Por terras do Grande Lago

24 a 77 de Abril de 2008

Os primeiros participantes começaram a chegar ao largo de estacionamento em Monsaraz por volta das 16 horas, sendo aí feita a recepção e o estacionamento dividido por grupos, de forma a facilitar a saída no dia seguinte. Muitos dos participantes tiveram oportunidade de ainda puder disfrutar do belíssimo pôr-do-sol.

Autocaravanas a chegar

Autocaravanas estacionadas

Autocaravanas estacionadas

O dia começou cedo, com uma visita à vila de Monsaraz, acompanhados por uma técnica da CM de Reguengos de Monsaraz. Depois de feita uma pequena introdução às portas da vila, os participantes puderam visitar a Igreja Matriz e o Castelo. O resto da manhã foi aproveitado para ver em pormenor as ruelas e recantos encantadores que esta vila proporciona, bem como visitar as lojas de artesanato local e o Museu de Arte Sacra.

Às 13h30, foi hora de rumar de autocarro para a Herdade do Esporão. Aqui, divididos em dois grupos, os visitantes foram levados a conhecer o mundo das caves desta famosa produtora vinícola, tendo sido brindados, no final da visita, com um beberete de um vinho branco bem fresco, contrastando com o calor que se fazia sentir.

Terminada a visita à Herdade, e depois de um curto retemperar de forças, foi altura de rumar a S. Pedro do Corval, o maior centro oleiro da europa onde os participantes tiveram oportunidade de visitar duas olarias, sendo que numa delas foi possível observar o processo de produção das peças tão típicas da região.

Regressados a Monsaraz por volta das 18 horas, foi tempo de partir em direcção à Aldeia da Luz, onde nos esperava um dos momentos altos de todo o Encontro. Com a presença da população da aldeia e de várias individualidades entre as quais o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Mourão José Lopes, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Luz Francisco Oliveira, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Alqueva Joaquim Romão, o Sr. Vereador Manuel Carrilho (CM Mourão) e a Sra. Vereadora Maria Clara Pimenta (CM Mourão), foi inaugurada a Área de Serviço e Pernoita para Autocaravanas da Aldeia da Luz. Com direito a brinde e belos cantares alentejanos, foi com sincero agradecimento que todos participaram neste momento em que foi inaugurada a primeira AS promovida pelo CampingCar Portugal.

Depois do jantar, muitos participantes aproveitaram o bom tempo e o sossego da Aldeia da Luz para revigorar forças com um passeio pelas ruas da aldeia.

Depois do jantar, muitos participantes aproveitaram o bom tempo e o sossego da Aldeia da Luz para revigorar forças com um passeio pelas ruas da aldeia.

No sábado, de novo bem cedo, os participantes foram divididos em 4 grupos que efectuaram um passeio de barco pelas águas da albufeira, numa excelente oportunidade para ver a região de uma perspectiva diferente e bastante bonita. De seguida, foi feita uma visita ao Museu da Luz. Este museu, retrata, para além de todo o processo de transferência da antiga aldeia para a nova, todo o artesanato e tipo de engenhos usados antigamente na agricultura e nas actividades de pastorícia e vitivinicultura.

Depois do almoço, foi altura de rumar a Moura, onde nos esperavam dois representantes da CM de Moura para dar as boas vindas e fazer uma apresentação da vila. De seguida, enquanto um grupo visitou a Feira do Livro o outro deslocou-se de autocarro ao paredão da Barragem do Alqueva, tendo oportunidade de apreciar a enorme construção bem como toda a paisagem envolvente.

À noite, realizou-se o jantar de grupo, no restaurante Celeiro. Um jantar onde não faltaram as entradas, os pratos e os doces tipicamente alentejanos

À noite, realizou-se o jantar de grupo, no restaurante Celeiro. Um jantar onde não faltaram as entradas, os pratos e os doces tipicamente alentejanos

No último dia, da parte da manhã, foi feita uma visita guiada, a pé, a Moura. Foram visitados o Jardim, as Termas, o Castelo, a Igreja de S. João Baptista, o Lagar de Varas e ainda um poço Árabe.

Ao início da tarde, foi altura das despedidas. Para uns era hora do regresso a casa, para outros era tempo ainda de gozar mais uns dias de descanso e lazer.

Com cerca de uma centena de partipantes (38 Autocaravanas) e um programa variado e preenchido, no final ficou, como não poderia deixar de ser, a saudade e a vontade de voltar a terras alentejanas. A confraternização e o companheirismo foram a nota dominante durante todo o fim-de-semana.