Lei sobre autocaravanismo na Andaluzia, a gosto dos campings

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Lei sobre autocaravanismo na Andaluzia, a gosto dos campings

Mensagempor Henrique Fernandes » quarta dez 06, 2017 12:29 am

Os autocaravanistas estão genericamente divididos entre aqueles que defendem a criação de legislação que proteja os nossos direitos e aqueles que acham que o simples Código de Estrada, apesar da inoperância e disfuncionalidade dos Tribunais e dos “regulamentos” que vão proliferando como cogumelos, resolve os nossos problemas de perseguição e acantonamento forçado.

Eu pertenço ao primeiro grupo e deixo-vos aqui uma inquietante prova de que o lóbi campista não se compadece com ingenuidades e com crenças bem-intencionadas de muitos dos nossos companheiros.

Em vez de estarmos a concertar posições sobre legislação que tamponasse impiedosamente as ambições legais dos nossos inimigos em engordarem o seu porco por decreto, à nossa custa, andamos a discutir o sexo dos anjos e a melhor forma de apanharmos gambozinos…

Chamo a vossa atenção para as maiúsculas e para as consequências potenciais de toda a lógica subjacente ao pressuposto. Podem ver a notícia toda clicando no link disponibilizado.

Não vai demorar muito tempo, se esta iniciativa legislativa dos nossos inimigos tiver sucesso em Espanha, para a invocação do exemplo no sentido de se trilhar o mesmo caminho em Portugal.

Continuem a protestar – aqui no FB – e a não ganharem consciência e militância de classe, achando que isto da organização e do associativismo e da chatice que lhe estão inerentes é um problema ou tarefa dos outros.

Tenho a certeza de que Deus um dia há de ouvir as vossas preces e livrar-vos de qualquer razão para queixas…

-------------------

“En el caso de las áreas de autocaravanas, la Federación Andaluza de Campings considera fundamental el compromiso efectivo de la FAMP y las administraciones locales para lograr un desarrollo en equilibrio de esta nueva modalidad alojativa, que tenga en cuenta SU CARÁCTER COMPLEMENTARIO CON EL PARQUE ACTUAL DE CAMPINGS y la sostenibilidad no solo ambiental y social, SINO TAMBIÉN LA ECONÓMICA, DE LOS ACTUALES OPERADORES DE TURISMO.

La norma recoge la aplicación y obligaciones derivadas de la normativa sectorial aplicable como la Ley Orgánica de PROTECCIÓN DE LA SEGURIDAD CIUDADANA (CUMPLIMENTACIÓN DEL LIBRO-REGISTRO Y LA PRESENTACIÓN DE LOS PARTES DE ENTRADA DE VIAJEROS) y establece un plazo transitorio para que el sector pueda acometer las necesarias inversiones y mejoras de sus establecimientos y servicios turísticos.”

https://www.campingprofesional.com/2017 ... aravanas/#
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 529
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: Lei sobre autocaravanismo na Andaluzia, a gosto dos camp

Mensagempor Euroviajante » quarta dez 06, 2017 8:16 pm

Boa noite.

Sou dos que anda a pernoitar em Áreas de Serviço para Autocaravanas (ASA) por essa europa fora, dentro da disponibilidade de tempo que tenho. Em França e até na Catalunha até há uma cadeia de parque de autocaravanas, alguns em antigos parques municipais, que servem os autocaravanistas com preço variáveis entre 5 e 18 euros conforme as regiões e a época do ano. Esta cadeia, passo a publicidade, até promove o turismo itinerante divulgando atividades dos locais onde tem as ASA.

Quando me desloco no nosso pais, procuro locais com condições para pernoita que me garantam uma certa segurança, sossego e os serviços inerentes ao funcionamento da AC, não vou para parque de campismo porque estes estão na maioria afastados das praias, não existem , na maioria meios de transporte para podermos deixar a Ac e deslocarmos.

Não vejo nenhum mal na existência de locais específicos, públicos e ou privados para a pernoita das AC, com devida regulamentação, nem acho que isso seja uma imposição de outras entidades, acho uma natural necessidade do crescimento da atividade. Aliás a existência de parques específicos para as AC leva a que as outras entidades sejam convidadas a baixarem preços ou criarem outras condições para atrair as AC, como resulta da lei do mercado da oferta/procura.

Em Espanha cada vez mais há ASA a surgirem, naturalmente vão obrigar as AC a estacionarem/pernoitarem lá. O mesmo se passa na Alemanha em que muitas localidades tem a sua ASA bem assinalada convidando/obrigando os AC a estacionarem lá.

No Algarve onde há ASA, estas estão sempre cheias, de inverno e de verão, por estrangeiros e nacionais. Há também uns que andam a dormir nos estacionamentos dos empreendimentos, praias e fazem o que aqui já foi relatado, roubar agua, despejo na via publica, abrir toldos etc etc, ou vão as ASA dos super- [b]desenrascam-se [/b]. Não sou deste grupo, não me revejo na qualidade destes AC.

Qual o medo de haver mais parques para autocaravanas em Portugal?

Será que o associativismo existe só para defender os AC do desenrasque não querendo defender a necessidade de abertura de parques específicos para autocaravanas?

Cumprimentos
Manuel Pereira
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1251
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: Lei sobre autocaravanismo na Andaluzia, a gosto dos camp

Mensagempor Salazar » quarta dez 06, 2017 9:09 pm

O problema do nosso país não é nem nunca foi a legislação. O problema é o cumprimento dessa legislação.

Todos os POOC são claros, no entanto, sendo o ICNF o cancro que é e o processo de levantamento de contra-ordenaçoes a anedota que é, temos a caricata situação que só os nacionais podem ser autoados.
O CE é claro para todos, menos para os GNR. Umas vezes passa, outras vezes multa, outras vezes avisa. Este estado de coisas em que a GNR só actua em função de queixas ou das orientações das chefias só revela o terceiro mundismo que reina neste país.

O lobby autocaravanista deve fazer-se no sentido de evitar os lobbies dos campings e de auxiliar as autoridades no combate ao mau autocaravanismo.
Salazar
 
Mensagens: 263
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Benavente

Re: Lei sobre autocaravanismo na Andaluzia, a gosto dos camp

Mensagempor Henrique Fernandes » quarta dez 06, 2017 9:59 pm

"Em Espanha cada vez mais há ASA a surgirem, naturalmente vão obrigar as AC a estacionarem/pernoitarem lá".

É aqui que está o problema do quadro mental associado à expansão do autocaravanismo...

A posição correta deveria ser: "Em Espanha cada vez mais há ASA a surgirem, isso é bom para quem quiser estacionar/pernoitar lá, quem não quiser deve poder fazê-lo noutro local à sua escolha. Se alguém prevaricar, dentro ou fora dessas ASA, que seja punido".

Eu evito juntar-me a concentrações de ACs, prefiro pernoitar sozinho ou com pouca gente à minha volta.
É um direito fundamental de que não abdico.
Por outro lado, consigo - dependendo do n.º de vezes que vá a restaurantes - ter uma autonomia entre 2 a 4 dias.
Por que carga de água tenho de ser acantonado numa ASA todas as noites, e pagar por isso?!

Detesto quando os companheiros, nestes debates, trazem para a discussão os maus exemplos.
Os maus exemplos nunca serão um argumento. Se alguém se comporta mal, que seja punido, mas nunca quem cumpre as regras de civismo e bom comportamento.
Seria como proibir a circulação às ACs nas autoestradas porque uma delas viajou em sentido proibido ou excedeu os limites de velocidade!

A visão do nosso companheiro Fran Cruz, no FB, é muito mais realista e equilibrada:

«Es muy mala normativa para el autocaravanista y muy buena para los campings. Lo peor de todo es que cuenta con el beneplácito de la asociación de autocaravanistas de Andalucía porque se conforman con que no regule el estacionamiento en la vía publica. Simplemente, penoso!»
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 529
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: Lei sobre autocaravanismo na Andaluzia, a gosto dos camp

Mensagempor Euroviajante » sexta dez 08, 2017 9:52 pm

Boa noite.
Depois de ponderar se devia escrever mais uma palavras, o gostar de estar num fórum, PARTICIPAR SEM TER OUSADIA DA RAZÃO ABSOLUTA, lendo a opinião dos outros com respeito mesmo que isso contrarie os meus gostos pessoais, vou opinar mais um pouco.

A criação de mais ASA, como acontece em Espanha e outros países, resulta num melhor apoio ao autocaravanismo, criação de uma "task-force" que pode fazer face a outros concorrentes na atividade do ar livre, nomeadamente com expressão no território, opinião publica e, até, na defesa do comercio da actividade do ar livre. Penso que isto fosse um objectivo do associativismo autocaravanista.

A defesa de uma estrutura livre de autocaravnismo, pernoitar onde se quer, para o comum, não mostra baias de segurança das pessoas envolvidas (autocaravanistas e das gentes locais que se visitam) assim, parece-me que nunca vai ter um apoio viável para criação de legislação. Para o comum das pessoas, uma AC estacionada num parque de estacionamento, ocupando dois lugares, ou o passeio ( não são más praticas, mas realidades que temos) não lhes dá respeito pela nossa atividade, antes pelo contrário, juntando a outros interesses contrários, logo não dá votos, então não haverá apoio politico para criação de legislação.

Outros o farão.....

Cumprimentos
Manuel Pereira
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1251
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: Lei sobre autocaravanismo na Andaluzia, a gosto dos camp

Mensagempor Henrique Fernandes » sexta dez 08, 2017 10:23 pm

Companheiro, esses considerandos não significam que não deva existir legislação que proteja a nossa atividade e que não devamos lutar por ela.
Por exemplo, a Noruega tem legislação que permite o chamado "campismo livre" (Allmannsrett til friluftsliv - Decreto: LOV-1957-06-28-16; ISBN 82-504-1123-4).
A Escócia também.
Isso permite montar tenda em espaços naturais (ao arrepio da vontade concentracionária dos parques de campismo!), bem como praticar campismo com roulote ou autocaravana nesses mesmos espaços (não sei como colocar aqui essas fotos, senão colocava mesmo)
O que hoje não é popular pode sê-lo no futuro se nós lutarmos por isso.
Os objetivos do movimento autocaravanista são vários e complementares, sem nunca abdicarem do direito à livre escolha.
Nunca apoiarei o acantonamento forçado.
A não ser que seja igual para TODOS os veículos.

"Guidelines to roaming where you want
Norway gives you free access to the countryside – as long as you tread lightly.
In Norway, you can walk nearly anywhere you want. Outdoor recreation has become a major part of national identity, and is established by law. You are free to enjoy the great outdoors and breathe in as much of the fresh air as you want – as long as you pick up your rubbish and show respect for nature.
The few rules and regulations are there to keep the unique right of access enjoyable when many people go to the same places.
The main rules are easy: Be considerate and thoughtful. Don't damage nature and other surroundings. Leave the landscape as you would want to find it.
The right to roam, also called the right of access (“allemannsretten”) is a traditional right from acient times, and from 1957 it has also been part of the Outdoor Recreation Act. It ensures that everybody get to experience nature, even on larger privately owned areas."
Editado pela última vez por Henrique Fernandes em sexta dez 08, 2017 10:32 pm, num total de 3 vezes.
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 529
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: Lei sobre autocaravanismo na Andaluzia, a gosto dos camp

Mensagempor Henrique Fernandes » sexta dez 08, 2017 10:24 pm

Peço desculpa, mas não consigo editar suficientemente bem e colocar aqui as fotos que queria...

deixo um link que podem consultar:


https://www.visitnorway.com/plan-your-t ... of-access/
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 529
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: Lei sobre autocaravanismo na Andaluzia, a gosto dos camp

Mensagempor Salazar » sábado dez 09, 2017 2:09 pm

O companheiro que me desculpe, mas defender legislação norueguesa ou mesmo a Allmansrätten sueca como modelo a implementar cá é, a meu ver, completamente irrealista.

Estamos a falar de países com uma densidade populacional de 20 ou menos habitantes por km quadrado. Cá temos mais de 100. Depois temos o factor cultural. O direito de acesso público é um conceito enraizado há séculos nesses países. E nem vamos falar na diferença a nível civilizacional entre os povos nórdicos e nós.

E depois há os de fora. O número de turistas e, sobretudo, o tipo de turistas que cada país atrai fruto do custo de vida de cada um. Se os vanlifers de pé descalço já são hoje um problema para muitas terras, imagine-se com campismo selvagem legal.

Eu gosto de campismo selvagem. Pratico-o e vou continuar a praticar. Mas, se com isto assim como está, nós já vemos o que vemos por ai, nem quero imaginar como seria.
Salazar
 
Mensagens: 263
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Benavente

Re: Lei sobre autocaravanismo na Andaluzia, a gosto dos camp

Mensagempor Henrique Fernandes » sábado dez 09, 2017 2:31 pm

Companheiro Salazar, como dizia um colega meu do liceu, "não há impossíveis, pode é não ser possível".
Aceitar tudo como está, só nos condena à cauda do pelotão.
É fácil mudar? Não
É impossível? Também não.
Em muitas outras ocasiões da história, parecia inverosímil que os portugueses conseguissem chegar aonde chegaram.
Agora é a mesma coisa.
A evolução do fenómeno autocaravanista coloca-nos desafios imensos.
Poderemos até discordar sobre os caminhos a seguir. Tudo pode ser discutido!
Mas continuarmos desunidos e passivos, limitando-nos a entregar a iniciativa legislativa ao lóbi campista, é um erro colossal!
É apenas essa a mensagem que gostaria de passar...
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 529
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: Lei sobre autocaravanismo na Andaluzia, a gosto dos camp

Mensagempor Salazar » sábado dez 09, 2017 4:02 pm

Olhando para a situação actual do autocaravanismo em Portugal, tal medida seria começar a construir a casa pelo telhado.
Falta cativar autocaravaiistas, falta educar autocavanistas, falta informar autocavanistas. E urge fazê-lo porque o mercado cá está cada vez maior.

Como é que se pode pedir mais liberdade quando cada vez mais municipios encaram o assunto como um problema?

A meu ver, é necessário ordenar isto primeiro. Agora, ou se ordena com sensatez ou se ordena à bruta. E eu acho que para todos nós, autocaravaistas, era melhor que fosse ordenado com sensatez.
Salazar
 
Mensagens: 263
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Benavente

Re: Lei sobre autocaravanismo na Andaluzia, a gosto dos camp

Mensagempor Henrique Fernandes » sábado dez 09, 2017 5:21 pm

Discordo.
Começar a casa pelo telhado é deixar que seja o lóbi campista a regular este assunto.
A casa já começou a ser construída pela base, com os clubes que existem e uma federação que vai fazendo aquilo que pode (impediu, nomeadamente, a pretensão da FCMP de avançar com legislação sobre "acampamentos ilegais" na AR).
Faltam é tijolos para levar as paredes até ao 1.º andar...
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 529
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: Lei sobre autocaravanismo na Andaluzia, a gosto dos camp

Mensagempor Henrique Fernandes » segunda dez 11, 2017 11:51 am

Para os companheiros que por orgulho não querem dar o braço a torcer e que acham que não vem aí legislação que regule a pernoita nas nossas autocaravanas fora dos parques de campismo, e que por isso não vale a pena unirmo-nos e organizarmo-nos para pelo menos consensualizarmos uma contra estratégia às intenções do lóbi campista, aqui vai mais um prego no caixão da nossa liberdade.

Detesto ter razão...

------------

"El concejal recuerda que «SERÁ LA LEY REGIONAL DEL TURISMO LA QUE REGULE DÓNDE PUEDEN PERNOCTAR LOS AUTOCARAVANISTAS PORQUE AÚN NO HAY UNA LEGISLACIÓN CLARA». «Un servicio así nos evita el estacionamiento de caravanas sin control en las vías públicas, que han ocasionado problemas anteriormente con la evacuación de las aguas y con el enganche al sistema eléctrico», expone el edil."
Antonio Martínez Torrecillas, concejal de Turismo de La Ribera, provincia de Murcia, Espanha, dia 25/10/2017, em declarações a "La Verdad"

http://www.laverdad.es/murcia/otros-mun ... -ntvo.html
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 529
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: Lei sobre autocaravanismo na Andaluzia, a gosto dos camp

Mensagempor Euroviajante » segunda dez 11, 2017 9:49 pm

Companheiros boa noite.

A legislação para a prática do autocaravanismo é necessária face a inadequação da atual e face ao numero de procura de lugares para estacionamento nas localidades.

A atual legislação parece-me insuficiente no tocante a regulamentação da prática e, por exemplo, não existe sinalética adequada no código da estrada (sinal de autocaravana não existe) etc.

Na minha mera opinião, a regulamentação do uso da autocaravana como viatura com características especiais, exige legislação ao nível do estacionamento prevendo a com criação de lugares com dimensões superior a 5 metros para estas viaturas.

Se estes locais possam ser transformados em ASA ( com cancela, segurança, local de despejo- previsto na atual portaria), ou ficam como simples estacionamento para viaturas com maiores dimensões , isso deve ser da responsabilidades das autarquias mas deve ser previsto em legislação.

A existência de ASA numa localidade, caso a regulamentação o permita, poderá não obstar a proibição do estacionamento das AC em outros locais, desde que tenham estacionamento adequado para as suas dimensões. A oferta e procura pode ditar a politica que as autarquias possam escolher.

Para mim a nossa Federação tem um papel fundamental nessa matéria e não poderá deixar de ter uma posição ou esperar que outros a tenham. Nunca se poderá ter agradar a "gregos e troianos", cabendo a cada um decidir como fazer as suas férias ou ocupação dos tempos livres.

Na minha atividade profissional sempre se disse " mais vai ter mau hálito que não ter hálito nenhum".

Cumprimentos
Manuel Pereira
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1251
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: Lei sobre autocaravanismo na Andaluzia, a gosto dos camp

Mensagempor Henrique Fernandes » segunda dez 11, 2017 10:32 pm

100% de acordo!
Infelizmente, a tendência a que assistimos é a de criação de legislação para o acantonamento forçado, com discriminação do direito do estacionamento das autocaravanas em locais fora daqueles "desejados" pelas autarquias.
A FPA tem feito o possível e tem tido algum sucesso, mas dado o estado de desunião e a tendência para a desorganização por parte dos autocaravanistas portugueses, tem sido quase como empurrar um elefante pelas escadas acima.
Um elefante morto, note-se...
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 529
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Bing [Bot] e 1 visitante