trabalho com toda a gente, desde que primeiro se estableçam os princípios e as regras desse trabalho. Porque se não me fizesse cumprir esse princípio já estaria a trabalhar noutro lado.

Ao time_out gostava que explicitasse melhor o que quiz dizer com

Não deixa de ser curioso este comunicado que mais uma vez demonstra que há entidades que em vez de aglomerem os esforços tudo fazem para dividir
.

uma vez que fico na dúvida de quem é que tudo faz para dividir.

Boa noite a todos
vitorandrade

Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 4 visitantes